Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Tempo na classe da EBD infantil

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Tempo na classe da EBD infantil

    Algumas Professoras comentaram comigo que dispoem de apenas 50 minutos em sala de aula com as crianças.
    Esse assunto de "tempo em sala de aula" sempre me interessou e eu adoraria ver as tias conseguindo AUMENTAR esse tempinho.
    É isso mesmo.. AUMENTAR!
    Bem, aí vai ter gente pensando: - "Tá maluca, irmã SandraMac!! Tem domingo que a Profa. nem sabe o que fazer para preencher esse TEMPÃO com aquela turma barulhenta, Deus me livre terem mais tempo em sala de aula!". *rs
    Aiiin..... será que alguem pensou isso? *rs


    Sinceramente, eu acho que cerca de 50 minutos é pouco tempo! Senão, vejamos:

    - Hora de receber os alunos e fazer a marcação da CHAMADINHA ou QUADRO DE PONTUAÇÃO (10 minutos?) => momento em que a garotada chega naquela correria e animação, todo mundo falando ao mesmo tempo, contando sobre a semana que passou, sobre o passeio na casa dos primos, a chegada da avó que veio passar uns dias (e trouxe um monte de surpresinhas pros netos), falam sobre o nascimento de um irmãozinho(a), sobre o tombo de bicicleta, o braço engessado por causa de alguma travessura heróica, ou contam que a mãe ficou doente, etc.
    É aquele momento gostoso em que a Profa. pode conversar mais à vontade com a turminha.

    - Hora de orar pelos pedidos da semana, agradecer bênçãos recebidas, usar a CAIXINHA DE ORAÇÃO (5 minutos) => Pode cantar um corinho bonito que fala de oração, todo mundo mais calminho e a tia pergunta sobre as necessidades, os motivos de oração - geralmente as crianças sempre pedem oração pela avózinha que ficou doente, ou algum tio, tia, pela mamãe, etc.
    Hora de usar aquela caixinha de oração que vc confeccionou com tanto capricho e que as crianças amam usar!

    - Hora de tirar a Oferta - cantando o corinho da oferta (3 minutos) => momento de enfatizar que o Senhor ama ao que dá com alegria, momento de chamar a atenção para as necessidades da igreja, trabalhos sociais, falar sobre crianças carentes, oferta missionária, desafio de doações, etc.

    - Hora do corinho da lição (ou do mês ou do Trimestre) (5 minutos) => Vc preparou aquele corinho visualizado tão lindo pras crianças louvarem ao Senhor. Podem sempre cantar o mesmo corinho, que seria o CORINHO DO TRIMESTRE, e a cada domingo podem cantar mais uns 2 corinhos diferentes, sempre de acordo com as lições estudadas. Vc - que é super dedicada - no início do Trimestre deu para cada aluno um CD com os corinhos do Trimestre, então eles já cantam com a maior desenvoltura e animação. Que gostoso esse momento do louvor!!

    - MEMORIZAÇÃO DO VERSÍCULO CHAVE (10 minutos ou mais) => a cada domingo tem uma brincadeira diferente, uma atividade bacana onde as crianças, brincando, memorizam e recitam o versículo chave. Dá pra fazer competição, dividindo a turma em 2 grupos e até uma pequena premiação. Momento da turma dos Primários e Juniores abrirem suas Bíblias, encontrarem o versículo do dia, marcarem direitinho na Bíblia.
    Memorizar os versículos é uma habilidade própria das crianças e isso elas levarão para o resto da vida. Temos que aproveitar super bem esses momentinhos para estimular os pequenos a decorar, guardar a Palavra no coração e também aplicar na vida.

    - Dinâmica de introdução ao tema da aula, ou CARTAZ da FRASE DO DIA (5 minutos) => vc sempre traz uma dinâmica, ou brincadeira, ou objeto/atividade para fazer a "ponte" para entrar no momento especial da HISTÓRIA.

    - Hora da lição (15 minutos - um pouco menos/um pouco mais, conforme a faixa etária) => grande momento da nosso encontro dominical... vc trabalhou duro para criar cenários atraentes, ou um avental, personagens de caixinhas, figuras bem recortadas, objetos especiais sobre a lição. Enfim... tudo muito bem estudado e preparado para passar a verdade bíblica do domingo!
    Momento também de fazer o apelo para a criança não salva aceitar Jesus como seu Salvador... ou para enfatizar as atitudes que Deus quer ver nas ações da criança que já é de Jesus!

    - Hora da ATIVIDADE DE FIXAÇÃO e RECAPITUALAÇÃO (30 minutos) => trabalhar uma atividade bem interessante, animada, desafiadora... fazer recortes, montagens, colagens, criar aquele cartãozinho evangelístico, etc.
    Usar a massinha, a pintura de dedo, carimbos de vegetais ou de espuma, tudo dentro do tema da lição.
    De maneira super alegre, bem lúdica, fazer a RECAPITULAÇÃO das lições passadas, em forma de gincana de perguntinhas (JARDIM - PRIMÁRIOS - JUNIORES), em forma de brincadeiras, etc.

    - Hora do LANCHINHO e tchau, tchau!! (10 minutos) => A garotada pode começar a guardar os materiais utilizados nas 'artes', pode ajudar a arrumar as cadeiras e também recebem o lanchinho na sala (algumas igrejas servem um café da manhã, outras apenas dão um docinho, isso varia de igreja para igreja).
    Momento de despedir os alunos e fazer os últimos lembretes para a próxima aula.
    Despedir a turminha com oração.

    Somando os minutos sugeridos, vcs podem ver que dá mais de 1 hora e meia mantendo a turminha super ocupada na sala de aula.
    Note que os minutos sugeridos para cada item são apenas uma "sugestão", ou seja, pode ser um pouco mais (acho ruim se tiver que ser MENOS, hein! - mas... sei que vai depender da faixa etária).

    Com a turma dos maiores (Juniores e até Primários), levando boas tarefas e fazendo boas dinâmicas e jogos, dá para ficar com eles em sala de aula por 2 horas sem cansar ninguem!!

    Penso que o ideal seria as crianças irem DIRETO para suas classes no início da EBD e ficarem em sala de aula até o FINAL - os pais pegam as crianças direto na sala.
    Chegar NA HORA, vai servir de pontos para os alunos - PONTUALIDADE marca pontos!
    Para isso funcionar, as tias PRECISAM estar dentro da sala, com tudo arrumadinha, pelo menos com 30 minutos de antecedência.

    Na minha igreja não tínhamos aquela parte de reunir as crianças no templo para falarem rapidamente o versículo decorado e responder algumas perguntas.
    Me perdoem, mas esse tempinho faz um boa diferença, viu? E se notarem as apresentações (falando de modo geral, CLARO QUE EXISTEM AS BOAS EXCEÇÕES), as crianças falam tudo mecanicamente, a maioria não fala e fica aquela apresentação meio patética.
    As crianças poderiam se apresentar ao final de cada Trimestre, por exemplo, recitando versículos memorizados, falando algo sobre o assunto estudado.
    Já tive Junior que se apresentou na frente da igreja e recitou os 13 versículos das 13 lições, de cór!! Foi SHOW... e ganhou um belo presente, claro!
    Então, o final do Trimestre poderia ser comemorado com essas apresentações no templo, premiando os melhores alunos (3 primeiros lugares) e os demais pela participação (com lembrancinhas simbólicas).

    Estou com tudo isso na cabeça há séculos, Sras. Professoras, com o coração ardendo para escrever pra vcs, pois tenho visto muitas Profas. no Orkut, MSN, Portal e via e-mails comentarem que só tem 50 ou 55 minutos com as crianças em sala de aula, a cada domingo.
    É taummm pouco.....

    Esses pequenos passam 5 dias por semana sendo bombardeados nas escolas, passam 7 dias por semana recebendo os ensinamentos da TV, da internet.... a gente não deveria gastar mal os preciosos minutos das manhãs de domingo, não é mesmo?

    Adoraria ler a opinião de vcs, tias!! E, quem sabe, ouvir de alguem no futuro que por causa deste nosso debate conseguiu MUDAR o tempo de aula na sua EBD... que o Pastor conseguiu enxergar essa necessidade, autorizou a mudança, e que as aulas ficaram ainda melhores.
    Ahhhhh... que bacana que seria, hein!!

    Escrevam!! falem... comentem... acrescentem....
    Muito obrigada,
    Sandra


    _____________
    Por favor, leiam também o Tópico "Planejamento de Aula" onde já postei umas sugestões importantes:
    http://www.escoladominical.net/forum...CADOR-INFANTIL


    › Veja Mais: Tempo na classe da EBD infantil
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Tempo na classe da EBD infantil

    Mais coisas para se pensar...

    1. Uma Profa faz de um jeito, a outra faz de outro (e o "outro" jeito é simplesmente pobrinho, um fracasso).
    Bem, isso JAMAIS poderia acontecer. As crianças nunca poderiam ter num domingo uma aula dinâmica, bem montada, com tarefinhas bem planejadas, conteúdo super pesquisado, uma rotina bem organizada, para no outro domingo vir a outra tia com uma aula fraca, sem criatividade e fora dos 'padrões' da turma.
    Isso é absolutamente errado!!
    As duas Profas. precisam trabalhar em equipe durante a semana, se ajudando mutuamente, se auxiliando, para garantir que a aula do próximo domingo seja bênção pura.
    Precisam orar juntas, orar uma pela outra, pelos alunos, se possível visitarem-se de vez em quando. Fazer um jejum pela classe uma vez por mês.... trabalhar a comunhão entre si, pois é na união que o Senhor ordena a bênção, como diz a Palavra, não é mesmo?

    A Coordenação precisaria acompanhar isso de pertinho e dar as devidas instruções e treinamento para que TODAS obedeçam um padrão.
    Claro que cada tia tem o seu "jeitinho de ser' e isso é absolutamente bacana e deve ser preservado. Porém, toda a sequência da aula, as tarefas, etc, devem obedecer um padrão. E as aulas devem ser dadas sempre com as DUAS (ou mais) tias presentes na sala, cooperando uma com a outra.
    O revezamento acontece apenas no momento da contação da história, ou mesmo na condução das tarefas. Mesmo assim, uma dirige os corinhos, a outra a oração, as duas coordenam a marcação da presença, da pontuação e os trabalhinhos manuais. Claro que, em caso de necessidade, uma das tias pode faltar - mas a outra deve ser avisada sobre isso.

    2. Material - a igreja não ajuda, não paga quase nada.
    É um problema da MAIORIA.
    Complicadíssimo mesmo, eu concordo. Sem bons materiais, gastos com revista do Professor, revista do Aluno, pasta de visuais para as histórias, CDs com corinhos, mesas, cadeiras, sala bem pintada e limpa, lanchinho para os alunos, flanelógrafo, xerox, cartolina, tesourinhas, cola, lápis de cor, EVA, massinha, tintas, e mais uma infinidade de coisas fica bem complicado trabalhar.
    Mas aí deve entrar a oração (das Profas e dos alunos) e a criatividade.
    No Portal temos o famoso Tópico "Arrecadação de dinheiro para a EBD" - que a maioria aqui já conhece:
    http://www.escoladominical.net/showt...heiro-para-EBD

    3. Como o Pastor poderia autorizar essa mudança de tempo em sala de aula se na nossa igreja o sistema é o mesmo há séculos?
    Simples!
    Se as Profas. forem treinadas e forem conscientizadas do que PODEM FAZER em sala de aula elas teriam como mostrar ao Pastor item por item, explicando o tempo necessário, mostrando o material prontinho, enfim, comprovando ao Pastor que sim, existe MUITO para ser feito e o precioso tempo das manhãs de domingo seria totalmente bem utilizado.
    Atenção: pra isso acontecer TODO o Dep. tem que estar com as Profas. prontas para aplicar essas mudanças.
    Não pode acontecer de aparecer tias despreparadas, sem material, nos domingos seguintes. Pelo amor de Deus, hein!! *rs


    E, se ele for um homem com o coração aberto para o Espírito Santo, irá enxergar a necessidade dessa mudança e irá autorizar.
    Se vc pedir e ele não autorizar, calma! Não murmure!
    Coloque todas as tias para orar - e as crianças também... a obra é do Senhor, e Ele AINDA faz as coisas acontecerem, não é mesmo?
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    Valéria Cristiane está desconectado Avatar de Valéria Cristiane
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    65

    Re: Tempo na classe da EBD infantil

    Ahh que tema interessante para ser discutido... enfim, quem é professora de ebd infantil, sabe como o tempo voa... precisamos levar quase tudo pronto para não termos surpresa né?! Quanto ao tempo de aula eu dou 1h, acho muito pouco, porém (não me desculpando) dou aulas em um espaço (entre cozinha e banheiro) com cerca de 3 ou 4 metros, nada mais além disso e é neste espaço que entram todas as pessoas na igreja... daí uns passam calados, ja outros cumprimentam as crianças etc... mas isso logo, logo acabará, pois a congregação passa por reformas e em breve terei a minha tão sonhada sala.
    E como tenho liberdade me dada pelo meu dirigente, posso aumentar o horário... então terei 2 horas de aula.
    Assim não precisarei "correr" e poderei dar todas as atividades que eu planejar.
    Meus alunos terão 1 hora a mais para aprender a palavra de Deus!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •