Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Tatuagem

  1. #1
    SilviaB está desconectado Avatar de SilviaB
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Londrina
    Posts
    21

    Tatuagem

    Por favor, necessito de textos informativos e referências bíblicas a respeito de tatuagem. Há uma pessoa que estamos evangelizando e convidando para nossa igreja que possue uma flor de Lótus tatuada. O que preciso seria mais para ter subsidios para o caso desta pessoa me questionar, uma vez que ela enviou e-mail para varios membros da Igreja dizendo o quanto "ama" sua tauagem e o quanto ela lhe dá força
    Obrigada
    Silvia


    › Veja Mais: Tatuagem

  2. #2
    Amad irmã não se preocupe com a tatuagem , se preocupe em ganhar a pessoa pra Jesus. Se fala de Tatuagem em Levítico, agora não lembro o capítulo.
    Oh na minha igreja tem dois irmãos que são obreiros que tem tatuagem; eles querem tirar as mesmas mas não temcondições.~
    PAz. :)

  3. #3
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    SilviaB,

    A base do evangelismo é falar da graça em Cristo Jesus. Não deixe que nenhum outro assunto obscureça isso.

    A Editora vida recentemente lançou um livro sobre esse assunto:
    Proibida a entrada de pessoas perfeitas - um chamado à tolerância na igreja
    Proibida a entrada de pessoas perfeitas mostra como criar a cultura do tipo "venha como você está", auxiliando na difícil tarefa de construir uma ponte sobre o abismo existente entre a igreja e o mundo pós-moderno.

    :arrow: http://www.escoladominical.net/loja/pro ... cts_id=333

    Philip Yancey também trata desse assunto no livro Maravilhosa graça
    :arrow: http://www.escoladominical.net/loja/pro ... cts_id=213
    A verdadeira graça é chocante e escandalosa. Ela abala nossas convenções com sua insistência de chegar perto dos pecadores e tocá-los com misericórdia e esperança.

    No livro Philip Yancey pergunta a uma mulher viciada se ela nunca havia pensado em ir a uma igreja para pedir ajuda. Nunca me esquecerei do olhar assustado que perpassou seu rosto. "Igreja!", ela exclamou. "Por que eu iria a uma igreja? Eu já me sinto terrível o suficiente. Eles vão fazer que eu me sinta ainda pior." O que me feriu nessa história é que mulheres muito parecidas com essa prostituta procuraram Jesus, não fugiram dele. Por pior que uma pessoa se sentisse a respeito de si mesma, ela sempre procurava Jesus como um refúgio. Será que a igreja perdeu esse dom? Evidentemente, os desvalidos que recorriam a Jesus quando ele vivia na terra já não se sentem bem-vindos entre os seus discípulos. O que aconteceu?

  4. #4
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45
    Mas então o que dizer à uma pessoa que aceitou Jesus há algum tempo e quer colocar tatuagens agora pensando que não tem nada a ver? :?:

  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    Bom, já que esse tópico não foi encerrado, gostaria de esclarecer que a irmã SilviaB não foi muito clara na sua pergunta e acabou me enviando uma MP:

    Ok, nós não estamos preocupados se esta pessoa tem ou não tatuagem, mas como citei para o irmão Alisson, a minha questão é mais para que eu tenha subsídios sólidos para quando (e se) esta pessoa me questionar a respeito, uma vez que ela enviou e-mail a várias pessoas da igreja manifestando como ama sua tatuagem, como tem orgulho de tê-la e como a mesma a faz se sentir forte e protegida de "maus olhados".
    Obrigada
    Silvia
    Então a pergunta da irmã SilviaB tem uma conotação totalmente diferente da pergunta original. Tatuagens religiosas não são uma novidade. Os astecas se adornaram com imagens de Quetzalcoatl, a serpente deus que eles adoravam. Foram encontradas múmias de egípcios com símbolos do sol tatuados neles. Membros de tribos indígenas norte-americanas se tatuavam com o símbolo do espírito protetor deles para obterem ajuda dos tais. Marinheiros antigos buscaram tatuagens de crucifixos e símbolos cristãos (peixe) que eles acreditaram que os protegeriam de monstros marinhos e de cairem da extremidade da Terra (acreditavam que a terra era quadrada).

    Hoje as tatuagens religiosas tem o mesmo propósito como sinais de fé e argumentos para proteção, então é claro, constitui-se em supertição. É bom ratificar que, biblicamente, fé significa confiar (crer) em Deus e em Cristo (Jo 14:1). Os cristãos oram e tomam atitudes confiando nas promessas divinas "De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus" (Rm 10:17), e não em em símbolos, patuás ou fetiches. Os que atribuem algum valor místico à tatuagens não agem de acordo com um relacionamento pessoal com Deus ou Jesus, "Tudo o que não é por fé, é pecado" (Rm 14:23). Quando o relacionamento diário com Deus se baseia em objetos, fórmulas, rituais, então ocorre um afastamento, o Novo Testamento rejeita completamente o uso de tais subterfúgios para se alcançar resposta divina, e o Velho Testamento só o faz quando é orientado por Deus e, mesmo assim, como símbolos espirituais de Cristo, "Andemos por fé, e não por vista" (2 Co 5.7).


    Bibliografia:
    Simpatias, feitiçarias caseiras - Lídio Hamon, Revista Defesa da Fé Edição Número 57
    www.apologeticsindex.org

  6. #6
    SilviaB está desconectado Avatar de SilviaB
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Londrina
    Posts
    21

    Sobre tatuagem

    Irmão Roberto, obrigada pelas informações e indicação do site. Também encontrei a referência a qual o irmão Alisson cita em Levítico. O capítulo é 19 no versículo 28. Esse versículo poderia ser usado para um possível esclarecimento sobre o assunto?

    A Paz
    Silvia

  7. #7
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Re: Sobre tatuagem

    Citação Postado originalmente por SilviaB
    Irmão Roberto, obrigada pelas informações e indicação do site. Também encontrei a referência a qual o irmão Alisson cita em Levítico. O capítulo é 19 no versículo 28. Esse versículo poderia ser usado para um possível esclarecimento sobre o assunto?
    A Paz
    Silvia
    O contexto de Lv 19:28 é a mesmo que eu já mencionei, é uma alusão ao costume egípcio de fazerem tatuagens com fins religiosos. Era um costume muito antigo ter marcas no corpo em honra ao objeto da adoração. Era um hábito similar aos dos hindus. Todas as castas dos hindus possuem marcas nas testas ou em outro lugar que são chamadas de marcas sectárias, que os distingue-os civilmente na sociedade de castas indiana e também distinque-os do ponto de vista religioso.

    A maioria das nações bárbaras encontradas e estudadas pela arqueologia, foram descoberto que tatuavam as faces, braços, peitos, provavelmente com propósitos supersticiosos e provavelmente a tais coisas se refere a proibição neste versículo.

    Também a primeira proibição citada no versículo de não fazerem cortes no próprio corpo, na face, braços e pernas era universal entre os pagãos, e era considerada um sinal de respeito para o morto, como também um tipo de oferecimento propiciatório para as deidades que presidiram a morte e a sepultura. Os judeus também aprenderam este costume no Egito, e issa prática foi extirpada da nação, entretanto, posteriomente a nação recaiu nessa velha superstição (Is 15:2; Jr 16:6, 41:5).

  8. #8
    SilviaB está desconectado Avatar de SilviaB
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Londrina
    Posts
    21
    Mais uma vez, obrigada.
    Particularmente, minhas dúvidas foram sanadas.
    A Paz

  9. #9
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    Citação Postado originalmente por Jonnys
    Mas então o que dizer à uma pessoa que aceitou Jesus há algum tempo e quer colocar tatuagens agora pensando que não tem nada a ver? :?:
    Jonnys,

    "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR." (Lv 19:27-28)

    Não havia nada moralmente errado em cortar o cabelo ou a barba ou ainda com a tatuagem. O problema é que essas práticas, e também hoje em alguns lugares, faziam partes de rituais de pagãos. A pergunta da irmã SilviaB estava neste contexto, não era apenas uma tatuagem e sim de superstição.

    Fica então a pergunta: E se um crente resolve tatuar-se sem nenhuma pretenção mística ou supersticiosa também é pecado? Essa é a sua pergunta?

  10. #10
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por Roberto
    Citação Postado originalmente por Jonnys
    Mas então o que dizer à uma pessoa que aceitou Jesus há algum tempo e quer colocar tatuagens agora pensando que não tem nada a ver? :?:
    Jonnys,

    "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR." (Lv 19:27-28)

    Não havia nada moralmente errado em cortar o cabelo ou a barba ou ainda com a tatuagem. O problema é que essas práticas, e também hoje em alguns lugares, faziam partes de rituais de pagãos. A pergunta da irmã SilviaB estava neste contexto, não era apenas uma tatuagem e sim de superstição.

    Fica então a pergunta: E se um crente resolve tatuar-se sem nenhuma pretenção mística ou supersticiosa também é pecado? Essa é a sua pergunta?
    Isso mesmo, não pretendo fazer uma coisa dessas, não gosto de tatuagens, mas gostaria muito de saber sobre isso!

  11. #11
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    Jonnys,

    Se passar pelo check in abaixo, então tudo bem :roll:

    1. Se traz escândalo ou fere a consciência alheia (Mt 18.7; Rm 14.21)
    2. Se deforma a dignidade humana (II Cor 4.2;Cl 3.17; 1 Cor 6.12)
    3. Se a natureza da prática dá lugar à carne, envolve magia, ocultis­mo, idolatria, exploração, malignidade (Gl 5.13;Cl 3.17;IPd 1.14-25)
    4. Se apresenta alguma aparência do mal (1 Ts 5.22; Ef 5.8; Mt 5.13-16)
    5. Se viola a autoridade dos pais, pastor, governo (Rm 13.2; Tt 1.9-10)
    6. Se traz dúvidas ao coração ou à consciência (Rm 14.22; 1 Jo 3.20)
    7. Se não traz edificação ou a glória de Deus (1 Cor 6.19-20; 10.23)

    Bibliografia
    O simbolismo e os perigos do piercing e da tatuagem - Centro Apologético Cristão de Pesquisas - CACP

  12. #12
    Luiz Batista está desconectado Avatar de Luiz Batista
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Lavras
    Posts
    39
    Este check in é ótimo. Hoje os cristãos questionam muito sobre se isso o aquilo é pecado. Na verdade, entendo que se alguém fica perguntando muito é porque está querendo pecar.

    Aprendi muito sobre o assunto tatuagem neste tópico.

    Gostaria apenas de deixar um cometário em relação as pessoas que fazem tatuagens antes de se converter. Conheço algumas pessoas que sofrem com um extremo complexo de culpa porque fizeram tatuagens antes de se converterem. Conheço um rapaz que, inclusive, só usa camias de manga comprida para tampar os dois braços que são totalmente tatuados. Acredito que estes irmãos necessitam de auxílio para vencerem este sentimento que poderá prejudicá-los na comunhão com Deus.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •