Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

  1. #1
    Celia está desconectado Avatar de Celia
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Maceió
    Posts
    43

    Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    A Paz queridos professores!
    Eu estou quase louca com o conteúdo desta revista da CPAD, pois meus alunos não estão gostando do assunto.
    Gente socorro!!
    Estou em dificuldades, e como vim de um bom tempo ensinando crianças, estou sem saber como motivar os assuntos dessa revista para a nova turma.
    Por favor, vamos nos unir ajudando uns aos outros aqui neste Forum.
    Obrigada e fiquem na Paz!

    irmã Celia



    › Veja Mais: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

  2. #2
    Dani_fas está desconectado Avatar de Dani_fas
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    2

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    Irmã Célia...
    Realmente, eles não gostam dessa revista. O assunto não é muito interessante porque não permite a eles falar muito. Eles tem que ouvir, ouvir, ouvir.... Alguns até deixaram de ir nesse trimestre.....
    Mas, não desanime! Deus com certeza recompensará o seu esforço.
    Eu tenho tentado levar vídeos, fotos que mostram algumas coisas citadas nas lições....
    Chama um pouco mais de atenção....

  3. #3
    Helena Medeiros está desconectado Avatar de Helena Medeiros
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2008
    Posts
    23

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    Cara irmã.
    Não sou professora dos adolescentes, mas conheço todas as revistas pois minha irmã era professora dessa classe.
    Eu sou coordenadora do departamento infantil e professora do maternal, mas por muito tempo fui professora de adolescente na classe secular. E sempre ajudava minha irmã na igreja. Essa fase por si só já é mais trabalhosa, entretanto, se encontrar o "fio da meada" e despertá-los, terá uma classe maravilhosa.

    Criamos um painel de notícias:
    Confeccionamos vários bonecos de Eva e colocamos no painel correpondente a cada aluno com uma sacolinha no ombro (se não entendeu possa mandar as fotos), onde nós colocávamos um tema referente ao assunto da aula próxima.
    Por exemplo: aula - o bom e o mal atleta - coloquei em 3 sacos a referência bíblica do enfoque bíblico, 3 sacos de referência do texto bíblico e etc.
    No final da aula eles iriam abrir os seus sacos e levar a tarefa para casa.
    Pesquisavam o assunto na Bíblia, em revistas, em notíciário, na internet.

    Com isso quando chegava o aula do dia eles teriam uma certa intimidade com assunto da aula.
    Promovíamos seminários, debates e muitas vezes com premiações simples...bombons, canetas bonitas, ;.. fizemos até um vestibular biblico..
    O livro 52 jogos que ensinam a Bíblia http://www.escoladominical.net/osc_p...roducts_id=578
    tem muitas dinâmicas que adaptávamos para a aula... e eles gostavam... a frequência era alta!
    Mas ela lia sempre atualidade da lição e usava a linguagem dos adolescentes...

    Não sei se pude ajudar...

  4. #4
    PaulaCarol está desconectado Avatar de PaulaCarol
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    3

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    Célia, sabemos que trabalhar com adolescentes não é fácil.
    Eles gostam de assuntos que sejam polêmicos (sexo, drogas, namoro), mas quando o assunto é Bíblia fica meio complicado mesmo chamar a atenção deles.
    Olha, trabalho com essa faixa etária há 6 anos e sei os altos de baixos de cada trimestre. Por motivos pessoais, me afastei por 2 anos deixando a classe com 21 alunos, frequentes.
    Quando voltei apensa 5 alunos.Trabalhamos, pedimos orientação ao Senhor e hoje, 5 meses depois que voltei, temos 19 alunos frequentes. Claro que tudo pela misericórdia de Deus, mas temos que fazer a nossa parte.
    Tem dias que fica pesado mesmo dar aula e até estudar a lição por ser muito histórica, mas tentamos usar recursos pedagógicos com os meninos.

    Por exemplo: na aula sobre os pré-reformadores, dividi a classe em 3 grupos e cada grupo ficaria responsável por um dos pré-reformadores.
    Dois grupos apresentaram com cartazes e explicações e curiosidades.
    O outro grupo fez o trabalho usando recursos visuais (nossa igreja possui data show) e a aula foi uma bênção e muito participativa.

    Temos também o mural do curioso, onde colocamos curiosidades referentes às lições ou temas que achamos pela net.

    Também trabalhamos com incentivos.
    Se o aluno fizer a lição ganha um X, se fizer a atividade extra, ganha outro X.
    No final do trimestre quem tiver mais X ganhará um prêmio.
    No trimestre passado foi o Livro Homem do Céu em quadrinhos. Fez muito sucesso.

    Sempre, ao estudar a lição, eu e o outro professor buscamos outras informações fora da revista. Algumas vezes nem estudamos pela revista.
    É importante, também, não deixar que a aula seja um monólogo. Só o professor fala e os alunos ouvem (ou nem ouvem)

    Sempre começo as aulas pelo texto áureo.
    Pergunto para eles o que entenderam?
    O que aquele texto quer dizer e depois passo para o título da lição e pergunto se os dois têm alguma coisa a ver...

    Ore, peça ao Senhor direção e seus alunos não mais reclamarão das lições.

    Abraços

  5. #5
    Hanne Keila está desconectado Avatar de Hanne Keila
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Posts
    2

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    Olá queridos! Esta é uma liçao que trata realmente de história, e graças a Deus elas tem sido bem proveitosa em nossa classe. Levamos slides, filmes como na sala de aula mesmo, sempre com uma dose de descontração...eles gostam muito. E o melhor de td é q 4 almas ja se entregaram ao Senhor Jesus na classe (colegas dos alunos), no final do trimestre estaremos realizando um simulado biblico sobre os assuntos estudados. Eu tbm sai da classe de primarios direto p os juvenis e sei q nao é facil...mas o Senhor tem abençoado e a classe cresce a cada dia.

  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    Hanne, que bênção!!
    Que tal postar aqui neste Forum o simulado bíblico que vc criou?
    Assim outras pessoas poderão usar também!
    Aqui ensina como postar mensagens com anexos:
    http://www.escoladominical.net/forum...s-e-An%FAncios

    Citação Postado originalmente por Hanne Keila
    Olá queridos! Esta é uma liçao que trata realmente de história, e graças a Deus elas tem sido ...mas o Senhor tem abençoado e a classe cresce a cada dia.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    Agradeço as respostas das Profas. Dani, Helena, Paula e Hanne!

    E aproveito para convidar todos os Professores dos Juvenis e Adolescentes para POR FAVOR, postarem nos respectivos Tópicos das lições as informações sobre o que fizeram em sala de aula para tornar a aula mais dinâmica e interessante.
    Tenho pedido há tempos para compartilharem aqui EM DETALHES, e assim uns ajudarão os outros.
    Tirem fotos dos painéis.
    Postem os questionários.
    Descrevam detalhadamente as dinâmicas.
    Compartilhem os Slides que montaram.
    Mostrem seus Planos de Pontuação, etc.


    Se compartilhassem mais, certamente poderiam contribuir para MUDAR as aulas dos Adolescentes e Juvenis por todo o Brasil.
    Vcs podem, eu acredito!!
    Abraços para todos!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #8
    Hanne Keila está desconectado Avatar de Hanne Keila
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Posts
    2

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    Querida Sandra!!
    Amo tds os subsidios do forum e realmente sei q eu poderia contribuir para os topicos das liçoes. Mas esbarramos no fator tempo e correria rotineira em nossas vidas... estamos pedindo a Deus q nos dê sabedoria c/ o tempo e a fim de podermo postar auxilios aos nobres colegas prof. de EBD! abç em Cristo!!

  9. #9
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    Oi, Hanne!
    Obrigada por responder...
    Vc poderia postar nas lições passadas o que fez de diferente que deu bons resultados... pelo menos ficará no acervo e servirá para os Profs. que forem trabalhar os mesmos temas daqui a dois anos... já ajuda!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  10. #10

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    Olá Bom dia!,
    Realmente como a Professora disse naum é nada fácil cativar os alunos o interesse a aula, pois as mesmas são muito "Históricas". Mais como os colegas ja falaram, a partir de métodos, como videos, curiosidades,seminários,pergun tas e respostas, e muitos outros conseguimos sim atrair os alunos as aulas. E principalmente ,Professora e aos outros colegas, os Alunos tem de ver a Motivação vinda de nois ,se nem agente tem motivação, como os nossos alunos vão ter!???! Motivação é tudo!
    Exitem vários metodos de atrair eles, por exemplo: na Ultima Aula que dei , foi sobre os primeiros Passos do Evangelho no Brasil, após explanar o assunto, Fiz um Jogo da velha com eles com perguntas sobre o que tinha acabado de falar, e prêmiei a equipe vencedora com bobons de chocolate, foi muito bom, eles gostaram e sairam com certeza com as informações principais da lição na Cabeça e no Coração! ,...O tema pode ser até um pouco chato, mais fazendo um jogo de cintura e deixando Deus fazer o que Ele mais gosta, de nos usar, o Impossível Acontece!! A nossa Classe é prova viva disso!....

  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    A Paz irmão!
    Será que vc poderia postar essa sugestão do 'jogo da velha' no Tópico da respectiva lição?
    Postando junto, é claro, as perguntas que vc elaborou para a fixação do assunto estudado.
    Venho novamente pedir para que sempre postem no Tópico da lição os recursos que vcs pretendem usar em suas aulas para dinamizar o ensino.
    Com isso vamos estimulando TODOS que acessam esse conteúdo para igualmente enriquecerem suas aulas e se inspirarem também.
    Vamos compartilhar, irmãos!!
    Abraços!!


    Citação Postado originalmente por John Lennon
    Olá Bom dia!,
    Realmente como a Professora disse naum é nada fácil cativar os alunos o interesse a aula, pois as mesmas são muito "Históricas".......o Impossível Acontece!! A nossa Classe é prova viva disso!....
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  12. #12
    Celia está desconectado Avatar de Celia
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Maceió
    Posts
    43

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    Citação Postado originalmente por Dani_fas
    Irmã Célia...
    Realmente, eles não gostam dessa revista. O assunto não é muito interessante porque não permite a eles falar muito. Eles tem que ouvir, ouvir, ouvir.... Alguns até deixaram de ir nesse trimestre.....
    Mas, não desanime! Deus com certeza recompensará o seu esforço.
    Eu tenho tentado levar vídeos, fotos que mostram algumas coisas citadas nas lições....
    Chama um pouco mais de atenção....

    Dani,

    Os meus alunos são de idades mescladas tipo: 13,14,15,16,17 ......isso so faz dificultar mais ainda ..........que bom que a revista esta no seu término. E a nossa igreja é carente de recursos então o professor tem que se virar.
    Mas com a juda de todos aqui vamos nos ajudar uns aos outros
    fique na Paz

    irmã Célia

  13. #13
    ROBERTH está desconectado Avatar de ROBERTH
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Posts
    1

    Re: Os Adolescentes não gostam dessa revista!!

    BOM AMADOS A PAZ DO SENHOR!
    TAMBEM ESTOU TENDO DIFICULDADE NESTA LIÇÃO, MAS COM A GRAÇA DE DEUS TENHO CONSEGUIDO SUPERAR AS DIFICULDADES.
    TODAS(OU A MAIORIA )DAS MINHAS AULAS SÃO USADOS SLIDES DESTA LIÇÃO DEVO TER UMAS 4 AULAS PRONTAS, VOU POSTALAS AQUI, CONFORME A IRMÃ SANDRA SOLICITOU, PARA QUE FIQUE NO ACEVO PARA OS PROXIMOS ANOS....

    TAMBEM NÃO LECIONO BASEADO APENAS NA LIÇÃO, POIS FICA UMA AULA MUITO LIMITADA.
    EX: A LIÇÃO 8 " AVIVAMENTO WESLEYANO"

    COMECEI A AULA EXPLICANDO O QUE É O AVIVAMENTO AUTÊNTICO..
    PARA QUÊ SER O AVIVADO...
    QUEM É JOÃO WESLEY..
    O QUE É O AVIVAMENTO WESLEYANO...

    CONCLUÍ COM:
    A NECESSIDADE DE UMA IGREJA E UMA VIDA AVIVADA ...


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •