Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: SALMO 23 - Nada ou Não ?!?

  1. #1
    Filip_ está desconectado Avatar de Filip_
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    7

    SALMO 23 - Nada ou Não ?!?

    "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará."

    Alguém saberia me responder, qual o termo usado no original em hebraico para a palavra NADA ?!?

    Tem o mesmo significado de NÃO ?!?

    Eu escutei certa vez num debate na melodia, um pastor dizendo que o correto seria:

    "O Senhor é o meu pastor; (Ele)Não me faltará. " (o parênteses é meu)

    Eu creio que o termo "Não", seria relamente mais aproriado, sem diminuir em nada o poder da palavra, e, pelo contrário, dando-lhe até mais graça para dar força, paz e segurança aos fiéis, uma vez que:
    Ainda que me falte dinheiro, o que comer, o que vestir, um teto para se abrigar, amigos, todavia, Não faltará a presença, a mão aberta e o braço forte do Senhor, para nos consolar, nos levantar quando estamos caídos, nos dos dar força para seguir em frente, nos dar Paz, Alegria e Esperança de que, embora existam dificuldades, em Cristo Jesus, somos mais que vencedores, e que o Melhor de Deus, ainda está por vir!

    Se alguém souber me responder, desde já eu agradeço.

    Graça e Paz.


    › Veja Mais: SALMO 23 - Nada ou Não ?!?

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    Consultei o dicionário de Strong's [1] que traz uma nota explicativa que faz menção da partícula negativa NAO no texto original.


    A confusão causada nesse texto, "O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará." Sl 23:1, é pela interpretação que Deus prover todas as nosssas necessidades. Será que Deus literalmente prover todas as nossas necessidades?

    Para elucidar sua dúvida é necessário recorrermos à hermenêutica. A hermenêutica bíblica faz parte da teologia exegética (exegese = expor, extrair uma verdade oculta) e se preocupa em conhecer com exatidão o sentido das verdades bíblicas. É o estudo metódico dos princípios e regras de interpretação das Sagradas Escrituras. [2]

    Principal regra da hermêutica:

    :arrow: "A Bíblia se explica a si mesma", isto é, "a Bíblia é interpretada pela própria Bíblia" [2]

    Regra Número 5
    :arrow: "Devemos levar em consideração as passagens pararelas" [2]

    "Pois o SENHOR, teu Deus, te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR, teu Deus, esteve contigo; coisa nenhuma te faltou." Dt 2:7 ARA

    "terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre." Dt 8:9ARA

    No deserto Deus proveu todas as necessidades de Israel? Claro que não! - Ele proveu o que era suficientemente necessário para essa jornada de 40 anos no deserto. O maná recolhido diariamente é uma ilustração do cuidado diário com Israel.

    Esse ensino veto-testamentário também está presente no Novo Testamento:

    "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mt 6: 31-33 ARA

    A Bíblia Hebraica, da Editora Sefer, um ministério judaico-cristão traz a seguinte tradução: "O Eterno é meu pastor e por isto nada me pode faltar" (grifo meu). Nós como pais não damos tudo o que os nossos filhos querem mas, o que é necessário. Deus conhece todas as coisas, não só desnecessárias mas até mesmo as danosas.

    Portanto Filip_, ambas interpretações estão corretas, o emprego das palavras NADA ou NÃO não modificam o sentido original do texto.



    [1] Dictionaries of Hebrew and Greek Words taken from Strong's Exhaustive Concordance by James Strong, S.T.D., LL.D., 1890
    [2] Hermenêutica Sacra - Pr. Oséas Macedo de Paula
    ______ARA - Almeida Revista e Atualizada SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)

  3. #3
    Filip_ está desconectado Avatar de Filip_
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    7
    Tudo Bem, meu irmão.

    Sou muito grato pela aula e pelo esclarecimento.

    Só queria entender a preferência pela palavra "nada", por parte da maioria das editoras, uma vez que, ao meu ver, seria mais adequado o emprego da palavra "Não", ainda que ambas conservem o sentido original do texto.

    Numa outra hora, colocarei aqui mais alguma de minhas duvidas...

    Obrigado mais uma vez, e que o Senhor o abençoe ainda mais.

    Graça e Paz.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •