Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 12 - O caminho para o Céu!

  1. #1

    Cool Lição 12 - O caminho para o Céu!

    A minha dica dessa aula é que possamos, da melhor forma passar para os alunos a
    importancia de perceverarmos e continuarmos a caminhada cristã, deixando tudo que nos
    atrapalha de lado e seguindo ao caminho estreito,difícil ,apertado, mais que conduz a salvação
    essa e nos leva para o Céu, sem aperto e sem abnegação não conseguiremos ver a Deus!...

    Dica especial:) Passar aos alunos o Filme "O Peregrino"

    que retrata toda a Jornada de um Cristão ao Céu.!
    e Depois terminaremos com uma oração abençoada e com Pipoca e Refri ...vai ser Benção!..


    › Veja Mais: Lição 12 - O caminho para o Céu!
    Última edição por John Lennon; 18-09-11 às 12:05 AM.

  2. #2
    JUVENIS – CPAD

    TEMA: Lições práticas do Sermão do Monte
    COMENTARISTA: Marcos Tuler
    LIÇÃO 12 - O CAMINHO PARA O CÉU

    TEXTO BÍBLICO: Mateus 7.13,14,21-23.

    ENFOQUE BÍBLICO

    “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mateus 7.13).[/size]

    OBJETIVOS

    Conscientizar os alunos de que a posse do Reino de Deus se dá mediante nossa disposição de entrar pela porta estreita que conduz ao caminho apertado.

    Mostraraos alunos que para tomar posse do Reino de Deus é necessário assumir e viver seus princípios aqui na terra.

    Demonstrarbiblicamente que o caminho para o céu passa pela obediência irrestrita à vontade soberana de Deus.

    SUGESTÃO

    § Compare o andar no caminho estreito com o caminho de um atleta rumo a uma competição. Quantos sacrifícios terá de fazer o atleta. Em primeiro lugar, há a renúncia: na alimentação, de seu tempo, que, agora, deve ser dedicado aos treinos. Além da renúncia, existem muitas atividades a fazer: treinar exaustivamente, seu corpo fica dolorido e cansado. O caminho do atleta é estreito. Mas ele está infeliz? Não fica feliz, esperançoso de, ao final de seus treinos, poder ter, em suas mãos, o almejado prêmio. Então, receberá a sua compensação.. Igualmente o cristão enfrenta lutas, mas ele aguarda o prêmio final.

    § Temos de ter o cuidado de dar a impressão de que a vida cristã seja uma renúncia triste: renunciamos, porque temos certeza de que há algo glorioso (já agora) e muito mais no fim do caminho. A vida cristã inclui renúncia, mas há muito a fazer (Tt 2.11-14).

    INTRODUÇÃO

    Já no final do Seu sermão, Jesus expõe sobre a Porta e os Dois caminhos.

    CHEGAR AO CÉU – O MAIOR OBJETIVO

    O nosso maior objetivo é um dia poder morar no Céu, estar com Jesus. Então, seremos recompensados por todas as lutas, devido à glória da qual participaremos.

    Infelizmente, existem muitos atrativos, problemas que tentam nos desviar do nosso objetivo central, que é um dia, desfrutar das realidades eternas. Não podemos perder a perspectiva de desfrutarmos da presença de Cristo: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Fl 1.23).

    O desejo de um dia ir morar no Céu é legítimo, pois foi Jesus que prometeu: “E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, pára que onde eu estou estejais vós também” (Jo 14.3).

    O Céu é o nosso objetivo. Para concretizar o nosso objetivo, temos de um trilhar um caminho. Tomé fez uma pergunta ao Mestre: “Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.5b,6).

    Observemos: Jesus não apenas aponta o caminho, Ele é o caminho. Ele é a verdade: muitos caminhos falsos existem, apenas Jesus é a verdade. Jesus nos transmite não apenas transmite a verdade, mas Ele é a verdade. A verdade é que nos liberta: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31b-32).

    Na atualidade, muitos outros caminhos atrativos existem e que são oferecidos a todos. Não mencionam o Salvador, como se o homem fosse capaz de salvar-se a si mesmo. São apresentados caminhos de meditação, como o da “Nova Era”.

    OBS: “Além do mais, com todas as suas promessas para elevar a auto-estima, o evangelho da Nova Era nada faz para afirmar o valor do indivíduo; não oferece nenhuma base para a dignidade e significado humanos. Ao contrário, o objetivo de todas as técnicas de meditação é perder a individualidade, dissolvê-la no Espírito Universal, exatamente como uma gota se dissolve no oceano. Quão diferente do Deus bíblico, que nos criou como indivíduos, que olha por cada um de nós e que tem contado ‘até mesmo os cabelos da [nossa] cabeça’” (Mateus 10.30). (Charles COLSON & Nancy PEARCEY. E Agora como Viveremos? – pág. 324).

    Com freqüência, ouvimos falar que “todos os caminhos levam a Deus”. Se isto fosse verdade, Deus não precisaria ter enviado Seu Filho amado para aqui sofrer e morrer. Deus não quis deixar o homem do jeito que estava, em seus pecados, perdidos para sempre: Ele enviou-nos o “Caminho”.

    AS DUAS PORTAS E OS DOIS CAMINHOS

    A primeira figura utilizada aqui é a da porta: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mt 7.13).

    Em uma porta larga, muitos podem ter acesso a ela. Em geral, as pessoas desejam conforto, facilidades. O problema é quando esses aspectos não estão em conformidade com a Bíblia.

    OBS: “Quando se entra pela porta estreita pode-se abrir mão do privilégio de andar com a maioria, Uma proposta aprovada pela maioria não é necessariamente a melhor. A experiência comprova que muitas vezes a maioria está errada. Foram dois, entre doze espias, que trouxeram relatório verdadeiro acerca da terra de Canaã.; os profetas e seus seguidores no Antigo Testamento eram minoria; a maioria da nação judaica havia rejeitado o seu Deus. De fato, considerando que as pessoas seguem umas às outras, como ovelhas, e que, para se pouparem do trabalho de pensar e de fazer decisões, andam em rotinas, faríamos bem em evitar atribuir infabilidade à maioria. Não tenhamos medo de ficar na minoria” (Geremias do COUTO, citando Myer PEARLMAN. A transparência da vida cristã, pág 238).

    Em uma porta larga, muitos podem ter acesso a ela. Quando a porta é estreita, nem todos permanecem, muitos desistem. Precisamos entender que, se a porta é estreita; Jesus nos ajudará, pois Ele mesmo é a porta. Existem aqueles que, temerosos das dificuldades, desistem de entrar pela porta única, a estreita.

    Podemos ouvir outras pessoas, mas a decisão final cabe a nós, como filhos de Deus: seguir a nosso Pastor, que é a porta.

    Entrar pela porta significa tomar uma decisão. Assim, decidimos entrar em uma faculdade, em um hospital. Aqui, no caso, a porta é estreita, denota esforço, persistência para a entrada. Em meio a tantas portas largas, que nós entremos pela porta que conduz à salvação e à segurança plenas.

    A segunda figura empregada por Jesus é a referente aos dois caminhos. A vida cristã é comparada a um caminho. Um caminho significa uma disposição para chegar a algum lugar. Os cristãos do Novo Testamento eram conhecidos como os “do Caminho” (At 9.2; 19.9,23; 22.4; 24.14,22).

    È necessário disposição par entrar pela porta. È fundamental também não desistir, de prosseguir a caminhada dificultosa, porém feliz da vida cristã.

    A estreiteza da porta e do caminho para a salvação

    Jesus continuou e Seu Sermão: “E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mt 7.14).

    Em primeiro lugar, é bom assinalar que Deus deseja que todos se salvem: “Que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (2 Tm 2.4).

    O que acontece é que muitos preferem trilhar outros caminhos, que são largos. O caminho apontado por Jesus é apertado; é o caminho do compromisso com Ele e Sua mensagem: “E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34).

    OBS: “Os romanos, o principal público de Marcos, sabiam o que significava carregar uma cruz sobre os ombros. A morte na cruz era uma forma de execução usada pelos romanos para os criminosos mais perigosos. O prisioneiro carregava o madeiro até o local da execução, isso significava submissão ao poder de Roma. Jesus usou a imagem da cruz sendo carregada para ilustrar a suprema submissão exigida de seus seguidores. O Senhor não se opõe ao prazer nem nos recomenda a procurar a dor. Carregar a cruz diz respeito ao esforço heróico necessário para seguir a Jesus em todos os momentos, fazendo a vontade dEle, em meio às dificuldades do presente e quando o futuro parecer pouco promissor” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, nota a Mc 8.34, pág. 1310).

    O discípulo de Jesus deve negar si mesmo e lutar contra toda a forma de pecado.

    Jesus não nos prometeu uma vida fácil neste mundo: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).

    Barnabé e Paulo fizeram menção das dificuldades do Caminho: “Confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (At 14.22).

    Os crentes de Tessalônica converteram-se em meio a tribulações, porém tiveram alegria: “E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo” (1Ts 1.6).

    Jesus disse: “Entrai”. Esse é o caminho, apertado, cheio de lutas, mas é o caminho da salvação. Sempre poderemos contar com estímulo e direção de Jesus: “Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mt 28.20).

    Jesus está dirigindo a nossa caminhada faz toda a diferença: Jesus estar conosco no barco, no meio da tempestade, eis a nossa segurança!

    O SIGNIFICADO DA ESTREITEZA DA PORTA E DO CAMINHO

    O caminho é apertado, isso significa que encontraremos dificuldades, mas esse é o caminho que conduz à vida eterna.

    Neste caminho, existem coisas a serem abandonadas, mas existe muito a fazer: viver os princípios estabelecidos por Jesus, agora, aqui na Terra.

    Em primeiro lugar, já que, pela fé, aceitamos seguir neste caminho, necessitamos abandonar o pecado de todas as suas formas. Não podemos distrair-nos, imitando a conduta de pessoas que amam o pecado, temos de colocar nosso alvo diante de nós: “Portanto, também nós, que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem” (Hb 12.1-3 - NVI).

    Jesus é o caminho, Ele abriu-nos o caminho. Ele também andou em um estreito caminho, porém,devido à alegria estava destinada, tudo suportou. Temos de prosseguir no caminho.

    No caminho estreito, pois estamos caminhando para o Céu, é necessário abandonar-se muitas coisas: “Assim façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas, agora, abandonem todas essas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas” (Cl 3.5-9 – NVI).

    No caminho estreito, pois estamos caminhando para o céu, é necessário fazer, praticar e desenvolver certas características importantes. Estas mostram a diferença do caminhante do caminho estreito e o do caminho largo:

    § Agora, é necessário que todos “revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” (Cl 3.12 – NVI).

    § Perdão: “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou” (Cl 3.13 – NVI).

    § Amor: “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito” (Cl 3.14 – NVI).

    § Paz e gratidão: “Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos” (Cl 3.15 – NVI).

    § Alimentar-se com abundância da Bíblia e desenvolver uma vida de louvor: “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração” (Cl 3.16 – NVI).

    § Nada de egoísmo ou louvor-próprio: “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai” (Cl 3.17 – NVI).

    Andar no caminho estreito é afastar-se do pecado, compreender que há a necessidade de renunciar a muitas coisas. Trilhar o caminho estreito é também ter uma vida de comunhão com Deus e com os irmãos. Assim, chegaremos na desejada cidade: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso , segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Fl 3.20-21).

    O caminho para o céu é o caminho da obediência

    Jesus destaca a característica daquele que deseja entrar em Seu Reino: “Nem todo o que diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus,mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21). È exigida não a obediência aparente, mas a real obediência.

    Não basta orar como na oração ensinada por Jesus (Mt 6.10); há necessidade de seguir, obedecer aos mandamentos de Jesus para chegar-se ao Céu: “Porque esta é a caridade de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (1 Jo 5.3).

    Isso não significa que a salvação é obtida pelas obras. Significa que o salvo tem o prazer de obedecer a Jesus, de ser guiado por Ele, para, um dia, ter o privilégio de estar com Nosso Senhor para sempre.

    Jesus afirmou que não bastava de chamá-lo de “Senhor”; era importante que ele seja o Senhor, Aquele que domina os nossos corações.

    Afirmar que Jesus é o Senhor, implica afastar-se da iniqüidade. Ele É Deus santo, Jesus morreu para nos purificar: “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos rm toda a vossa maneira de viver” (1 Pe 1.14-15).

    Alguns poderão mencionar que profetizaram. Expulsaram demônios no nome de Jesus (Mt 7.21), mas isto não é critério para ser aprovado por Jesus. O critério é abandonar o pecado: “E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mt 7.23).

    OBS: “Jesus declara enfaticamente que ‘muitos’ que profetizam, pregam ou realizam milagres em seu nome estão enganados, pensando que são servos de Deus, quando, na realidade, Ele não os conhece. Para não ser enganado nos últimos dias, o dirigente de igreja, ou qualquer outro discípulo, deve-se apegar totalmente à verdade e à justiça reveladas na Palavra de Deus e não considerar o ‘sucesso ministerial’ como padrão de avaliação no seu relacionamento com Cristo” (Bíblia de Estudo Pentecostal, nota a Mt 7.22, pág. 1399-1400).

    O caminho para o Céu e o da obediência, até Jesus andou pelo caminho da obediência para poder conceder-nos a salvação.

    OBS: Na conhecida obra “O Peregrino”, a personagem Cristão encontra-se no caminho com dois homens: Formalismo e Hipocrisia. Cristão observa que os dois homens “saltaram por cima do muro, do lado esquerdo do caminho estreito”. Cristão conversa com Formalismo e Hipocrisia:

    “ ― Vocês dizem que querem ir à Cidade Celestial, no entanto, saltaram por cima do muro em vez entrar pelo portão estreito. Vocês já desobedeceram à lei da terra, e o Senhor da Cidade Celestial não lhes dará permissão para entrar.

    Os dois responderam: ― Nosso caminho é curto; além disso, é costume de nossos conterrâneos entrarem assim. Você entrou pelo portão estreito, e nós escalamos o muro; o que importa é que todos viajamos pela mesma estrada.

    Mas Cristão respondeu:

    ― Eu ando pela do Senhor. Vocês, pela regra do seu próprio coração. Já estão sendo considerados salteadores diante do Senhor deste caminho” (João BUNYAN. O Peregrino, traduzido por Hope Gordon Silva,. Pág.85-86, Editora Mundo Cristão).

    Andemos pela regra de Jesus!

    A GARANTIA DE ENTRARMOS NO CÉU

    Jesus afirmou: “Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lc 13.24). Jesus disse para que lutemos; para que possamos entrar é necessário um esforço concentrado.

    Por que muitos não poderão entrar? Porque não desejam ter a Jesus como Salvador: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam. E não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5.39-40). Em suma, as pessoas, em geral, não se preocupam com os valores eternos.

    A nossa garantia de entrarmos no Céu, é Jesus. Ele, que deu a Sua vida, a fim de que pudéssemos reatar a nossa comunhão com o Pai. Ele, que morreu e ressuscitou, demonstrando que, por Seu sacrifício, podemos ficar livre do pecado e assim podemos adentrar o Céu.: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hb 10.19-20).

    O caminho estreito está diante de todos. Aqueles que recebem Cristo, poderão entrar no Céu. A todos é dada a possibilidade de andar no caminho que conduz ao Céu; aqueles que recusam, rejeitam a oportunidade, padecerão no Inferno: “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque e Jacó, todos os profetas no Reino de Deus e vós, lançados fora” (Lc 13.28).

    Ninguém precisa ir para o sofrimento eterno, pode ir para a felicidade eterna! Necessita caminhar em direção à porta estreita, trilhando no caminho estreito. Neste, pode enfrentar problemas, lutas. Mas, no final, se perseverar, irá desfrutar da glória eterna.

    Que momento de felicidade para todos os salvos! Ainda há tempo para se chegar à porta!

    CONCLUSÃO

    Seguir a Cristo significa entrar pela porta estreita e empenhar todos os seus esforços para prosseguir no caminho estreito.

    Estar no Caminho estreito significa assumir responsabilidades e honrar nosso compromisso com Cristo.

    Nenhuma realização valerá a pena, se não perseverarmos para alcançar o estado de glória eterna.

    No caminho estreito há renúncias, mas existe a comunhão com Deus e a realização de obras que demonstram que somos salvos.

    Louvemos a Deus: “Nasceste de novo?/Andas já com Deus//Pertences ao povo, que vai para os Céus? Tens a lei escrita no teu coração?/Em ti, já habita plena salvação?/Se o caminho é estreito, a porta é também, /Tudo está feito, não demores vem!/No portal da vida Cristo acharás,/Ao findar a lida lá no Céu tu estarás” (1a estrofe e estribilho do hino 447 da harpa Cristã).[/size][size=+1]

    Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Ana Maria Gomes de Abreu (Inn Memorian).

    Fonte: http://www.portalebd.org.br/classes/...ara-o-c%C3%A9u
    Última edição por John Lennon; 18-09-11 às 12:07 AM.

  3. #3
    PORTAL ESCOLA DOMINICAL

    JUVENIS – CPAD

    3º Trimestre de 2011

    TEMA: Lições práticas do Sermão do Monte

    COMENTARISTA: Marcos Tuler

    LIÇÃO 12 - O CAMINHO PARA O CÉU II

    TEXTO BÍBLICO Mt 7.13,14,21-23

    ENFOQUE BÍBLICO

    “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.” (Mt 7.13 ).

    OBJETIVOS

    Conscientizar os alunos de que a posse do Reino de Deus se dá mediante nossa disposição de entrar pela porta estreita que conduz ao caminho apertado.

    Mostrar aos alunos que para tomar posse do Reino de Deus é necessário assumir e viver seus princípios aqui na terra.

    Demonstrar biblicamente que o caminho para o céu passa pela obediência irrestrita à vontade de Deus.

    O CAMINHO PARA O CÉU

    Caminho é um espaço aberto, destinado ao transito de pessoas ou veículos. É a extensão que se percorre caminhando com objetivo de chegar a um determinado lugar ou não. Caminhos também significam as escolhas que fazemos podemos nos dar muito bem, como também muito mal, dependendo da nossa escolha. Raul Seixas e Paulo Coelho, na musica “caminhos”, “você me pergunta – aonde eu quero chegar – se há tantos caminhos na vida”. O mais trágico é o final quando dizem: “O caminho da vida é a morte”.

    Há muitos conceitos sobre o caminho, há o conceito absoluto, onde Cristo é o caminho que leva a Deus e o conceito pluralista que afirma haver vários caminhos com o mesmo objetivo, dando validação a todas as religiões. É muito comum ouvirmos: não importa a igreja, todos os caminhos levam a Deus. Será?

    Muitas pessoas querem andar nos caminhos da perversidade (Pv 16.2), caminhos estes avalizados, pelo próprio homem como direito. Nesses caminhos, vivem a auto ilusão, não veem seus próprios defeitos (Lc 16.15), andando por caminhos que levam a superioridade (1Co 4.4,5). Escolheram viver como se Deus não soubesse de nada ou fosse alheio a ações vergonhosas que praticam (Hb 4.2).

    Na placa que está logo no inicio do texto, vemos duas indicações, um lado leva a felicidade, o que usaremos para falar de uma escolha própria. Geralmente o ser humano quer liberdade, as lutas estão visíveis; liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, liberdade religiosa e etc. Na verdade Deus nos deu o livre arbítrio, podemos escolher ir para o Paraiso, que na placa indicativa, vamos colocar como escolha para o céu.

    Escolhendo o caminho da “liberdade”, a visão de pecado muda e muito. Primeiro querem que tudo seja provado biblicamente, isto é bom quando não se está procurando escape para pecar. Nesta visão o pecado não é visto como erro, mas como problema, procuram tirar a ideia de que o pecado seja mal. A Bíblia nos aconselha a fazer escolhas que não venha trazer nenhum tipo de escândalo (1Co 10.31,32). A moral que o mundo conhece é quando nos tronamos sal da terra, a Bíblia que o não crente lê é a nossa vida, quando somos luz para este mundo.

    É verdade que o livre arbítrio nos dá o direito de escolher o caminho que queremos (1Co 10.23), não há que nos impede. Mas nem tudo nos convém disse Paulo. Também não podemos deixar de analisar aqui o caminho dos religiosos, que querem parecer puros. Vivem apenas de aparências, mas o interior não consegue produzir a não ser aquilo que o externamente religioso é na sua essência (Mt 23).

    O caminho largo, como Jesus disse tem de tudo, quem quiser passar por ele, pode levar o que quiser nada é proibido. A particularidade de cada transeunte, é como se fosse dele mesmo, vivem prazeres sem limites, divertimentos desenfreados. A Bíblia é totalmente abandonada, uma vida de verdadeira apostasia. Oração em declínio (Jó 15.4), vida controlada pelo pecado (Jr 15.10), caminho da escassez espiritual (Ef 5.4).


    Para que se tome posse do Reino de Deus é preciso que de forma voluntaria, o pecador renuncie tudo o que for desse mundo e entre pela porta estreita. É uma vida diferente, um viver digno de cidadão do céu, obediencia irrestrita à vontade soberana de Deus. Quem passa por este caminho, não emite opiniões, segue as determinações biblicas, nada precisa ser mudado e sim obedecida.

    O caminho estreito conduz a vida, o caminho da vida não é a morte como diz a musica de Raul Seixas, o caminho da vida é Jesus. Neste caminho o cidadão não tem liberdade própria, a liberdade é do Espirito, que nos conduz ao Paraiso. No caminho da “liberdade” cada qual faz o que bem entende, enquanto que, no caminho do Paraiso (céu), nos tornamos servos voluntarios, definhamos o nosso eu, para que Cristo tenha a primazia em tudo.

    No intuito de desfrutar da vida aqui com seus prazeres a maioria optam passar pela porta larga, onde o caminho a seguir também é largo. Jesus deixou muito claro: “são muitos que passam pela porta larga”, não precisa fazer mudança alguma, deixar nenhum tipo de bagagem. A porta larga permite que passe por ela sem problemas os aduteros, os ladrões, os apostatas, os religiosos externos, os hereges enfim qualquer que não quiser renunciar o pecado, ela permite espaço.

    Quanto a porta estreita é preciso se submeter ao espaço, é necessario esforço para prosseguir na escolha. Pois após a porta estreita, o caminho tambem é estreito, não há lugar para bagagens, por mais pequenas que sejam (Mt 10.24). Jesus aconselha a escolher o caminho estreito, é dificil e apertado, mas quem quiser entrar no céu, tem que passar por ele. “Entrai pela porta estreita”

    Jesus deixou claro! O camhinho que há de se trilhar, quem escolher a porta estreita é muito dificil de se andar. Jesus disse: “no mundo tereis tribulações”, ser salvo não é facil, não é tão simples manter fidelidade a Deus. O caminho para o céu é o da obediencia incondicional, é o caminho onde se anda pela fé (Lc 13.24). Resumindo com uma pequena pergunta: Em que caminho estás?

    Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr Jair Rodrigues

  4. #4
    PORTAL ESCOLA DOMINICAL

    JUVENIS – CPAD

    3º Trimestre de 2011

    TEMA: Lições práticas do Sermão do Monte

    COMENTARISTA: Marcos Tuler

    LIÇÃO 12 - O CAMINHO PARA O CÉU III

    TEXTO BÍBLICO Mt 7.13,14,21-23

    Mt. 7: 13."Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela."[/color]

    [size=+1]Contrariando a filosofia e o desejo da maioria das pessoas, Jesus asseverou a existência da apenas dois caminhos para a eternidade. Não existe meio salvo ou meio perdido. Ou completamente salvo, ou completamente perdido. Céu ou inferno. Vida ou morte.

    Deus ou o diabo. Purgatório ou reencarnação, são doutrinas de homens, ou de demônios para enganar os desavisados. Nem Jesus, nem os apóstolos fizeram qualquer menção desses recursos espirituais. Jesus foi enfático ao afirmar que a porta larga e o caminho espaçoso conduzem a perdição, e a porta estreita e o caminho apertado à vida. São muitos os que entram pela porta larga, e andam pelo caminho espaçoso. E são poucos os que entram pela porta estreita e andam pelo caminho apertado.

    “Porfiai por entrar pela porta estreita” Lc.13: 24. Porfia significa esforço, luta disputa. Jesus deu com isso a entender que não é muito fácil optar pela porta estreita e pelo caminho apertado. E necessário lutar, se esforçar, até mesmo uma disputa. Lutar e disputar com quem? Com outras pessoas? Não! É necessário lutar e disputar conosco mesmo, lutar contra a natureza adâmica que insiste em viver em nós, e não é sujeita a lei de Deus. E para entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado, precisamos praticar a auto renúncia e tomar a nossa cruz de cada dia e seguirmos a Jesus. Mt.16:24. A linguagem é figurada para nos fazer entender que a porta larga e o caminho espaçoso dão-nos aparente liberdade de satisfazer a todos os desejos pecaminosos da carne, acompanhando a maioria no seu desenfreamento moral e pecaminoso. Esta é a razão do mundo viver num clima crescente de violência e de pornografia e todos os males daí oriundos. A maioria prefere a porta larga e o caminho espaçoso. E mais fácil e até mesmo mais atrativo. O grande perigo é que os caminhantes da porta larga e do caminho espaçoso, não pensam no destino que este caminho os conduzirá. Jesus disse que esta estrada conduz à morte. Morte não quer dizer fim de existência, e sim separação definitiva de Deus. Morte espiritual. A mesma morte de que Deus advertiu Adão caso ele comesse do fruto proibido. Gn.2: 16-17. Adão morreu no momento que comeu o fruto proibido? Sim. Foi um veneno mortal. Ele morreu imediatamente. O pecado o separou do Criador. Is. 59: 1-2. Rm. 6: 23. Esta estrada tenebrosa conduz à morte eterna; fujamos dela. Ap. 20: 13-15. O sábio e amoroso conselho de Jesus é este: Porfia por entrar pela porta estreita. A porta estreita e o caminho apertado não são atraentes aos olhos humanos, Enquanto os viajores do caminho largo vão rindo e se divertindo, dando vazão a todo desejo da carne e vivendo dissolutamente, muitas vezes os do caminho estreito vão gemendo sob o peso da cruz, andando e chorando. Sl. 126: 5-6. Não nos esqueçamos que tanto os que entram pela porta larga e o caminho espaçoso, como os que entram pela porta estreita e o caminho apertado, são viajantes. Isto quer dizer que tanto os aparentes prazeres da estrada larga, como as lutas e as lágrimas do caminho estreito, são transitórias. Não são eternos. Findar-se-ao mais rápido do que se possa imaginar. As conseqüência sim, estas serão eternas. Jesus disse que a porta estreita e o caminho apertado conduzem à vida. Vida eterna. Vida com Deus. Vida abundante. É incensa tez entrar pela porta larga e andar pela estrada espaçosa. É mais prudente seguir a orientação de Jesus, “Porfiai por entrar pela porta estreita”. Diz certo poeta cristão: “Muitos dizem que o caminho para o céu precisa ter, bons passeios, pic-nics, diversões para entreter, mas Jesus antes da crua chorou muito no jardim, o caminho para o céu é sempre assim. Outros dizem que o caminho para o céu tem de passar pelas praças das cidades pelas praias pelo mar, mas Jesus antes da cruz chorou muito no jardim, o caminho para o céu é sempre assim. O escritor aos hebreus aconselha a olhar para Jesus, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hb. 12: 1-2. Jesus é o nosso melhor exemplo. Ele desprezou toda oferta do diabo, tudo que era fácil e atraente, e escolheu o caminho da cruz. Como recompensa, entrou vitorioso no céu como herói vencedor. Sl 24: 7-10. “O bom prazer do Senhor,prosperará na sua mão, o trabalho da sua alma Ele verá e ficará satisfeito.” Is. 53: 10-12.

    Amém.

    Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr. José Serafim de Oliveira.

  5. #5
    Ellen Souza está desconectado Avatar de Ellen Souza
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Boa Vista - RR
    Posts
    13
    Paz do Senhor queridos irmãos.
    Estamos já na reta final de mais um trimestre e graças a Deus que até aqui tem nos ajudado.
    Nessa lição sobre o caminho para o céu, vou levar para os meus alunos duas portas feitas em papel cartão, uma porta estreita e outra larga e atrás de ambas as portas (que serão abertas pelos alunos), vão estar algumas situações cotidianas com as quais nos deparamos no nosso dia a dia e que muitas vezes são tropeços na nossa caminhada, o que muda nessas portas é apenas o fim das duas: uma leva ao céu de glória e a outra à morte eterna.
    Situações do dia a dia: mentira, fofoca, injúrias, "o ficar", desobediência, vícios, relações sexuais precoces (essas são algumas sugestões, o importante é adaptar ao que você conhece dos seus alunos).

    Aula concluída? Quase!
    Agora vem a segunda parte.

    - Que tal fazermos um bolo durante a aula?
    Leve para a sua sala um, a vasilha e todos os ingredientes de um bolo (não precisa ser as medidas exatas, precisamos apenas do suficiente para ilustrar a história a seguir).

    - Hoje vamos terminar nossa aula de um jeito diferente!
    Vamos criar algo bem especial para encerrarmos essa aula.
    Quem gosta de bolo?
    (Comece a por os ingredientes na vasilha)
    - A Bíblia diz que Deus criou um lindo jardim, um lugar muito especial e colocou o homem para cuidar dele mas, não era qualquer homem.
    Era alguém muito especial, o próprio Deus o criou, do pó da terra o formou, fez minuciosamente cada detalhe, cada órgão do seu corpo, deixou nesse homem as suas digitais e por fim, soprou o seu Espírito em suas narinas, lhe deu o fôlego de vida e o Espírito Santo para preencher seus vazios (nisso os ingredientes já devem estar todos misturados para "assar", lógico que você já vai ter um bolo pronto)
    E então, eis que surge, do pó da Terra a maior criação do Deus Todo Poderoso, o Homem. (E surge o bolo, bonito e delicioso, desejável aos olhos e ao paladar, *rs).
    Esse homem cometeu um erro que culminou em afastá - lo de Deus, e Deus deu-lhe livre arbítrio, poderia escolher como quisesse (nesse momento, vá fatiando o bolo de diferentes maneiras, pedaços maiores, menores, quadrados e por aí vai), mas o homem foi se afastando cada vez mais e muitos deles ao invés de se reaproximarem do Criador, voltar atrás em seu erro, se converter dos seus maus caminhos, o homem tem se deixado levar cada vez mais pelos prazeres desse mundo o que o tem levado a perdição total.
    Vai chegar o dia em que o Rei virá buscar a sua igreja, não a igreja física mas, a igreja espiritual que Ele escolheu, lavada e remida pelo Sangue do Cordeiro (distribua alguns pedaços de bolo para alguns alunos ou, para o professor assistente , se houver e reserve um pedaço do bolo para o grande final).
    Para os que subirem, haverá grande gozp e júbilo mas para a os que ficarem, que não se acharem com o nome escrito no livro da vida, haverá choro e ranger de dentes (nesse momento, despedace o bolo que você reservou, por isso tem que reservar um pedaço para destruir e outro para servir, se puder, deixe escondido o de servir).
    Seus alunos provavelmente ficaram frustrados com sua atitude pois esperavam ganhar um pedaço do tal bolo.
    Explique a eles que, se eles se frustram com um simples pedaço de bolo destruído, imaginem Deus, o nosso Pai Celestial, que nos criou para a glória e louvor do Seu nome e tem visto a cada dia Sua criação se destruindo.
    1- Como Deus se sente ao ver sua criação se auto destruindo?
    2- O que podemos fazer para mudar essa situação?
    A resposta é simples, esta na própria Bíblia Sagrada em 2 Crônicas 7.14
    "e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."


    (pecado é tudo aquilo que eu penso, falo e faço que não agrada a Deus)


    Que o doce Espírito Santo nos ajude nessa tão árdua (e gratificante) missão de ensinarmos os nossos Juvenis no caminho certo.

    Forte abraço,
    Ellen Sanaé


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •