Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 3 - Sabe tudo!!! (Débora)

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Red face Lição 3 - Sabe tudo!!! (Débora)

    1 lição 3 - Débora.jpg
    --------------------------------
    Objetivo: Destacar a sabedoria de Débora.
    Leitura bíblica: Juízes 4 e 5
    --------------------------------
    Tias e tios,
    Débora significa "abelha", então fica muito legal escolher esse tema para decorar a sala e criar as lembrancinhas.

    Nestes tópicos tem ideias lindas que vc pode usar para a decoração da sala:
    Abelha pratinho de papel
    http://www.escoladominical.net/showt...ll=1#post15602

    Abelha rolinho de papel
    http://www.escoladominical.net/showt...ull=1#post3942

    Abelha colagem
    http://www.escoladominical.net/showt...ll=1#post26161

    A revista do Professor traz uma dinâmica legal para a memorização do versículo.
    Se na sua sala não tem quadro-negro, leve uma folha grande e cole na parede.

    O ponto alto dessa lição será apresentar o lindo cenário confeccionado pela TiaAlê.
    No anexo tem o link para o site dela onde vc poderá ver mais sugestões para essa aula.
    Ela fez tudo super lindo, com muito capricho, então eu trouxe a sugestão para vcs!
    Não leve apenas figuras nas aulas - surpreenda seus alunos usando recursos diferentes.
    Para os personagens de rolinhos vc não precisa colecionar os rolinhos antes - pode fazer usando papel cartão no tamanho apropriado.
    Desmanche um e pegue as medidas como molde.

    A árvore desse cenário vc pode incrementar, como esta do Portal:
    http://www.escoladominical.net/showt...ll=1#post25413

    .............................. ............................
    Escolhi uma abelhinha feita com palitinho de sorvete para ser a lembrancinha da aula.
    Para dar o efeito de asinhas transparentes, usar papel de seda.
    Cortar a abelha em papel cartão colorido - duro.
    Atrás da abelha cole o versículo chave.
    Tem tudo no Kit.

    .............................. .............................

    Para as tarefinhas de fixação, use a revista do aluno e complemente com lindas atividades que temos no Portal,
    Pesquise => http://www.escoladominical.net/showt...p?930-D%E9bora

    É importante reservar tempo para a RECAPITULAÇÃO. Veja as ideias super legais aqui no Portal:
    http://www.escoladominical.net/showt...eios-Criativos

    O tempo em sala de aula não é suficiente para fazer tudo isso?
    Então alguma coisa pode estar errada com a sua EBD.
    Penso que uma boa aula de Juniores pode ser dada com de 1:30 a 2 horas de duração.
    Há muito o que fazer e essas horinhas são super preciosas.
    Jamais deixe que usem o horário da aula para ensaios de peças, grupinho de louvor, dança, ou outra coisa.
    As manhãs de domingo são prioritariamente para o estudo bíblico. Use bem o tempo.
    Converse com a liderança para lhes concederem mais tempo.
    Use um "timer" (temporizador) e organize bem cada atividade. As crianças amam aulas bem organizadas e variadas.

    Deus te abençoe!!
    Abraços!!



    › Veja Mais: Lição 3 - Sabe tudo!!! (Débora)
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Manuvoice está desconectado Avatar de Manuvoice
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    4

    Re: Lição 3 - Sabe tudo!!! (Débora)


    Achei esse video legal,e tudo a ver com a lição de domingo...

  3. #3

    Re: Lição 3 - Sabe tudo!!! (Débora)

    Paz!
    Fiz um CAÇA-PALAVRA como atividade pra levar pros meus alunose e trouxe aqui pra compartilhar com vocês...
    Espero que vocês gostem...

  4. #4
    Gerciane está desconectado Avatar de Gerciane
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Garanhuns/PE
    Posts
    37

    Re: Lição 3 - Sabe tudo!!! (Débora)

    fonte: www.cpad.com.br

    CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

    “Os líderes sábios são raros. Eles realizam grandes obras sem envolvimento direto, porque sabem como trabalhar através das outras pessoas. Como conseguem ver a cena que frequentemente escapa dos que estão diretamente envolvidos, tornam-se ótimos mediadores, conselheiros e planejadores. Débora ajusta-se perfeitamente a esta descrição. Ela possuía todas estas habilidades de liderança, e teve um incrível relacionamento com Deus. A perspicácia e confiança que o Senhor deu a esta mulher colocaram-na em posição única no Antigo Testamento. Ela está entre as mulheres mais excelentes da história dos hebreus.

    Sua história mostra que ela não tinha fome de poder. Débora queria servir a Deus. sempre que o reconhecimento colocava-se em seu caminho (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD. p.323)

    ATIVIDADES


    Para a lição desta semana, sugerimos uma atividade que irá auxiliá-lo na fixação do assunto. Elabore ao longo da semana dez perguntas relacionadas à história bíblica. Entregue às crianças papel e lápis.

    Faça a primeira pergunta e diga já. Ao ouvir o já, as crianças devem escrever sua resposta num papel em um minuto. Quando terminar o tempo, devem levantar o papel com suas respostas.

    Cada resposta certa vale 1 ponto. Anote o nome de cada criança no quadro e marque a pontuação. Quando fizer a última pergunta, confira a pontuação e premie aquele ou aqueles que obtiveram a maior pontuação.

  5. #5
    Gerciane está desconectado Avatar de Gerciane
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Garanhuns/PE
    Posts
    37

    Re: Lição 3 - Sabe tudo!!! (Débora)

    Deus deu a Débora uma responsabilidade especial – liderar Israel. Era um trabalho
    duro! O povo não obedecia a Deus. Em vez disso adoravam ídolos.
    Muitos anos antes o Rei Jabim tinha atacado Israel. Ele venceu a batalha e fez dos
    israelitas seus escravos. Agora todos viviam com medo do rei e seu general, Sísera,
    que tinha 900 carruagens de ferro.
    Débora era chamada de juíza. Ela não tinha um escritório em um Tribunal como os
    juízes de hoje. Ela se sentava embaixo de uma palmeira. Quando o povo tinha um
    problema, eles iam a ela para ajudá-los a encontrar uma solução. Eles pediam-lhe
    conselho. E ela sempre escutava como o povo se sentia triste por se afastar de Deus
    e adorar ídolos. Eles pediam-lhe para ensiná-los a adorar o verdadeiro Deus.
    Um dia Deus falou com Débora: “Eu ouvi as orações de Meu povo. Eu os livrarei da
    escravidão”.
    Débora ouviu as instruções de Deus. Ela passou as instruções a Baraque: “Deus
    ordena que você leve dez mil homens ao Monte Tabor. Ele entregará Sísera em suas
    mãos”.
    Baraque estava com medo. Ele sabia o quanto o exército de Sísera era cruel. Eles
    tinham atacado a sua cidade. Mas Baraque respeitou Débora. Ele sabia que Deus
    estava com ela.
    “Se você for comigo e meu exército, eu irei”- Baraque respondeu.
    Quando Débora concordou em ir com ele, Deus deu a ela uma segunda mensagem
    para Baraque: “porque você quer que eu vá com você, você não terá a honra de
    ganhar a batalha. Essa honra será para um mulher”.
    Débora, Baraque e os dez mil soldados lutaram bem pouco. Quando Baraque e seus
    homens foram se encontrar com Sísera, Deus interveio. Sísera e seu exército
    largaram as carruagens e fugiram. Baraque e seus homens pegaram e destruíram o
    exército. Mas na confusão, Sísera escapou.
    Sísera viajou ate chegar à tenda de Jael. O esposo de Jael era um de seus amigos.
    Então Sísera pensou que estaria seguro por um tempo. Sísera pediu a Jael algo para
    comer e um lugar para se esconder enquanto descansava.
    Jael sabia que Sísera era um homem mal. Enquanto ele dormia, ela o matou. E foi
    assim que a profecia de Débora se realizou. Uma mulher, Jael, matou Sísera, não
    Baraque.
    Precisamos ouvir os líderes que Deus escolheu para que possamos ganhar todas as
    bençãos que Ele tem guardadas para nós. Quando Deus nos pedir para fazer alguma
    coisa, nós queremos estar prontos para obedecê-lo.
    Oração: "Senhor Deus, ajuda-nos a obedecer e confiar no Senhor quando
    tivermos de fazer alguma coisa. Em nome de Jesus, amém."

    Para Fixar

    Faça um círculo com as crianças sentadas no carpete ou em pé e comece a passar
    uma bola, o líder começa cantar uma música de preferência conhecida, quando ela
    parar,a criança que tiver com a bola continua a musica e assim por diante. Ajude
    aquelas que não souberm a música, cantando junto. Ou você pode fazer assim:
    Quem ficar com a bola quando a música parar, recita o versículo chave.

  6. #6
    JaquelinePicui está desconectado Avatar de JaquelinePicui
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Picuí
    Posts
    31

    Re: Lição 3 - Sabe tudo!!! (Débora)

    Graça e Paz aos queridos colegas

    A ideia da lição na sessão Compartilhando Boas Novas é esplendorosa: Eu decidi esse trabalho pra ser feito em casa, assim eles terão mais tempo pra pensar na solução do problema destacado. Aproveiteeeeeeeeem bastante esse atividade, pois analisaremos como nossos alunos estão prontos a respeito de pregar o evangelho e defender a sua fé.
    Assim como Débora, sendo juíza, resolvia os problemas do seu povo orientada por Deus, assim somos nós cristãos ao se deparar com um problema, Buscar ajuda no Senhor, o Dono de toda a Sabedoria.

    Uma dica que aprendi com esse Portal e com a experiência que estou tendo nesse trabalho grandioso na EBD é que: Entender qual o objetivo da lição, a historia a ser contada e principalmente a atividade que irá ser realizada. Às vezes nos empolgamos com o assunto, vamos pesquisar em outras fontes e sem querer relacionamos coisas, que pode fazer relação com o Tema, mas que não tem a ver com a historia contada. Nossos alunos são muito espertos e eles percebem nitidamente tudo o que fazemos. Desse modo, amados professores, em tudo o que fizermos na sala vamos interligar a historia contada e ao Tema abordado, nesse caso de Débora a Sabedoria. E colocando em evidência o TEMA CENTRAL do trimestre que são os líderes, encerrando assim a aula enfatizando que um bom líder deve procurar Sabedoria.
    Deus Abençoe a Todos nós!





  7. #7
    tive problemas com a cpad e os correios, infelizmente meu material do 1º trimestre não chegou só tenho o segundo, como estou sem a revista do professor este site está sendo uma bênção!!! vou assinar p poder utilizar outros recursos contidos aqui e claro irei postar algumas idéias para retribuir. que a paz do Senhor estejam com todas. amém!!!!

  8. #8
    Andre Rocha está desconectado Avatar de Andre Rocha
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Posts
    1
    Achei muito boa a idéia obrigado.

  9. #9
    michelineekaio está desconectado Avatar de michelineekaio
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Posts
    1
    adorei o tema e as ideias.

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Oi, Débora!
    Seria bom vc conseguir a revista do Professor emprestado mesmo, e xerocar.
    Fica muito difícil dar a aula sem a revista do Mestre, amiga.
    Espero que consiga...
    Deus abençoe!!


    Citação Postado originalmente por Débora Heringer Ver Post
    tive problemas com a cpad e os correios, infelizmente meu material do 1º trimestre não chegou só tenho o segundo, como estou sem a revista do professor este site está sendo uma bênção!!! vou assinar p poder utilizar outros recursos contidos aqui e claro irei postar algumas idéias para retribuir. que a paz do Senhor estejam com todas. amém!!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Atenção Professores,
    Acabei de postar o Kit de Juniores desta lição no post #1.
    Espero que seja útil para sua aula.
    Deus abençoe!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  12. #12
    Elda Daniele está desconectado Avatar de Elda Daniele
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    65
    Inspirada no cenário da Tia Ale rs*
    E lembrancinhas de abelhinhas para esta aula.

    2013-04-18 20.23.58.jpg 2013-04-20 14.58.47.jpg

  13. #13
    Elda Daniele está desconectado Avatar de Elda Daniele
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    65
    Fotos da aula deste domingo, foi bênção pura!
    Tivemos a presença de um aluno especial, ele é um amor e participa ativamente da aula.

    mosaicoTresUm-517416d03b5d9.jpeg 2013-04-21 09.23.30-1.jpg

  14. #14
    Wiarly está desconectado Avatar de Wiarly
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Chile
    Posts
    1
    hola
    mi nombre es Wiarly
    yo soy de Chile
    y me gustaría mucho poder ver las lecciones de escuela dominical
    ya que aca hay muy poco material para niños
    Dios les bendiga por su hermoso trabajo.

  15. #15
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Hola Wiarly!
    Este Forum contém 13 kits que são subsídios, materiais de apoio, para quem trabalha com as revistas JUNIORES CPAD:
    Juniores.jpg
    Assim, os kits são interessantes para quem tem essa revista - pois é com o texto do Professor (Mestre) que você irá preparar a sua aula.
    As revistas podem ser compradas no site da CPAD: http://www.livrariacpad.com.br/Licoe...edido=80226607
    Entretanto, você também pode acessar (fazer download) de muitos outros materiais dentro do Portal da EBD que serão úteis na sua Escola Dominical.
    É necessário que faça sua ASSINATURA.
    Para quem é do exterior, deve usar o serviço do PayPal => https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr
    Se tiveres dúvida, pode nos escrever.
    Que Dios te bendiga!
    Sandra


    Citação Postado originalmente por Wiarly Ver Post
    hola
    mi nombre es Wiarly
    yo soy de Chile
    y me gustaría mucho poder ver las lecciones de escuela dominical
    ya que aca hay muy poco material para niños
    Dios les bendiga por su hermoso trabajo.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •