Tópico: Dinossauro?

Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004

Dinossauro?

jpebd.png

Olá,

Nós sempre tivemos uma certa fascinação pelos dinossauros. Alguns dos primeiros filmes desses gigantes do passado tinham lagartos inócuos muito ampliados por uma lente close-up, outros eram falsos monstros mecânicos com pouca destreza. Os dinossauros nas telas de hoje são muito mais realistas e móveis do que seus antecessores.

A mania pelos dinossauros atingiu a maior alta de todos os tempos com o filme "Jurassic Park". Na trama um tanto improvável, modernos dinossauros nascem de DNA pré-históricos preservados. Milhões de dólares estavam em jogo porque os dinossauros deveriam ser a atração central de um parque temático que iria acabar com todos os parques temáticos. No entanto, logo fica claro que os animais estavam fora de lugar nesta era tecnológica. Eles eram relíquias de uma época que não existe mais.

Aguns escritores estão prevendo o fim da Escola Dominical. Eles têm classificado-a como um dinossauro, uma relíquia, fóssil de uma era passada, alegam que a escola dominical foi uma ferramenta importante do passado, mas está em vias de extinção no século XXI.

Eles estão certos? Estamos preservando essa organização por uma simples questão de pura nostalgia?

Convidamos você, para juntos estudarmos, debatermos estratégias para viabilizar a Escola Bíblica Dominical em uma sociedade tecnológica tornando-a relevante em contraste com um dinossauro ressuscitado em Jurassic Park. Nessa jornada que ora se inicia, vamos ter um olhar para o passado para aprender lições para o futuro para vencermos a incredulidade e o desprezo que a Escola Bíblica Dominical vem sofrendo, reafirmando-a como a mais importante ferramenta da igreja nesta presente era.

› Veja Mais: Dinossauro?

Tia Lela está desconectado Avatar de Tia Lela
    Data de Ingresso
    Jun 2008

Parabéns!

Roberto, parabéns pela ideia de valorizar esta escola tão importante em nossas igrejas. Lamentavelmente, observamos que as igrejas que abandonaram a EBD, são constantemente levadas à prática de "modismos", justamente por não estudar e conhecer a Palavra de Deus.
    Última edição por Tia Lela; 21-02-12 às 10:36 PM.

Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Olá Tia Lela,

Nós vamos falar sobre isso com fatos recentes sobre os mais novos inimigos da obra de Deus, aguarde! Aliás, vou até antecipar, após o conteúdo sobre Impacto Geracional, entraremos nessa questão.

Citação Postado originalmente por Tia Lela Ver Post
    Roberto, parabéns pela ideia de valorizar esta escola tão importante em nossas igrejas. Lamentavelmente, observamos que as igrejas que abandonaram a EBD, são constantemente levadas à prática de "modismos", justamente por não estudar e conhecer a Palavra de Deus.

josefatl está desconectado Avatar de josefatl
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Olá Roberto!
    Que ideia maravilhosa você teve. As pessoas que a Escola Dominical é coisa do passado, são pessoas que não gostam de estudar a Palavra de Deus. Daqui a pouco, os mesmos irão dizer que a Bíblia também é coisa do passado pois foi escrita a quase dois mil anos.

Vamos em frente pois através da Escola Dominical muitas vidas aceitam Jesus.

Primeiramente parabéns pela iniciativa, precisamos debater e ter ideias novas, pois tudo passa pela mudança dos tempos e temos que acompanhar sem deixar nossa essência. Acho que não é só a EBD que estão deixando de lado porque trabalho em uma escola contemporânea e o ensino público é o último investimento, a única escola que todos gostam e o governo investe é a escola de samba, parece que aprender não é mais importante pois basta digitarmos a palavra google e muitas informações certas ou erradas aparecem. Precisamos deixar bem claro que o saber é muito melhor que o ter.

Josycley está desconectado Avatar de Josycley
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2008

Dinossauro

Puxa, fico muito feliz que embora muitas vezes sejamos relapsos, Deus tem conservado sua obra das mais diversas formas e através de diferentes pessoas. Certamente, quem gostaria que acabasse qualquer programação da igreja é quem não está interessado em comunhão, quem não tem interesse em aprender, quem prefere ficar no comodismo fazendo o que bem entender... Mas sei que a EBD é instrumento de Deus...

JaciraCordeiro está desconectado Avatar de JaciraCordeiro
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Fiquei feliz ao receber o e-mail falando desse curso. Li o tópico: dinossauro? e concordo plenamente. Em muitas denominações a Escola Dominical já faz parte do passado e em outras (as denominações criadas recentemente) ela nunca existiu. O que é lamentável, pois é na Escola Dominical que se aprende a Bíblia, se fortalece a fé e promove o crescimento espiritual necessários para que o cristão resista aos dias maus. Precisamos fazer alguma coisa para que em nossas Igrejas a Escola Dominical não seja esquecida.

Izaje está desconectado Avatar de Izaje
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    A Paz a todos em especial ao Roberto pela iniciativa deste curso.
    Ao ler, ainda parte dos tópicos, me remeti as constantes críticas principalmente pelo jovens que saem da classe de adolescentes e vão para classe de jovens, onde segundo estes,não uma interação e as aulas são monólogos.
    é Muito bom que percebamos a cada dia que a EBD precisa ser revitalizada através de professores que busque a Deus e também busquem meios variados para ministrarem a palavra do Senhor por meio da lições.
    Que Deus continuem usando servos bons e fieis para nos indicar outras possibilidades na obra de Deus e também a consciência que não podemos nos acomodar.
    Deus abençoe a todos.
    Izabel Cristina

Roberto, fico feliz em fazer parte deste estudo. é muito valido reforçarmos a importancia da EBD.

A paz do Senhor a todos!

Parabéns pela iniciativa Roberto... que possamos cada vez mais e sempre dar a importância devida que a Escola Dominical tem.

Fiquem na paz de Cristo!

Abel Pereira está desconectado Avatar de Abel Pereira
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Graça e paz Roberto. Há anos aprendendo e ensinando na EBD, temos uma oportunidade ímpar de mudar nossa EBD. É animador o que o irmão está fazendo. Temos que abrir espaços para discussões, idéias, debates. Precisamos revitalizar a EBD em nossas igrejas. Infelizmente, muitas igrejas estão presas às suas tradições, regras, costumes. É preciso coragem, determinação, criatividade, inspiração, porém é fundamental ouvir os alunos. São eles o nosso público-alvo. Não existe escola sem alunos. É preciso abrir espaços para eles falar. Ambientes democráticos, transparentes, são bem mais produtivos. Precisamos agir assim, sem descuidar do compromisso com os eternos fundamentos do cristianismo. Eu tenho esperança, mas é preciso inovar, criar, renovar a mente das pessoas, principalmente dos líderes.

Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Olá Abel,

O espaço está aberto para debates, idéias e discurssões mas fico ressentido da falta de participação dos usuários. Iremos abordar ainda sobre falta de coragem para mudar a EBD e sobre métodos que permitam maior participação dos alunos nas aulas.

Citação Postado originalmente por Abel Pereira Ver Post
    Graça e paz Roberto. Há anos aprendendo e ensinando na EBD, temos uma oportunidade ímpar de mudar nossa EBD. É animador o que o irmão está fazendo. Temos que abrir espaços para discussões, idéias, debates. Precisamos revitalizar a EBD em nossas igrejas. Infelizmente, muitas igrejas estão presas às suas tradições, regras, costumes. É preciso coragem, determinação, criatividade, inspiração, porém é fundamental ouvir os alunos. São eles o nosso público-alvo. Não existe escola sem alunos. É preciso abrir espaços para eles falar. Ambientes democráticos, transparentes, são bem mais produtivos. Precisamos agir assim, sem descuidar do compromisso com os eternos fundamentos do cristianismo. Eu tenho esperança, mas é preciso inovar, criar, renovar a mente das pessoas, principalmente dos líderes.

Eu fui um longo período distante da Escoladominical.net, estou voltando atraída por este magnífico estudo.
    Prezo pela Escola Bíblica Dominical, e ensino meus filhos a ter o mesmo prazer que eu tenho desde meus 5 anos de idade. Ir à Casa do Senhor, no domingo de manhã para aprender Dele!

Deus o abençoe pela iniciativa!

Mírian Reis está desconectado Avatar de Mírian Reis
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Parabéns...eu sou suspeita de falar, pois amo escola bíblica dominical, meus saudoso pai, que hoje mora com o papai do céu ,me ensinou á amá-la, e graças a Deus estou tendo á oportunidade de ensinar os meus filhos, que amam ser alunos da ebd, Deus nos abençoe, por estarmos participando deste curso.

CéliaCasaroli está desconectado Avatar de CéliaCasaroli
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Graça e Paz irmão Roberto:

Estou em uma congreção aqui perto de minha casa e os cultos aos domingos, são só de manhã. A igreja é pequena, com poucos membros e crianças. Fui chamada para ajudar a implantar o Ministério Infantil na igreja.
    Dúvida: Posso aproveitar esta oportunidade e sugerir uma EBD?
    Terei uma reunião em breve e a princípio colocarei o que se pretende como Ministério: EBD ou Culto Infantil???
    Agradeço pelo carinho deste abençoado site e aguardo uma resposta com opinião desta equipe que preza pelos valores do ensino cristão.

Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Olá CéliaCasaroli,

Tempo há numa manha de domingo para uma EBD e um culto, leu o tópico abaixo?

http://www.escoladominical.net/showt...3088#post23088

Muitos pastores têm adotado outros modelos de organização eclesiástica, principalmente nas igrejas pequenas como a sua e que têm pouco tempo de existencia e não possuem espaço adequado para uma EBD. Essas igrejas fazem opção por grupo pequenos suprimindo a EBD. Não somos contrários a esse modelo desde que a igreja não tenha crianças porque grupos pequenos é uma configuraão para adultos, as crianças ficam fora desse modelo, daí a crítica a esse modelo.

O único entrave para voce iniciar sua EBD é a divisão em faixas etárias, você tem crianças suficientes para dividi-las em suas respectivas faixas etárias e formar classes? Juntá-las é totalmente desaconselhável como já comentamos aqui neste curso.

Citação Postado originalmente por CéliaCasaroli Ver Post
    Graça e Paz irmão Roberto:

Estou em uma congreção aqui perto de minha casa e os cultos aos domingos, são só de manhã. A igreja é pequena, com poucos membros e crianças. Fui chamada para ajudar a implantar o Ministério Infantil na igreja.
    Dúvida: Posso aproveitar esta oportunidade e sugerir uma EBD?
    Terei uma reunião em breve e a princípio colocarei o que se pretende como Ministério: EBD ou Culto Infantil???
    Agradeço pelo carinho deste abençoado site e aguardo uma resposta com opinião desta equipe que preza pelos valores do ensino cristão.

Alcilea está desconectado Avatar de Alcilea
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Parabéns, realmente a nossa velha e necessária escola dominical precisa de pessoas que acreditam que é através dela que grandes homens de Deus iniciam sua formação e ministério, é também pela escola bíblica que o caráter cristão e formado, que pessoas passam a entender a Palavra de Deus e para isso, ela precisa ser um canal significativo, viabilizando a prática da vida cristã.

Ireneide está desconectado Avatar de Ireneide
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Parabenizo-lhe por esta iniciativa, realmente precisamos ver e viver a Escola Dominical com um novo olhar a cada dia. Espero aprender muito com vcs.
    Deus nos abençoe com muita sabedoria.

•   

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem