Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lições Bíblicas para crianças tímidas

  1. #1
    Rochadeza está desconectado Avatar de Rochadeza
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    26

    Smile Lições Bíblicas para crianças tímidas

    Boa noite!!!!

    Procurei no Portal, lições para trabalhar com crianças muito tímidas, não consegui localizar.... vcs podem me ajudar? Histórias, dinâmicas........

    Desde já muito obrigada
    Andreza Rocha


    › Veja Mais: Lições Bíblicas para crianças tímidas

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Ólá Andreza,

    Para trabalhar com crianças tímidas, voce vai precisar mais do que apenas lições. Leia o tópico abaixo, entenda o conceito de Centro de aprendizagem, que é uma extensão do Centro de interesse:

    http://www.escoladominical.net/showt...1715#post21715

    Citação Postado originalmente por Rochadeza Ver Post
    Boa noite!!!!

    Procurei no Portal, lições para trabalhar com crianças muito tímidas, não consegui localizar.... vcs podem me ajudar? Histórias, dinâmicas........

    Desde já muito obrigada
    Andreza Rocha

  3. #3
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Olá Andreza,

    Timidez em alguns casos está associado a uma doença neurológica, o Déficit de Atenção que é um distúrbio neurocomportamental comum da infância. Pode afetar crianças desde a infância até os anos escolares e até mesmo na idade adulta. O distúrbio é muitas vezes referido como Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou como transtorno de déficit de atenção sem hiperatividade.
    A definição, natureza, causa da desordem e sua relação com a aprendizagem e outros distúrbios comportamentais ainda estão sob estudo. Estima-se que 3 a 5 por cento das crianças têm a desordem, em certa medida
    .
    As causas ainda são desconhecidas, mas a pesquisa parece relacionar a doença às anormalidades nas conexões cerebrais. A hereditariedade é um factor de desordem. 25 por cento de crianças com Déficit de Atenção têm pais com o transtorno. Outras possíveis causas incluem a lesão cerebral, doença ou alergias. O distúrbio é mais comum em meninos que em meninas.
    As características da desordem variam amplamente. Geralmente é caracterizada por desatenção e distração, impulsividade (dificuldade em controlar o comportamento) e, por vezes hiperatividade.

    Desatenção refere-se a incapacidade da pessoa, em comparação com seus pares, em manter o foco e permanecer em uma tarefa até que ela seja concluída. Distração pode ser secundário em relação à desatenção. Quando o foco de atenção se desloca muitas vezes, a pessoa parece facilmente distraída. A desatenção pode ser manifestada em atividades escolares ou dificuldade em completar tarefas longas, incapacidade de seguir instruções detalhadas, sonhar acordado, e falta de foco no professor ou líder. A pessoa pode ter dificuldade de se focar em fatos importantes e se distrair em fatos sem importância, ou em relação a mais de uma pessoa ou estímulo de cada vez. "Assim como surpreendente, e muitas vezes frustrante para os pais é a capacidade notável de muitas crianças com Deficit de atenção em prestar atenção em certas circunstâncias. Um exemplo é estar assistindo TV ou jogar video games". A dificuldade está em decidir o quanto de atenção a escolha é consciente e controlado pela criança e quanto é controlada pelp Deficit.
    Impulsividade refere-se a incapacidade de uma pessoa pensar claramente antes de agir. Devido a problemas de concentração e atenção, as pessoas com Deficit têm dificuldade em se relacionar. Portanto, os comportamentos negativos se repetem com freqüência, mesmo quando resultar em conseqüências negativas. Impulsividade em crianças pode resultar em lesões freqüentes, como resultado de saltar antes de olhar, brigas com colegas. Estas crianças não respondem aos reforços positivos ou negativos, a menos que ocorram com freqüência e seja muito agradáveis. Os efeitos a longo prazo de recompensas ou punições são limitadas.
    Hiperatividade em crianças se manifesta em dificuldade de controlar os movimentos do corpo ou dificuldades em controlar emoções. Isso pode variar de inquietação para o movimento perpétuo. As crianças podem ter dificuldade em ficar sentados em sala de aula e alguns podem ter dificuldade para dormir. No entanto, é importante lembrar que apesar da hiperatividade costumava ser a principal característica descritiva dos distúrbios de atenção, ela realmente ocorre em menos de 30 por cento das crianças que têm Deficit de atenção. Crianças com transtorno de déficit de atenção sem hiperatividade não terá tantos problemas comportamentais. Eles costumam ser tímidos e socialmente retraídos e tem baixa auto-estima. O diagnóstico de Deficit de atenção muitas vezes não detectados nessas crianças.

    Características secundárias que podem acompanhar o Deficit de atenção são: baixa auto-estima, falta de relacionamentos com seus pares, desempenho escolar ruim, mau humor excessivo e emoções fortes, desorganização, esperanças diminuídas em relação a realizações futuras, e conflitos familiares.

    O diagnóstico da doença não é definitivo. O diagnóstico é difícil porque as características variam tanto em tipo e intensidade em diferentes indivíduos. O processo de diagnóstico para as crianças envolve avaliações de pais e professores sobre o comportamento da criança, informação dos pais, avaliações médicas para descartar causas médicas ou neurológicas, e testes clínicos objetivos. O processo deve envolver pelo menos um período de de tempo de seis meses. O Deficit pode ser considerado um transtorno permanente. Cerca de 50 a 65 por cento de crianças com Deficit continuarão a enfrentar dificuldades como adultos. Até agora, pouca pesquisa foi feita em adultos com Deficit de atenção.

    O tratamento para Deficit varia muito. Os medicamentos mais comuns são estimulantes do sistema nervoso central, tais como Ritalina e pemoline. Os efeitos colaterais dos medicamentos têm limitado o seu uso. Alguns médicos acham que a medicação não deve ser usados e recomendam técnicas de modificação comportamental ou alternativas nutricionais. Outros médicos afirmam que a condição e os critérios para o diagnóstico ainda não estão suficientemente definidas para promover qualquer tipo de tratamento especial.

    Os pais e educadores cristãos podem ajudar as crianças com Deficit de atenção a aprenderem e crescerem na igreja e em casa. Algumas diretrizes gerais são: dar instruções curtas e claras; clarificar as regras e conseqüências freqüentemente, definir metas de curto prazo com recompensas para o sucesso, criar um ambiente positivo e organizado; trabalhar individualmente ou em pequenos grupos; fazer pausas e dar tempo para a transição e movimento; atribuir muitas pequenas tarefas em vez de uma grande, dá instruções escritas, e ser paciente, amoroso e gentil.

    Por isso recomedamos os Centros de aprendizagem porque ele atende às crianças tímidas, sejam elas portadoras ou não do Deficit de atenção.

  4. #4
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Olá Andreza,

    Preciso fazer uma retificação, na verdade o centro de aprendizagem não é uma extensão do centro de interesse mas, centro de interesse é quando voce individualiza o centro de interesse para um ou dois alunos.
    Lendo o post anterior voce vai perceber que é um pouco complicado diagnosticar o Transtorno de Deficit de atenção, principalmente o sem hiperatividade, sendo que muitas crianças, principalmente que não possuam recursos financeiros para consultas e exames com neurologista, psicólogos, psicopedagogos, etc, jamais serão diagnósticadas.
    O Centro de aprendizagem vai se tornar uma grande ferramenta de ajuda da igreja para essas crianças que sequer saberão se possuem esse transtorno.

  5. #5
    Rochadeza está desconectado Avatar de Rochadeza
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    26
    Muito Obrigada mesmo.............. vou me estudar um pouco esse assunto.....
    Agora tenho uma direção, não sabia nem por onde começar rsrsrs
    Muito obrigada mesmo, em breve colocarei o resultado positivo obtido...........

    Andreza

  6. #6
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576
    Olá querida Andreza Rocha, em todos os anos que tenho como professora de Juniores, eu só me recordo de um único caso, de uma única aluna na classe, e o que eu fazia era ajudar a interagir com os outros alunos, com trabalhos em grupos sabe... e aos poucos ela ia se "soltando". Daí ela cresceu e mudou de classe e conseguimos mudar essa timidez.

    Espero ter ajudado querida!!

    Bjs*



    Citação Postado originalmente por Rochadeza Ver Post
    Boa noite!!!!

    Procurei no Portal, lições para trabalhar com crianças muito tímidas, não consegui localizar.... vcs podem me ajudar? Histórias, dinâmicas........

    Desde já muito obrigada
    Andreza Rocha

  7. #7
    Tia Jú está desconectado Avatar de Tia Jú
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    45
    Olá!!! Vou ter passar algumas coisas que fiz. Peguei uma turminha que não tinha escola bíblica, meio arisca.
    Então tive alunos tímidos e os que achavam que não precisavam estar lá...

    Comecei dentro da sala com fantoches. Sempre no final da escola, podemos apresentar algo para a igreja. E usava fantoche. Eu tinha um aluno super tímido que nem olhava para mim. Mas amava os fantoches.
    Eu colocava um pano e fazia cada aluno ler um versículo, pequenos textos com outros fantoches, e por aí vai.

    As crianças, por estarem atrás de um simples pano, se sentiam seguras.
    E foi assim que aquele menino e outras crianças se soltaram.
    Depois comecei com fantoches e teatro. Tipo telejornal.
    Os apresentadores do jornal eram fantoches, e as crianças mais soltas entrevistadores e personagens.

    Teve a história de Naamã que amei fazer. Fantoches fazem telejornal, passando para a menina que entrevistava a serva de Naamã em uma localização, que passava para outra entrevistadora em outra região, que entrevistava Naamã, que riria fazer um grande feito e estava na dúvida se mergulhava ou não nas águas do rio, e depois da cura dele, volta para os entrevistadores do telejornal que fecham o programa.
    As crianças amaram fazer essa atividade!

    Eu também trazia corinhos referentes à lição com coreografia. Colocava as crianças mais soltas na frente, e os alunos mais tímidos atrás. E todos acabavam participando alegremente.
    ----------------

    Outra dica:

    Ao final da aula permitir que cada criança conte um pouquinho da história. Por isso é bom investir em material. Bonecos de cubo, cone, palitoche, fantoches, dedoches e por aí em diante.
    As mais soltas são as primeiras a contar, e estimulam as mais tímidas.

    Eu sempre tiro fotos dentro da sala, ou filmo.
    No final do ano cada criança leva para casa um cd com seu trabalho do ano para os pais e pessoas que visitam a sua casa para elas mostrarem. Além delas gostarem de se ver, evangelizam pessoas que não vão a escolinha bíblica.
    E sabendo disso, elas procuram fazer mais, para aparecer mais.
    ---------------
    Resultado: A criança mais tímida que tive, depois de uns tempos, começou a louvar o Senhor na igreja. Um menino. Seu pai se encheu de orgulho e supresa. Eu então...nem se fala...
    E agora tenho várias crianças, para louvar.
    ------------
    E é isso...

  8. #8
    Rochadeza está desconectado Avatar de Rochadeza
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    26
    Nossa........... muito obrigada pela ajuda............ na sala é um aluno mesmo........ ele participa de todas as atividades que ele não precise falar rsrs........ vou começar a colocar em prática as dicas que me deram e investir em material............ obrigada.

    Bjs
    Andreza

  9. #9
    olha já sou assinante por 2 anos consecutivos com vcs, até antes de transformar para assinante eu ja tinha o meu cadastro, pois eu estou achando cada vez mais dificil baixar as liçoes ainda mais para quem nao tem corel ou nao sabe usar como. Porque nao continua com word ou pwer point? e só uma SUGESTÃO A PAZ

  10. #10
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Não entendi! Se tivermos 2 ou três arquivos em corel é muito, e foram postados de maneira suplementar. Em relação ao conteúdo do portal isso é ínfimo, sinceramente não entendi porque está cada vez mais complicado navegar pelo portal.


    Citação Postado originalmente por Josimeire Santos Ver Post
    olha já sou assinante por 2 anos consecutivos com vcs, até antes de transformar para assinante eu ja tinha o meu cadastro, pois eu estou achando cada vez mais dificil baixar as liçoes ainda mais para quem nao tem corel ou nao sabe usar como. Porque nao continua com word ou pwer point? e só uma SUGESTÃO A PAZ

  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Oi, querida!
    De fato, como explicou o Prof. Roberto, existem poucos arquivos em Corel no Portal.
    Eu mesma nunca postei nesse formato pois não tenho o programa e nem sei usar! *rs
    Meus materiais posto sempre em JPG - pois não gosto muito do Word nem de powerpoint.
    Então não entendi também sua dificuldade, maninha.
    O que está acontecendo muito é que vários arquivos zipados ficaram danificados quando mudamos o Portal para um novo servidor.
    E estamos trabalhando DIARIAMENTE para corrigir um por um (é um trabalho enoooooorme, cansantivo mesmo).
    Quando vc encontrar algum material que deseja, mas que está danificado, basta nos avisar, informando o link para que possamos substituir ou deletar - se for o caso.
    Bjs**


    Citação Postado originalmente por Josimeire Santos Ver Post
    olha já sou assinante por 2 anos consecutivos com vcs, até antes de transformar para assinante eu ja tinha o meu cadastro, pois eu estou achando cada vez mais dificil baixar as liçoes ainda mais para quem nao tem corel ou nao sabe usar como. Porque nao continua com word ou pwer point? e só uma SUGESTÃO A PAZ
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •