Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Plano de Presença - Revista 2

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Red face Plano de Presença - Revista 2

    _Amostra Plano de Frequência.jpg
    A revista de Juniores - CPAD, traz o que eles chamam de "plano de frequência" básico para o novo trimestre.
    Na revista do aluno vem uma folha com a 'foto' de cada Líder de Israel estudado nas 13 lições... (está no arquivo anexo).

    No primeiro domingo do trimestre o Prof. deverá entregar a cada aluno uma folha de papel cartão (use cores diferentes e bem alegres), onde cada um deverá colar a Tag do cabeçalho DEUS ESCOLHE LÍDERES, e escrever o nome.
    A cada domingo, o aluno recorta uma figurinha da sua revista e cola na folha de frequência, marcando assim sua presença em sala de aula.
    Essa folha pode ficar retida com o Professor e ser entregue ao aluno apenas no final do trimestre.
    O aluno que faltar à aula, não poderá colar a respectiva 'fotinha', deixando então lacunas, espaços na sua folha.

    Se todos os alunos tem a revista, no 1º dia de aula peça para eles recortarem fora essa página com as fotinhas.
    Recortar a 1ª foto e colar no album.
    Devolver a folha para a Professora - que a trará de volta a cada domingo para recortarem o personagem daquele domingo.

    Se os alunos não tem a revista, então vc deverá imprimir uma folha com os persongens para cada aluno.
    Deixe que eles mesmos recortem a cada domingo... e, claro, vc fica com esse material.

    Está tudo no arquivo anexo, no final da mensagem!

    .............................. .............................. ..................

    Eu considero que é uma atividade legal para as crianças, mas muito fraquinha e NÃO serve para ser um PLANO DE PONTUAÇÃO dos alunos.
    Essa idade é muito competitiva e ama participar de desafios que possam lhes render "pontos"!
    Então devemos usar isso a favor de trabalhar a EBD para ser mais dinâmica, atraente e estimulante.

    Procure adotar junto com esse "álbum de figurinhas" algum plano que estimule a criança trazer Bíblia, revista(ou tarefinhas feitas em casa), visitante, oferta, além de DESAFIOS SURPRESA ao longo do trimestre - valendo pontos extra, claro!!
    Dessa forma as crianças se sentirão ainda mais incentivadas a participar a cada novo domingo.

    Temos no Portal um bom acervo de ideias criativas para PLANO DE PONTUAÇÃO.
    Escolha um plano adequado à idade dos Juniores, nada de usar temas muito infantis, hein Professores!!
    Pesquisem aqui:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...-Pontua%E7%E3o

    Deus abençoe!!
    Sandra


    › Veja Mais: Plano de Presença - Revista 2
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Gerciane está desconectado Avatar de Gerciane
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Garanhuns/PE
    Posts
    37

    Capa para pasta de Trabalhinhos

    Meus alunos não tem a revistinha do aluno, então eu mando folhas com atividades para casa e vou guardando todas em uma sacolinha.
    Os que respondem e trazem a atividades de volta na aula seguinte ganham pontos.
    Guardo também as atividades da lição do aluno que são feitas na sala. Tiramos xerox de todas.
    Coloco a capinha dentro da sacolinha e deixo pendurada em um varal exposto na sala.
    Ao final de cada trimestre recolho as atividades, passo visto, grampeio e entrego aos alunos.

  3. #3
    Gislaine Moraes está desconectado Avatar de Gislaine Moraes
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Posts
    12

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    gostei da idéia, meus alunos também não tem revista eu tiro xerox para eles, vou adotar esta idéia para a minha sala também. Obrigada pela dica Gerciane.

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    Tias,
    Aqui neste Tópico, na Sala de Recursos Visuais, tem muitas ideias legais para se fazer uma pastinha para guardar os trabalhinhos dos seus alunos. Confiram:

    ==> http://www.escoladominical.net/showt...r-trabalhinhos
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    JaquelinePicui está desconectado Avatar de JaquelinePicui
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Picuí
    Posts
    31

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    Olá, a paz a todos os professores!

    Vim trazer minha contribuição para a frequencia desse trimestre.

    Como meus alunos não tem revista, aproveitei isso para eles prestarem mais atenção na aula e por consequencia, pedi pra cada um coprar um caderno com uma pasta. Nesse caderno eles anotarão as seguintes informações que darei durante a aula
    Nome da lição
    Enfoque Biblico
    Leitura Biblica
    Resumo da Lição
    Esse Resumo da lição, tem um objetivo: não irá ser feito na sala de aula, mas sim, em casa.
    Na próxima aula eles trarão o resumo e eu darei o visto .
    Segue no anexo o visto que fiz para as lições que eles fizerem o resumo.

    Ainda na Frequencia a lição dá as imagens dos personagens e apenas sugere que cole em um mural ou algo parecido. Eu vou fazer o seguinte, como fiz trimestre passado:
    Criei tickets da biblia, oferta, atividades e participação e um ticket especial para uma eventual atividade extra. Lembrando que há uma pontuação.
    Esse tickets são colados em um enorme cartaz de papel madeira, em que há o numero das lições na linha horizontal e o nomes do alunos na linha vertical. Os ticktes serão colados correspondentes a lição e ao que eles trouxeram.


    E fiz uma Rotina, como sempre, pra eles seguirem o decurso da aula melhor

    Segue no Anexo[*]Rotina da EBD - eu imprimi em folha de oficio mesmo e colei em cima de uma papel madeira vermelho.[*]Visto - como falei esse visto serve para quando formos olhar os resumos, nós colarmos no caderno deles.

    Espero que eu ajude.
    Fiquem todos com Deus, e que a aula não seja ministrada por nós, mas sim pelo o Espirito Santo!
    Abraços.

  6. #6

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    Eu gostei muito do plano de presença ,você está de parabens não achei FRAQUINHO e sim muito inteligente de modo que o aluno é estimulado há vir para aula !!obrigada

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    Pra essa faixa etária é fraquinho sim, querida!
    No sentido de não ser suficiente...
    Ele PRECISA ser complementado com recursos para PONTUAR (dar pontos) para estimular os alunos a:
    - trazer Bíblia
    - fazer suas tarefinhas
    - memorizar os versículos
    - ofertar
    - trazer visitantes
    - etc...
    E a gente só consegue pontuar esses ites utilizando os vários planos de pontuação postados naquele Tópico que eu informei lá no início.
    http://www.escoladominical.net/showt...-Pontua%E7%E3o

    São materiais bem bolados, do estilo que a Jaqueline criou pra turminha dela.
    Entaummm..... utilize sim o "Plano de Presença" da revista, mas apenas como COMPLEMENTO a um PLANO DE PONTUAÇÃO bem legal, ok Noelly?
    Bjs*** Sandra


    Citação Postado originalmente por Noelly
    Eu gostei muito do plano de presença ,você está de parabens não achei FRAQUINHO e sim muito inteligente de modo que o aluno é estimulado há vir para aula !!obrigada
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #8
    Silvani Pereira está desconectado Avatar de Silvani Pereira
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    porto velho
    Posts
    5

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    confesso que ja pesquisei muito no site e não consigo localizar algo que me estimule a fazer na sala de aula. to muito sem coragem parece que tudo esta tão dificil. me ajudem ! eles sao muitos competitivos;....aja força ! preciso de ajuda, trabalho só na minha sala pois não consigo ninguem pra ajudar. ha muita coisa pra eles aprender em pouquisimo tempo, parece que a cada dia o tempo diminue... que deus tenha misericordia da minha e da nossa vida. preciso arumar o plano pra essa aula porque eles ja me cobraram " professora cade o plano de frequencia? " socorooooooo.......

  9. #9
    JaquelinePicui está desconectado Avatar de JaquelinePicui
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Picuí
    Posts
    31

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    Oi Silvani, a paz.
    Olha, como a Sandra seeempre me fala, devemos administrar bem o tempo.
    Na minha concepção esses ticktes de frequencia com pontuação são ótimos estimuladores de presença. Você poderia adotar esse plano e todo domingo somar a frequencia e colocar a vista de todos, pode até enfatizar o aluno que tá na frente, e deixar claro que no fim do trimestre irá ter uma premiação.

    => Você pode fazer tipo uma corrida, criar os carrinhos e dentro deles coloca-se o nome do aluno e a sua pontuação somada, ou seja, acumulativos os pontos dos domingos, os pontos pode escrever com lapiseira normal, assim vc apaga a cada domingo. Pra não ter muito trabalho, coloca com fita dupla face na parede mesmo e coloca os carrinhos um na frente do outro na questão de pontos. Ex. Vinicius tem 25 pontos e tá em primeiro lugar.

    => Outra coisa que vc poderia fazer é designar um ou dois alunos para fazerem alguma coisa na aula. Ex: João irá cantar o hino da harpa, enquanto Maria irá receber as ofertas. E Marcelo irá fazer a leitura biblica. Desse modo eles terão uma responsabilidade a mais.


    E não se desespere não, o Senhor Jesus é Aquele quem nos capacita, antes e era uma leiga no assunto, sabia da biblia, mas não tinha didática, através desse portal abençoado, hoje compartilho com vocês as ideias que o Senhor Jesus me dá.

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    Poxa, Silvani!
    O Tópico de PLANO DE PONTUAÇÃO e FREQUENCIA tem 4 páginas com ótimas sugestões, com materiais bem bolados para Juniores, ideias bacanas, não entendo como vc não conseguiu localizar nada que julgasse interessante para sua turminha.
    É uma pena isso!
    Com certeza os seus alunos ficarão decepcionados se vc não levar um bom plano de pontos, pois para Juniores isso funciona 100%, é maravilhoso!!
    Que o Senhor abra sua mente e que o Espírito Santo te conceda sabedoria para preparar o melhor material para seus alunos, com coragem, alegria e disposição!!


    Citação Postado originalmente por Silvani Pereira
    confesso que ja pesquisei muito no site e não consigo localizar algo que me estimule a fazer na sala de aula. to muito sem coragem parece que tudo esta tão dificil.... socorooooooo.......
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11
    Silvani Pereira está desconectado Avatar de Silvani Pereira
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    porto velho
    Posts
    5

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    é talvez me falte um bommmmmmmm animo... que deus me ajude !

  12. #12
    Gerciane está desconectado Avatar de Gerciane
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Garanhuns/PE
    Posts
    37

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    Olá Silvani...
    Olha eu pensava assim como vc, queria fazer algo diferente mas ñ sabia como.
    Mas dps que conheci este site sempre consigo algo diferente, estimulante para meus alunos. Tenho poucos, mas eles aprendem td direitinho, não faltam, fazem td certinho na sala, com cuidado para não perder nehum ponto. Mando as atividades pra casa e eles trazem de volta respondida. E sei que muita coisa ainda precisa melhorar.
    Acho q vc está colocando a dificuldade na frente d tudo. Como a Sandra falou, no site tem muitas dicas de pontuação e vc vai sim encontrar uma que fique melhor para vc e seus alunos. Sempre acrescento algo, de acordo com a necessidade da minha turminha e também não tenho tempo.
    Vamos lá! Mãos a obra! Se os pequeninos estão te pedindo algo, aproveite, é momento certo de inovar na sua sala, fazer com que eles aprendam com entusiasmo a palavra de Deus.
    Faça o plano de premios com as dracmas. Se não der pra vc fazer a "Feirinha das dracmas", apenas faça a premiação dos primeiros lugares, mas faça!
    ânimo cara colega!!! Deus é contigo, se esforce que Ele te ajudará!

  13. #13
    Silvani Pereira está desconectado Avatar de Silvani Pereira
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    porto velho
    Posts
    5

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    OBRIGADA GENTE VOU TENTAR E ASSIM QUE ESTIVER PRONTO VOU POSTAR AQUI PRA VCS VEREM.DEUS COLOCA SEMPRE PESSOAS BOAS PRA NOS AJUDAR COM UMA SIMPLES PALAVRA MAS QUE TOCA O MEU CORAÇÃO. OBRIGADA GENT !

  14. #14
    Jamile Correa está desconectado Avatar de Jamile Correa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Posts
    2

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    olá queria saber se há possibilidade de baixar a revista aluno dos juniores pois na classe em que leciono as crianças não tem condições de comprar a revista, abraços!!!

  15. #15
    Gerciane está desconectado Avatar de Gerciane
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Garanhuns/PE
    Posts
    37

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    Oi Jamile!
    A revista do aluno está no kit. a Sandra colocou lá!
    (No tópico Lição 01. Eu consegui! Calebe)
    Dê uma olhadinha.
    Aqui na minha igreja nem todas as crianças tem a condição para comprar a lição também. Então nós professores compramos uma lição de aluno. Para trabalharmos com eles.

  16. #16
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    Olá Jamile Correa,

    Isso está completamente fora de cogitação. Em caráter excepcional a Sandra postou a lição de número um porque algumas professoras ainda não estão de posse da nova lição mas, as demais em hipóstese alguma serão postadas em respeito aos direitos autorais da editora.
    Sugerimos que se compre pelo menos uma revista de aluno e que se providencie cópias para os demais alunos.


    Citação Postado originalmente por jamile correa
    olá queria saber se há possibilidade de baixar a revista aluno dos juniores pois na classe em que leciono as crianças não tem condições de comprar a revista, abraços!!!

  17. #17
    Jamile Correa está desconectado Avatar de Jamile Correa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Posts
    2

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    valeu!! obrigado! paz!!!

  18. #18

    Re: Plano de Presença - Revista 2

    Neste trimestre adotei como plano de freqüência o Álbum de Figurinhas que foi uma idéia que encontrei aqui no site e então elaborei um Álbum de Figurinhas com o tema da lição deste trimestre "Deus Escolhe Líderes", usei os visuais da lição para fazer as figurinhas.

    Fiz os pacotinhos de figurinhas com o papel ofício, mas pode ser usado também o papel presente e dentro coloquei 2 figurinhas por pacotinho.
    Imprimi as figurinhas em papel de etiquetas auto-adesivas no formato 279,4 x 215,9, ou seja, uma etiqueta por folha parecido como a folha A4, deixei para numerar as figurinhas a caneta, depois de impresso e recortado numerei atrás das figurinhas, já deixei as figurinhas em sequência para não esquecer a ordem de cada uma.
    As folhas de dentro do álbum imprimi frente e verso e depois dobrei no meio como se fosse uma revistinha. E também juntei a capa com as folhas do álbum e com a folha aberta grampeei bem no meio da folha.

    Desculpem não ter postado antes, pois demorei para elaborar!!!

    Abraços...Que Deus Abençoe!

  19. #19
    Sonia Rocha está desconectado Avatar de Sonia Rocha
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Posts
    1
    Amei suas sugestões, obrigada por compartilhar. bjs.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •