Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 9 - Deus cuida de mim

  1. #1
    Pry está desconectado Avatar de Pry
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    96

    Lição 9 - Deus cuida de mim

    Olá queridos(as) tios(as) do Maternal...

    Até o trimestre passado nossa classe de Maternal era junto com o Jardim e agora foi separado.
    Devido a esse fato, nossa turminha diminuiu um pouco e infelizmente tivemos alguns domingos em que a EBD foi cancelada devido a outros eventos, isso fez com que a frequência baixasse consideravelmente, teve um domingo que não tivemos alunos.
    Devido a esse fato, resolvi fazer alguma coisa para "lembrar" os pais da EBD. Como tinha o número do telefone celular deles mandei uma msg e o resultado foi incrível. Tive 6 aluninhos. A aula foi muito boa, como estava sozinha não pude tirar muitas fotos, mas segue a maneira como conduzi a aula.

    Quando as crianças entraram na sala, apresentei a ela uma ovelhinha de pelúcia, muito fofa que tenho. É bem parecida com essa da foto. Permiti que passassem a mão e fizessem carinho nela. Dizia a elas: Olha só como ela é fofinha, passem a mão".
    Se você puder, adquira uma ovelhinha dessas. O valor não é muito alto e você poderá utilizá-la em várias histórias.

    Ovelha.jpg

    Cantamos dois corinhos. Como eles são pequenos não sabiam de cór, por isso repeti várias vezes até que se familiarizassem. Um dos corinhos que cantei foi esse que segue, o outro foi o corinho da Ovelhinha Travess.



    Para a história utilizei uma caixa cenário, acrescentei areia, plantinhas que tinha, fiz uma cerquinha de papelão, peguei um potinho que tinha em casa para ser o potinho de água e utilizei um boneco estilo "Ken" (pintei as sobrancelhas e fiz uma barba) para o bom pastor.

    DSC09923.JPG

    Para a atividade utilizei essa máscara. Já levei recortada e com o elástico. Era pra eles colarem algodão, mas como não deu tempo apenas colorimos.

    http://www.escoladominical.net/showt...ight=m%E1scara

    Para a lembrancinha, imprimi essas caixinhas fofas em papel couchê 180gr e fiz uma aba a mais pra poder fechá-la e dentro coloquei amendoim doce e na tampa escrevi o Salmo do dia. Tem muitas outras ovelhinhas lindas neste link pra vc utilizar.

    http://www.escoladominical.net/showt...indinhas/page4


    Vale cada centavo e cada minuto investidos na EBD. Invista você também.


    › Veja Mais: Lição 9 - Deus cuida de mim

  2. #2
    Pry está desconectado Avatar de Pry
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    96

    Lição 9 - Deus cuida de mim

    fonte: www.cpad.com.br

    Lição 9- Deus cuida de mim

    I. Leitura Bíblica: Salmo 23

    II. De professor para professor
    Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Jesus é o nosso Pastor, por isso, podemos confiar no seu cuidado e proteção.

    • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • A palavra-chave é “CUIDADO”. Durante o decorrer da aula diga às crianças: “O Senhor Jesus cuida sempre de vocês. Ele nos dá tudo que precisamos.”

    III. Para refletir
    Ovelhas não são espertas. Elas tendem a vagar pelas correntezas em busca de água, e então sua lã se torna pesada, fazendo com que se afoguem. Elas precisam de um pastor para levá-las a “águas tranqüilas” (Sl 23.2). As ovelhas não têm defesas naturais como garras, chifres ou presas.
    São fracas.

    Precisam de um pastor com uma vara e um cajado para protegê-las (Sl 23.4).
    Elas não possuem senso de direção.
    Precisam de alguém para guiá-las pelas “veredas da justiça” (Sl 23.3).

    Assim somos nós. Também temos a tendência de nos aproximar de águas que deveríamos evitar.
    Não temos defesa contra o leão que está ao nosso derredor, buscando a quem possa tragar.
    Também ficamos perdidos.
    Precisamos de um pastor. Precisamos que se aproxime e nos guie.
    E temos um. Alguém que nos conhece pelo nome.

    Extraído de Promessas Inspiradoras de Deus, Max Lucado, CPAD.

    IV. Conversando com o professor
    Como já é do seu conhecimento, o professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha.
    Então, vamos continuar observando algumas características da criança do maternal.

    CARACTERÍSTICAS FÍSICAS RECOMENDAÇÃO AO PROFESSOR
    Rápido crescimento. Os sentidos físicos estão em pleno funcionamento.

    Gostam de ver, tocar e ouvir. Apreciam barulho, principalmente os ritmados.

    Grande atividade e cansaço rápido.
    Enriquecer o ensino com ilustrações; utilizar muita cor.
    Propiciar situações que permitam mudanças de atividades.
    Fornecer material que possa ser manuseado.
    Utilizar cânticos com rima e com bastante ritmo.

    Extraído do livro Como Tornar o Ensino Eficaz, Antonio Tadeu Alves, CPAD.


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Pesquisem aqui no Portal outros tópicos com materiais que poderão ser úteis para essa lição:
    http://www.escoladominical.net/showt...Ovelha-Perdida
    http://www.escoladominical.net/showt...lhas-lindinhas
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •