Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

  1. #41

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    Olá pessoal, achei muito legal as sugestões de vocês, mas a minha maior dificuldade é como fazer com que as crianças orem na classe da EBD. Elas sentem uma vergonha muito grande de orar. Já conversei muito com cada uma delas, mas sinto que ainda existe uma barreira muito grande quanto a oração. Minha classe é de Primários (7 e 8 anos). Conto com a colaboração de vocês. Obrigada, fiquem na paz de Cristo.


    › Veja Mais: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

  2. #42
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    Oi, Lidiane!
    É verdade, vemos isso acontecer em várias turminhas, mas é reflexo das crianças não terem o hábito de orar em suas casas, com seus familiares, não serem ensinadas pelos pais.
    Ensine a fazerem orações curtinhas em sala de aula. No início faça orações todos juntos, todos de mãos dadas, vc fala a frase curtinha e todos devem repetir, algo assim:
    - Querido Pai Celestial, (todos repetem)
    - Agradecemos por mais esta aula. (idem)
    - Abençoa a nossa Professora (idem)
    - Abençoa todos os coleguinhas (idem)
    - Abençoa a mim (idem).
    - Em nome de Jesus (idem)
    ....... todos nós dizemos..... (todos falam juntos) AMÉM!
    Acima é apenas um exemplo.... fale frases curtinhas intercendo pelo que desejar, agradecendo. louvando ao Senhor, citando necessidades específicas.

    As crianças que já sabem escrever, vc poderia fazer um exercício para escreverem 3 frases de oração.
    E então cada um lê em voz alta o que escreveu. E vc mostra que isso é orar. Basta falar com os olhinhos fechados, pensando no Pai Celestial. Vá trabalhando isso aos poucos, sem cobrar, de forma bem leve e natural.

    Use as estratégias publicadas neste Tópico para que as crianças criem o hábito de orar em casa, em seus quartos, intercedendo pelos seus amiguinhos, por si mesmos, seus pais, Professoras, Pastor, etc.

    Seria bom fazer reunião com os pais sobre isso da oração, para incentivarem seus filhos a orar em casa, orações simples, curtinhas, sem pressão, sem cobranças, claro.
    Use a MÃO com os pontos sobre o quê orar. Dê para os pais, provavelmente muitos deles nem sabem como orar ao Senhor.

    Que o Espírito Santo te dê as estratégias necessárias e que Ele toque a mente e o coração dos seus alunos.
    Bjs***

    Citação Postado originalmente por Lidiane Lordello
    Olá pessoal, achei muito legal as sugestões de vocês, mas a minha maior dificuldade é como fazer com que as crianças orem na classe da EBD. Elas sentem uma vergonha muito grande de orar. Já conversei muito com cada uma delas, mas sinto que ainda existe uma barreira muito grande quanto a oração. Minha classe é de Primários (7 e 8 anos). Conto com a colaboração de vocês. Obrigada, fiquem na paz de Cristo. :)
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #43
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    Mural oração em família.jpg
    Mural de oração em família ou na ebd-infantil

    Um mural de oração é um auxílio visual para ajudar a família a se lembrar dos pedidos de oração. Até mesmo as crianças que ainda não sabem ler podem usar o mural de oração para colocar pedidos.

    Pegue um papelão, forre com um bonito tecido, feltro, flanela, TNT, ou papel de presente. Use fotos, figuras, cartões, recortes de revistas para representar pelo quê sua família está orando.
    Se você vê um belo pôr-do-sol e deseja agradecer ao Pai Celestial, coloque uma figura do sol se pondo no mural, sendo agradecidos pela linda natureza que Deus criou.
    Se algum membro da família está doente, ou algum amiguinho, peça à criança para fazer um desenho da pessoa para pregar no mural.

    As crianças que já sabem ler podem anotar seus pedidos em papéis coloridinhos e pregar no mural.
    Pegue um envelope de papel pardo, faça uma bonita decoração e coloque papéis em branco para quem desejar pegar e escrever seu pedido. Faça um outro envelope decorado para colocarem os pedidos dentro.

    Reserve um tempo em família todos os dias para orar pelos pedidos do mural e para acrescentar ou retirar algo, para tornar o mural algo sempre atrativo para toda a família.

    Essa ideia também pode ser adaptada para um mural de oração da classe de EBD infantil.
    A decoração do mural deverá ser feita com a participação de todas as crianças da classe.

    fonte: http://www.examiner.com/x-23914-Religio ... ayer-board
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #44
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    Clique para salvar e imprimir!!!
    1.jpg 2.jpg

  5. #45
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Meu Diário de Oração

    Meu Diário de Oração - mão.jpg ... clique para ler!
    Pode ser confeccionado para turmas desde o Jardim, até Pré-Adolescentes.
    fonte: http://www.littleblots.com/BibleCraftsP ... urnal.html
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #46
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Painel de Oração => MATERNAL até PRIMÁRIOS

    Mural de oração.jpg
    Painel de Oração => Maternal até Primários

    Um mural com Jesus de braços abertos, feito em EVA e tecido.
    Na mão da Profa. tem bonequinhos que representam cada aluno da sala e também seus amiguinhos.
    Não vi bolsinho para esse bonecos, então eu acho que ela 'gruda' na roupa de Jesus....

    Na parte inferior do mural tem bolsinhos transparentes e dentro tem os 'motivos' de oração (da esquerda para a direita):
    - bolsinho com bonequinhos com a vovó, o vovô e 2 bebês (irmãozinhos) - orando pela família
    - bolsinho para agradecer pela chuva e pelo sol
    - bolsinho com frutas e vegetais (agradecendo pelo alimento) - poderia colocar também um pãozinho ali... *rs
    - bolsinho para orar pelo Pastor (acho que poderia acrescentar ali mais bonequinhos representando a esposa e família do Pastor, né?)

    No Portal temos alguns desenhos que podem servir como moldes para vc confeccionar esse mural para sua turma de pequeninos:
    - Frutas e Flores, pesquise em CLIPARTS:
    http://www.escoladominical.net/forum...ras-Atividades

    - no tópico de Dedoches vc encontra moldes de bonequinhos diversos:
    http://www.escoladominical.net/forum...ches-e-Jograis

    - no Tópico da Criação vc encontra moldes de nuvem, sol, lua, estrelas, etc:
    http://www.escoladominical.net/showt...-A-Cria%E7%E3o


    Fica aí a ideia pras tias que trabalham com essa faixa etária.
    Abraços, Sandra
    fonte: http://vimeo.com/17452440
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #47

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    _O poder da oração.jpg
    A Paz Queridas (os)!

    Adquiri o livrinho infantil "O QUE ACONTECE QUANDO EU FALO COM DEUS? da Autora Stormie Omartian (Mundo Cristão), e gostaria de indicá-lo, pois me encantei com as figuras LINDAS que ela pôs neste livro MARAVILHOSO (aliás, o livro todo é uma benção e as crianças se encantam por que tem uma linguagem bem ao nível dos pequenos). Por isso, queria dividir aqui com vcs algumas figuras do livro que são LINDAS DE VIVER!!!!.
    Espero que vcs gostem!

    Deus use muito vocês!!!
    bjs
    Alê
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  8. #48
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    Conversando com Deus em oração

    Antes de sua aula, imprimir e cortar a roda da história abaixo. Em seguida, imprima outra roda e corte uma seção em pizza da segunda roda. Anexe-a sobre a roda da história com um prendedor de papel tipo bailarina. Mantenha sua Bíblia aberta e explique que esta é uma história verdadeira da Palavra de Deus, a Bíblia.

    1 -Gideão

    Gideão foi usado por Deus para proteger os israelitas de seus inimigos. Um dia, Gideão viu um visitante do céu. Quem você acha que foi? (Um anjo) Um anjo do Senhor. Gideão se sentiu muito pequeno e com medo. Ele sabia que Deus era tão poderoso que ele morreria instantaneamente se ele visse Deus face a face. Gideão percebeu que vendo o anjo do Senhor era o mesmo que ver Deus face a face. Gideão disse a Deus que ele estava com medo. Qual foi a resposta de Deus a Gideão?
    (Um bom leitor lê Juízes 6:23).
    Deus lhe disse para não ter medo. Quando você estiver com medo de alguma coisa, então é hora de conversar com Deus em oração. Quais são algumas coisas que podem fazer com que você tenha medo? (Pausa para respostas e as sugestões escreva no quadro-negro) (Tempestades, quedas de energia elétrica, cães estranhos, os pais perderem os seus empregos, estranho parar seu carro nas proximidades, em movimento, indo para uma nova escola, etc) Quais dessas coisas que você pode levar a Deus em oração? (Todas elas)

    2 - Davi
    (mover a roda para a história de Davi)
    Davi também falou com Deus. (Peça a uma criança que leia 2 Samuel 7:18-21). Davi falou com Deus, agradecendo por ter lhe escolhido para ser rei sobre os israelitas. Davi não pediu para ser rei. Deus foi bom com Davi e deu-lhe esta homenagem. Davi regozijou-se de que Deus tinha escolhidor ele. Ele agradeceu a Deus pela bênção que Ele lhe deu. Ele também agradeceu a Deus por deixá-lo saber que o seu trono nunca passaria, sempre haveria um rei em seu trono. Ele agradeceu a Deus por bênçãos futuras. Podemos agradecer a Deus em oração, também. Quais são algumas das coisas pelas quais podemos agradecer a Deus? (Pausa para as respostas e sugestões escreva no quadro) (Salvação, o envio de Jesus, os pais, a proteção, a vida, o nosso mundo, comida, amigos, etc)

    3 - O Servo de Abraão
    (mover a roda de história para o servo de Abraão.)
    Abraão enviou um servo para conseguir uma esposa para seu filho, Isaque. O servo foi onde Abraão lhe disse para ir. Ele queria fazer a coisa certa e encontrar uma boa esposa para Isaque. Ele pediu a Deus para lhe ajudar a conseguir uma boa mulher, orientando-o para a garota certa. (Peça a uma criança que leia Gênesis 24:12-14). Deus respondeu sua oração, levando-o a Rebeca. Podemos pedir a Deus por coisas que os outros precisam, assim como pelas coisas que precisamos. Quais são algumas coisas que podemos pedir a Deus para outras pessoas? (Pausa para as respostas e sugestões escreva no quadro) (Peça a Deus para ajudar os amigos que estão doentes ou muito tristes, os missionários que servem a Ele, os nossos inimigos virem a conhecer Jesus, pessoas que perderam emprego, outros que estão em necessidade, etc)

    4 - Ana

    (mover a Roda de história para Ana)
    Ana era infeliz. Ela não podia ter filhos. Ela queria um bebê, ela orava e pedia a Deus para lhe dar um bebê. (ler 1 Samuel 1:10-11). Quando ela estava orando, estava tão triste que chorou e chorou. Deus respondeu à sua oração. Ana teve um filho. Você sabe o nome dele? (Samuel) Ela o chamou de Samuel. Ele era uma resposta especial à oração!

    Quando fazemos nossos pedidos a Deus, podemos pedir a Ele coisas que poderíamos precisar ou querer, como a oração de Ana por um bebê. Mas nossas orações nem sempre deve ser pedindo coisas. O servo de Abraão pediu a Deus para lhe dizer o que fazer. Ele precisava de orientação de Deus. Talvez você esteja com raiva de um amigo e você quer que Deus cure o seu relacionamento. Quais são algumas outras coisas que você pode pedir a Deus para si mesmo? (Pausa as respostas e sugestões escreva no quadro.) (Pedir a Deus que a mãe ou o pai encontre um novo emprego depois de ser demitido, que seus familiares venham a conhecer Jesus, que você tenha coragem para falar de Jesus aos seus amigos, que você não seja tentado a fazer fofoca, que você não responda aos seus pais, etc)


    Hoje falamos sobre como quatro pessoas na Bíblia que oravam. Eu estou contente que nós podemos falar com Deus, como o servo de Abraão, Gideão, Ana, e Davi fizeram. (Se quiser, pergunte a seus alunos se há pedidos de oração antes do início do período de oração. Em seguida, peça voluntários para orar especificamente por cada pedido mencionado. Por exemplo, se Alex menciona que sua mãe está doente, peça à Jacó que ore por ela.


    (Após o tempo de oração, incentivar seus alunos a orarem diariamente. Explique-lhes que Deus gosta de ouvir os nossos agradecimentos e elogios, assim como nossos pedidos de oração.)
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  9. #49
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    Porta e Chave
    Material: papel ou cartão, fita ou barbante, canetinhas ou lápis de cor, fita adesiva e tesoura.
    Tema: oração (Lucas 11. 5-13)

    Como fazer:
    Dobre a folha de cartão ao meio.
    Desenhe uma porta na frente do cartão, deixando uma margem. (figura 1 abaixo, em tamanho reduzido) Recorte ao redor dos 3 lados da porta, dobre nas dobradiças.

    Na parte de dentro do cartão, escreva o versículo e nas costas da porta escreva o nome de pessoas ou motivos pelos quais irá orar durante a semana. (figura 2 abaixo, em tamanho reduzido)

    Para completar o cartão, recorte a silhueta de uma chave e escreva a palavra "oração". (figura 3 abaixo, em tamanho natural) Passe um barbante ou fio pelo buraco da chave e prenda com fita adesiva na dobra do cartão.

  10. #50
    Sandra Lúcia está desconectado Avatar de Sandra Lúcia
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Araçatuba - SP
    Posts
    24

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    Figuras e Papel de Carta (ou Borda) de Crianças orando
    Clique para salvar - imprimir.

    oração - Papel de carta ou borda.jpg

  11. #51
    Sandra Lúcia está desconectado Avatar de Sandra Lúcia
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Araçatuba - SP
    Posts
    24

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    Desenho com crianças orando.
    Folha de atividades para a turminha em fase de alfabetização, para trabalharem a escrita.
    Espero que seja útil para as turminhas do Jardim e talvez Primários também -
    folha criada pela SandraMac para o Portal, aproveitando o desenho.

    Oração - trabalhando a escrita.jpg

  12. #52
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    Recortar a silhueta das crianças somente acima da linha pontilhada.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  13. #53
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    Desenho para pintar.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  14. #54
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Oração com o Juquinha

    Ronaldo Bauer Lara

    Muito lindo este recurso



    Juquinha1.jpg
    Juquinha0.jpg
    Juquinha2.jpg

  15. #55
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Boneca que fecha os olhos e Juquinha


    .............................. ..................

    Outra boneca de oração.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  16. #56

    Oração - Juquinha

    Juquinha - Maternal

    Este recurso de oração é o Juquinha, ele abre e fecha os olhinhos. Eu o uso para ensinar que devemos ter reverencia na hora da oração, fechando os nossos olhinhos.

    Abaixo segue o molde dele.
    Para confeccionar o Juquinha é simples.
    Amplie o desenho em um papel cartão e pinte.
    Com o estilete vaze os olhos.
    Em uma tira quadrada de papel desenhe os olhos e pinte.
    Corte uma outra tira de papel cartão dobre e faça o puxador.
    Cole o puxador na tira dos olhos.

    Monte da seguinte forma:
    Coloque os olhos com o puxador atrás do desenho, em outro papel cartão recorte a siluneta do Juquinha e faça um tira fina vazada para passar o puxador.
    Passe cola em torno do Juquinha, cuidado para não colar os olhos, pronto o seu Juquinha já estar pronto.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  17. #57
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Bonecos de Oração
    Veja aqui como confeccionar: http://www.blogdaebi.blogspot.com.br...da-oracao.html
    aqq.jpg
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  18. #58

    Re: Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

    ENSINO SOBRE A ORAÇÃO

    -: 10 pontos sobre Como Devemos Ensinar as Crianças a Orar

    1. Use uma canção especial para introduzir o tempo de oraçãoEscolha uma canção que fale sobre oração, ou uma canção que seja uma oração. Use a mesma canção semana após semana como introdução ao tempo deOração.

    2. Numa Escola dominical nova, o professor deve ser o primeiro a orar.Quando uma igreja começa uma nova Escola Dominical, no início as crianças podem ficar assustadas ou envergonhadas àcerca da oração em frente de outros. Podem não saber orar. Para evitar problemas, o professor deve orar no princípio. Isto permite às crianças ouvirem como podem orar. O professor deve fazer uma oração pequena, natural, de forma simples. Então, as crianças vão saber que podem ......
    continua no site abaixo!

    - 13 PRINCÍPIOS BÍBLICOS SOBRE ORAÇÃO (Lembre-se, em qualquer ordem) ... continua no site abaixo!


    PEGUEM AQUI: http://nobecrecife.blogspot.com/2011/05 ... racao.html

    CONHECI ESTE BLOG ATRAVÉS DO SITE: http://arsenaldocrente.blogspot.com/

  19. #59
    Elda Daniele está desconectado Avatar de Elda Daniele
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    65

    Culto Infantil Ora que Melhora

    O culto foi realizado no dia 08.08.11

    Hinos da Harpa Cristã: 577 e 296
    Leitura da Palavra: I Tessalonicenses 5. 17 " Orai sem Cessar"

    Momento de Louvor
    Corinhos:
    1.O telefone do céu é a oração...
    2 Converso com Jesus de manha cedo...
    3 Se começarmos a Orar
    4 Leia a Bíblia e Faça oração...

    Grupo infantil cantou as músicas
    O telefone - Mara Lima
    Oração - Elaine de Jesus

    Coreografias
    Minha Oração - Cristina Mel
    Outra Vez - Bruna Karla

    Historia foi contada pelos fantoches mas podem ser contas varias historias da Bíblia, como:
    Ana , que orou pelo Filho
    Daniel, orava tres vezes ao dia
    Elias
    e outras...

  20. #60
    NaraIPB está desconectado Avatar de NaraIPB
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Niterói
    Posts
    66

    círculo de oração

    círculo de oração que pode ser usado tb em missões.
    grata
    nara
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •