LIÇÃO 10 - Transformando uma pecadora em missionária I

Texto Bíblico Básico: (João 4.7-30)

Após esta aula o aluno deverá:
EXPRESSAR admiração pela maneira de Jesus demonstrar o seu amor por uma mulher pecadora.
RECONHECER que Jesus utilizou a estratégia perfeita para evangelizar a samaritana e toda a cidade onde ela morava.
ANUNCIAR que só Jesus é a Fonte de Água Viva e o único caminho para a plena felicidade.


Introdução


A lição de hoje irá falar sobre o encontro de Jesus com a mulher samaritana. mulher outrora desprezada por todos, sendo usada poderosamente por Cristo para influenciar os moradores de sua cidade. Quão glorioso é Cristo: "que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado" (Sl 113.7).


I – Junto ao Poço

O Senhor nos ordenou pregar o evangelho, pois Ele quer que a sua mensagem atinja a toda criatura (Mc. 16.15), a todas as nações (Mt 28.19), a todo lugar (At.17.30) e quer que homens de toda a tribo e língua, povo, venham a arrepender-se , se salvem e venham ao conhecimento da verdade (1 Tm 2.4). Jesus chegou numa cidade samaritana de nome Sicar ao meio dia porque "precisava atender a um compromisso divino junto ao poço de Jacó". O próprio Jesus nos deu o exemplo de como aproveitar a oportunidade de evangelizar a mulher que fora buscar água no poço, cujo dialógo revela sua dedicação ao propósito de seu Pai celeste , ou seja, conduzir essa pessoa à vida eterna.

OBS: “…. A conversa que Jesus teve com a mulher de Samaria revela sua dedicação ao propósito de seu Pai celeste, bem como seu próprio desejo de conduzir essa pessoa à vida eterna. A paixão consumidora de Jesus era salvar os perdidos (ver Lc 15; cf. Pv 11.30; Dn 12.3; Tg 5.20), alvo este que lhe era infinitamente mais importante que a comida e a bebida (v. 34). Devemos seguir o exemplo de Jesus. Ao nosso redor há pessoas dispostas a ouvir a Palavra de Deus. Devemos falar-lhes da sua necessidade espiritual e de Jesus, que pode satisfazer essa necessidade. 4.14 ÁGUA A JORRAR PARA A VIDA ETERNA. Em João 4.14, a "água" dada por Cristo significa a vida espiritual (Is 12.3). Para usufruir dessa água viva é necessário que a pessoa a "beba" (ver 7.37). Esse "beber" não é um ato único e momentâneo, mas sim um beber progressivo ou repetido. A palavra "beba" (gr. pineto, derivado de pino) está no presente do imperativo e representa uma ação progressiva ou repetida. Para beber da água da vida, necessário é estar junto à fonte da água viva que é o próprio Cristo. Ninguém pode continuar bebendo da água da vida, estando distanciado da fonte. Tal pessoa torna-se o que Pedro descreve como "fontes sem água" (2 Pe 2.17) ....( BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL -Nota a João 4.7-9).


2– O Encontro

“ A Bíblia nos informa no Evangelho de João, o encontro de Jesus com a Samaritana:

7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. 9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)? 10 Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria dágua viva. 11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? 13 Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. 15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la. 16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. 17 A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido, 18 porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. 19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai nem espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. 25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. 26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. 27 E nisso vieram os seus discípulos e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? 28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: 29 Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo? 30 Saíram, pois, da cidade e foram ter com ele. (João 4.7-30)

No texto que acabamos de ler, Jesus utilizou do elemento surpresa com a mulher samaritana ( pedindo água para beber), Conhecendo a tradição discriminatória, a mulher ficou perplexa com o pedido de Jesus. Nos tempos bíblicos (e em muitos países orientais de hoje) os homens não conversavam com mulheres em público, mesmo sendo suas esposas. entre um judeu e um samaritano existiam preconceitos profundos , no versículo 7, com um simples pedido (dá-me de beber), Jesus coloca abaixo toda barreira (cultural, racial, social e religiosa). Embora estivesse verdadeiramente cansado e necessitasse de água (v.6,7), Aquele que pedia tinha muito mais a oferecer. Pedir água àquela mulher fazia parte de uma estratégia perfeita para evangelizá-la e toda a cidade que ela morava. Ele orienta sabiamente a conversa, levando-a de um simples comentário sobre beber água à revelação de que Ele era o Messias" , aquele que pedia água fria estava oferecendo água viva, a saber, a Si mesmo.


3- Tirando a máscara

Como esta mulher, existem tantas outras em nossas cidades. Assim como elas, tantos outros se encontram à margem da sociedade, sendo vítimas de preconceitos da mesma forma que judeus e samaritanos. Aprendamos com o Mestre a sermos mais sensíveis com os marginalizados e como abordá-los com eficiência. 11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? 13 Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. 15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la. (João 4. 11,15). Ele estava no local e no tempo indicados por Deus, determinado a fazer a vontade do Pai. para buscar e salvar uma única, triste e “ desprezada mulher" .A mulher é quem precisava de água de verdade e Ele era a única fonte que podia saciá-la da sede para todo o sempre


4 – Mudança radical


A mulher samaritana não era desprezada apenas pelos judeus, mas também pelo seu próprio povo, em razão da vida libertina que levava. Ela tinha tido cinco maridos e na ocasião estava vivendo com um sexto homem. A imoralidade é uma prática inaceitável. Mas não se pode confundir o pecador com o pecado. A vida leviana daquela mulher era reprovável, porém, havia nela uma alma necessitada de compaixão. A necessidade dela indicava fome de Deus. Estava socialmente marginalizada. E foi assim que Jesus a encontrou e a salvou.

Depois de salva por Jesus foi até a cidade de Samaria pregar a palavra dizendo: “ Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito, porventura não é este o Cristo?” (Jo 4.30). E muito mais creram nele, por causa, de sua palavra; e diziam a mulher. “Já não é pelo dito que nós cremos; mas porque nós mesmo o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo”. (Jo 4.41,42).


Deus vos abençoe!


fonte: http://www.escoladominical.com.br/index.asp
Bibliografia utilizada:
1-Revista e Bíblia de Estudo Pentecostal – BEP

Colaboração para o Portal EscolaDominical: Profa. Maria José Vieira Batista


› Veja Mais: Lição 10 - Transformando uma pecadora em missionária I