Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Desinteressados ou Desestimulados?

  1. #1
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Desinteressados ou Desestimulados?

    Desinteressados ou Desestimulados?
     
     
    Desinteressados ou Desestimulados?

    Marcilene Eccard manhães*

    Vemos em nossa EBD, domingo após domingo, uma mesma realidade: alunos desinteressados pelo estudo da Bíblia. Professores desestimulados em ensinar. Será que a EBD perdeu o seu rumo?

    Acreditamos que não. O que aconteceu foi que os tempos mudaram, e nós, continuamos presos a métodos de ensino ultrapassados. Continuamos a ensinar da mesma maneira que nossos avós. Pegamos a revista e lemos, linha por linha, ponto por ponto. O que era para ser um instrumento de pesquisa, tornou-se o elemento principal.

    Hoje nossos alunos tem em suas casas computadores, televisões, jogos interativos. O que lhes proporcionamos em classe de estudo bíblico? Muitas vezes não temos recursos, nem mesmo para fazer um cartaz para motivar a aula. De alguma forma nós precisamos inovar para despertar em nossos alunos o interesse e o amor à Palavra de Deus.

    Ler a lição é fácil, estimular que é difícil, pois só se estimula quando se está estimulado e muitas vezes o professor não está. Sendo assim é fácil saber o que vem no próximo domingo.

    O filósofo Sócrates, descobriu um método diferente de ensinar, partindo do conceito de que cada um tem o conhecimento, e o mestre é apenas um instigador, este processo foi denominado de maiêutica, pois parte do princípio de ajudar os alunos a trazerem a luz suas idéias, assim como antigamente as parteiras ajudavam as mães a darem a luz a seus filhos . ( na realidade Jesus fazia isso muito bem, como grande mestre que foi ). É isso que precisa acontecer na EBD, o professor precisa assumir o papel de instigador. Precisa interagir e despertar o aluno desse sono profundo. Fazer com que eles assumam a responsabilidade de pensarem e dizerem o que pensam a respeito do texto em estudo e não pensar por eles, falar por eles.

    Enquanto alguns professores procuram um jeito de envolverem seus alunos; outros preferem somente criticá-los (é mais cômodo). Nada funciona sem envolvimento, sem entusiasmo.

    A didática pode ser uma aliada do professor nessa tarefa de envolver. Em vez de leituras massacrantes; que tal pesquisas bíblicas; reportagens envolvendo o tema em estudo ; filmes; jogos?! Temos várias formas de buscar a participação dos alunos, fazê-los sentir-se indispensáveis, importantes. Um aluno estimulado se transformará em um pesquisador, num participante assíduo. São maiores as chances de que ele leia a Bíblia por sentir-se seduzido a conhecer a palavra de Deus. Sem imposições.

    Bom seria se o professor de EBD conduzisse suas aulas como se tivesse no teatro, onde tem-se o script, mas no desenrolar da peça a participação fundamental é do espectador. O aluno sempre tem que ser o ator principal da peça.

    O professor deve ser um entusiasta, deve acreditar e terá a capacidade de fazer, de mudar, de transformar a realidade em que se encontra. Quando há entusiasmo, há ação.

    A palavra está com você professor, você tem em suas mãos a fórmula para mudar essa realidade, basta entusiasmar-se, e terá coragem para mudar. Você verá a diferença no próximo domingo.

    ______________________________ _____________ Educadora, membro da Pib de Aperibé


    › Veja Mais: Desinteressados ou Desestimulados?

  2. #2
    Eliane Borges está desconectado Avatar de Eliane Borges
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Posts
    2

    Re: Desinteressados ou Desestimulados?

    Me chamo Eliane Borges e ser professora foi meu sonho de infância. Porém me tornei confeiteira no decorrer dos anos.Fazem três anos que me converti e todo trabalho que aparece na igreja é com as crianças.Muitas vezes disse que não tinha competência mas acabei por aceitar. Orei muito por ajuda pois não tinha idéia por onde começar.Foi então que por acaso encontrei este site e tem sido uma benção pra mim. Confesso que está muito difícil fazer com que as crianças queiram estudar, pois estavam acostumadas a passar o tempo na escolinha, pois não tinha ningém capacitado para ensinar. Sei que sou esforçada e tenho certeza que vou aprender muito com vocês. Muito obrigada e que Deus abençoe a todos


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •