Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 10 - Meu sonho se tornou realidade

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 10 - Meu sonho se tornou realidade

    licaoJose10.jpg
    Objetivo: Destacar que temos um Pai celestial suficientemente poderoso para cumprir aquilo que promete a seus filhos.
    Leitura Bíblica: Gênesis 42. 6 - 38

    Queridos Professores,
    O ponto alto desta lição será a dinâmica para Memorização do versículo chave e a brincadeira de RECAPITULAÇÃO!
    Na revista do Prof. vem um quebra-cabeça. Achei muito simplória a brincadeira, por isso trouxe uma mais animada!!
    Leia o versículo na Bíblia
    Escreva o versículo no quadro e faça a memorização com o grupo, apagando algumas partes, etc.
    Quando sentir que os alunos conseguiram memorizar um pouco, então pode passar para a brincadeira!



    1. MEMORIZAÇÃO - PASSE O VERSÍCULO COM O PREGADOR
    licaoJose10_2.jpg
    Essa brincadeira foi tirada do livro "Brincadeiras Bíblicas", que vc pode comprar aqui:
    ==> http://www.escoladominical.net/osc_shop.php?cPath=26

    No kit vai o texto completo.
    Imprimir as folhas de cartões com partes do versículo chave (imprimir 2 vezes) e recortar.
    Divida a turma em 2 grupos.
    Cada aluno deverá ter um prendedor.
    Organize os grupos em 2 filas.
    (se a sua turma é pequena, faça uma fila só - se a turma é MUITO grande, faça 3 grupos, etc).

    Coloque os cartões com partes do versículo na frente do 1º da fila (pode ser no chão ou em cima de uma cadeira), mas os cartões bem misturados, hein tias!!
    Ao soar o APITO, o 1º da fila precisa pegar com o prendedor o primeiro cartão e passar para o colega que está atrás.
    Este por sua vez pegará o cartão com o prendedor e passará para o próximo... até que o último receba e coloque no chão ou sobre uma cadeira.
    Então o primeiro corre para o final da fila... a fila anda....
    O 2º da fila deverá passar o cartão QUE COMPÕE A ORDEM DO VERSÍCULO, para que o último o receba e coloque na ordem certa, e assim por diante.

    Se alguem pegar um cartão fora de ordem, deve devolver com o pregador e o que está na frente da fila deverá procurar novamente com atenção!
    Ganha o grupo que colocar os cartões em ordem PRIMEIRO!

    No kit temos as figuras da lição de hoje.
    Temos a folha de perguntinhas da revista do aluno.
    Folha de cartões como a lembrancinha. Pode colar num docinho, pois toda criança ama!!
    Cartaz para colocar no mural!

    E... no final de tudo, vamos fazer a RECAPITULAÇÃO, que será explicada em post à parte, ok?
    Tomara a classe esteja cheia e todos possam participar.
    Deus te abençoe!!!
    Sandra



    › Veja Mais: Lição 10 - Meu sonho se tornou realidade
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 30-08-11 às 10:11 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 10 - Meu sonho se tornou realidade

    Recapitulação
    Recapitulação - A vida de José do Egito.jpg
    Não sabe direito o que é uma Recapitulação, pois nunca fez na sua classe?
    Veja aqui mais dicas de como funciona:
    http://www.escoladominical.net/showt...3o+Vida+Jos%E9

    Vamos confeccionar um José vestindo sua túnica em tamanho BEM GRANDE.
    Amplie a figura que está no kit.

    1. Imprimir em tamanho ampliado
    2. Cole pedacinhos de tecidos ou use papel camurça para fazer uma túnica bem colorida.
    3. Com estilete, corte a túnica ao meio e nos ombros, de forma que ela se abra.
    4. Cole esse 'boneco' de José sobre um papelão duro e forrado com tecido ou TNT como se fosse a parte de dentro da túnica de José.
    5. Cole 10 ou mais envelopes coloridos na parte interna da túnica de José.
    6. Coloque dentro dos envelopinhos as perguntas que os alunos deverão responder.

    Abaixo algumas perguntinhas que criei.
    Mas, se forem muito difíceis para o nível da sua turma, crie suas próprias perguntinhas, ok?


    1. Os filhos de Jacó foram até o Egito comprar alimentos.
    Quem era o Governador do Egito? O que eles fizeram quando
    ficaram na presença do Governador?
    R: José.
    Os filhos de Jacó se ajoelharam na presença do Governador em reverência.

    2. O Governador do Egito fez uma séria acusação contra os filhos de Jacó. Do que foram acusados?
    R: Foram acusados de serem espiões.

    3. José, quando era um Junior, ganhou um presente do seu pai.
    Qual foi o presente? E qual foi a reação dos seus irmãos mais velhos?
    R: Ele ganhou uma linda túnica colorida. Seus irmãos ficaram com muita inveja.

    4. Qual foi o primeiro sonho que José teve?
    R: Ele sonhou que estava no campo com seus irmãos amarrando feixes de trigo. De repente, o feixe de José ficou de pé, e os feixes dos irmãos se colocaram em volta e se curvaram diante do feixe de José.

    5. Qual foi o segundo sonho que José teve?
    R: O sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de José.

    6. Havia uma grande fome no mundo. Apenas em um lugar havia comida para comprar.
    Qual o nome desse lugar e quem era a pessoa que vendia os alimentos?
    R: Só havia comida no Egito e José era o Governador que vendia os alimentos.

    7. Quantos sonhos teve Faraó? Quais foram os sonhos de Faraó e como José os interpretou?
    (o aluno deve ler em Gênesis 41:25 a 32 )
    R: conforme a passagem lida o aluno deve contar com suas próprias palavras

    8. Fale de cór 1 versiculo chave das lições passadas (não vale da lição de hoje).
    R: livre

    9. Por causa da inveja, os irmãos de José o jogaram num poço. Tempos depois, ele foi vendido como o quê?
    E ele acabou indo trabalhar na casa de um importante oficial, que era capitão da guarda do palácio. Qual o nome dessa pessoa importante?
    R: Foi vendido como escravo. Ele foi trabalhar na casa de Potifar.

    10. José foi injustamente parar na prisão, acusado pela esposa de Potifar. Passados alguns anos, ele conheceu dois homens na prisão.
    Qual era a profissão desses dois homens antes de serem presos?
    R: Chefe dos Copeiros e o Chefe dos Padeiros.

    11. Qual foi o sonho do chefe dos copeiros e qual foi a interpretação de José? (a criança poderá em 40: 1 a 13).
    R: conforme a passagem lida o aluno deve contar com suas próprias palavras

    12. Diga o versículo chave da lição DE HOJE! *rs
    R:
    Lembrando que no kit tem esse molde de José e sua túnica.
    Marque a pontuação da Recapitulação, elogiando sempre a participação dos alunos!
    Além dos pontos marcados, dê um premio especial para os 3 melhores alunos nesse domingo.

    Vale a pena criar um José bem bacana, tias e tios. Tirem fotos, por favor e postem aqui pra gente ver, ok?
    Deus abençoe!!
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 10 - Meu sonho se tornou realidade

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 10 - Meu sonho se tornou realidade

    Texto Bíblico: Gênesis 42.6-38

    SAIBA MAIS...

    “José poderia ter revelado sua identidade aos irmãos de uma vez, mas a última lembrança que possuía deles eram os momentos de horror vividos enquanto olhava para seus rostos e era levado pelos mercadores de escravos. Seriam seus irmãos ainda maus e traiçoeiros, ou teriam mudado com o passar dos anos? José decidiu fazer alguns testes para descobrir.

    José lembrou-se dos sonhos que tivera sobre seus irmãos curvando-se diante dele (37.6-9). Os sonhos tornavam-se realidade!
    Sendo jovem, José vangloriou-se deles. Como homem, porém, não ostentou sua condição superior, e não sentiu necessidade de dizer: ‘eu avisei’. Ainda não era tempo de revelar sua identidade, e então se calou. Algumas vezes é melhor permanecer calado, mesmo quando o nosso desejo é dar a última palavra.

    José estava testando seus irmãos para certificar-se de que eles não seriam cruéis para com Benjamim assim como haviam sido para ele.
    Benjamim era seu único irmão por parte de pai e mãe, e ele desejava vê-lo face a face.” (Bíblia de Aplicação Pessoal, CPAD, p.70) - http://www.livrariacpad.com.br/?acao=DT ... rig=escdom

    ATIVIDADES

    Esta lição vai tratar da fidelidade de Deus no cumprimento de suas promessas. Aproveite e apresente para seus alunos algumas promessas que se encontram na Bíblia.

    Aí segue a lista:

    1. Promessa da salvação: Mt 1.21 (cumprida em Jesus)
    2. Batismo com o Espírito Santo At 1.4,5 cumprida em 2.1-4
    3. Cura divina Is 53.4
    4. Paz interior Jo 14.27
    5. Provisão diária Mt 6.33
    6. Vida longa e feliz para os filhos obedientes aos pais Ef 6.3
    7. Proteção Sl 91.1
    8. Volta de Cristo At 1.11
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    Silvani Pereira está desconectado Avatar de Silvani Pereira
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    porto velho
    Posts
    5

    Re: Lição 10 - Meu sonho se tornou realidade

    uffa essa semana temos bastante coisas pra confeccionar... mas tenho certeza que valerá a pena pq eles amam disputa
    rsrs mas no final todos saem ganhando pq aprendem o melhor o amor de deus no coração deles ! deixa eu começar a me preparar
    deus abençoe vcs !
    bjs

  5. #5

    Re: Lição 10 - Meu sonho se tornou realidade

    Durante esse trimestre estou usando essa caixa, que encapei no formato de Bíblia , e nela vou montando um cenário a cada domingo!!...
    E aqui estão José e seus irmãos.
    Benjamim deveria ter ficado em casa, mas na pressa de acabar tudo, acabei fotografando ele também ao lado de José!!!!...........

    Materiais para os Personagens

    Meus alunos insistiram tanto querendo fazer o José, e então nós pedimos ajuda e ganhamos o Chamyto (que é tipo Yakult), usado no corpinho dos bonecos.
    Acima veja a amostra dos materiais nescessários que eu levei para as crianças.
    Elas beberam o Chamyto e fizeram o José apenas!

    Usei retalhinhos de EVA para a roupa.
    Pincel de retro-projetor para fazer os olhos e boca.
    Para a cabecinha ficar redondinha é preciso esquentar o pedacinho de EVA, e para isso é só vc mornar um pouco o ferro elétrico e passar por cima do EVA....assim que o EVA estiver bem molinho vc molda ele numa bolinha de isopor....
    É só vc colocar o EVA morno na palma da mão e a bolinha por cima, apertar o EVA em volta da bolinha até que ele fique redondinho.
    Use cola super bonder, é melhor que cola quente e rende muito mais... (leve a cabeça do José prontinha, pois não tem como usar ferro de passar roupa em plena sala de aula, não é mesmo?
    Abraços,
    BelAmaral
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  6. #6
    Gerciane está desconectado Avatar de Gerciane
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Garanhuns/PE
    Posts
    37

    Re: Lição 10 - Meu sonho se tornou realidade

    1.jpg
    Sandra, fiz o José para recapitulação, ou tentei...rsrsrsrs
    Não ficou tão legal como o seu, mas o resultado com os alunos foi
    maravilhoso.
    Vc é 10!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •