Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Zaqueu

  1. #1
    Raquel_Pereira está desconectado Avatar de Raquel_Pereira
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Localização
    Salvador
    Posts
    289

    Zaqueu

    DESENHOS - FIGURAS - ATIVIDADES, PEGUE AQUI:
    http://www.escoladominical.net/forum...ras-Atividades
    ______________________________ ______________________________ _____


    A Grande Escolha de um Homem Baixinho

    Jesus veio à Terra para ajudar os pecadores como eu a serem justos diante de Deus.


    "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."
    Lucas 19:10


    Debate em família. Neste trimestre estudamos sobre três coisas que estavam perdidas: uma ovelha, uma moeda e um filho. Nessas histórias, aprendemos a encontrar pessoas perdidas. Na história desta semana, o que Deus fez para encontrar Zaqueu? Que outras coisas vocês acham que aconteceram para mudar Zaqueu, que a história não nos diz? 0 que Deus estava fazendo o tempo todo para ajudar Zaqueu a mudar?


    Atividade em família. Leiam um ou dois destes textos sobre cobradores de impostos: Lucas 3:12; 5:27-32; 7:29; 15: 1; 18:10. Lucas fala sobre essas pessoas porque ele queria mostrar como Jesus era amigo de todos - dos pobres, dos oprimidos e de outros rejeitados pela sociedade.


    Oração em família. Agradeçam a Deus porque Ele enviou Jesus para encontrar e salvar as pessoas perdidas, como nós. Peçam-Lhe para ajudá-los
    a ser como Zaqueu e não como o jovem rico.

    Peçam-Lhe para ajudá-los a colocá-Lo em primeiro lugar. Assim, vocês poderão estar felizes e salvos como Zaqueu.

    História

    Jericó era uma cidade bonita que ficava perto de um vau do rio Jordão. Um vau é um lugar do rio onde a água é rasa o suficiente para as pessoas passarem. Assim, quando os viajantes da província de Peréia iam a Jerusalém, na província da Judéia, atravessavam o rio próximo a Jericó.

    Havia muitos publicamos, ou cobradores de impostos, em Jericó. Quando as pessoas viajavam de uma província a outra, tinham que pagar impostos ou taxas. 0 chefe dos publicanos em Jericó era Zaqueu.

    Zaqueu ficou sabendo que Jesus e Seus discípulos passariam por Jericó em sua viagem a Jerusalém, onde Jesus morreria, e sentiu muita vontade de vê-Lo, mas a multidão em volta dEle era muito grande e Zaqueu era baixinho demais.

    Zaqueu olhou a estrada por onde Jesus teria que passar. Viu uma árvore perto da estrada. Correu e subiu na árvore. Agora podia ver!

    Enquanto Zaqueu olhava, a multidão começou a descer pela estrada. Ele deve ter gostado de ver como Jesus conversava primeiro com uma pessoa e depois com todas as outras. Deve ter apreciado o modo como Ele as curava e falava sobre o amor de Deus por elas.

    Quando a multidão estava debaixo da árvore, Zaqueu viu Jesus olhar para cima. Ele olhou direto para Zaqueu e disse:
    - "Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.- Lucas 19:5, BLH.

    Jesus sabia o nome de Zaqueu! Ele iria até a sua casa! Zaqueu não podia acreditar, ele estava tão agradecido pelas palavras de Jesus! Depressa, obedeceu e desceu da árvore.

    Mas as pessoas em volta de Jesus não gostaram. Elas ficaram zangadas. Odiavam Zaqueu e gritaram:
    -"Este Homem vai Se hospedar na casa de um pecador!" Lucas 19:7, BLH.

    Zaqueu morava pertinho de onde João Batista havia pregado. Ele conhecia a mensagem de João. Conhecia a mensagem de Jesus. Mas não havia entregue o coração a Deus até que Jesus lhe disse que iria a sua casa.

    Naquele momento, entretanto, uma grande mudança aconteceu no interior daquele pequeno homem. Ele entendeu que a maneira como estava vivendo não era certa. Precisava mudar. Queria fazer isso, e de uma forma que pudesse ser justo diante de Deus e das pessoas que ele havia enganado.

    Antes de as pessoas saírem dali, Zaqueu disse:
    - Darei metade do meu dinheiro aos pobres. Se eu tiver prejudicado alguém, devolverei a essa pessoa quatro vezes mais!

    Jesus ficou muito feliz em ouvir Zaqueu escolher segui-Lo e disse:
    - A salvação veio à casa de Zaqueu hoje. 0 Filho do homem veio para encontrar as pessoas perdidas e salvá-las.


    Eu Amo a Palavra de Deus


    Decore o Verso Áureo e o escreva aqui:

    Agora, escreva seu Verso Áureo em uma tirinha de papel e cole na corrente do trimestre. Leia tudo que você escreveu em sua corrente de papel. Existem multas coisas nela pelas quais agradecer?

    Tire um minuto agora mesmo e agradeça a Deus por essas coisas, especialmente porque Ele enviou Jesus para encontrar e salvar os perdidos.


    Curiosidades
    Nos dias de Jesus, os cobradores de impostos, os ladrões e os assassinos eram considerados iguais. Qualquer um deles podia ser impedido de entrar na sinagoga.

    Os cobradores recolhiam impostos para Roma, o país que governava a Palestina, onde Jesus vivia.

    Na Palestina, os cobradores de impostos judeus eram considerados traidores pelas pessoas dali, porque trabalhavam para Roma.

    Levi Mateus, um dos discípulos de Jesus, foi um cobrador de impostos.

    Jericó, onde Zaqueu morava, era uma cidade rica e bonita na época de Jesus. Também era um lugar onde era cobrada uma boa parte dos impostos.

    Quando Zaqueu entrou na multidão para ver Jesus, ele se arriscou muito. As pessoas sabiam quem era ele, e o odiavam.

    Aceitar a Jesus transformou tanto a Zaqueu que ele devolveu quatro vezes mais de tudo o que havia roubado.




    Fale Sobre Isso
    Escreva o Verso Áureo em um pedacinho de papel e enfeite-o com desenhos de moedas, ovelhas e pessoas.

    Mostre o desenho a alguém e conte sobre a moeda perdida, a ovelha perdida, o filho perdido e Zaqueu.
    Se a pessoa quiser, dê-lhe o papel.
    Ou coloque-o na porta da geladeira para lembrar toda a família que Jesus veio para salvar vocês.



    Pense Nisto
    Havia uma grande diferença entre Zaqueu e o jovem rico, não é? Esta atividade o ajudará a perceber e entender a diferença.

    Preencha os espaços em branco para formar um quadro que descreva o jovem rico, e outro sobre Zaqueu. Se precisar de ajuda, use as palavras e expressões do banco de palavras. Você pode usar algumas palavras mais de uma vez.

    Banco de Palavras
    Jesus, muito importante, dinheiro, seguir a Jesus, triste.

    1. 0 jovem rico tinha muito _______
    2. Ele queria ____________
    3. As outras pessoas pensavam que ele era___________
    4. Ele pensava que era_____________
    5.0 _________________ era mais importante para ele do que _____________
    6. Ele se afastou de Jesus muito ___________


    Banco de Palavras
    salvo e feliz, Roma, um pecador, judeu, tinha tirado, Jesus, cobrador de impostos.

    7. Zaqueu era um______________
    8. Ele era ___________________
    9. Ele trabalhava para ___________________
    10. Ele queria ver a _____________
    11. As outras pessoas pensavam que ele era ____________________
    12. Ele pensava que era um___________
    13. Ele devolveu mais do que _____________
    14. Ele levou Jesus para sua casa se sentindo __________________


    Se você escolher seguir a Jesus, também se sentirá feliz e salvo.

    fonte: http://www.tagnet.org/jesuskids/licao/1 ... go/segunda


    › Veja Mais: Zaqueu

  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Red face Zaqueu

    No anexo tem a lição do Prof e do aluno.
    Veja amostra da primeira página lição do aluno.
    Lição aluno 1.jpg
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 02-07-12 às 07:48 PM. Razão: O arquivo está OK!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: A história de Zaqueu

    A História de Zaqueu!

    O seu nome era Zaqueu.
    Ele era muito rico e importante na cidade de Jericó, mas as pessoas não gostavam muito dele, porque ele era um cobrador de impostos.
    E, mesmo que as pessoas sofressem muito para pagar o dinheiro cobrado, Zaqueu as obrigava a pagar.

    A verdade é que o dinheiro era a coisa mais importante na vida daquele pequenino homem!
    Até que um dia... alguém lhe falou de Jesus e de todos as coisas maravilhosas que Ele fazia na vida das pessoas que se encontravam com Ele.
    Disseram, também, que Jesus passaria por Jericó naquele dia.
    Então, Zaqueu desejou, do fundo do seu coração, conhecer Jesus.

    Assim, na hora certa, foi à estrada por onde Jesus estava passando, mas quando chegou lá, percebeu que já havia uma grande multidão cercando Jesus. Tinha tanta gente, que ele nem conseguiu se aproximar!

    Bem que Zaqueu se esticou todo. Até, ficou nas pontinha dos pés!!!
    Mas, não conseguiu ver nada!
    Não viu porque era, de fato, muito baixinho!!!

    Sua vontade de conhecer Jesus foi tão grande, mas tão grande, que ele se esqueceu do trabalho, de toda a sua riqueza, e teve uma idéia brilhante!!!

    Correu à frente da multidão, subiu em uma grande árvore e ficou esperando que Jesus passasse por baixo, para vê-lo bem de pertinho.

    Quando Jesus - que sabe de todas as coisas - chegou embaixo da árvore, olhou para cima, viu Zaqueu e disse: - Zaqueu, desce depressa; hoje eu vou contigo para a tua casa.
    Zaqueu quase não conseguiu acreditar que Jesus o conhecia, pelo nome!
    Mas obedeceu, desceu de um pulo e com muita alegria recebeu Jesus em sua casa.

    Algumas pessoas não entenderam porque Jesus havia ficado amigo de Zaqueu, afinal ele era um homenzinho tão pecador!
    Mas Zaqueu tinha entendido que ser amigo de Jesus era muito mais importante que qualquer dinheiro ou trabalho importante, por isso, mostrou-se tão arrependido de todas as coisas erradas que havia feito que disse: - Senhor, vou dar aos pobres a metade de todas as coisas que tenho; também, se eu tiver roubado alguém, devolverei quatro vezes mais.

    Jesus reconheceu a sinceridade do coração de Zaqueu e disse:
    - Hoje veio a salvação a esta casa, porque eu vim buscar e salvar os que estavam perdidos.

    Como Jesus é maravilhoso, não é mesmo?
    Que bom saber que quando desejamos e buscamos conhecê-lo de verdade, Ele vem até nós, nos chama pelo nome e fica conosco, no nosso coração, para sempre!!!

    Foi assim com Zaqueu! É assim comigo! E com vocês?

    Fonte: http://www.pibpa.org.br/ovelhinha/?id=39&pag=h

    :.

  4. #4
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: A história de Zaqueu

    Zaqueu, o baixinho

    Tema: Cristo me ama Texto base: Lucas 19: 1- 10.
    Musica: Cristo ama os pequeninos
    Versiculo: " Porque Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lucas 19:10.

    Historia:
    -Coloque a criança na visão de um dos personagens:
    Peça que suba em alguma mesa (com cuidado) e veja as demais no chão. Deixe que comente qual a sua reação.

    Certo dia, Jesus estava atravessando a cidade de Jericó. Esta cidade tinha sido destruída há muito tempo atrás. Agora ela estava reconstruída e muitas pessoas moravam lá. Entre elas havia um homem chamado Zaqueu.
    As pessoas da cidade de Jericó não gostavam muito de Zaqueu porque ele cobrava os impostos. Por ser um cobrador de impostos, Zaqueu era um homem muito rico, mas a sua estatura era muito baixa. Zaqueu não tinha crescido como as outras pessoas.
    Quando soube que Jesus estava em Jericó, Zaqueu quis ver Jesus, aquele que se chamava O Filho de Deus. Mas a multidão era grande e as pessoas eram mais altas que ele.
    Zaqueu teve uma idéia! Se ele pudesse sair da multidão e subir numa árvore...ele conseguiria ver Jesus.

    Zaqueu subiu numa arvore e sentou-se nos seus galhos. Lá de cima ele esperava ver Jesus.
    Mas Foi Jesus quem viu a Zaqueu. Jesus disse: "_ Zaqueu, desse depressa, porque eu vou na sua casa!
    Ele ficou alegre porque Jesus ia visitar a sua casa. Mas as outras pessoas não gostaram disso. Elas reclamavam que Jesus não deveria visitar um pecador como Zaqueu.
    Jesus trouxe uma nova vida para Zaqueu. Ele disse a Jesus: "Eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais."
    Jesus ficou feliz com a nova vida de Zaqueu.
    Ele gosta muito de ver as pessoas saírem do pecado e fazerem o que é certo.
    Jesus disse: "O Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido." Naquele dia em Jericó, Jesus salvou Zaqueu.
    Faça o apelo, perguntando quem gostaria de aceitar a Jesus em seu coração, assim como fez Zaqueu.

    Oração: "Obrigado Senhor Deus, por nos mandar Seu Filho Jesus para encontrar e salvar as pessoas perdidas como eu e os outros. em nome de Jesus, amem."

    Fonte:
    http://trabalhinhos.blogspot.com/search ... %C3%B3rias

    :.

  5. #5
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    A história de Zaqueu

    A atividade desta lição está aqui:
    http://www.escoladominical.net/showt...php?910-Zaqueu

  6. #6
    Agata Rampaze está desconectado Avatar de Agata Rampaze
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    São Paulo - Mogi das Cruzes
    Posts
    7

    Re: A história de Zaqueu

    Estou potando um esboço da história de zaqueu, onde ja tem as aplicações para evangelismo do livro sem palavras




    Zaqueu encontra Cristo. Lucas 19: 01 a 10.

    1. Introdução
    Pedro era um menino muito interessado em pássaros e amava ir com sua família, para a fazenda para admirar os pássaros, porem queria vê-los mais e perto e não conseguia, então pediu a seu pai que lhe desse um binóculo, depois de algum tempo ele ganhou seu binóculo, pegou seu presente e foi correndo admirar os pássaros, quando ele colocou o binóculo no rosto cadê as lentes...

    Ligação: Aconteceu isso com alguém também da bíblia, queria ver alguém mais alguma coisa o impedia

    2. Andamento dos acontecimentos
    A. Jesus e atravessava a cidade de Jericó. (v. 01).
    B. Um Homem chamado Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. (v. 02).

    Ligação: Zaqueu tinha um problema, ele roubava.
    Roubar crianças é PECADO, pecado é tudo que você faz, pensa ou fala que desagrada a Deus, ex. mentir, desobedecer, falar palavrão, roubar, bater. Você e eu pecamos, porque a palavra de Deus diz que nascemos com o desejo de fazer coisas erradas. Em Romanos 5:12 diz; Quando vivemos em pecado ficamos cegos e não conseguimos enxergar nossos erros e nem e a verdade que Deus nos ensinou Deus diz que o pecado deve ser castigado, o castigo é ficarmos separado de Deus.
    Ligação: Eu e Você estamos longe de Jesus, assim como Zaqueu.

    C. Este queria ver Jesus, mas não podiam era uma grande multidão a sua frente e ele era pequeno. (v. 03).
    D. Zaqueu correu e subiu em uma árvore, por onde Jesus passaria. (v. 04).
    E. Jesus chegou perto da árvore, e manda que Zaqueu desça depressa. (v. 05).

    Ligação:Jesus é maravilhoso, enxergou Zaqueu lá em cima da arvore, por que ama a todos.
    Ama também a você e a mim, em Jeremias 31: 3b , pois Jesus é Deus, foi ele quem criou o mundo inclusive você e eu, e por isso Ele nos conhece, o nosso coração, sabe do que precisamos. Deus te ama e tem preparado um lugar maravilhoso pra você morar com Ele, este lugar é o céu. A Palavra de Deus nos diz que o céu as ruas são de ouro, o rio tem a águas transparentes, lá não vai ter dor de dente, por que o céu e perfeito como perfeito é Deus, e tudo o que faz, porque ele é perfeito e Santo.
    Ligação: Por amor Jesus então chamou a Zaqueu.

    F. Zaqueu desceu depressa, e foi falar com Jesus (v. 06).
    G. A Multidão então ficou falando, como Jesus poderia ir casa de um pecador. (v. 07).

    Ligação: Jesus não se importava com que as pessoas falavam e sim com a vida de Zaqueu.
    Deus mandou Jesus o seu Único e perfeito Filho, para nos salvar. Jesus estava a caminho de Jerusalém para que fosse consumada a promessa que Deus nos fez, o Salvador que derramaria seu sangue recebendo assim o castigo que era meu e seu, e levando os nossos pecados. (I Pedro 2:24). Jesus morreu, e ao terceiro dia ressuscitou, hoje mora no céu com o Pai, e quer que você seja salvo
    Ligação: Assim como queria salvar também a Zaqueu.

    H. Zaqueu disse , que devolveria tudo que roubou as pobres. (v. 08).

    3. Clímax/ Resultado
    I. Jesus então disse que Zaqueu se salvou, pois ele entendeu que era pecador. (v. 09)

    4. Resultado
    J. Jesus veio buscar e salvar o perdido.
    K. Zaqueu então devolveu tudo que roubou dos pobres, multiplicado em 4 vezes.

    Ligação: Jesus quer salvar você do pecado.
    Jesus é o único que pode te salvar do castigo do pecado, e te mostrar como andar em verdade, pois foi Ele quem levou o seu e o meu castigo na cruz . Em Atos 16:31. Se você crê em Jesus como seu salvador,poderá ter uma vida maravilhosa com ele no céu a vida eterna,abaixe sua cabeça e fale com Deus. Diga que você é pecador, mas que você quer enxergar a Verdade que é Jesus, diga creio em Jesus como o meu Salvador, se você quer fazer isso levante sua mão me mostrando seu desejo, eu vou orar por você, e depois eu quero conversar com você, e te ensinar na palavra de Deus, como ter a vida eterna.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •