Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 7 - Você está podendo?

  1. #1

    Lição 7 - Você está podendo?

    A PAZ DO SENHOR!
    ESTOU PRECISANDO DE SUBSIDIOS DA LIÇÃO 7"VOCE ESTA PODENDO"?
    UMA IDEIA LEGAL PARA FAZER NESTA AULA OU UMA ATIVIDADE...SO ACHEI POSTAGEM DAS LIÇÕES ANTERIORES.
    FIQUE COM DEUS E QUE ELE POSSA CONTINUAR TE ABENÇOANDO... AGUARDO DESDE JA AGRADEÇO/
    ABRAÇOS
    SIDNEI

    ........................
    fonte: http://www.cpad.com.br

    Lição 07 - Você está podendo?

    Texto Bíblico: Eclesiastes 5.10-20; 1 Timóteo 6.7-10

    Prezado professor, nesta semana vamos estudar acerca do dinheiro e dos bens materiais. Até que ponto isso afeta a nossa comunhão com Deus?
    Acerca do texto de Mateus 19.16-22, leia com atenção o que o comentário da “Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal” afirma acerca dos bens materiais:

    Ao responder à pergunta do jovem sobre como alcançar a vida eterna, Jesus lhe disse que devia obedecer aos Dez Mandamentos de Deus. Em seguida, Jesus relacionou seis deles, todos referentes ao relacionamento com os semelhantes. Quando o jovem respondeu que havia obedecido a todos os mandamentos, Jesus observou que ainda restava algo a fazer: vender tudo o que tinha e distribuir aos pobres. Essa afirmação de Jesus foi suficiente para expor a fraqueza desse homem. Na verdade, a riqueza era o seu deus, seu ídolo, ele não desistiria dela. Dessa forma, o homem transgrediu o primeiro e maior dos mandamentos. (Ex 20.3;Mt 22. 36-40).

    Será que os cristãos devem vender tudo o que possuem? Não. Somos responsáveis por suprir nossas necessidades e as necessidades da nossa família, a fim de não nos tornarmos um peso para os outros. Entretanto, devemos estar dispostos a desistir de tudo se assim Deus pedir. Esse tipo de atitude impede que qualquer coisa se interponha entre nós e Deus e que usemos de forma egoísta a riqueza que dEle recebemos.
    Não podemos amar a Deus com todo o coração e ao mesmo tempo guardar nossa riqueza apenas para nós. Amá-lo totalmente significa usar nossos bens de uma forma que lhe seja agradável.

    A impossibilidade de um camelo passar pelo fundo de uma agulha representa o grau de dificuldade de uma pessoa rica entrar no Reino dos céus. Entretanto, Jesus disse que ‘a Deus tudo é possível’(Mt 19.26). O que vale é a fé em cristo, e não a confiança em si mesmo ou nas riquezas. Em que você está confiando para alcançar a salvação?

    Não podemos servir a dois senhores: A Deus e a Mamon (o deus das riquezas e da preocupação terrena). Devemos adorar a Deus com a nossa mente e coração devotados somente a Ele.

    Desenvolva com diligência esse tema em sua classe e Deus a abençoará. Tenha uma boa aula e até a próxima!



    › Veja Mais: Lição 7 - Você está podendo?

  2. #2
    Heloisa21 está desconectado Avatar de Heloisa21
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Posts
    7

    Re: Lição 7 - Você está podendo?

    Nossa hj já sexta e eu não sei como preparar minha aula p/ os adolescentes.
    Se alguém tiver alguma idéia me ajude, pois o tema é mto complicado, nessa faixa etária deles toda informação eh mto boa, pois eles fazem muitas perguntas... e o mais importante querem a resposta na hr.
    A Paz, estou aguardando algum resultado.

  3. #3
    Ana Rita Silva está desconectado Avatar de Ana Rita Silva
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Posts
    17

    Re: Lição 7 - Você está podendo?

    Espero que ainda dê para ajudar alguém.
    No anexo, abaixo....

  4. #4
    Rochadeza está desconectado Avatar de Rochadeza
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Paulo
    Posts
    26
    Boa noite! A paz do Senhor!

    Sábado irei ministrar uma parte muito importante para os adolescentes, porém estou sem idéias pois não tenho experiência com essa faixa etária.... preciso fazer com que memorizem o versículo de Colossenses 2:8............. help rsrs.... terei que ser dinâmica pois a líder pediu que a memorização foi feita com alguma atividade.

    Bjs e obrigada
    Andreza

  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Olá Rochadeza,

    A primeira coisa a fazer é entender o contexto do versículo para esta geração pós-moderna:

    "Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo" Cl 2:8



    Acaso não estão no “cristianismo” as amarras, a estreiteza, a pobreza, e lá fora, no debate intelectual da filosofia, a liberdade de pensar, a amplitude, a riqueza?! Sobretudo a geração jovem da igreja sente isso constantemente. Ela corre um perigo especial quando a igreja falha em seu dever de realmente extrair os tesouros da sabedoria e do conhecimento em Cristo e deixar justamente a juventude participar deles: quando os adolescentes na igreja por isso têm a impressão de que todas as perguntas do intelecto vivaz são rápida e superficialmente descartadas e que as pessoas se contentam com almera repetição de fórmulas arcaicas. Então são seduzidos pela novidade lá de fora, pela abundância multicor, pela livre ousadia da indagação, pela espirituosa originalidade das respostas, pelo fascínio de grandes personalidades. Por isso a exortação de Paulo possui profundidade e impacto: “Cuidai.”


    Utilize o recurso visual meneumônico abaixo sob a forma de power-point



    cuidai.jpg
    Colossenses (Colisão)
    Jesus Cristo é o comandante-chefe de toda a criação
    O que acontece quando nosso comandante em uma corrida colide com outro chefe? Uma colisão gigante! (Fale sobre essa "colisão", guerra de opiniões "cosmovisões", por exemplo: casamento gay; liberação da maconha, divórcio, aborto, etc).
    Nessa colisão: “Cuidai para que não haja ninguém que…

    O "outro chefe" são abundância de reflexões sobre Deus, o mundo e o ser humano, sobre o viver e agir corretos do ser humano, resumidos no conceito de “filosofia”.

    O ser humano é a única criatura que não consegue viver sem fazer perguntas. Toda estrela segue sem discutir sua trajetória predeterminada. Toda planta cresce sem questionar a forma que lhe é imposta. Todo animal cumpre sua vida sem indagações. Nenhum cachorro pergunta como poderia tornar-se um cachorro “verdadeiro”. Mas o ser humano precisa perguntar a si mesmo como tornar-se um verdadeiro e correto ser humano.A igreja de Jesus, porém, tem a resposta, que por isso mesmo continua a mesma há dois mil anos. A resposta que repetidamente tranqüilizou e libertou inteligentes e símplices, eruditos e indoutos, europeus, asiáticos e africanos, não por último justamente também pessoas que durante anos haviam seguido o caminho da busca e elucubração filosófica. Essa resposta não consiste de uma idéia, uma máxima, uma opinião, ela consiste de uma pessoa viva, Cristo.

    Em suma, o versículo trata do relativismo moderno em colisão com o cristianismo que tem abalado a fé de muitos jovens e adolescentes, bombardeados pela mídia, nas escolas pelas teorias evolucionistas, etc.

    Creio que voce pode contextualizar ainda mais a linguagem, fica então a sugestão!

    Espero ter ajudado!



    Citação Postado originalmente por Rochadeza Ver Post
    Boa noite! A paz do Senhor!

    Sábado irei ministrar uma parte muito importante para os adolescentes, porém estou sem idéias pois não tenho experiência com essa faixa etária.... preciso fazer com que memorizem o versículo de Colossenses 2:8............. help rsrs.... terei que ser dinâmica pois a líder pediu que a memorização foi feita com alguma atividade.

    Bjs e obrigada
    Andreza

  6. #6
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Sugiro que você exiba o trecho do filme Coração Valente

    Começa: 0:53:08
    Termina: 1:03:13

    Wallace está aguardando execução. Sozinho em sua cela, ora pedindo força para enfrentar a morte. Ele sabe que pode receber "misericórdia", uma execução rápida, se, se prostrar e confessar uma aliança com o rei da Inglaterra. Wallace se recusa a curvar-se à coroa Inglêsa, e é tão brutalmente torturado que até a multidão começa a gritar por misericórdia. Com uma exalação final, Wallace morre gritando "Liberdade!", Lembrando a multidão que sua morte não seja em vão.

    Êxodo 20:5-6, Mateus 4:8-10.

    Por que Wallace não lutou quando foi levado para o local da execução?
    O que fez mudar a opinião pública antes e depois do pedido de misericórdia?
    Você estaria disposto a sofrer como Wallace pela suas crenças e convicções?
    Que personagens bíblicos foram executados por sua fé (além de Jesus)?

    Abaixo segue o trecho do filme em inglês, encontreo-o em português


  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Oi, querida Andreza!
    Temos aquele Tópico sobre memorização de versículos... vc deu uma olhadinha por lá, irmã?
    http://www.escoladominical.net/showt...s%EDculo-Chave
    Uma dúvida: o versículo de Colossenses 2:8 é o versículo chave desta lição 7?


    Citação Postado originalmente por Rochadeza Ver Post
    Boa noite! A paz do Senhor!

    Sábado irei ministrar uma parte muito importante para os adolescentes, porém estou sem idéias pois não tenho experiência com essa faixa etária.... preciso fazer com que memorizem o versículo de Colossenses 2:8............. help rsrs.... terei que ser dinâmica pois a líder pediu que a memorização foi feita com alguma atividade.

    Bjs e obrigada
    Andreza
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •