Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    euconsegui.jpg
    Objetivo: Apresentar Calebe como um exemplo de perseverança, determinação e firmeza.

    A Paz, Tias e Tios de Juniores!

    - Receber os novos alunos que vieram da classe dos Primários com cartãozinho de Boas Vindas.
    - Fazer a ficha de matrícula.
    - Verificar os aniversariantes do Mês.
    - Fazer a atividade de Plano de Presença.
    - Instruir como funcionará o PLANO DE PONTUAÇÃO que vc escolheu e já levou pronto!!
    (conversamos sobre isso neste Tópico, não foi???)
    http://www.escoladominical.net/forum...p=30825#p30825
    - Momento da oferta
    - Oração
    - Cânticos

    Os grandes líderes do Antigo Testamento serão os nossos companheiros nas próximas 13 lições.
    Começando pelo valoroso Calebe, que lutou foi um bravo guerreiro, viu a terra prometida, mas não se deixou intimidar pelos gigantes que estavam à frente!
    Juniores gostam de ter heróis, personagens com super poderes que lutam contra o mal e prevalecem. Devemos mostrar aos nossos alunos que homens comuns, sem 'poderes' de vídeo games ou de filmes, lutaram contra gigantes e foram vencedores simplesmente porque CONFIARAM na promessa do Senhor e essa foi a fonte das suas forças.
    Todo Junior pode vencer seus 'gigantes' particulares e serem mais do que vencedores, na força de Jesus Cristo!


    1. Introdução da aula
    Na revista do Prof. tem uma ótima dinâmica na seção "Introdução da aula".
    Vale a pena caprichar nesse início, para cativar a atenção sobre o tema a ser estudado!!

    2. Memorização
    Escreva o versículo no quadro, vá apagando as palavras e os alunos vão repetindo, até não sobrar nenhuma palavrinha.
    Depois, abra espaço na sala e vamos fazer um CABO DE GUERRA.
    Leve uma corda. Divida a turma em 2 grupos (de forma homogênea, para que não tenha crianças mais fortes apenas num dos grupos).
    Faça uma linha no chão com giz ou cole uma linha com fita crepe.
    Os alunos dos 2 grupos devem se posicionar, com as mãos bem firmes na corda, mas SEM PUXAR nada, paradinhos.
    Ao sinal dado pelo Prof. os alunos todos juntos devem dar dar seu GRITO DE GUERRA bem alto:

    MAS OS QUE CONFIAM NO SENHOR RECEBEM SEMPRE.....
    ... e então ao gritarem NOVAS FORÇAS! ...devem começar a puxar a corda até que consigam fazer com que o grupo mais fraco seja puxado para a linha divisória. :P
    Repetir a brincadeira umas 3 vezes... e, no final de tudo, todos juntos fazem o GRITO DE GUERRA que é o tema da lição!

    3. Trocando ideias
    Conforme a revista do Prof. pergunte sobre as características que um líder deve ter.
    Vc pode levar fotos de revistas (coladas em cartolina) de líderes da atualidade, com a Presidente Dilma, o Presidente Obama, foto de algum jogador da seleção brasileira, foto do Pastor, figura de Jesus, etc... pessoas que exercem algum tipo de liderança.
    Deixe as características anotadas no quadro-negro (relacione pelo menos 6, pois vamos utlizar mais tarde).

    4. Atividades de fixação
    No kit temos a lição da revista do aluno, pois está interessante de fazer.
    Também criei mais 2 folhas de atividades.
    Imprimir a folha 1 em papel branco.
    Imprimir a folha 2 em papel CHAMEQUINHO azul, ou verde, ou amarelo.
    Nessa folha 2 temos abas em branco, onde as crianças deverão escrever 6 características de um líder. Depois recortar e dobrar, conforme as instruções contidas na própria folha.
    Colar a base na folha 1 (no local indicado)... assim, eles terão essa página colorida com abas que se dobram, e dentro estão as características de um grande líder.
    Veja neste vídeo como se faz uma folha de abas para se escrever dentro. Aqui é chamado de "Flap-book", ou livrinho de abas.
    A diferença é que a nossa atividade é na vertical, ok?


    5. Cartãozinho versículo
    Distribuir no final da aula. Cole a ponta do cartãozinho em alguma guloseima, como um saquinho de balas, um pirulito gostoso, algo assim.

    No anexo temos as figuras desta lista!

    Forças renovadas e muita alegria em dar continuidade ao trabalho com os queridos Juniores!! :)
    Desejo a todos uma ótima aula para este início de Trimestre.
    Deus te abençoe!!
    Sandra



    › Veja Mais: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 30-08-11 às 10:22 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Jack Costa está desconectado Avatar de Jack Costa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Posts
    1

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    Muito legal!!! Amei as dicas!
    Deus continue te abençoando Sandra!!
    bjoks! :P

  3. #3

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    Paz do Senhor, Querida Sandra, estou querendo fazer um Lapbook dos grandes lideres do antigo testamento, você acredita que com o material postado dos Kits consigo? Preciso da sua orientação, pois minha Igreja e pequena e nos nunca trabalhamos com esse recurso. Agradecço.

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    Oi, Ana!
    O importante é conhecer o conceito do que é um Lapook e confeccionar os mini-books dentro do tema.
    http://www.escoladominical.net/forum...hp?33-Lapbooks
    Os kits não contem mini-books, tão somente contem folhas de tarefinhas, amiga.
    Nesse caso, vc mesma teria que criar os mini-books conforme sua criatividade.
    Mas é meu desejo antigo criar Lapbooks com os temas dos Trimestres. Quem sabe em breve eu consiga fazer isso.... estou pedindo ao Senhor a necessária "inspiração"!
    Bjs**


    Citação Postado originalmente por Ana Celina Lisboa
    Paz do Senhor, Querida Sandra, estou querendo fazer um Lapbook dos grandes lideres do antigo testamento, você acredita que com o material postado dos Kits consigo? Preciso da sua orientação, pois minha Igreja e pequena e nos nunca trabalhamos com esse recurso. Agradecço.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Heloisa21 está desconectado Avatar de Heloisa21
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Posts
    7

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    Tia Sandra, demorei muito pra te agradecer, mais confesso que eu não sei o que seria das aulas das crianças da minha igreja sem a sua ajuda...rsrsrsrsrs vc é uma pessoa super abençoada por Deus, pra nos ajudar nesse ministério, não sou professora de crianças, mais todas atividades e tarefas eu imprimo para as tias da igreja,... e as crianças amam, já ouvi até comentarios entre as próprias crianças que a escola dominical tem a cada domingo ficado mais interessante, e que não querem perder por nada..., agradeço a Deus pela tua vida amada...

  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    Amém, querida Heloisa!!!
    Muito me alegra ler o seu recadinho e só posso louvar ao Senhor que é o autor e consumador da minha fé, da minha força, da minha inspiração.
    Jesus é lindo, é maravilhoso, pois usa vasos imperfeitos de barro (como eu) para cooperarem no Seu Perfeito Plano!!
    Achei linda a sua iniciativa de, mesmo não sendo Profa. das crianças, vc se interessou em pegar os materiais e levar para ajudar essa EBD infantil.
    Belo gesto, maninha!!
    Envie o meu beijinho para cada um deles e peça para se lembrarem de orar pela "TiaSandra" do Portal da EBD, para que o Senhor continue usando essa tia pra criar coisas legais, tá?
    Bjs meus!!


    Citação Postado originalmente por Heloisa21
    Tia Sandra, demorei muito pra te agradecer, mais confesso que eu não sei o que seria das aulas das crianças da minha igreja sem a sua ajuda...rsrsrsrsrs vc é uma pessoa super abençoada por Deus, pra nos ajudar nesse ministério, não sou professora de crianças, mais todas atividades e tarefas eu imprimo para as tias da igreja,... e as crianças amam, já ouvi até comentarios entre as próprias crianças que a escola dominical tem a cada domingo ficado mais interessante, e que não querem perder por nada..., agradeço a Deus pela tua vida amada...
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    Iraci Ferreira está desconectado Avatar de Iraci Ferreira
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    2

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    tia Sandra! amei e amo todas as ideias que voce nos passa, obrigada bjs

  8. #8
    Gerciane está desconectado Avatar de Gerciane
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Garanhuns/PE
    Posts
    37

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    Olá professoras!
    Alguém tem um corinho legal para ser cantado nesta lição???????
    [/i]

    Tias, também vou fazer para esta lição uma faixa com as fotos dos principais líderes da nossa igreja e vou expor na sala.
    Coloquei a foto do nosso pastor presidente aqui no estado, a do pastor da nossa cidade, o líder da nossa congregação e o dirigente da EBD. Coloquei em cima "Deus Escolhe Líderes" e abaixo de cada foto coloquei uma legenda dizendo quem é quem...rsrs
    Ficou bem legal! Fiz no Publisher (um programa do ofice). Vou fazer uma borda com durex colorido. Personalizei a página para: altura 21cm e largura 58cm.
    Bjs a todos!

    "Façamos tudo para honra e glória de Deus. Porque tudo é Dele e para Ele."

  9. #9
    JaquelinePicui está desconectado Avatar de JaquelinePicui
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Picuí
    Posts
    31

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    Tem aquele hino da harpa da Cristã 409
    "Os que esperam no Senhor, novas forçar obterão, como águias voarão..."

    Vou cantar esse hino amanha!

  10. #10

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    Olá Tia Sandra,

    Sou nova por aqui e confesso que estou amando tudo que vejo e sempre acho o que procuro. A coordenadora da EBD da minha igreja me indicou com carinho esse blog que é muito usado por ela.
    Na lição sobre Calebe, o cabo de guerra fez um enorme sucesso, assim como o mini-book. Acho que aprendi a fazer, na verdade não sei se fiz corretamente pois o conceito me deixou um tanto confusa e acabei adaptando de acordo com meus (poucos) conhecimentos.
    Na minha sala tem uma idéia de pontuação bem interessante. Vou tirar uma foto e postar a fim de somar à tantas outras idéias.
    Esse blog é tão abençoado que me deixou com as forças renovadas, assim como Calebe. São vários anos na mesma sala e com a CPAD não temos muitas opções, uma vez que as lições se repetem a cada 2 anos. E o meu desejo, de coração, foi que muitas outras colegas pudessem ter acesso a esses materiais, deixando suas aulas muito mais dinâmicas e renovando as forças da mesma maneira que eu pude renovar.
    Estou pensando na minha aula na segunda-feira! Olha que benção...
    Que o Senhor derrame suas bençãos sobre ti e te ilumine cada dia mais. Esse trabalho não é em vão. Não Pare porque muitos precisam de vc!
    Beijinhos e fique na paz do Senhor Jesus

  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    Obrigada, Samelita!
    É verdade, assim como o Senhor fez com Calebe, Ele há de fazer com todas nós, renovando nossas forças para prosseguirmos, até alcançarmos o 'dia perfeito' do encontro com o Senhor Jesus!!
    Bacana aprender coisas novas, amiga. Esse conceito do "mini-book" é relativamente novo, aos pouquinhos quero trazer mais pra vcs.
    As revistas se repetem a cada 2 anos, mas o aluninhos são outros, então temos a chance de fazer mais e melhor, né mesmo?
    Bjs e coragem!!!
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  12. #12
    Pamella Vaders está desconectado Avatar de Pamella Vaders
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Posts
    1
    Querida Sandra!! Achar o seu blog foi uma benção de Deus!!! Como a nossa igreja se encontra na Alemanha, é muito difícil conseguir material para as crianças aqui. Normalmente a internet é que me ajuda, e achar os materiais das revistinhas da cpad foi a melhor coisa!! Agora só falta eu mostrar pro pastor e ver se podemos fazer uma assinatura, para que as outras professoras da escolinha dominical e os obreiros também possam ter acesso :)

  13. #13
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Oi, Pamella Vaders!
    É um prazer conhecer mais uma nova professora!
    Tenho certeza que o Portal da EBD, como um todo, será de grande utilidade para sua EBD aí na Alemanha!
    Fique à vontade para olhar tudo e então fazer sua assinatura.
    Vale a pena!
    Por MENOS de 1 centavo ao dia vc pode fazer download de todo o material que desejar.

    Aqui neste forum postamos subsídios para complementar o trabalho das profas. que adotam a revista da CPAD.
    Lembrando que não publicamos o conteúdo das lições, ok?
    Vc precisa adquirir a revista diretamente com a CPAD, ou em lojas pela internet.
    Deus abençoe!!!


    Citação Postado originalmente por Pamella Vaders Ver Post
    Querida Sandra!! Achar o seu blog foi uma benção de Deus!!! Como a nossa igreja se encontra na Alemanha, é muito difícil conseguir material para as crianças aqui. Normalmente a internet é que me ajuda, e achar os materiais das revistinhas da cpad foi a melhor coisa!! Agora só falta eu mostrar pro pastor e ver se podemos fazer uma assinatura, para que as outras professoras da escolinha dominical e os obreiros também possam ter acesso :)
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  14. #14

    Re: Lição 1 - Eu consegui! (Calebe)

    Deus continue a preservando com tantas idéias vinda da parte Dele, bjs e muito obrigado


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •