Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    amostra.jpg
    Demonstrar que nossas ações são como sementes que plantamos num e dia e colhemos no outro.
    Texto Bíblico: Gênesis 29. 1 - 27

    A Paz, Tias dos Primários!
    Voltei de férias!! É muito bom sair, viajar, passear por lugares lindos... e melhor ainda é retornar em Paz! Deus é muito bom e nos dá coisas excelentes!
    Saudades de vcs, viu?

    Sobre a lição deste kit ....que dura colheita fez o Sr. Jacó, que plantou mentira e engano. Agora teve que se casar com a noiva errada!

    Segundo nota de rodapé da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, podemos aprender um pouco sobre essa relação entre o Labão e o seu sobrinho Jacó.... "Uma descrição do que pode ter sido um casamento-adoção: Jacó, recebido na casa de seu tio Labão em Harã, uma didade hurriana, serviu a Labão 14 anos por suas duas filhas (Lia e Raquel). Quando Jacó apareceu, Labão não tinha filhos 'homens'; nesta situação desejaria um herdeiro para receber os seus bens. Em tal caso, a lei hurriana provia a adoção. A filha e quaisquer netos resultantes do casamento permaneciam como 'propriedade' na casa do pai. O genro adotado só podia deixar a casa do pai adotivo para estabelcer sua 'própria casa' com a permissão do pai." - pag 39
    E na mesma Bíblia lemos mais uma explicação dos costumes da época... "A lei hurriana da época de Abrão permitia que um homem sem filhos (homens) adotasse um servo como seu herdeiro para continuar o seu nome, receber suas propriedades e dar-lhe um sepultamento apropriado..." - pag 19
    Então, Labão adotou seu sobrinho Jacó como se fosse seu filho e ele seria herdeiro de tudo o que Labão possuía.
    E provavelmente vc terá que explicar que sim, naquela época era costume dos povos daquela região ter mais de uma esposa, como aconteceu com Jacó.

    SEMENTES PARA OS ALUNOS
    Providencie aqueles envelopinhos de sementes para dar um para cada aluno, junto com o cartãozinho com o versículo. Informe-se na loja de produtos agrícolas quais sementes germinam com mais facilidade.
    Vc poderia comprar de Camomila ou Hortelã, seria útil para as mamães preparem um cházinho para seus filhos (me lembro que minha avó sempre fazia pra gente, quando éramos pequenas... geladinho, era muito bom)...

    SEMENTES PARA PLANTAR NA AULA
    Leve um canteiro de bom tamanho com a terra preparada e, ao trabalhar a introdução do tema da lição, vá plantando suas sementes no canteiro, deixe que as crianças toquem a terra, coloquem as sementes, cubram e molhem com um pouco de água... enquanto vc vai falando sobre o simbolismo de 'colher o que plantamos'.
    (providencie para que elas possam lavar as mãos e enxugar) - vai ser um momento de agito, não tem problema.
    Quem sabe vc poderia plantar uns tomates? Informe-se melhor com quem entende de plantio... e, se possível, deixe na sala de aula para que acompanhem o crescimento.
    Aqui no Portal ensina como fazer uma mini-horta com garrafa PET, vc já viu?
    http://www.escoladominical.net/showt...ght=mini+horta

    Para o final da aula, sirva uma deliciosa salada de frutas. Vc deve levar tudo já cortadinho, colocado em copinhos descartáveis, coberto com filtro de plástico (aquele que usamos para os alimentos). Se sua igreja tiver uma cozinha, deixe guardado na geladeira e providencie para pegar no final da aula.
    Leve colherinhas para seus alunos!

    CARTAZES VERSÍCULO CHAVE
    Corte cartolinas no tamanho A4, nas cores conforme a fruta do cartaz.
    Coloque na impressora para imprimir cada cartaz.
    Cole sobre outro pedaço de cartolina - para ficar mais durinho e recorte em volta.
    Faça os 'detalhes' das folhas verdinhas em EVA ou papel camurça para que os cartazes não fiquem de uma cor única. Use sua criatividade para enriquecer os cartazes.
    Vc até pode colar folhas de verdade, se for fácil de conseguir aí na sua região!
    Colar os cartazes em palitos de churrasco.

    Prepare 'vasos' com terra de verdade - (pegue emprestado com alguma mãe de aluno), pode ser vasos de barro mesmo ou utilize garrafas PET, para 'plantar' os cartazes.... vá fincando na terra a medida em que for ensinando o texto.
    Lembre-se que o versículo deve ser localizado nas respectivas Bíblias. Vc deve ler PRIMEIRO diretamente da Bíblia.
    Faça as dinâmicas para memorização.... depois, retire todos os cartazes, sorteie as crianças que irão à frente para colocar as frutas em ordem no seu POMAR das BOAS SEMENTES.
    Faça o sorteio tantas vezes quanto for o número de alunos para que TODOS tenham a vez de participar.

    ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
    Coloquei no Kit a revista do aluno, pois as perguntinhas estão compatíveis mesmo com a faixa etária (às vezes não são).
    Também criei uma folha simples com 2 perguntinhas e as crianças poderão pintar os desenhos das frutinhas.

    CARTÃOZINHO
    Cortar cartolina amarela ou cor de abóbora em tamanho A4 e colocar na impressora.
    Dar o toque da base do caju, pintando levemente de verde. Colar em palitinhos de sorvete.
    Dar para as crianças no final da aula, junto com o envelopinho de sementes.
    Orientar como proceder para fazer o plantio.
    É bom que os envelopinhos sejam todos iguais para não dar briga... *rs

    Pesquise no respectivo Forum as figuras necessárias para esta história.
    Se puder confeccionar os personagens, melhor ainda!!!

    Bem, tias... espero que essas sugestões sejam realmente úteis para tornar os breves minutos de aula da sua EBD ainda mais ricos e atraentes para seus alunos.
    Que a boa semente da Palavra de Deus seja muito bem plantada na boa terra desses corações e que, em breve, vc possa ver os lindos frutos acontecendo.
    Deus nos abençoe!!
    Bjs**



    › Veja Mais: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 31-08-11 às 04:38 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Nitaah está desconectado Avatar de Nitaah
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Posts
    3

    Re: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    Lindooo...Sandra muito obrigada pelas dicas.

  3. #3
    Rozanjela está desconectado Avatar de Rozanjela
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Posts
    2

    Re: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    ki bom vc esta de volta, obg + uma vez pela sua colaboração na nossa vida, que o SENHOR continue te iluminando.
    bjos rosa lima.

  4. #4
    Suzane Silva está desconectado Avatar de Suzane Silva
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    1

    Re: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    q Deus continue te abençoando....vc merece!!!!

  5. #5

    Re: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    quee beenção essas ideias, aleluia! que Deus continue te abençoando e te usando

  6. #6

    Re: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    ola amiga

    PARABENS ESSE KIT FICOU MARAVILHOSO, DEUS VOS ABENÇOE

    BJS

  7. #7

    Re: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    Muito obrigada, tia Sandra, você nem imagina quanto as crianças gostaram!!!
    Que Deus continue abençaondo sua vida!!!

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    Obrigada, tias Nitaah, Rosanjela, Suzane, Marina, Carla e Drica!!

    Ninguem fotografou essa aula?? Eu queria MUITO ver...
    Sempre levem a máquina pra aula, meninas... podem render belas fotos, hein!!
    Registrem o trabalho de vcs e nos mostrem aqui no Portal.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9

    Re: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    Oi sandra, eu tirei , mas ainda não dei esta aula, vou dar neste domingo, estamos 01 aula pra tras, por motivos de calendario da igreja.
    Fiz as lembrancinhas um pouco diferente mas segui a sua ideia., colei com canudinho para dentro do furinho encaixar o pirulito.

    Voces vão ver que fiz o cantico do livrinho sugerido pela cpad, desta lição
    vcs compram em qualquer livraria envangelica e vem com o cd,
    escolhi só o refrão, pois na igreja, qdo todas as salas se reunem no templo, a sala das cças cantam um cantico.,,

    os versiculos fiz num papel que comprei em uma loja grande de papelaria , não sei se posso por o nome ????, são folhas proprias para impressão e são de colorset, coloridas, vc compra num envelope que da pra aproveitar ate a pasta,rssss
    não é barato mas vale a pena em investir, pois esse material eu guardo tudo ,, para depois aproveitar em cultinhos, na igreja ou em casa.
    Bjs, assim que passar esta aula vou tirar a foto , pois não comprei os vasinhos para por os palitos do versiculo.ok
    bjs

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    Carlinha,
    Dá pra ver que o seu trabalho é feito com muito capricho, que lindo isso, amiga.
    Vc tá de parabéns!!!! Que o Senhor recompense toda sua dedicação, viu?
    Beijinho***
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11

    Re: Lição 8 - Quem planta colhe! (Jacó se casa com Lia)

    oi sandra, muito obrigado pelas palavras, tenho varios motivos para dar o meu melhor
    ...Jesus merece todo o meu esforço, pois foi por sua morte na cruz que eu alcançei a salvação, me deu um marido maravilhoso e 03 filhos lindos, uma familia abençoada e amigos como você, que me ajuda , incentiva e nos prepara para ensinar os pequeninos.
    Louvo a Deus por sua vida, pois mesmo não nos conhecendo pessoalmente, nem nunca ter falado com voce, temos uma união que foi ligada atraves de Cristo,´e isto NÃO TEM PREÇO!!!! é legal saber que temos irmãs tão longe de nos que nos orienta a fazer o melhor para o ministerio infantil.
    que O senhor Jesus continue te abençoando Sandra, um dia quem sabe,... testifico pessoalmente os milagres recebidos atraves deste portal.
    Fique com Deus. bjs


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •