Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lapbook Arca de Noé

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lapbook Arca de Noé

    _1.jpg
    fonte: http://www.littleblots.com
    tradução: SandraMac




    Queridas Tias,
    Fiz a tradução desse lindo Lapbook da Arca de Noé para nós, com algumas adaptações!
    Especialmente recomendado para as crianças do Jardim (pré-escolares), além de trazer a famosa história do dilúvio, traz elementos para trabalhar o letramento, a contação, jogos de memória, informações de ciências e uma maneira super divertida de fazer a fixação da história bíblica.
    Antes de mais nada, assista o filminho acima.
    Não se preocupe que esteja em inglês, pois vou tentar explicar em detalhes o conteúdo.


    1. Capa
    Vc vai precisar de 2 pastas para este trabalho.

    Assista aqui como fazer um Lapbook duplo(colando 2 pastas uma na outra)


    No arquivo zipado, postado no final deste post, tem uma explicação com fotos, passo a passo de como montar a capa.
    Também tem o desenho de Noé, o arco íris e os animais que aparecem na 'portinha' da Arca.
    Os desenhos devem ser pintados pelos alunos, assim como o 'acabamento' da capa - em giz de cera marrom, dando o efeito de madeira.

    2. Letramento
    O filminho começa mostrando as atividades de escrita, com um desenho de Noé, as letras N e n pontilhadas, a frase "Arca de Noé" também pontilhada, para as crianças escreverem por cima.
    Tem também uma folha para ligar os animais à Arca, com pontilhados.
    _foto.jpg

    Eu acrescentei uma folha com o versículo de Gênesis 6:8 (tradução A Bíblia Viva).
    A criança pode fazer a atividade e pintar os desenhos.
    Cole só um lado da folha por cima da atividade de ligar os animais à Arca, de modo que eles fiquem por baixo.
    Ou seja, primeiro aparece a folha com o versículo, e ao levantar a folha, vai aparecer a atividade dos animais.
    (não tem no filminho porque eu acrescentei)
    Esse material desenvolve a capacidade motora da criança.


    3. Contando de 2 em 2 - Números
    Na aba superior colar a folha com o desenho da Arca com o título Minha Arca de Contar (que as crianças devem pintar).
    Note que na Arca tem números pequenos e números grandes.
    Os números grandes são os números pares, já que os animais vieram aos pares para a Arca de Noé!
    _foto.jpg

    Logo abaixo, será colada uma atividade muito fofa. Veja que cada Arca tem janelinhas totalizando números pares.
    As crianças vão recortar as Arcas coloridas.
    Depois vão recortar as arcas em preto e branco que tem apenas números, e deverão encontrar qual número corresponde à qual Arca com suas janelinhas.
    Colar apenas parte de cima da Arca colorida sobre a Arca com número, para levantar e ver o número que aparece embaixo, conforme a foto abaixo e o filminho.


    4. Cartão Pop-Up
    No filminho, a própria autora do Lapbook informa que esse cartão pop-up tem um certo grau de dificuldade, então as crianças certamente irão precisar da sua ajuda. Na capinha ela escreveu 40 DIAS - 40 NOITES
    No arquivo anexo no final do post tem todo o passo a passo para vc fazer.
    O cartão deverá ser pintado pelas crianças e colado no Lapbook.
    _.jpg


    5. As Quatro Estações
    No filme aparecem 4 tipos de nuvens, os oceanos, etc. Eu achei essas informações meio complicadas para as crianças dessa faixa etária.
    Então, substituí o material por 4 quadrinhos com as Estações do Ano. Pintar, recortar e colar no Lapbook.
    Encontrei o arquivo da RODA DO CICLO DA ÁGUA (que eu não achei muito atraente).
    Imprimir em papel mais duro, as crianças deverão pintar bonito. Ajude a recortar bem certinho.
    Furar no Lapbook e passar ali a bailarina, que vai passar pelo centro da RODA.

    Junto tem também mais 3 desenhos super fofos que as crianças poderão pintar e recortar.
    Vc pode colar no Lapbook um saquinho plástico médio, desses de guardar congelados, para guardar essas folhas extras.
    Cole apenas um lado do saquinho, de maneira que ele possa ser levantado e embaixo vc cola outras atividades.
    Esse é todo o charme de um lapbook, pois vc vira, desvira, levanta aba, levanta página e sempre encontra uma novidade escondidinha!

    6. Mini-Book A Arca de Noé
    Este Mini-Book está em preto e branco pra criança pintar, recortar nas linhas externas e dobrar.
    Vc deve fazer um bolsinho de papel colorset colorido e grampear no Lapbook.
    Ao lado, a autora colou em forma de cascata (uma sobre a outra, colando só a pontinha de cima) folhas coloridas simbolizando o Arco Íris.
    Ficou muito lindo!!
    _foto.jpg

    7. Cada Animal com Sua Inicial
    Fazer uma sanfona de papel colorset colorido.
    Também trabalhando o letramento, as crianças poderão pintar os animais e colar só o ladinho esquerdo de cada desenho sobre a sanfona de papel colorido, de forma que o desenho possa ser aberto e embaixo irá escrever a INICIAL do nome daquele bichinho.

    Veja que é fundamental trabalhar com papéis alegres e coloridos para dar vida e alegria ao seu Lapbook!
    _foto.jpg

    8. Cartões que Contam a História
    Esses cartões eu acrescentei por minha conta. São oito cartões coloridos que devem ser impressos em papel duro.
    Recortar e as crianças poderão contar a história conforme a cena de cada cartão, de acordo com Gênesis do capítulo 6 ao 9.
    Guarde esse material em um envelope colorido.


    9. Jogo JUNTANDO OS PARES
    Também como material extra, que não tem no filme, eu trouxe esse joguinho de animais.
    Imprimir em papel com 180 de gramatura. Recortar.
    Leve palitinhos de sorvete para colar atrás de cada figura.
    Guardar em um envelope colorido.
    _.jpg

    Cole atrás do Lapbook um envelope médio ou grande (de acordo com o tamanho do próprio Lapbook) pardo ou branco, para guardar desenhos extras, os jogos dos Cartões e também o jogo JUNTANDO OS PARES!
    Vc também pode acrescentar um CD com corinhos sobre a Arca de Noé!


    Bem, tias, vejam que as possibilidades para se montar um Lapbook são sempre muitas!
    E eu continuo achando FASCINANTE poder levar para as crianças - de todas as idades - essa maravilhosa ferramenta onde, brincando, a gente aprende a Palavra de Deus!!
    Bjs***


    ANTES DE FAZER COM OS ALUNOS VC DEVE MONTAR O SEU, para sentir todo o possível grau de dificuldade de cada atividade.
    Tudo deve ser impresso antes na quantidade de alunos prevista para o encontro.
    Aviso que leva tempo montar um lapbook desses, então talvez vc deva montar em duas etapas.
    Se for assim, recolha todo o material e só deixe as crianças levarem para casa quando o lapbook estiver terminado.
    Será necessário ter pelo menos duas Professoras em sala de aula para orientar os alunos.

    Pegue no arquivo anexo todo o conteúdo deste Lapbook


    › Veja Mais: Lapbook Arca de Noé
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 26-05-12 às 08:10 PM. Razão: Arquivo já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    A arca do tópico abaixo pode muito bem ser utilizada neste lapbook:

    http://www.escoladominical.net/showt...ll=1#post26351


    casaisarca.gif


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •