Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Estamos vivendo realmente já a nova aliança? O texto é longo mas vale a pena ler

  1. #1
    bereano.com está desconectado Avatar de bereano.com
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Posts
    6

    Estamos vivendo realmente já a nova aliança? O texto é longo mas vale a pena ler

    Estamos Vivendo a Nova Aliança?
    Um dos argumentos principais das igrejas para defender a não-necessidade de cumprimento da DE TODOS OS MANDAMENTOS SEM DO SENHOR seria o suposto fato de que estaríamos na nova aliança e não na “velha”.Será que isso é verdade?Mesmo que estivéssemos vivendo a nova aliança, isso não seria suficiente para provar que a LEI não precisa ser cumprida. Mas, por outro lado, se não estamos ainda vivendo a nova aliança, então todos os argumentos subsequentes das igrejas para não cumprirem a LEI caem por terra.O que é a Nova Aliança?A Nova Aliança é uma promessa que é dada pelo SENHOR (Primeiro Testamento). Mas, em que consiste? Vamos analisar aqui os textos que descrevem a Nova Aliança.O texto principal encontra-se em (Jeremias): Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles violaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha LEI no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu o DEUS e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados. Jeremias 31:31-34)Estes são os termos principais da Nova Aliança. Será que de fato podemos dizer que isso já aconteceu, se a casa de Israel ainda está dispersa? Podemos dizer ainda que em Israel todos conhecem ao SENHOR sem precisarem ser ensinados?Vamos ver mais alguns termos…
    ...e farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. E alegrar-me-ei por causa deles, fazendo-lhes o bem; e os plantarei nesta terra, com toda a fidelidade do meu coração e da minha alma. Pois assim diz o Senhor: Como eu trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim eu trarei sobre eles todo o bem que lhes tenho prometido. E comprar-se-ão campos nesta terra, da qual vós dizeis: E uma desolação, sem homens nem animais; está entregue na mão dos caldeus. Comprarão campos por dinheiro, assinarão escrituras e as selarão, e chamarão testemunhas, na terra de Benjamim, e nos lugares ao redor de Jerusalém, e nas cidades de Judá e nas cidades da região montanhosa, e nas cidades das planícies e nas cidades do Sul porque os farei voltar do cativeiro, diz o Senhor. Jeremias 32:40-44)
    Pergunta:
    Todos os judeus já voltaram do cativeiro?
    E os cativos da casa de Israel onde estão?
    Se a Nova Aliança tivesse começado logo após o sacrifício de JESUS, por que Israel só começou a voltar do cativeiro 50 anos atrás?
    Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna. Então te lembrarás dos teus caminhos, e ficarás envergonhada, quando receberes tuas irmãs, as mais velhas e as mais novas, e eu tas der por filhas, mas não por causa da aliança contigo. E estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás Que eu sou o Senhor; para que te lembres, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu te perdoar tudo quanto fizeste, diz o Senhor . (Ezequiel 16:60-63)Com o secularismo ganhando força em Israel, podemos claramente perceber que Israel está longe de atingir o arrependimento que ocorrerá na Nova Aliança.Vamos ver o que mais Ezequiel diz a respeito do tema:
    Farei com eles uma aliança de paz, que será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu Santuário no meio deles para sempre. Meu tabernáculo permanecerá com eles; e eu serei o seu DEUS e eles serão o meu povo. (Ezequiel 37:26-27)
    Com tantos judeus no exílio, e com os descendentes das 10 tribos sequer tendo sido restaurado, podemos afirmar que já chegou o tempo da multiplicação? E o Templo? Aqui vemos que o Templo estar presente é parte integrante da Nova Aliança. Onde está o Templo?
    Vamos ver agora o que (Isaías) diz a respeito do tema:
    Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o Senhor: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca dos teus filhos, nem da boca dos filhos dos teus filhos, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre.
    Vemos aqui que a Nova Aliança traz também uma promessa de que não só nós, mas também nossos filhos e netos, e posteriores gerações não se desviarão do SENHOR.Podemos dizer que isso já acontece hoje em dia?
    Resumo das condicoes proféticas.
    Vejamos então agora um resumo das características da Nova Aliança:
    O SENHOR colocará a Sua LEI de forma interna em Israel e a escreverá nos seus corações. Em outras palavras, Israel será naturalmente obediente ao SENHOR. Não haverá mais desobediência. (Jer. 31:33; 32:40); Israel terá com o SENHOR um relacionamento íntimo, de cumplicidade. (Jer. 31:33; Ez. 37:27-28); Todo o Israel conhecerá naturalmente ao SENHOR. (Jer. 31:34); Ninguém mais precisará aprender sobre Quem é o SENHOR. Todos já saberão naturalmente. (Jer. 31:34); TODAS as transgressões de Israel serão perdoadas. (Jer. 31:35; Ez. 16:63; Hb. 9:15, 22); TODA a terra prometida será dada a Israel. (Jer. 32:41-44; Ez. 37:26); O SENHOR fará multiplicar a Casa de Israel (Ez. 37:26); O Templo estará permanentemente (Ez. 26-28)

