Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Nosso Culto Errado

  1. #1
    Valmir Nascimento está desconectado Avatar de Valmir Nascimento
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Jun 2004
    Localização
    Pontes e Lacerda
    Posts
    61

    Nosso Culto Errado

    Um ótimo artigo. Recomendo a leitura!!!

    Valmir Nascimento

    O Nosso Culto Errado



    Pr. Magno Paganelli

    Há algum tempo venho me incomodando com algumas afirmações que pastores e pregadores em geral fazem nos cultos. Algo do tipo: "Receba hoje a sua vitória!" "Tome posse da sua bênção", "Declare a sua prosperidade" ou "Não saia daqui hoje sem levar a sua vitória".

    Quando eu era novo convertido, recém saído do vício, ouvia uma coisa dessas e saía correndo pra casa acreditando encontrar um pacote de dinheiro sobre minha cama, e com ele pagar a dívida com os vendedores de droga. Até hoje nem uma "notinha".

    Eu me decepcionava, de certa forma. E imagino que muitas das pessoas que ouvem essas declarações de "guerra" também se decepcionam no mesmo dia ao chegar em casa, ou alguns dias mais tarde.

    Aí alguém pergunta: Mas Deus, ou Jesus, não nos deu autoridade? A nossa palavra não tem poder? Não somos filhos do dono do ouro e da prata? Um monte de perguntas pode ser feita mas não sem antes essa: Nós cultuamos como a Bíblia ensina?

    Não. Definitivamente nosso culto nada tem a ver com a forma vista nos cultos descritos nas Escrituras. E já nos cultos do Antigo Testamento, com toda a aparente ignorância de alguns judeus, eles ganhavam de longe da nossa forma de cultuar.

    Observe Davi num salmo onde ele declara sua profunda tristeza, o salmo 13. Ele começa dizendo: "Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?" E termina declarando: "Mas eu confio na tua benignidade, na tua salvação meu coração se alegrará. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem".

    Eu citei o salmo 13, mas poderia ter sido qualquer outro salmo de Davi. Na maioria deles aquele rei, que teve uma vida não muito sossegada por causa dos inimigos de Israel, começa apresentando o problema a Deus e termina louvando-o, fazendo declarações de amor, exaltando a grandeza do Senhor.

    Voltando um pouco mais no mesmo antigo Testamento, vemos Moisés quando convocava o povo a ofertar para a construção do Tabernáculo. Os hebreus que saíram do Egito, não é novidade, eram um povo problemático. No entanto, Deus manda trazerem ofertas, e a lista começa com ouro, prata e cobre (Ex 25.1-3).

    Lá na frente lemos coisas assim: "E veio todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito VOLUNTARIAMENTE o excitou, e trouxeram a oferta alçada ao Senhor"; "E assim vieram homens e mulheres, TODOS DISPOSTOS DE CORAÇÃO; trouxeram..."; "E todo o homem que se achou com... os trazia"; "todo aquele que oferecia oferta alçada de prata ou de metal, a trazia";

    "E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as suas mãos, e traziam o fiado"; "E todas as mulheres cujo coração as moveu em sabedoria..."; "e os príncipes traziam pedras sardônicas..."; "Todo o homem e mulher, cujo coração VOLUNTARIAMENTE se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o Senhor ordenara se fizesse pela mão de Moisés" (Ex 35.20-29).

    É uma seqüência de dez versículos em que nove apontam para pessoas trazendo e se esforçando para fazer algo para trazerem diante de Deus conforme a sua solicitação.

    Fato semelhante aconteceu quando Salomão, filho de Davi, disse que construiria um grande templo ao Senhor. Ele chegou ao ponto de precisar mandar ao povo que parasse de trazer bens, pois já sobravam os recursos, de tanto que o povo se mobilizou.

    Para resumir, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, seja no que diz respeito a coisas materiais ou espirituais, o povo da Bíblia se achegava a Deus para "doar". Não leia "doar" como trazer alguma oferta de dois ou três reais. Leia "doar" no sentido de "oferecer-se", "esforçar-se", de "dar-se" a Deus pelo que Ele é, pelo que Ele faz e pelo que Ele pode fazer.

    A palavra "cultuar" não quer dizer "ir buscar algo de". Ao contrário, ela sugere a entrega que o homem faz ao seu Deus. Cultuar, ir ao culto, coisa que alguns só fazem aos domingos, subentende que você irá levar o seu corpo para prestar um culto ao Deus que te salvou, a quem você diz amar! E por incrível que pareça, até as pessoas que cultuam deuses mudos e surdos entendem assim.

    Mas o que é que vemos nas igrejas? Pessoas que vão ao templo para resolverem seus problemas financeiros, de desemprego, de saúde, de ordem emocional e outras coisas. Vamos ao culto e alguns pastores nos incentivam a pedir, pedir, pedir. Decretar, decretar, decretar. Exigir, exigir e exigir.

    Não é exagero afirmar que esse comportamento é anti bíblico. A igreja não é balcão de atendimento, os pastores não são atendentes e Deus não é devedor a ninguém. Nós é que devemos a Ele todo o nosso louvor, adoração, gratidão.

    Aí reside outro engano. Grande parte dos membros de igrejas imaginam que cantar é expressar a verdadeira adoração, e saem dos templos imaginando serem os verdadeiros adoradores a quem o Pai procura desesperadamente (João 4). Mas não.

    O louvor, SE BEM FEITO, pode levar à adoração. Mas o simples cantar a letra projetada na parede pelo retroprojetor nada tem a ver com o que Jesus disse sobre adoração. Mas isso é assunto para outra mensagem.

    Não quero que fique desapontado se você tem esse tipo de postura nos cultos que freqüenta. Talvez até mesmo eu tenha que mudar meu comportamento e intenção diante de Deus no momento do culto.

    O importante é saber que há um imenso abismo entre a forma como entendemos culto e o modo que vemos esse culto acontecendo com os personagens bíblicos. É até o fato de dizer que o cuidado de Deus manifestou-se mais uma vez entre nós.

    Por isso vamos cultua-lo. Ele quer ser adorado, reconhecido como o único Deus, o único Salvador. Ele quer receber nossa gratidão pelo que tem feito, e não apenas saber o valor da nossa próxima conta a ser paga.

    As bases da nossa relação com Deus devem ser todas revistas e novamente estabelecidas. E isso certamente nos trará saúde espiritual... e quem sabe o dinheiro para você e eu pagarmos a próxima conta, sem ter que exigir, decretar, e fazer declarações autoritárias diante daquele que detêm todo o poder.





    Pr. Magno Paganelli

    É Pastor e Professor de Teologia. Tem sido convidado a ministrar estudos e palestras em diversas igrejas, centros de estudos e seminários no Brasil e no exterior.


    › Veja Mais: Nosso Culto Errado

  2. #2
    José Antonio está desconectado Avatar de José Antonio
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Posts
    2
    O Nosso Culto Errado
    Como já ouvi falar,hoje nós temos animadores e não pregadores.Precisamos voltar,a Mt6:33 Mais buscais primeiro o reino de DEUS e a sua justiça,e todas estas coisas vos serão acrecentadas. :|-|:

  3. #3
    Alexandre Cordeiro está desconectado Avatar de Alexandre Cordeiro
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2005
    Localização
    São Paulo
    Posts
    6
    Realmente precisamos de mais descernimento e menos emocionalismo em nossos cultos!!

    Falta muita humildade e fé da liderança em aceitar sugestões de seus membros e até mesmo obreiros acerca de todas as areas e departamento da igreja, até aceito com a ideia do "poder teocratico" porem precisamos mais de lideres...

  4. #4
    Culto é individual irmãos. Acho que se ficarmos reparando a liturgia, se tá assada se tá assado, acho que isso fica com o Pastor e a direção, pois os irmãos deixaram claro que culto não é pra ficar recebendo vitória, e sim pra adorarmos ao Senhor, então porque ficarmos discutindo os métodos do culto se o mesmo é pra adorar ao Senhor, e vejo que adoração é individual.

    Louvai ao Senhor! :roll: :roll:

  5. #5
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45
    Gostei do tópico, a mensagem descrita serviu para pensarmos nos nossos cultos não como sendo totalmente errados mas para vermos algumas coisas precisam sim ser consertadas, muito bom! Deus os abençoe.

  6. #6
    Não esqueçamos que o Culto é pra Deus e não pra satisfazer o nosso EGO. Ficarmos reparando em tudo não vai nos levar a nada.
    LOUVEMOS AO SENHOR.

    PAZ. :P :P

  7. #7
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45
    Isso é importante, o Espírito Santo é quem deve nos guiar, devemos estar sensíveis ao Espírito de Deus, estive pensando e se Deus quiser falar que os irmãos terão vitória? qual o problema nisso?

  8. #8
    Edson Dias está desconectado Avatar de Edson Dias
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Lavras
    Posts
    36
    É hora de pedirmos um pouco mais de discernimento ao Sr, e assim evitaremos tudo que que O desagrada.

  9. #9
    Gênesis está desconectado Avatar de Gênesis
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Posts
    25
    Acredito que aqui ninguém é bobo e sabem muito bem o porque de certos cultos serem assim.

    O empenho de pastores em atraír, persuadir e recrutar mediante a oferta sistemática de serviços mágico-religiosos com forte apelo popular, da realização de cultos carregados de alto teor emocional. Testemunhos bem-sucedidos de conversão e obtenção de bênçãos demonstrou ser uma receita evangelística exitosa, dada sua boa adaptação às demandas mágico-religiosas e aos interesses materiais e ideais de parte dos estratos pobres brasileiros.

    Por isto a Univesal está lotada.

    Um abraço


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •