MARCAS DE SERVO


Por: Valmir Nascimento M. Santos

Publicado no site: http://www.biblianet.com

Gálatas 6:17 "Desde agora ninguém me inquiete; pois trago no corpo as MARCAS do Senhor Jesus".
Êxodo 21:6 "Então seu Senhor o levará aos juizes, e o fará chegar a porta, ou ao postigo, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e o servirá para sempre".

Introdução

Marca é um sinal, símbolo, emblema ou ícone que caracteriza alguma coisa, seja ela uma pessoa, um objeto, uma empresa ou até mesmo uma situação. A marca diferencia através da representação visual o que ela é.
Atualmente as marcas são de fundamental importância no meio comercial, de tal forma que fica inerente ao produto ou à empresa. Grandes empresas como Microsoft, IBM, INTEL, Bradesco e outras, possuem marcas fortes, ao passo que ao olharmos para os ícones destas instituições já sabemos do que se trata.
No decorrer da Bíblia Sagrada encontramos varias situações que são caracterizadas por marcas.


1. Sinal de Sangue (Marca de Salvação)
Ex. 12:13: "E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo Eu sangue, passarei por cima de vos, e não haverá entre vos praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito".

Os cordeiros mortos para utilização do sangue representam a morte vicária de Cristo na Cruz, o qual entregou a si mesmo para salvação de todos (I Pe 1:18,19)
Representa ainda o juízo de Deus sobre toda a humanidade, aqueles que possuírem o sinal do sangue de Jesus subsistirão eternamente.
2. Sinal em Caim (Marca do Pecado)
Gen 4:15: "... E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse".

O homem perdido e pecador traz sobre si a marca do pecado (Rom.3:23).
3. Sinal de Arco (Marca de Concerto)
Gen. 9:13: "O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre Mim e a terra".

Concerto firmado entre Deus e Noé logo após o Dilúvio.
4. Sinal de Circuncisão (Marca de Aliança)
Gen. 17:11: "E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vos".

Aliança que Deus faz com Abraão e sua descendência.
5. Sinal de Deus (Marca dos salvos)
Apoc. 9:4: "E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a arvore alguma, mas somente aos homens que não tem nas suas testas a marca de Deus".

6. Sinal da Besta (Marca dos não salvos)
Apoc. 13:16: Ë faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas".

7. Sinal na Orelha (Marca de Servo Voluntário)
Êxodo 21:6: "Então seu Senhor o levará aos juizes, e o fará chegar a porta, ou ao postigo, e seu senhor lhe furará a orelha com, uma sovela; e o servirá para sempre".

Na lei de Moisés o servo deveria trabalhar por um período de 6 anos, e no 7º ano aquele servo e sua família deveriam ser postos em liberdade. No entanto, caso aquele servo por livre vontade quisesse continuar como servo, deveriam então receber na sua orelha uma marca que o identificava como um servo voluntário do seu senhor. Eis o motivo da expressão - servo de orelha furada-.
Transliterando as marcas de servo do Antigo Testamento, temos que:
Com a vinda de Jesus instauro-se um novo Concerto, adentrando assim na Dispensação da Graça, caracterizadas não pelos aspectos exteriores e ritualísticos do ser humano, mas pelo interior, por aquilo que procede do coração.

Desta forma, as marcas que caracterizam o verdadeiro servo de Deus atualmente não estão restritas a algum tipo de símbolo gráfico tal qual no passado, antes através de virtudes requeridas pela palavra de Deus. Pois é através destas marcas que os incrédulos verão Cristo em nossas vidas.

A concepção de servo de Deus é usado para designar pessoas que tem um relacionamento íntimo com Ele. Por livre e espontânea vontade resolvemos servir ao Deus vivo e verdadeiro.

1º Marca: EXCLUSIVIDADE
Mat. 6:24 "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicara a um e desprezara o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom".
Rom. 1:25 "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente".

A primeira marca é óbvia. Deus nos escolheu como propriedade particular, e de forma alguma Ele nos dividirá, nem com o mundo, nem com a criatura.
2º Marca: OBEDIENCIA
Ef. 6:6 " Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus".
Heb. 10:36 "Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa".

O servo desobediente não tem parte do Reino. A obediência implica seguir a vontade do Criador, mediante uma vida crista amparada pela Bíblia Sagrada.
3º Marca: FIDELIDADE
Mat. 24:45 " Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre toda a sua casa, para dar o sustento ao seu tempo".
Nm. 12:7 "Não é assim com o meu servo Moises que é fiel em toda a minha casa".
I Cor. 4:2 "Alem disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel".

Deus é fiel e por isso exige que seus servos também o sejam.

4º Marca: SANTIDADE
Rom 6:22 "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto da santificação, e por fim a vida eterna".
Ef. 4:24 "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade".
· I Pedro 1:16: 'Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo"

O servo precisa buscar as mesmas características do Senhor.
Conclusão

Por final devemos fazer uma análise das nossas vidas como Cristãos. Será que possuímos essas marcas de servo? Será que buscamos essas marcas? Será que algum dia tivemos essas marcas e viemos a perde-las?

O mundo deve vislumbrar na vida do cristão evangélico algo de diferente. Não apenas pelos hinos cantados, por ir aos cultos nos domingos; antes pelas atitudes no meio social, trabalho, faculdade, lar, etc.

Alguém pode até duvidar da teologia crista, mas contra uma vida consagrada e possuidora das marcas de servo de Cristo não existem argumentos, pois contra fatos não existem argumentos.


› Veja Mais: Marcas de Servo