    Total de profecias sobre a Nova Aliança: Oito
    Total de profecias já cumpridas: Zero
    Alguém ainda duvida que não estejamos na Nova Aliança?
    A Nova Aliança é o Evangelho?
    A Nova Aliança é a aliança bíblica mais incompreendida de todas. O problema é que as pessoas confundem as Boas Novas (o chamado “Evangelho”) com a Nova Aliança.
    Porém, as Boas Novas não são a Nova Aliança, mas sim a promessa da Nova Aliança! Uma das chaves para entendermos isso está em (Isaías) 59. Repare que no versículo imediatamente anterior ao que fala sobre a Nova Aliança, temos o seguinte:
    E virá um Redentor a SIÃO e aos que em JACÓ se desviarem da transgressão, diz o Senhor. Isaías 59:20)
    Repare que um pouco antes da Nova Aliança, era necessário que viesse o Redentor.
    Com a vinda do Redentor tendo se cumprido em JESUS, isso significa que a Nova Aliança está mais próxima do que nunca!
    Entendendo a Obra Redentora de JESUS.É preciso entender que a obra redentora de JESUS tem dupla função. A primeira é restaurar o relacionamento dos homens para com o PAI, pregando arrependimento (retorno ao PAI) na vida destes homens. Este é o aspecto presente do sacrifício de JESUS.O segundo aspecto é nos salvar do Julgamento, pois sem Ele estaríamos condenados. Este é o aspecto futuro. Como o julgamento virá imediatamente com a vinda do Messias, isto significa que cronologicamente a Nova Aliança começa assim que termina o julgamento.Quais são então as Boas Novas sobre a Nova Aliança? As Boas Novas são que, se andarmos de acordo com as escrituras nos ensinam, não seremos condenados no Julgamento e poderemos viver o Milênio com JESUS, que é a Nova Aliança!
    Em outras palavras: o evangelho é a PROMESSA da Nova Aliança, e não a Nova Aliança em si!
    Fatos sobre a Nova Aliança
    Alguns outros fatos sobre a Nova Aliança:
    1) A palavra “Nova” aqui (Chadashá) não significa algo novo no sentido de partir do zero.
    A palavra chadashá também pode significar, e é o caso aqui, uma renovação.
    A Nova Aliança nada mais é do que a renovação da aliança que DEUS fez com Israel.
    2) A Nova Aliança é sempre mencionada em conexão com o Reino do Milênio (Por exemplo: vide Jer. 31:31-34 à luz do contexto de 34:10-40. Vide Jer. 32:40-44 no contexto de 32:37-44. Vide Ez. 37:26-27 à luz do contexto de 37:1-29. Veja ainda Mt. 26:28-29).
    3) Repare que na Nova Aliança, não teremos mais ofertas de sacríficio pelos pecados (vide Hb. 10:16-18). Porém:
    a. Hb. 10:1-3 diz que atualmente os sacrificios permanecem como recordação;
    b. Paulo fez oferta pelo pecado (Atos 21:23-26, à luz de Num. 6:13-21, e também Atos 24:17-18)
    c. Durante a tribulação haverá sacrifícios no Templo (Daniel 9:27)
    4) Repare ainda que JESUS se recusou a tomar do cálice da Aliança renovada até o Seu retorno para estabelecer o Seu Reino (Mt. 26:28-29 = Mc. 14:15 = Lc. 22:20)
    5) Podemos ver claramente que a Aliança Mosaica ainda permanece vigente (repare que em Hb. 8:13 ela ainda não havia desparecido – leia ainda Mt. 5:18)
    Paulo não declarou a Aliança Mosaica obsoleta?
    Outra grande confusão que ocorre a respeito da Nova Aliança tem a ver com Hebreus 8. Esta parte de Hebreus apenas ensina que a Nova Aliança é superior à Aliança Mosaica. Não porque o objetivo da Nova Aliança fosse substituir a Aliança Mosaica, mas sim porque a Aliança Mosaica é baseada no Santo dos Santos do Templo terreno.
    Já a Nova Aliança pertence ao Templo Celestial. Agora, repare que o Templo Celestial (que nada mais é do que a própria presença do Cordeiro – vide Ap. 21:22) ainda não se encontra presente na Terra. Só estará presente justamente quando JESUS voltar. E é aí que entrará em vigência a Nova Aliança.O problema está em não entender-mos os argumento de (Paulo). Ele está fazendo uso aqui de uma técnica típica da escola de Hillel, onde Paulo estudou que é a “g’zara sheva” (ou “equivalência de expressões”). A equivalência é usada para se fazer uma interpretação por exposição.Caso realmente a promessa da Nova Aliança tornasse automaticamente a Aliança Mosaica obsoleta, então ela teria ficado obsoleta quando Jeremias escreveu o texto, o que significaria dizer que a Nova Aliança teria começado 600 anos antes de JESUS!
    Na realidade, podemos ver por Hebreus 10 que Paulo havia acabado de explicar a figura de JESUS no Yom Kipur (Dia da Expiação), exposição esta que foi feita nos capítulos 8 e 9. E podemos ver nos versículos 10:1-3 que os sacrifícios permanecem como lembrança! Se Paulo estivesse escrevendo contra a Aliança Mosaica, ele jamais poderia ter escrito que os sacrificios permaneciam!
    Aliás, se analisarmos Hebreus 10:25 atentamente, Paulo se opõe claramente àqueles que não observam o Yom Kipur, encorajando as pessoas a fazê-lo! Isso joga por terra todo argumento dos anti-nomianos de que Paulo teria pregado (absurdamente) a abolição da LEI.
    Para entendermos o que Paulo está dizendo em Hebreus 8, temos que recorrer aos textos citados por ele: Salmos 40, e Jer. 31. Paulo amarra o conceito da LEI no coração e do fim dos sacrifícios, presentes em Salmos 40, à Nova Aliança em Jer. 31.
    Paulo argumenta que haverá um tempo (que claramente não é o tempo presente) em que os sacrifícios não serão mais feitos porque o pecado não mais será lembrado, pois serão em memorial de pecados que já terão sido esquecidos quando o Julgamento tiver passado e a Nova Aliança estiver vigente.Paulo encerra ainda citando Habacuque 2:3-4, demonstrando claramente que a Nova Aliança virá quando o Messias voltar.
    Conclusão:
    O ponto chave, portanto, alegado por muitas igrejas para não cumprirem as Leis do SENHOR simplesmente não tem fundamento algum.
    As Boas Novas de JESUS se referem, dentre outras coisas, à promessa da Nova Aliança, que entrará em vigência em Seu Reino Vindouro, e não tem nem nunca teve por nar obsoleta a Aliança Mosaica.


    › Veja Mais: Estamos vivendo realmente já a nova aliança? O texto é longo mas vale a pena ler

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    bereano.com,

    Você é adventista? Isso foi uma tentativa de defesa da guarda do sábado?

  3. #3
    bereano.com está desconectado Avatar de bereano.com
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Posts
    6
    Não sou adventista. Tudo isso que está escrito não é de minha autoria,mas por concordar com tudo, resolvi não colocar a fonte, caso deseje sabe-la eu postarei.

  4. #4
    bereano.com está desconectado Avatar de bereano.com
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Posts
    6
    Não sou adventista.

  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    Você é sabatista, acredita nas prescrições alimentares e nos rudimentos da lei?

  6. #6
    bereano.com está desconectado Avatar de bereano.com
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Posts
    6
    O que é sabatista?

    Atos 24:14
    14 - Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Veja paulo diz que anda conforme a lei e se um vaso escolhido por Deus obedece a lei quem sou eu para dizer que não

    Romanos 7:12
    12 - E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Veja ele diz que a lei É santa ou seja o verbo está no presente e não no passado, ou no futuro.

    Atos 21:23-24
    23 - Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.
    24 - Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. Veja que a palavra diz que paulo guardava a lei, sabe que voto era esse? voto de nazireu, leia Números cap. 6 , Paulo fez sacrifícios pelo voto de nazireu daqueles quatro homens não sou eu que estou dizendo está nas Sagradas Escrituras.

    Graça e Paz

  7. #7
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    Ok "bereano.com", já sei aonde quer chegar!
    Somos uma comunidade de professores de escola bíblica dominical, portanto seria ridículo nos omitir-mos quanto à questão daqueles que insistem em viver sob a lei porém, debater qualquer questão calcado em versículos bíblicos aleatórios e fora de contexto não convém, aliás, é afeto a leigos que desconhecem o valor das regras hermeunêticas.
    Reputamos como heréticos todos que insistem em viver sob os rudimentos da lei, não usamos de nenhum eufemismo para não ofender suscetibilidades, não por um espirito beligante mas, porque não cedemos um milímetro na sã doutrina, em especial, à doutrina da graça, uma das doutrinas fundamentais do NT.

  8. #8
    bereano.com está desconectado Avatar de bereano.com
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Posts
    6
    Por favor me responda, a biblia diz que Paulo guardava a lei,e ai como se explica isso, seria êle um herege.

  9. #9
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    Queridão,

    Depende do que você quer dizer com:
    Citação Postado originalmente por bereano.com Ver Post
    a biblia diz que Paulo guardava a lei
    Fica claro a partir das numerosas citações do Antigo Testamento encontrado em toda as cartas de Paulo (como em Gl 3:6-14) que Paulo não achava que a lei estava suspensa em todos os sentidos. A lei continua a ser autorizada por ele, não foi destruída e nem anulada. Pelo contrário, porém, ela não é mais o arranjo principal de aceitação diante de Deus, e não é mais um meio de separar Israel (o povo de Deus) de outras nações em algum sentido exclusivo. Ela não foi projetada para nos dar vida diante de Deus (Gl 3:21) mas continua sendo valiosa, muito valiosa para o nosso esclarecimento da ética, desde que se entenda à luz do que Paulo ensina sobre o seu cumprimento (Rm 10:4), a "lei de Cristo" (Gl 6:2) e o impacto que o Espírito Santo tem sobre o nosso relacionamento com a lei (cf. caps. 5-6 de Gálatas).

    Há alguma coisa intrinsecamente errada com a circuncisão? Nada, diz Paulo (Gl 5:6). O que há de errado em comer apenas comida kosher? Nada. Afinal, Deus prescreveu especialmente para os sacerdotes, e não podem estar errados todos que procuravam viver nesse grau de pureza. Há algum problema em cultuar a Deus sempre nos sabados? Claro que não!

    Sabe o que há de errado queridão? Práticas e características do cristianismo que desmascaram a suficiência de Cristo e relegam o Espírito Santo a uma característica não-essencial da vida cristã.

    O problema dos legalistas de ontem e de hoje é que acreditavam e aindam acreditam que a guarda do sábado é essencial à salvação, fazendo assim estão alegando que a obra de Cristo e a orientação do Espírito Santo são insuficientes para vida diária. Sob esse aspecto, a lei foi cancelada.

  10. #10
    bereano.com está desconectado Avatar de bereano.com
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Posts
    6
    Graçe e Paz.
    Concordo plenamente com vc. e entendo que a lei não foi dada em tempo nenhum para levar o homem a salvação, a graça do SENHOR é que nos salva, e isso é desde da queda de Adão e Eva. Um dos propósitos da lei é conscientizar o homem do que é pecado, e eu creio que é a BENDITA GRAÇA SALVADORA, que também nos leva a amar a lei, como diz o salmista no salma 1 (antes meu prazer está na lei do SENHOR) as pessoas dizem que a circuncusão é maldição e não é vc. mesmo entende assim também que não é, onde é que a circuncisão se torna maldição quando ele é feita com o objetivo para trazer salvação, Paulo circuncidou a Timóteo, êle não seria louco de trazer maldição para seu companheiro como para ninguém, dizem a circuncisão não serve para nada é verdade mas a incircuncisão também não serve para nada (Icor.7(19) ) o perigo que eu vejo é nesta aversão por parte de muitos irmãos nas igrejas quando houve a palavra lei,
    a lei não é maldita, maldita é a desobediencia a ela, Jesus cumpriu a lei , Paulo e todos os apóstolos também, mas o que eles combatiam era justamente estes conceito dos legalistas em querer fazer as pessoas se circuncidar e cumprir a lei para serem salvas, ai sim é maldição, pois o homem é justificado por fé e não por obras da lei. Nada da lei é essencial para salvação, sabemos disso, mas por sermos salvos e movidos por um amor ao AUTOR DA LEI,é que buscamos cumpri-la, e assim mesmo muitas são as vezes que infelismente a trangredimo, é aquilo que diz a palavra miserável homem que sou pois mesmo amando a lei do SENHOR, ainda a transgride.

    Abraço

  11. #11
    RaquelPMarques está desconectado Avatar de RaquelPMarques
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Aveiro - Portugal
    Posts
    16
    Que grande confusão... Fala-se de que para ter SALVAÇÃO, não é necessário cumprir a LEI, correcto, mas depois afirma-se, que não se deve transgredir a LEI! Então se eu transgredir a lei, mantenho a SALVAÇÃO! Pelo que se disse aqui :"conceito dos legalistas em querer fazer as pessoas se circuncidar e cumprir a lei para serem salvas, ai sim é maldição, pois o homem é justificado por fé e não por obras da lei". Ou seja conclui-se que pela lei, não se atinge nada. As nações de gentios, que foram e são salvas, em nada têm que cumprir a lei, apenas o mandamento de Jesus Mateus 22:34-40 - Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.Este é o grande e primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Também está em Marcos 12:28-34. A Salvação ganha-se, mas também se perde. E como está afirmado pelo Bereano e Roberto, A Salvação e vida eterna não se perde com o fazer ou não fazer a "Lei". Acho a última resposta está a baralhar os conceitos práticos!

  12. #12
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141
    A que texto se refere? O do tópico #1, #9 ou #10?


    Citação Postado originalmente por RaquelPMarques Ver Post
    Que grande confusão... Fala-se de que para ter SALVAÇÃO, não é necessário cumprir a LEI, correcto, mas depois afirma-se, que não se deve transgredir a LEI! Então se eu transgredir a lei, mantenho a SALVAÇÃO! Pelo que se disse aqui :"conceito dos legalistas em querer fazer as pessoas se circuncidar e cumprir a lei para serem salvas, ai sim é maldição, pois o homem é justificado por fé e não por obras da lei". Ou seja conclui-se que pela lei, não se atinge nada. As nações de gentios, que foram e são salvas, em nada têm que cumprir a lei, apenas o mandamento de Jesus Mateus 22:34-40 - Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.Este é o grande e primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Também está em Marcos 12:28-34. A Salvação ganha-se, mas também se perde. E como está afirmado pelo Bereano e Roberto, A Salvação e vida eterna não se perde com o fazer ou não fazer a "Lei". Acho a última resposta está a baralhar os conceitos práticos!

  13. #13
    RaquelPMarques está desconectado Avatar de RaquelPMarques
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Aveiro - Portugal
    Posts
    16
    Olá Roberto!
    Da sua parte concordo com tudo o que escreveu!
    Apenas o que descreveu o Bereano, não concordo, pois está a firmar algo que depois contradiz-se um pouco. Eu apenas descrevi as palavras que estavam transcritas. Se ler bem o que foi escrito peço colega... está a afirmar algo e depois a seguir escreve o contrário.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •