Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 5 - Louve a Deus porque Ele é bom!

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Red face Lição 5 - Louve a Deus porque Ele é bom!

    fonte: http://www.cpad.com.br/escoladominic..._professor.php

    Lição 05- Louve a Deus porque Ele é bom!

    Texto Bíblico 2 Crônicas 5.7-14

    De professor para professor

    Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado das palavras “AMOR E BONDADE”. O objetivo é que as crianças louvem a Deus por seu amor e bondade.

    • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • As palavras-chave da aula de hoje são “amor e bondade”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Vamos louvar ao Papai do céu por seu amor e bondade.”

    Para refletir

    • O salmista diz que o Senhor é bom, e que o seu amor dura para sempre, e que Ele é o maior professor de todos.
    Ele instrui os pecadores, ama a justiça e enche a terra com seu amor infalível.
    A sala de aula é a sua “terra”, e diariamente você pode enchê-la com amor, misericórdia e verdade.
    Quando ensinamos com a bondade e a paciência de Deus, Ele nos recompensa com a sua graça.

    Trecho extraído e adaptado de: Graça Diária Para Professores. Rio de Janeiro, CPAD.

    Regras Práticas para os Professores


    “Estamos lidando com crianças na primeira infância. Logo, é importante saber como o conceito de infância foi sendo construído ao longo dos tempos. Não podemos aceitar que pessoas que se propõem a ensinar as crianças não conheçam a respeito da infância.

    Na Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, o conceito de infância era bem diferente do nosso.

    A criança, em especial os meninos, passava da infância para o mundo dos adultos aos treze anos de idade. A adolescência não existia, pois este é também é um conceito bem novo.

    Segundo Márcia Aparecida na obra Adolescentes e Jovens... em Ação, “a adolescência foi confundida com a infância até o século XVIII”. Foi somente por volta do século XVI que começou a se fazer a diferença entre infância, juventude e velhice. Até meados de 1950, o termo adolescência não era comum. No Brasil, usávamos a expressão “de menor” quando nos referíamos ao adolescente.

    No Novo Testamento, por volta dos treze anos o menino judeu se tornava “filho da lei”. Este era um ritual judeu de passagem para a idade adulta.

    Jesus foi levado pela primeira vez para visitar Jerusalém e o Templo quando tinha doze anos de idade (Lc 2.41-49). Ele foi encontrado por seus pais no Templo conversando com os doutores da lei. Esta foi a última Páscoa dEle como uma criança.

    Deus sempre viu a infância, assim como cada fase do desenvolvimento humano, como algo singular. Ele sempre respeitou, valorizou e amou as crianças.

    Sua maior demonstração de amor por essa fase da vida está no fato de que Jesus se faz carne e veio a este mundo como um bebê. Sim, o Salvador foi criança. Ele não chegou a este mundo como um adulto, e em seu ministério terreno acolheu as crianças.
    Jesus usou a criança como exemplo em suas mensagens e estudos (Mt 18.2,4,5); devolveu a vida a uma menina (Mc 5.39); alimentou as crianças, provendo uma necessidade básica do ser humano (Mt 14.21).
    Ele também as acolheu com carinho e as abençoou, pois o ensino do Mestre era inclusivo (Mc 9.36).

    Deus ama e respeita as crianças.
    Seu amor e cuidado pelo ser humano tem início já na concepção, no útero materno.
    Tomemos como exemplo o profeta Jeremias, chamado para exercer o ministério profético ainda no ventre materno: “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísse da madre, te santifiquei e às nações dei por profeta” (Jr 1.5).

    Como Criador, Ele bem sabe que cada fase da vida é única.
    O Senhor ensinou seu povo a amar e respeitar a criança.
    As famílias judias reconheciam que os filhos (as crianças) eram uma dádiva de Deus. Feliz era o homem que tinha muitos filhos (Sl 127.5).
    Alguns povos pagãos tinham por hábito matar os bebês do sexo feminino, mas entre os judeus esta era uma prática abominável.
    Oito dias depois do nascimento, os meninos judeus deveriam passar pelo ritual da circuncisão (Gn 17.10).
    A circuncisão, além de ser um ato de purificação, era também um ato de fé e obediência a Deus, como qual os pais declaravam publicamente que aquela criança pertenceria à comunidade da aliança (Lv 12.30).
    Dentro da cultura judaica a criança recebia uma atenção especial. Quando Esdras reúne o povo para a leitura da Lei, podemos ver a preocupação com as crianças na primeira infância.

    Observe:
    “Esdras levou o livro para o lugar onde o povo estava reunido: os homens, as mulheres e as crianças que já tinham idade para entender” (Ne 8.2, NTLH).
    Eles se importavam com o bem-estar dessas crianças, não as submetendo a um longo período de estudo, pois o tempo de atenção da criança na primeira infância é bem curto. Havia também um cuidado com a compreensão, a aprendizagem dos pequeninos.

    Que venhamos a seguir os passos do Mestre e dar às crianças, que estão na primeira infância, toda a atenção, respeito e carinho que elas merecem”
    (Extraído de Educação Cristã, Reflexões e Práticas, Telma Bueno – CPAD).



    › Veja Mais: Lição 5 - Louve a Deus porque Ele é bom!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Pry está desconectado Avatar de Pry
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    96
    Olá queridos e queridas...

    É com muita alegria que venho postar pra vcs o material que utilizei para ministrar essa aula.

    Faz pouco tempo que estou trabalhando com o maternal, mas estou achando incrível, eles são amáveis, e minha sala no último domingo tinha 10 meninas, o único menino matriculado faltou.

    Não utilizei a figura da lição, gosto sempre de trazer coisas mais concretas para ilustrar as histórias, pois assim a eficiência do ensino-aprendizagem é muito melhor.
    Para iniciar a história, levei um balde de construção, com um tijolo, martelo, um pedaço de pau, uma serrinha e bolas douradas de papel alumínio. Conforme ia contando a história, apresentava os objetos.

    Vejam na foto.
    Utilizei uma caixa de madeira que vem louças.
    Encapei toda ela com papel crepom amarelo e o teto fiz com papel dourado, fiz colunas com duas caixinhas encapadas com papel dourado e tb fiz mais alguns detalhes em papel cartão dourado.
    Na parte interna coloquei uma lâmpada (aqui no sul se chama rabicho de luz) e na hora em que a história fala que a presença de Deus estava no templo, através de uma luz bem forte, eu acendi a lâmpada.
    Elas acharam o máximo.
    PS*- Sempre deixe tudo escondido, para apenas apresentar na hora da história.

    Os personagens, eu utilizei alguns que tenho há um tempo, são bem simples, feitos de prendedores de roupas e EVA. Aqui http://www.escoladominical.net/showt...ht=prendedores tem vários modelos fofos. eu recomendo que vc faça os seus, pois esse tipo de material é sempre muito útil.
    EBD.jpg
    As pessoas ofertam ouro e materiais para a construção do templo, para demonstrar isso, levei um bauzinho cheio daquelas bolinhas douradas de Natal.
    DSC08490.JPG

    Como não utilizei as figuras para contar a história, utilizei para fazer a memorização do versículo do dia.
    Infelizmente não tive tempo de fazer essa memorização, devido ao pouco tempo de aula.
    DSC08488.JPG
    Para ilustrar a parte em que as pessoas tocam instrumentos, levei o trompete do meu esposo e dei uns assopros na hora...rsrsr...elas gostaram.
    DSC08483.JPG

    Cantamos o corinho "Três palavrinhas só".
    Fiz esse visual para ajudar as crianças a memorizaram o cântico.
    DSC08467.JPG

    Como a lição falava de amor e bondade, levei o lanche (bolachinhas) dentro de uma embalagem de coração.
    DSC08496.JPG

    Acho as atividades da CPAD meio fracas, mas resolvi utilizá-las mesmo assim, mas levei papéis dourados picados, para que elas colassem na lição.
    EBD2.jpg

    Espero que tenham gostado. Uma coisa tenho aprendido: Para ministrar ao maternal é necessário criatividade e fazer com que as coisas pareçam o mais concretas possíveis. Utilize utensílios da sua casa, brinquedos dos seus filhos ou parentes, que com certeza sua aula ficará muito mais atraente e os pequeninos guardarão a Palavra para sempre em seus corações.

    Que Deus vos abençoe!

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Excelente, querida Profa. Pry!!
    Sua aula foi linda! Agradeço de coração por vc compartilhar aqui suas lindas ideias.
    Com certeza vc irá inspirar outras tias.
    Que o Senhor te recompense, querida amiga.
    Bjs***
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •