A difícil arte de esperar

Salmo 40:1-8
Vocês já observaram o quanto a nossa vida é cheia de espera? – Esperamos a nossa vez em filas... esperamos o salário no fim do mês... Esperamos resultados de concursos... Resultados de exames... Os pais esperam 9 meses pelo nascimento de um filho... depois esperamos ele crescer...

Para o adolescente, muitas são também as suas esperas: a hora certa para namorar, noivar, casar... para aprender a Dirigir... para se livrar da mesada dos pais e ir trabalhar...

Por tudo isso, Precisamos Dominar a Difícil Arte de Esperar...

Israel vivia em constante Espera: Esperou a promessa de Deus para Abraão; Esperou passar o Cativeiro no Egito (430 anos), Esperou a volta de Moisés do Monte Horebe, mas preciptou-se e fizeram um bezerro de ouro; Esperou a Terra Prometida; Esperou a Libertação do Cativeiro Babilônico (70 anos); Esperou a chegada do Messias...Por todas essas esperas, Davi escreveu um Salmo para Ensinar sobre a Difícil Arte de Esperar...

I - PRECISAMOS APRENDER A ESPERAR COM PACIÊNCIA – V.1

Ilust.: Uma mariposa lutava para livrar-se do seu casulo e um jovem a observa-va já há horas e impaciente, decidiu ajudar e com uma tesoura cortou... aquela borboleta passou o resto da vida se arrastando, pois suas asas ficaram deformadas... Tem muita gente hoje que vive se arrastando... nunca aprendeu a voar, pois não teve paciência para esperar...

A nossa Sociedade é imediatista, tem pressa pra tudo... “Tempo é R$”. Os computadores estão cada vez mais rápidos... No trânsito, andamos sempre voando... não temos paciência para esperar nem o tempo do semáforo e já saímos atropelando... Muitos irmãos da Igreja não conseguem gastar 1 min. p/fazer o retorno e entra na contra-mão...

Até os apóstolos eram Apressados. Paulo em I TES 3:5; I TIM 3:14-15;

Você é Impaciente? Cuidado! “A Pressa é inimiga da Perfeição”! Quem tem pressa come cru! Ilust.: Por não ter paciência e esperar, AbraãoxSaraxAgar provocaram muito sofrimento (GEN 16:1-4). Espere com Paciência o Tempo Certo... Quem Ama, Espera!

II- PRECISAMOS APRENDER A ESPERAR COM CONFIANÇA EM DEUS – V. 2-4

O Salmista sabia em quem ele cria! SL 37:4-5, 7, 9 e 40:17

Deus espera que exercitemos a nossa Confiança nEle e essa Confiança é resultado da nossa Fé! Ele disse que sem fé, seria impossível agradá-LO! Ora e o que é FÉ? – Heb. 11:1

Você é daqueles que Confiam em Deus, daqueles que Perseveram, daqueles que Sabem o que quer, Pede e Espera acontecer ou é daqueles que logo desiste? – HEB 10:38-39!

Eu Creio, eu Confio, eu Espero em Deus que a nossa Ig. Será uma grande igreja! Confio que Deus vai nos dar condições para construir...! Eu Creio na Conversão de Muitos!

Eu Confio em Deus que Ele vai resolver o seu problema, vai suprir a sua necessidade, vai lhe dar saúde, vai te dar esse emprego... vai trazer o seu filho de volta... o seu esposo...

Precisamos Esperar com Confiança, sem Duvidar... Tiago 1:6-8!

III- PRECISAMOS APRENDER A ESPERAR COM HUMILDADE – V. 5-7

Ilust.: Até Jesus, humildemente, esperou a hora certa para iniciar seu ministério (30 anos), depois 3 dias para ressuscitar e mais 40 dias p/subir aos céus!

Hoje foi criada a Teologia da Prosperidade que reúne tantos adeptos e eles não querem esperar a Vontade de Deus ou o Tempo de Deus e vão logo dando ordem: Eu quero! Eu ordeno! Eu não aceito demora! Tem que ser agora! Me dá isso, me dá aquilo... e Logo! Alguns chegam a dar um prazo a Deus: Sr., eu vou te dar um prazo de 7 Semanas... e entra na corrente dos 7 dias, das 7 semanas...! Ilust.: Papa do Diabo disse no rádio: Deus dá, mas demora muito... Satanás dá logo...!

Ilust.: Saul, por não Saber Esperar e Esperar com Humildade, ele como Rei achou que não deveria esperar... e resolveu realizar sacrifícios...I SAM 13:8-10.

A Própria Espera se constitui num ato de Humildade...

CONCLUSÃO

Esperar com Paciência, com Confiança e com Humildade é o Segredo de uma Espera Vitoriosa! Nós não encontramos nenhum registro bíblico ou mesmo a experiência de alguém que tenha Esperado com Confiança em Deus e Ele não tenha vindo ao seu socorro... ÊXODO 3:7-10!

Aprender a Esperar a Direção de Deus! Aprender a esperar a Hora de Deus, sem no entanto perder a Hora, a Vez, a Oportunidade é a Chave para o Sucesso em nossas vidas! Ilust.: Um homem agarrado a um poste, numa enchente na cidade, convidaram-no p/abandonar a cidade... subir num barco de socorro, agarrar-se a uma corda... e ele dizia: Só solto o poste quando Deus mandar... Muitos estão vivendo assim...! Ilust.: Zaqueu quando recebeu o convite de Jesus não perdeu a Hora... O Cego de Jericó também não perdeu tempo... Mas muitos tem perdido a hora, o tempo certo, a oportunidade...!

HOJE, AGORA, você está tendo a oportunidade de Mudar de Vida, de entregar ao Sr. as suas ansiedades, preocupações aflições... É hora de você libertar-se de tudo aquilo que o faz sofrer e Esperar o Livramento do Senhor! É Hora de você passar a Confiar no Sr. E logo você estará dizendo como o Salmista: Esperei... e Ele ouviu...! :D

SIBS – 18/02/2001 - NOITE – Pr. Wagner


› Veja Mais: A difícil arte de esperar