por Valmir Nascimento

http://www.valmirnascimento.com

Existe um pensamento equivocado, principalmente na classe dos ditos "intelectuais", de que a fé cristã não passa de um salto no escuro, ou ainda, que para ser cristão é necessário jogar a mente no lixo.

Na minha época de faculdade encontrei uma dessas pessoas. Um jovem, ex cristão, que ao adentrar no mundo acadêmico sucumbiu ante as vãs filosofias e ensinamentos relativistas da atualidade. Troquei com ele algumas cartas, debatendo sobre cristianismo, fé e lógica.

Dizia aquele rapaz que o cristianismo era desprovido de lógica e de fundamentos consistentes, e que tudo não passava de um questão de fé do ser humano, fator esse que relegava a religião cristã simplesmente a uma crença sem fundamento. E isso, para ele, era o mesmo que abandonar o raciocínio lógico.

Em uma das minhas respostas dei-lhe o seguinte exemplo: Uma criança recebeu como mesada R$ 10,00 de seu pai, distribuído em dez notas de um real. Ocorre que a criança não sabia o real valor daquele dinheiro, ela simplesmente sabia da sua importância, porém, não conseguia mensurá-la. Determinado comerciante, precisando de dinheiro trocado em seu mercado, faz àquele criança a seguinte proposta: - Troque por favor comigo o seu dinheiro. Dou a você esta nota de R$ 10,00 e você me dá as tuas dez notas de R$ 1,00. A criança após rápida análise responde: - Não! Como pode? Se eu der a você as minhas dez notas e você simplesmente me devolver um nota, eu sairei no prejuízo. Isso é um absurdo! Naquele exato momento o pai do menino entra na conversa: - Filho, não se preocupe! Pode fazer a troca com este senhor. O Filho continua: - Mas pai, eu sairei perdendo, ficarei somente com uma nota. O pai diz: - Certamente não perderá filho, pode trocar. Finalmente a criança aceita: - Tudo bem, pai. Farei isso confiando na sua palavra. Eu acho isso ilógico, absurdo, mas se é o senhor que está dizendo eu acredito e faço.

Baseado nesse relato, dei ao meu colega algumas lições. Aparentemente, o cristianismo é ilógico e desprovido de raciocínio. Porém, ele somente se demonstra ilógico para aqueles que agem como crianças, não conhecem o seu real valor, e, pior ainda, não confiam na voz do Pai. O erro não está no cristianismo, mas na insensatas mentes daqueles que não abriram seus entendimentos para entenderem todas as suas verdades doutrinárias.

Assim sendo, o cristianismo possui, sobretudo, um sistema lógico que apela a inteligência do ser humano. As doutrinas por ele defendidas possuem perfeito encadeamento de idéias e os seus fundamentos são dotados de extrema coerência, cujo teor podem ser compreendidos pelo raciocínio e pela reflexão.

A fé cristã, então, não é um ato irracional ou puramente emocional, pelo contrário ela é baseada em verdades compreensíveis à mente humana. Baseado em evidência históricas o pensamento cristão possui respostas contundentes para as maiores indagações da humanidade: Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos?

Tendo dito isto, desafio qualquer pessoa a fazer uma profunda investigação da fé cristã. Uma análise acurada dos fundamentos do cristianismo. Uma busca verdadeira e sobretudo justa em torno das questões fundamentais da vida de Cristo e do seu legado à humanidade.

Pois, creio sinceramente que se você o fizer, se realmente utilizar o seu raciocínio lógico, chegará à seguinte conclusão: Deus existe. O cristianismo é verdadeiro e Jesus Cristo é o Senhor e Salvador!


› Veja Mais: Cristianismo, fé e lógica