Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 06 - Precisa-se de Discípulos

  1. #1
    Franz está desconectado Avatar de Franz
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    3

    Lição 06 - Precisa-se de Discípulos

    Fonte: www.ebdnet.com.br

    ADOLESCENTES – CPAD
    2° Trimestre 2011
    Tema: A vida de Cristo na harmonia dos Evangelhos
    Comentarista: David Rodrigues Nascimento



    LIÇÃO 6 – PRECISA-SE DE DISCIPULOS

    Ao Mestre
    Amado (a) discipular é uma mandamento de nosso Senhor Jesus Cristo.
    “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinado-as a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mt 28.19,20– ARA).

    Este mandamento se aplica a toda a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, mas creio poder dizer-lhes, sem sombra de duvida que, o grupo que maior responsabilidade têm em cumprir este mandamento somos nós – professores de EBD.
    Nas Escrituras Sagradas, vemos vários exemplos de discipulado:

    Elias e Eliseu – a transferência do manto de Elias (após o ensino aplicado) para Eliseu, mostra que Eliseu seria o sucessor de Elias no ministério que lhe foi delegado.
    Noemi e Rute – Noemi ensinou sua nora acerca do Deus de Israel, convertendo-a, e seguiu aconselhando-a em sua vida. Rute foi ingressada na genealogia direta de Jesus Cristo.
    Mardoqueu (e/ou Mordecai) usou sua sabedoria e perspicácia, para instruir e guiar Ester em meio aos difíceis e traiçoeiros caminho da Corte Persa, para salvar seu povo.

    Discipular nas Escrituras é aqueles que possui sabedoria e compartilham com aprendizes juntamente com suas próprias experiências, esta relação de mestre e aluno deve se tornar umrelacionamento sólido e confiante. Somente assim, será alcançado o objetivo – fazer discípulo.
    De tal forma que esses aprendizes se tornem igual ao seu mestre.
    Este processo de educação espiritual pode também ser chamado de “Maternidade e/ou Paternidade espiritual”. Trata-se de um ministério importante e muito necessário par a Igreja.
    Quantos filhos espirituais você possui?
    Se sua resposta for nenhum – ore, peça direção à Deus e comece a trabalhar.
    Se for um, ou mesmo alguns – ore, e peça mais graça a Deus e estratégias espirituais para fazer mais, pois a seara é grande... precisamos de mais ceifeiros.
    “...Levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.” (Jo 4.35).

    Portanto, amado (a), é nosso dever fazer de cada aluno um cristão salvo, convicto e pronto para produzir para o reino de Deus. Deus vos abençoe.



    Objetivo
    Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa:

    Sentir-se compelido à também atender o chamado de Jesus; entender que ainda hoje o Mestre chama e precisa de “pescadores de homens”.



    Para refletir
    “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. (Mt 4.19 – ARC).

    “O crente, seja ele pastor, evangelista, missionário, escritor, ensinador, diácono, ou apenas membro da igreja, se não estiver ocupado (pescando homens), trazendo outras pessoas a Cristo estará falhando em seu dever na Obra de Deus”. (NOTA Bíblia de Estudo Pentecostal pg. 1391).

    Texto Bíblico em estudo: Mt 4.18-22; 9.9; Lc 6.12-16.



    Introdução
    No Novo Testamento, a questão do discipulado será compreendida a partir da pessoa de Jesus, visto e reconhecido como aquele que escuta a Deus e ao povo incessantemente, e carrega sobre seus ombros os sofrimentos e enfermidades de todos, a fim de lhes trazer o consolo e a libertação.

    Jesus é ao mesmo tempo a Palavra e o perfeito ouvinte. É o Verbo de Deus ( Jo 1.1), e por sua
    Encarnação é o Emanuel (Deus conosco).
    A palavra discípulo aparece centenas de vezes no Novo Testamento, onde é usada para descrever os seguidores de Jesus com muito mais freqüência do que “cristão” ou “crente”. Um discípulo é uma “pessoa que segue os ensinamentos de um mestre” (Dicionário da Bíblia Almeida). Visto que o mestre dos cristãos é o próprio Jesus, o verdadeiro discípulo aprende e segue a vontade do

    Filho de Deus. Mas, será que todos que se dizem cristãos são verdadeiros discípulos do Senhor?
    Ao invés de olhar para outros e criticar hipócritas, vamos examinar as nossas próprias atitudes e ações para ver se nós realmente somos discípulos de Jesus.
    E àqueles a quem fez seus discípulos Jesus ensinou tudo, e enviou, para que assim como Ele fez... o fizessem eles também. Os elementos distintivos da identidade do discípulo cristão são, portanto, acima de tudo: ouvir a chamada de Jesus, e em seguida dar a resposta crente e amorosa, e daí por diante ocorrerá a vinculação à uma vida de fé, e à uma missão que a comunhão de vida com Jesus vai levá-lo a desempenhar.
    A autenticidade do discipulado poderá ser percebida nos frutos que daí brotarão.



    Os cooperadores do Mestre
    A relação de Jesus com seus discípulos começou com um chamado, em diversas circunstâncias: no cotidiano, no trabalho de pescador ou de coletor de impostos; e com uma proposta bem definida: estar com Ele e ser enviado a pregar. Enquanto, no judaísmo rabínico, eram os discípulos que escolhiam a escola e o mestre, aqui sucede algo novo. A novidade de Jesus é que
    Ele é quem chama por própria iniciativa e o faz com autoridade.
    “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós.” (Jo 15,16).

    Jesus escolheu doze discípulos:
    · Simão Pedro
    · André, irmão de Pedro
    · Tiago, filho de Zebedeu
    · João, irmão de Tiago
    · Felipe
    · Bartolomeu
    · Mateus
    · Tomé
    · Tiago, filho de Alfeu
    · Simão Zelote
    · Judas Tadeu, filho de Tiago
    · Judas Iscariotes

    Na revista professor, paginas 44 45 você tem de forma detalhada, a vida e característica de cada discípulo. Este chamado ou vocação não é algo individualista e subjetivo, mas personalizado e comunitário. Totalizante, exige a vida inteira daquele ou aquela que escuta o chamado.
    Este chamado situa-se no interior do projeto de salvação, em um contexto eclesiástico concreto, e é algo exigente e vital. O chamado de Deus pela boca de Seu Filho Jesus se realiza seja de maneira direta, sensível e evidente como também, freqüentemente, através de mediações diversas, que convergem e se esclarecem na mediação comunitária e social. Pede ouvidos atentos e obedientes para ser escutado. E desde o primeiro momento, é um chamado a compartilhar a vida, e a missão de Jesus.

    O ponto de partida do discipulado cristão é, portanto, um encontro com a Pessoa Viva de Jesus, que pode dar-se em muitos lugares e circunstâncias: ao escutar a Palavra de Deus, na mesa da comunhão, em situações vitais onde a mente e o coração humanos são postos em xeque.
    Em um segundo momento se dá a resposta, a qual compele o novo discípulo a desinstalar-se para seguir o Mestre. Este será para ele de agora em diante o único absoluto.

    A relação mestre-discípulo para aquele que se dispõe a seguir a Cristo, não se reduz a uma relação de ensino e aprendizagem intelectual; implica comunhão de vida e assimilação de um alvo comum. Mateus, Marcos e Lucas incluem em seus relatos as palavras desafiadoras de Cristo, para aqueles que desejam segui-Lo:
    “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lc9.23; ver também Mt 16.24; Mc 8.34).

    Encontramos aqui três elementos essenciais do verdadeiro discipulado, que apresentam desafios enormes: o Negar a si mesmo. Enquanto o mundo e muitas religiões começam com o egoísmo do homem, Jesus exige uma entrega total de vida. As igrejas dos homens convidam as pessoas a realizar seus sonhos de riqueza, felicidade sentimental e posições de honra, mas a mensagem do Senhor é outra. Ele pede que a pessoa negue os seus próprios desejos para fazer a vontade Dele. O Tomar a sua própria cruz. Jesus veio para oferecer a vida, mas o caminho para a vida passa pelo vale da morte. E conosco não é diferente, tomar a sua própria cruz, indica uma vida de renuncia progressiva e contínua do egocentrismo natural do ser humano, para cumprir em nós a Vontade de Deus. O apostolo Paulo disse:
    “Já estou crucificado com
    Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne
    Vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.”(Gl2.20).

    O Seguir a Jesus. Várias religiões e filosofias ensinam “preceitos e doutrinas dos homens” e “rigor ascético” que proíbem coisas que Jesus não proíbe (Cl 2.2023).
    O benefício não vem de autonegação em si, ou simplesmente de tomar qualquer cruz. Jesus Cristo é o único caminho que leva à vida eterna (At 4.12).

    Essa mudança radical de vida está longe de ser uma atitude provisória, que dura enquanto o discípulo não chega a ser mestre. Do princípio ao fim não há mais que um Mestre – Cristo.
    Por isso, a vinculação dos discípulos a seu Mestre Jesus é imensamente mais estreita e íntima que a de outros mestres. Jesus chama os discípulos “para que estejam com ele” (Mc 3.14).
    Trata-se de uma comunhão total, que carrega em si a força e o conteúdo de uma confissão de fé e de vida em Jesus como Messias. Confessar isto com a boca e a vida poderá levar o discípulo até o final do testemunho, ou seja, ao martírio, assim aconteceu com os apóstolos.

    A resposta do discípulo, portanto, não corresponde a um saber intelectual, mas é sua vida mesma, dada e oferecida para que outros tenham vida. Ela se dá em um itinerário de fé que parte do chamado e do encontro com Jesus, passa pela conversão, e dá testemunho da Ressurreição, a ponto de estar disposto a dar a vida por outros, afim de que se cheguem à Deus.



    Conclusão
    Uma vez que reconhecemos Jesus como o nosso Mestre, devemos aprender das palavras e do exemplo Dele. Um dos propósitos da vinda dele à terra é apresentado em 1 Pedro 2:21:
    “Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.”

    Como discípulos do perfeito Mestre, devemos nos esforçar para desenvolver o caráter Dele,
    Tornando-nos “participantes da natureza divina” (2 Pe 1:4). Assim procuraremos pensar como
    Jesus pensa, e agir como Ele agiria.



    Colaboração para EBDnet – Profª. Jaciara da Silva – jaciara.dasilva@ebdnet.com.br


    › Veja Mais: Lição 06 - Precisa-se de Discípulos

  2. #2
    Diinda está desconectado Avatar de Diinda
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2011
    Posts
    1

    Re: Lição 06 - Precisa-se de Discípulos

    Bom material Franz. Obrigado!

    Montei um aula mais dinâmica para esse dia da seguinte forma:

    - Estimule seus alunos a trabalharem na casa do Senhor e ser um discípulo. Faça um quadro numa cartolina mostrando os cargos e chamadas ministeriais e cole numa parede. Distribua um circulo colorido a cada aluno e peça que ele cole no quadro no lugar da vocação que ele deseja seguir. Depois que todos tiverem escolhido discuta com eles cada chamada. Chame atenção para importância de cada cargo e de suas responsabilidades, da necessidade de buscar os dons espirituais e de ser um discípulo de Cristo para resgatar vidas. Use o quadro anexo como um guia, você também pode chamar pessoas que exerçam tais colocações na sua igreja para dar depoimentos. Faça seus alunos desejarem ser bons discípulos de Jesus!

    Eu tenho um quadro que mostra os vários dons ministeriais, suas funções, embasamento biblico e exemplos, o qual estou postando como anexo, no final desta mensagem.

    Abraços queridos.
    Paz e Graça.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •