Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 8 - O exército de Deus invade o Egito

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 8 - O exército de Deus invade o Egito

    Objetivo: Conscientizar a criança de que Deus castiga os desobedientes, mas aqueles que obedecem ficam livres do castigo.
    Texto Bíblico: Êxodo 8 - 10

    Anexo 14155

    A Paz, tias!
    Para o tema desta lição nem seria preciso criar um kit, pois o Portal tem um acervo tão bom que basta pesquisar e, com um pouquinho de criatividade, juntar tudo para ter uma aula super dinâmica.


    Antes de mais nada, quero que TODAS as tias se esforcem para preparar uma apresentação super caprichada das 9 pragas (isso mesmo, são apenas 9, a 10ª praga será estudada na próxima lição)!
    Para isso, temos aqui no Portal a dica da Profa. Claudia Dualibe sobre 10 latas de leite, pintadas ou forradas.
    É simplesmente MARAVILHOSA essa ideia! Vcs todas já devem ter lido, né?
    http://www.escoladominical.net/showt...ragas-do-Egito

    Uma tia fez as dez pragas da seguinte forma:
    Usou 10 latas de leite em pó, sem o rótulo, todas as latas iguais.
    Na tampa da lata, escreveu o número de cada praga e dentro colocou algo que representasse a respectiva praga.
    Na água que virou sangue, colocou tinta vermelha e mostrava antes um copo, comprado em lojas de 1,99, que parece ter água dentro, mas não tem, então ela "derramava" a água dentro da lata e depois mostrava "o sangue" para as crianças.
    Moscas, rãs e gafanhotos, ela pegou esses animaizinhos de plástico e colocou dentro de cada lata vários deles.
    Piolhos, ela não achou, então adaptou formigas, cortou com tesoura e deixou-as muito parecidos com piolhos.
    A praga nos animais, ela representou com vários animais: ovelhas, vacas, bois e etc, e colocou como doentes.
    As úlceras, ela colocou cinzas e tb band-aids dentro da lata.
    A praga da escuridão, ela colocou diversas vendas pretas feitas de papel crepom, como uma máscara, para colocar nos olhos das crianças.
    A chuva de pedras ela encheu a lata com pedras.

    E a décima praga, ela encenou com as crianças, colocou rolos de tinta dentro da lata, e deu tinta vermelha (o sangue do cordeiro), fez uma enorme porta no papel pardo e pendurou na parede e disse para as crianças pintarem os umbrais com o "sangue" e explicou como foi que tudo aconteceu.
    - guarde essa lata da 10ª praga para trabalhar no próximo domingo!
    Sim, são 10 latas (ou vc pode usar 10 potes de sorvete - 10 caixas de sapato).
    Telefone para os parentes, as amigas, as irmãs da igreja e comece a pedir essa doação. Não tem problema se no final vc juntar 10 latas/potes/caixas diferentes. Trate de pintar todas da mesma cor - ou forrar com algum material da mesma cor e pronto, fica excelente!!


    Cartaz FRASE DO DIA (faça conforme está na revista do Professor)
    Cartaz VERSÍCULO CHAVE para colocar no mural


    MEMÓRIA EM AÇÃO

    Anexo 14156

    Para fazer a dinâmica sugerida na revista eu ainda criei 12 cartões (nesse caso vc irá selecionar 12 alunos) onde, progressivamente, o versículo chave vai sendo repetido acrescido de mais uma palavra. Dessa forma, a útlima criança irá falar o versículo completo.
    Imprimir em papel Xamex e colar em quadradinhos de papel cartão colorido (use as sobras que vc certamente costuma guardar).
    12 alunos sentados no chão em círculo (será que na sua classe tem um tapete? com esse clima frio seria bom... se não tiver, então que se sentem nas cadeiras mesmo).
    Cada aluno recebe o seu cartão. Vc dá um minutinho de silêncio para cada um ler muito bem o seu cartão.
    Todos deixam os cartões virados para baixo, não podem mais olhar.
    E então começam a dinâmica conforme explicada na revista do Professor acima.

    ATIVIDADES
    - Revista do Aluno com perguntinhas.
    - Confeccionar um sapinho utilizando pratinho de papel pintado de verde

    Anexo 14157

    Os próprios alunos deverão montar seus sapinhos.
    - imprimir as pernas do sapinho em papel criativo verde (as crianças deverão recortar)
    - imprimir os olhos (as crianças devem recortar e colar)
    - dobre um pratinho de papel ao meio e pinte de verde por fora e de preto por dentro (leve os pratinhos já pintados, mas deixe que as crianças dobrem)
    - cole as perninhas e os olhos.
    - faça a língua de papel criativo vermelho.
    - recorte os cartões com o versículo chave, fure, amarre com um barbante, fure uma pontinha do pratinho e amarre nele o cartão.
    Veja que essa atividade de recortar e colar deve ser feita pelos próprios alunos!!
    Leve o seu prontinho para servir de modelo![/infobox:1xiue6be]

    Aproveito aqui este espaço para trazer um assunto muito sério, que há tempos me preocupa.
    Várias Professoras já comentaram que tem APENAS 50 a 55 minutos de aula nas manhãs da EBD.
    Vejam que, com a quantidade de atividades MARAVILHOSAS que podemos fazer todos os domingos, esse tempo é absurdamente pequeno.
    Por isso, criei há alguns dias o Tópico Tempo na Classe da EBD infantil e gostaria de CONVOCAR todas as profas. para lerem e postarem lá seus comentários e sugestões de como mudar essa situação nas EBDs.
    http://www.escoladominical.net/showt...a-EBD-infantil
    Leia e participe!!

    Bem, o frio já começa a chegar na maioria das cidades. Oportunidade perfeita para servir um chocolate quente no final da aula, não é mesmo?

    Ah!!!Vamos dar exemplo aos nossos alunos, obedecendo a Palavra de Deus, que nos admoesta a NÃO fazer a obra relaxadamente.
    Continue dedicando-se a preparar aulas sempre melhores e tenha a certeza de que a semente das manhãs de domingo caem em solos férteis, que darão bons frutos no tempo de Deus.
    Anime-se, pois a sua força está no Senhor Jesus.
    Abraços,
    Sandra



    › Veja Mais: Lição 8 - O exército de Deus invade o Egito
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 15-03-13 às 08:33 PM. Razão: ARQUIVO RECUPERADO.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 8 - O exército de Deus invade o Egito

    fonte: http://www.cpad.com.br
    Lição 08 - O Exército de Deus invade o Egito
    Leitura Bíblica - Êxodo 8 — 10

    CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

    “O Propósito das Pragas

    Essa ênfase no conhecimento do Senhor alça as pragas para além de sua função de castigar severamente. As pragas não são uma vingança contra Faraó. O Senhor não tem a intenção de deixar no Egito um Faraó arrasado e destruído, nem tenciona fascinar o governante egípcio com uma exibição de milagres.

    O propósito divino é fazer com que Faraó e seu povo — para não mencionar os israelitas — passem efetivamente a conhecer o verdadeiro Deus. É estabelecida uma estrutura com fins didáticos, de forma que o conhecimento seja transmitido através de observações e experiências pessoais, não por ouvir falar. Conhecer ao Senhor como Senhor significa reconhecer e se submeter a sua autoridade. Essa é a escolha que precisa ser feita, a qual Faraó é convidado a fazer. É claro que, nos capítulos finais, não vemos nada sobre Faraó ter dito ‘Agora conheço Jeová’ ou ‘Eu sei quem Jeová é’.” (Manual do pentateuco, CPAD, p.181).

    ATIVIDADE

    Aproveitando a energia que os alunos desta faixa etária possuem, realize uma mímica sobre as NOVE PRAGAS DO EGITO. Coloque dentro de um pote as nove tiras de papel com os nomes das respectivas pragas (água em sangue, rãs, piolhos, moscas, morte dos animais, tumores ou feridas , chuva de pedra, gafanhotos, escuridão).

    Solicite um voluntário para vir à frente e retirar uma tira de papel de dentro do pote. Após ler o nome da praga, o aluno deverá fazer uma mímica relacionada a ela, de modo que o restante da turma possa descobri-la. Se algum aluno se candidatar e tiver dificuldades para ler, ajude-o no que for preciso.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    Pry está desconectado Avatar de Pry
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    96

    Re: Lição 8 - O exército de Deus invade o Egito

    A Paz...
    Nesta aula eu segui maioria das dicas e a aula foi show, eu amei.
    Comprei os bichinhos de plástico nas lojas de 1,99 aqui em Blu. Paguei R$ 13,00 por uma pacote e vieram o gafanhoto, a formiga (cortei as patas para fazer um piolho... ) a mosca, joaninha e um louva-Deus.
    Os animais pequenos comprei separado e paguei R$ 3,00.

    Seguem duas fotinhos.
    Obrigada San.

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 8 - O exército de Deus invade o Egito

    Que bacana que ficou a sua aula, Pry!
    Dá pra ver que vc utilizou objetos para ensinar de forma bem criativa sobre as pragas. A alegria das crianças nas fotos é uma grande recompensa por levar uma aula bem preparada, né querida?
    Vc tá de parabéns, viu?
    Que o Senhor continue te inspirando e que a vida dessas crianças seja sempre tocada por sua dedicação.
    Beijinho**
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    IvaneteCecim está desconectado Avatar de IvaneteCecim
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Portugal
    Posts
    43
    DSC08674.jpg
    Olá,ir. SAndra gostei imenso desta sugestão do kit e resolvi fazê-la. Eis o resultado e o mais importante é que as crianças participaram bastante,fiquei mt feliz com os resultados.Mt obrigada e Dva!

  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Querida Ivanete,
    Super obrigada por postar suas fotos no Portal mostrando como vc confecciou as ideias que acompanham os kits!
    Tudo muito lindo, querida irmã.
    Fico imensamente feliz quando recebo o retorno de Profas como vc, a Pry e outras que escrevem aqui no Portal mostrando seus trabalhos.
    Que o Senhor abençoe ricamente a EBD aí em Portugal!!!
    Muito carinho meu!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    Tia Jú está desconectado Avatar de Tia Jú
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    45
    Acreditam que já estou uns 15 minutos brincando sozinha com meu sapinho de dobradura ??? *rs
    Neste site do youtube mostra direitinho como fazer seu sapo saltitante.


    Vou deixar uns escondidos na sala de aula.
    E quando falar da praga das rãs pedirei para as crianças procurarem, pois estão em toda parte.

    Se der tempo fazemos depois.

    Meninas, pula de verdade !!!
    Amei !!! Vou ficar com o meu !!! *risos


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •