Lição 10- Transformando uma pecadora em missionária II

LEIA E PENSE: Jo 4.10

Jo 4.7-30

ENSINANDO A LIÇÃO

INTRODUÇÃO


Dentre as muitas oportunidades que temos na vida em todos as esferas, uma das mais urgentes é a de evangelizar, será que estamos aproveitando todas as oportunidades de falar de Jesus? O apostolo Paulo disse: Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! (I Co 9.16). Pregar o evangelho é uma obrigação de cada cristão que recebeu Jesus em sua vida, pois o próprio Jesus falou dEle mesmo.


O CAMINHO DA FONTE DA FELICIDADE

Quem não deseja uma água para beber? Pois a água é A água existe no universo há muitos e muitos milhões de anos, mas em estado sólido, como gelo, ou em estado gasoso, como vapor. O único planeta conhecido em que se encontra água no estado líquido é o planeta Terra. E a água é justamente o elemento vital que diferencia o nosso planeta dos outros. Tudo isso nos mostra como a água é importante em nossas vidas, os seres vivos têm seus organismos compostos por 2/3 de água, e o homem, ou qualquer outro animal, resiste a até trinta dias sem alimento, mas não suporta mais do que alguns poucos dias sem água. Apesar de estarmos acostumados a imagens de gigantescos mares e oceanos, e de sabermos que 2/3 da superfície da Terra são cobertos por água, quase toda a água existente em nosso planeta, é salgada, ou seja, não é boa para o consumo humano ou animal, sendo também imprópria para a lavoura.

Portanto os seres humanos, os animais e as plantas necessitam de água doce para viver. Apenas 3% da água existente é doce, além disso, apenas 1/3 dessa água doce não está debaixo da terra, nos lençóis freáticos, ou congelada nos pólos em forma de geleiras, calotas polares e icebergs.

75 % do Planeta Terra é composto de água e 75 % do Nosso Corpo é composto por água.

Vemos que a água é de suma importância para a sobrevivência da humanidade e Jesus se apresentou como a “ÁGUA DA VIDA”.


JUNTO AO POÇO

Não importa o lugar onde nós possamos estar o importante é que devemos aproveitar todas as oportunidades para falar de Jesus, pois o Mestre dos mestres nós ensinou que mesmo próximo de um poço devemos pregar a quem quer que esteja ali.

O poço era um lugar muito procurado por muitos se saciava a sua sede física bebendo da água daquele poço e Jesus chegou ali e pediu a mulher Samaritana que lhe desse de beber ao qual ela retruca dizendo: Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). (Jo 4.9). Trava-se então uma verdadeira aula de evangelismo pessoal, onde Cristo evangeliza aquela mulher pessoalmente e faz com que aquela mulher conheça a luz do evangelho: O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou. (Mt 4.16). Aquela mulher não conhecia Jesus até que Jesus foi lá e pregou a ela o evangelho da luze ela teve a oportunidade de conhecer Jesus. A exemplo dela muitos homens e mulheres ainda não conhecem Jesus precisando de alguém que não perca tempo mas que evangelize a tempo e fora de tempo: Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (II Tm 4.2).


O ENCONTRO

Com uma simples petição de Jesus: “dá-me de beber”, o nosso Senhor declara que a separação entre os povos em geral, e judeus e samaritanos em particular, estava, de certa forma, com os dias contados, pois Jesus iria derrubar a parede divisória que existia entre judeus e samaritanos e ali desapareceu a barreira e prevaleceu o evangelho de Jesus: Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.(Gl 3.28). Jesus derrubou a parede de separação que havia entre estes dois povos, pois a sua missão era trazer boas novas e a boas novas consistia em derrubar as barreiras existentes: Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, (Ef 2.14).

No simples fato de viajar por Samaria e pedir água a uma samaritana, Jesus estava derrubando barreiras que já duravam centenas de anos a fio de preconceito racial. A misericórdia de nosso Jesus transpôs todas as barreiras do ódio nacionalista que imperava naquela época, como se vê não somente aqui, em João 4, mas também em Lucas está escrito uma passagem muita clar de intolerância: 52 E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, 53 Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. 54 E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? 55 Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. 56 Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. (Lc 9.52-56); Temos o exemplo na Bíblia do Bom Samaritano: 25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? 27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. 32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. 33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; 34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; 35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. 36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. (Lc 10.25-37).

É interessante observarmos que o encontro de Jesus com a mulher samaritana foi precedido pela ida dos discípulos à cidade de Sicar para comprar alimentos: Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. (Jo 4.8). Mandar os discípulos comprar alimentos foi um santo pretexto do Mestre. Nem tanto para ficar simplesmente sozinho e conversar sossegado com a mulher. Muito menos porque precisasse de comida naquela hora 31 E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come. 32 Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. 33 Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer? 34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. (Jo 4.31-34). É que as barreiras deveriam ser destruídas em seus discípulos também, vejamos Lucas: 51 E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. 52 E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, 53 Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. 54 E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? 55 Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. 56 Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. (Lc 9.51-56).

Embora estivesse verdadeiramente cansado e necessitasse de água (Jo 4.6,7), Aquele que pedia tinha muito mais a oferecer. Pedir água àquela mulher fazia parte de uma estratégia evangelística, se é que podemos dizer assim. "À medida que o Grande Evangelista procura ganhá-la, Ele orienta sabiamente a conversa, levando-a de um simples comentário sobre beber água à revelação de que Ele era o Messias" Aquele que pedia água fria estava oferecendo água viva, a saber, a Si mesmo.


TIRANDO A MÁSCARA

Naquele momento do diálogo Jesus tira toda a mascara do preconceito que havia entre judeus e samaritanos, a exemplo desta mascara, existem hoje muitas pessoas que estão mascarados na atualidade, pessoas que fazem acepção de pessoas numa verdadeira quebra dos mandamentos que Jesus nos deixou sobre o nosso próximo: E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mt 22.39). Como podemos cumprir o mandamento de Cristo se estamos mascarados, tiremos, pois a mascara em nome de Jesus.


BUSCAS E FRACASSOS

Jesus conhecia a situação daquela mulher e sabia que ela estava oprimida pelo pecado e automaticamente quis resolver o problema daquela mulher dando a ela um pouco de paz, pois Ele era a paz que o mundo desejava e ainda hoje muitos desejam a Jesus, porém para que Jesus seja conhecido por muitos os arautos de Deus devem estar a postos para anunciar a ele assim como Jesus o fez anunciando a Ele próprio.Se pararmos para observar o diálogo travado entre Jesus e a samaritana perceberemos que a mulher samaritana chamou a Jesus de Judeu em tom de menosprezo, porém quando Jesus se conhecer à aquela mulher a reação dela foi diferente ela já não chamava mas Jesus de judeu mais sim de Senhor, chamou-o de Profeta, quando Jesus é anunciado as pessoas elas passam a ter uma outra visão de Jesus, uma visão que os levará a viver uma vida nova.


TOMANDO ÁGUA VIVA


Glória a Deus porque Jesus deu água a mulher samaritana e ela bebeu e foi anunciar aos seus familiares o que lhe tinha acontecido, fazendo-se uma missionária entre os samaritanos. Aquela mulher ao experimentar á Água da Vida (Jesus) logo ela quis também passar para seus familiares: 28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: 29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? 30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. (Jo 4.28-30). Glória a Deus, pois Jesus é a “Água da Vida”.


CONCLUSÃO

Assim como Jesus utilizou-se de um método para evangelizar aquela mulher, assim também devemos fazer, usar todos os recursos a nossa volta, recursos tais como: Literaturas, Internet, Jornais, Revistas, Cruzadas, Cartas enfim devemos usar todos os recursos a nossa volta e o nome de Jesus com certeza vai anunciado assim como Jesus o fez ao anunciar aquela mulher e automaticamente ela também por sua vez saciada espiritualmente teve logo a intenção de falar para sua cidade e muitos samaritanos acreditaram na mensagem da mulher samaritana. Ela pregou com muito entusiasmo: E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. (Jo 4.39). E muitos tiveram desejo de conhecer Jesus e foram até onde estavam o Mestre e depois de ouvir Jesus eles disseram: E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo. (Jo 4.42). O desejo de Jesus é resolver todos os problemas dos seres humanos e para isso é que foi enviado: 17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. (Lc 4.17-19).


Colaboração para o Portal EscolaDominical: Prof. Paulo Sergio Avelino
fonte: http://www.escoladominical.com.br/index.asp


› Veja Mais: Lição 10- Transformando uma pecadora em missionária II