Você Está Consciente das Implicações do Chamado ao Ministério?

Alguns pastores quando se inteiram de que um jovem ou uma jovem de sua igreja está se interessando pelo ministério, tomam uma atitude estranha: passam a desencorajá-los. Isso deixa os pretendentes bastante confusos: Por que o Pastor está tentando me desanimar, em vez de me incentivar a entrar no ministério? Sim, parece errado, à primeira vista, mas é uma atitude sábia.

Algumas pessoas se interessam pelo ministério por motivos errados. Dentre esses motivos, estão: romantizaçáo, isto é, pessoas que se encantam com o ministério, fascinados quem sabe pelas personalidades exuberantes de alguns pastores. Outro falso motivo é culpa: pessoas que pensam que entrando no ministério pastoral poderão purgar uma vida anterior de pecados. Outros, ainda, são forçados ao ministério pastoral por expectativas familiares, isto é, tentam agradar os pais cujo o sonho é que o filho ou a filha ingresse no pastorado, ou que siga a tradição da familia onde várias pessoas se tornaram ministros da Palavra ou missionários.

Desde que alguns podem entrar no ministério por razões equivocadas, é de bom siso, testar a determinação dos pretendentes. Jesus fez isso quando alguém se aproximou dele e disse: “Mestre, te seguirei por onde fores”, ele respondeu: “ Os pássaros tem os seus ninhos, as raposas os seus covis, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Com isso ele estava advertindo os menos-avisados candidatos ao ministério que a vida pastoral não é facil. Se alguém é realmente chamado ao ministério, nada vai desanimar essa pessoa, mas se uma decisão pelo ministério for baseada em romantização ou emocionalismo,esse poderá se desanimar facilmente.

Quando você lê a respeito da vida do apóstolo Paulo, e o ouvimos dizer “Quantas variadas tribulaçóes tenho sofrido pelo evangelho”, você deve estar avisado que a vida ministerial não é fácil e que, de uma maneira ou outra, reclamará a sua vida em consagração ao trabalho de Deus. Porisso você deve se perguntar, antes de entrar no ministério: É isto mesmo o que desejo? Tenho mesmo um chamado de Deus para o ministério, ou estou tentando me convecer a mim mesmo? Aqueles que são realmente chamados, continuarão a sentir o ardor pelo Evangelho em seus corações, e os que realmente não são, se sentirão ainda mais em dúvida, um sinal de que não devem prosseguir, sem uma forte confirmação.

Se você é realmente chamado ao ministério pastoral, ja deve ter feito estas perguntas a si mesmo e se a resposta foi confirmatória, então, não se deixe torturar por dúvidas e incertezas. Aprofunde a sua decisão, começe os seus estudos teológicos e prepare-se para esta função tão especial para a qual poucos são chamados. Se você está realmente decidido, o Instituto Teológico Simoton tem uma boa opção para você: fazer os seus estudos online, com um programa de qualidade, sério e econômico.

Para maiores informações sobre o nosso seminário, dirija-se a nossa página na Internete:

http://itsimonton.tripod.com

Rev. Jose Oliveira, diretor.


› Veja Mais: Você Está Consciente das Implicações do Chamado ao Ministério?