À medida que Samuel preparava-se para transferir...


Texto Bíblico: 1º Samuel 1.20-28; 2.18-20


I De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que devem agradar ao Papai do céu.

• Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “Agradar”. No decorrer da aula, repita a frase: “Devo agradar ao Papai do céu”.


II Para refletir

À medida que Samuel preparava-se para transferir a liderança para Saul, o novo rei de Israel, ele fez um discurso de despedida. Samuel pediu à massa reunida que julgassem a sua vida. Entre tantas palavras, ele lançou este desafio: “Examinem meus registros. Se eu fiz algo errado, digam-me agora!”

A multidão unanimemente afirmou que a vida de Samuel era absolutamente íntegra. “Você nunca nos fraudou ou oprimiu”, eles responderam. “Você nunca tirou nada das mãos de ninguém”. Em outras palavras, a reputação de Samuel era sem mancha. Deus havia planejado esse testemunho para honrar a vida de fidelidade de Samuel.

Você teria coragem de levantar-se diante dos seus colegas de classe, vizinhos, membros da família, colegas e membros da igreja e perguntar a mesma coisa? Por que sim ou por que não? Coloquemos de outra maneira: imagine-se nomeado para uma alta posição do governo. Repentinamente, a mídia está cavando sua história pessoal em busca de sujeira. Eles encontrariam alguma coisa?

Se você não tem vivido uma vida autêntica, clame pelo perdão e purificação oferecido por Cristo. Então pense em uma atividade específica que precisa parar de fazer e uma outra que precisa começar a fazer, de forma que seu comportamento se encaixe com aquilo que você afirma crer. Um bom nome vale mais do que todas as riquezas do mundo.

Texto extraído do livro: 365 Lições Extraídas de Personagens da Bíblia,CPAD.

III Regras prática para professores

Com frequência, as crianças dessa faixa etária não conseguem separar o que acontece em seu interior (pensamentos e sentimentos) daquilo que externam (ações). Entretanto, à medida que avançam nesse estágio, você pode ajudá-las a perceber que ver e pensar coisas boas, agradáveis e carinhosas as ajuda a serem boas, gentis e amorosas. Esse conceito vem direto das Escrituras, onde o nosso coração é apresentado como fonte de nossas escolhas comportamentais: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca” Lc 6.45

Texto extraído do livro: Ensine sobre Deus Às Crianças, CPAD.

IV Sugestão

Confeccione desenhos que demonstrem boas atitudes: crianças dividindo o lanche, brincando com os amiguinhos, entregando a ofertinha, abraçando um coleguinha e etc.
Depois peça para as crianças colorirem.
------------------------------------------------

Samuel:
http://www.escoladominical.net/forum...igo-Testamento
Boas Maneiras na Casa de Deus:
http://www.escoladominical.net/showt...a-Casa-de-Deus



› Veja Mais: Lição 13 - Quero agradar ao Papai do Céu