Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Comunicação

  1. #1
    Roberto está online Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Comunicação

    Objetivo: Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar seus fatores.

    Material: Pedaços de papel com mensagens e fita adesiva.

    Processo:
    Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo.
    O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente.
    Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete.
    Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes.
    Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete.

    Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão.
    Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas.

    O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens?
    Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano?

    Sugestões de bilhetes:
    * Em quem voto para presidente?
    * Como se faz arroz?
    * Sugira um nome para meu bebê?
    * Sugira um filme para eu ver?
    * Briguei com a sogra, o que fazer?
    * Cante uma música para mim?
    * Gosto quando me aplaudem.
    * Sou muito carente. Me dê um apoio.
    * Tenho piolhos. Me ajude!
    * Estou com fome. Me console!
    * Dance comigo.
    * Estou com falta de ar. Me leve à janela.
    * Me descreva um jacaré.
    * Me ensine a pular.
    * Tem uma barata em minhas costas!
    * Dobre a minha manga.
    * Leia a minha sorte.
    * Quanto eu peso?
    * Estou dormindo, me acorde!
    * Me cumprimente.
    * Meu sapato está apertado. Me ajude.
    * Quantos anos você me dá?
    * Quero um telefone. Que faço?
    * Me elogie.
    * Meu filho mija na cama. Que faço?
    * O que faz o síndico de um prédio?
    * Sou sósia de quem?
    * Como conquistar um homem?
    * Veja se estou com febre.
    * Chore no meu ombro.
    * Estou de aniversário, quero meu presente.
    * Sorria para mim.
    · Me faça uma careta?


    › Veja Mais: Comunicação

  2. #2
    Roberto está online Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Comunicação => Formas com o corpo

    Dar-se conta da importância de cada indivíduo no processo grupal.

    Desenvolvimento:
    Formar subgrupos de aproximadamente 5 pessoas.
    O facilitador explica que dirá uma palavra e, simultaneamente, cada subgrupo deverá compor com seus corpos, sem falar, uma imagem que corresponde à palavra dita. (casa, coração, avião, cama, ponte, vela, barco, estrela, ect.)

    Comentários:
    Ressaltar a dificuldade de comunicação quando não se pode falar, mostrar como seria mais complicado de expressar se um dos componentes de qualquer um dos grupos não ajudasse.

  3. #3
    Roberto está online Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Escolha cuidadosamente suas palavras

    Expressar os sentimentos e pensamentos através do uso de frases que permitam uma boa comunicação.
    Desenvolvimento:
    1. Formar duplas, sentados
    2. Dar lápis e papel a cada um e pedir que listem todas as frases que ouvem freqüentemente no seu dia-a-dia e que consideram agressivas, ofencivas ou que causam desconforto.
    3. Escolher mais forte e pedir que encontrem uma forma clara e gentil de dizer a mesma coisa.
    Comentários: Essa dinâmica é ótima para treinar o jeito de chegar às pessoas, a forma de como se dirigir a cada um. O facilitador deve discutir sobre isso.

  4. #4
    Roberto está online Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Meus pés descalços

    Contato corporal / Quebra barreiras ainda existentes na comunicação espontânea.
    Desenvolvimento:
    1. O facilitador pede que todos tirem os sapatos e fiquem descalços.
    2. Em seguida, pede que os participantes estiquem as pernas e mexam os pés, brincando com eles durante algum tempo em silêncio.
    3. Levantar e andar na ponta dos pés, com os lados (dentro e fora), com o calcanhar, com a sola inteira.
    4. Voltar ao normal e perceber quais pontos dos pés mais tocaram o chão.
    5. Parar e escolher dupla. Ficar de costas, tocar-se com as costas aliviando tensões até alívio satisfatório. Prender pelo braço e fazer cadeira de balanço, sentar e encostar as suas costas nas costas da dupla. Unir os braços e fazer cadeira de balanço sem pressa. Sentar de frente um para o outro, esticar as pernas e encostar pé com pé dando as mãos. Fazer bicicleta. Se o facilitador quiser, pode fazer outra coisa. Espreguiçar!
    6. Plenário: Qual é a sensação??

  5. #5
    Roberto está online Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Mensagem no escuro – curso de oratória

    Objetivo: Desenvolver estratégias de comunicação direta.

    Material: vários sacos ou caixas fechadas, contendo objetos como algodão, feijão, pedras, folhas, botões, etc.

    Procedimento:
    Os alunos ganham um saco, contendo um dos objetos acima mencionados. Após tentarem descobrir o que tem em seu saco, tentam passar para os colegas o que encontraram, sem porém, falar o nome do objeto. Nesse caso, falar apenas como é o formato, se é de utilidade, ou se é para comer, etc.
    O grupo deverá descobrir o que tem dentro do saco.

  6. #6
    Roberto está online Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Destrava língua – curso de oratória

    Objetivo: fazer o aluno usar a palavra com espontaneidade

    Material: vários objetos como óculos, caneta, livro, relógio, etc.

    Procedimento:
    Cada aluno escolhe um dos objetos apresentados pelo professor. O aluno deve falar livre e espontaneamente tudo que sabe e o que quer sobre o objeto escolhido.

  7. #7
    Raquel_Pereira está desconectado Avatar de Raquel_Pereira
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Localização
    Salvador
    Posts
    289

    30 segundos

    Dinâmica: 30 SEGUNDOS

    - Fonte: Grupo Caminhando na Fé
    - Participantes: 10 a 30 pessoas
    - Tempo Estimado: 30 minutos
    - Modalidade: Debate.
    - Objetivo: Estimular a participação de todos por igual nas reuniões e evitar interrupções paralelas.
    - Material: Nenhum.
    - Descrição: O coordenador apresenta um tema a ser discutido pelo grupo. Baseado neste tema, cada integrante tem trinta segundos para falar sobre o assunto apresentado, sendo que ninguém, em hipótese
    alguma, pode ultrapassar o tempo estipulado, ao mesmo tempo em que os outros integrantes devem manter-se em completo silêncio. Se o comentário terminar antes do término do tempo, todos devem manter-se
    em silêncio até o final deste tempo. Ao final, a palavra o tema pode ser, então, debatido livremente. O coordenador também pode desviar, utilizando como tema, por exemplo, "saber escutar e falar",
    introduzir questões como:
    * Sabemos respeitar e escutar (e não simplesmente ouvir) a opinião do outros?
    * Conseguimos sintetizar nossas opiniões de maneira clara e objetiva?

  8. #8
    Raquel_Pereira está desconectado Avatar de Raquel_Pereira
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Localização
    Salvador
    Posts
    289

    Comunicação gesticulada

    Dinâmica: COMUNICAÇÃO GESTICULADA

    - Fonte: Grupo Caminhando na Fé
    - Participantes: 15 a 30 pessoas
    - Tempo Estimado: 30 minutos
    - Modalidade: Comunicação Gestual.
    - Objetivo: Analisar o processo de comunicação gestual entre os integrantes do grupo.
    - Material: Aproximadamente vinte fichas com fotografias ou desenhos para serem representados através de mímicas.
    - Descrição: O coordenador auxiliado por outros integrantes deve encenar através de mímicas (sem qualquer som) o que está representado nas fichas, cada qual em um intervalo de aproximadamente um minuto.
    Os demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi representado. Em seguida, deve-se comentar a importância da comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam até mesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam fazer.

  9. #9
    Raquel_Pereira está desconectado Avatar de Raquel_Pereira
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Localização
    Salvador
    Posts
    289

    Condutor cego

    Dinâmica: Condutor Cego

    Público e Contexto: Grupos em RdP, com pelo menos alguns meses de caminhada e algum projeto em execução
    Objetivo: Trabalhar a comunicação entre os membros dos grupos, estimular pessoas
    que falem pouco e pessoas ouvem pouco a participarem e contribuirem mais.
    Material: Algumas cadeiras de rodas (uma por dupla) alguns obstáculos (mesas, cadeiras, panos molhados, vasos de planta, etc).
    Preparação: Quem estiver assessorando os trabalhos deve tentar identificar ou o grupo pode identificar as pessoas que tenham dificuldades para expressar suas opiniões e pessoas que tenham dificuldade em ouvir as opiniões dos demais membros do grupo. É preciso criar um caminho com início e final, várias altenativas de caminho (não criar um curral) e espalhar os obstáculos, podemos criar um competição (ver qual dupla chega primeiro ou espalhar objetos para que sejam recolhidos e contados ao final)
    Tempo: 10 min mais avaliação
    Procedimento: "aqueles que falam pouco" devem ficar sentados nas cadeiras e com pés e mão atados, "os que ouvem pouco" devem estar vendados e devem ser girados antes de assumirem a condução da cadeira. Depois reunir todos e avaliar a atuação de cada um.

    Nome: Como eu me vejo e como vocês me vêem
    Público e Contexto: Grupos em RdV com algum tempo de caminhada (pelo menos 6 meses)
    Objetivo: Comparar como as pessoas se vêem e como são vistas pelas outras pessoas do grupo
    Material: papel, lápis e borracha.
    Tempo: Meia hora
    Procedimento: Cada membro deve ter duas folhas de papel, uma para que ele se descreva e outra para que os demais o descrevam, depois cada membro deve fazer seus "retratos" e compará-los Reflexão: Será que sou o que pareço ser? Será que sou o que quero ser?


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •