Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 2 - Deus me protege na tempestade

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 2 - Deus me protege na tempestade

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 02 - Deus me protege na tempestade

    I. Leitura Bíblica Marcos 6.45-51

    II. De professor para professor

    Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança vença o medo de chuvas e trovões, crendo que Deus a protege na tempestade.

    • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

    • A palavra-chave é “TEMPESTADE”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege na tempestade.

    III. Para refletir

    Os discípulos ficaram surpresos ao ver Jesus caminhando sobre as águas. Mas deveriam saber que Ele os ajudaria quando estivessem em dificuldades. Embora tivessem perdido Jesus de vista, Ele não os perdeu. Sua preocupação com os discípulos venceu a falta de fé que demonstraram. Da próxima vez que estiverem em “águas profundas”, lembre-se que Cristo conhece sua luta e se preocupa com você.

    Os discípulos tinham medo, mas a presença de Jesus acalmou seus temores. E nós, tentamos resolver sozinhos os problemas ou permitimos que Jesus nos ajude? Em ocasiões de medo e de incerteza é muito tranqüilizador saber que Cristo está sempre conosco (Mt 28.20). Reconhecer a presença de Cristo é o melhor antídoto para o medo.

    Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.

    IV. Conversando com o professor

    O professor da Escola Dominical é diferente do que ministra no ensino secular. Você está lidando com a Palavra de Deus – a mensagem que transforma vidas. E é necessário, no dia-a-dia, reservar parte do seu tempo para cultivar uma comunhão íntima com o Senhor. Se não tem buscado a presença do Mestre como deveria, pense um pouco a respeito. Lembre-se de que os servos de Deus mais usados por Ele viviam em oração e meditavam nas Escrituras (Sl 55. 17; Dn 6.10).

    Trecho extraído de:
    Lições Bíblicas Juvenis, Mestre 1. Rio de Janeiro, CPAD.

    V. Sugestões

    Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie o visual 2.1a e 2.1b. Mostre os mesmos e faça algumas perguntas:

    “Por que os discípulos estavam com medo?”
    “Quem ajudou os discípulos?”
    “Quem os discípulos pensaram que Jesus fosse?”
    “Quem nos protege?” (Repita com a turma o versículo que foi memorizado. Utilize o visual do guarda-chuva.)
    Jesus protegeu os discípulos no meio de uma tempestade. Vamos louvá-Lo fazendo um bonito desenho? Peça que as crianças desenhem e pinte a parte da história que mais gostaram.



    › Veja Mais: Lição 2 - Deus me protege na tempestade
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Pry está desconectado Avatar de Pry
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    96
    Olá...

    Essa lição foi muito especial.
    É sempre muito importante você ler a lição no início da semana, para que durante a semana você vá aprimorando as ideias que irá colocar em prática na aula.

    Versículo: Achei muito bom que nesse trimestre a CPAD colocou apenas 3 versículos para o trimestre todo.
    Isso ajudará as crianças a gravarem de fato o versículo.
    Fiz a memorização apenas com gestos.

    Introdução: Perguntei para eles como fazemos para nos proteger da chuva e eles responderam que era com um guarda-chuvas. Então abri um guarda-chuva e pedi a todos para se abrigarem em baixo dele e expliquei que Deus também cuida de nós na tempestade.

    História: Fiz um barco de papelão.
    Peguei uma caixa bem grande e abri uma das laterais e colei no formato do barco.
    Em baixo coloquei TNT em vários tons de azul para fazer o mar.
    Eu contei a história e as crianças representavam.
    Uma era Jesus e as outras três ficaram dentro do barco representando os discípulos.

    Para a tempestade utilizei um ventilador (para o vento), um borrifador (para a chuva) e uma folha de acetato/raio-X (para o barulho dos trovões).
    Nem preciso dizer que eles amaram.
    Tive que contar a história 4 vezes...rsrsr

    som de trovão.JPG

    Para a lembrancinha, utilizei copos de isopor revestidos com crepom marrom, dentro coloquei amendoins coloridos e apoiei um palito de churrasco para fazer a vela, e na vela coloquei o versículo do dia.
    Para que os amendoins não caíssem e as crianças não os comessem antes da hora, coloquei dentro de um saquinho.

    *Clique para ver as fotos em tamanho grande*


    aula.jpg

  3. #3
    Pry está desconectado Avatar de Pry
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    96

    Versículo

    Esse é o arquivo do versículo que colei na vela do barco.

    Tu és o meu refúgio e proteção Salmo 59.jpg

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Que aula linda, Pry!!
    As crianças devem ter amado!!
    Nota 10 pra vc!!
    Que o Senhor Jesus te recompense, querida.
    Bjs**
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Para quem estiver disposto, aqui está um projeto para um barco de papelão. Voce vai precisar de uma pistola de cola quente.

    boat-#1.jpg

    boat-#2.jpg

    boat-#3.jpg

    Nessa fase voce pode pintar com tinta à base d'água

    boat-#4.jpg

    Vela (suspensa por fios) de TNT e mastros de papelão

    Boat-#5.jpg
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •