Zezinho e Chiquinha em Zé Milionário
Por Rizia Silva Freire


Zezinho – Oi pessoar! Tarrde pro ceis! Como ceis tão? Ta todo mundo aprumado? Ta não? Intão apruma uai! Meu nome é Zé da Silva, mas pode me chamar de Zezinho milionário, pruquê é assim qui o pessoar mi chama. CHIQUINHA! ENTRA AÍ! A Chiquinha é uma amiga minha lá da roça.
Chiquinha – Tarde pro ceis tamém! Ceis ta bão? Bão messssmo? Intão ta bão. Eu também to boa. Boa di mais da conta e feliz de ta aqui co ceis! Povão bunito de vê sô. Num é Zezinho?
Zezinho – Ixi! Di mais da conta pessoar. O Chiquinha, deixa ti contar. To vindo lá da minha fazenda sô e lá tem uma roça bunita, dá de ver o tanto que ta bonita. Moça, mais ta bunita!
Chiquinha – É mezz Zezinho?
Zezinho: Ixi, di mais da conta. E Chiquinha, cê sabia qui agora eu sou milionário?
Chiquinha – Não! Como assim, milionário? Cê é tão novo, uma criança uai. Pruquê ocê é milionário?
Zezinho – Pruquê to prantando mii com meu pai uai. I óia, toda vez qui pranto mii só nasci mii. Se eu pranto goiaba só nasce goiaba. Quando madura dá cada trem bonito. Mas fico bservano, quando pranto mii, só nasce mii, quando pranto arroz, só nasce arroz tamém e num nasce mii. Tem base?
Chiquinha – É mezz. Mas cê sabia qui se ocê for obediente ao seu pai e sua mãe eles vão ficar felizes mas se não for eles vão ficar tristes?
Zezinho – É verdade. Quando obedeço minhas fessoras tamém elas ficam felizes e até me dão um doce.
Chiquinha – Intão Zezinho, se ocê faz coisas boas vai ter coisas boas, igual na prantação. Por isso que quando ocê planta mii, só nasce mii e não nasce otra coisa. Deixa eu te pregunta, nun entendi pruquê qui ocê é milionário Zezinho?
Zezinho – Uai, já te falei muié. É pruquê eu planto mii. I cê tem que ver. Lá minha roça tem cada MILHÃO! Eu tenho muitos milhões, por isso sou milionário. Trouxe inté um pra dar de presente pra um coleguinha. "Fulano" (chamar uma criança) vem cá pra ti entregar meu presente.
Chiquinha – Ara Zezinho! Mas ter mii grande não é ser milionário. Milionário é quem tem muito dinheiro.
Zezinho – Uai, quer dizer que não sou rico?
Chiquinha – Depende. Tem outro jeito de ser rico, mas rico de coração. E a riqueza de coração ninguém pode robar docê.
Zezinho – Como que é?
Chiquinha – È ter Jesus no coração.
Zezinho – Ah é! Mas eu não tenho coração, pruquê eu sou feito de pano. Mas queria muito ensinar as crianças a serem ricas de coração. As crianças também querem ser ricas né crianças? Ricas de coração e não de dinheiro.
Chiquinha – Uai. Vamos pedir pra tia orar pela gente, convidano Jesus pra entrar no coração da criançada e depois da oração nós vai embora. Ta pessoar?
Zezinho - Ta bão.



› Veja Mais: História caipira com fantoches