Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 1 - Para onde eu vou? (Abraão)

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 1 - Para onde eu vou? (Abraão)

    Explicar que a obediência é fundamental para sermos abençoados por Deus.
    Texto Bíblico: Gênesis 12. 1-4
    _1.jpg

    A Paz, Tias!
    Muitas Profas. ainda estão sem a revista do Mestre, então vou postar o conteúdo da lição do Prof. apenas das lições 1 e 2 para ajudar.
    Neste Tópico também estou postando, separadamente, o arquivo com as figuras.
    Mas, no futuro, vc sempre poderá utlizar as figuras que já existem no Portal ou, melhor ainda, deverá confeccionar o cenário e os personagens utilizando bonecos e fantoches dos mais variados tipos.
    Assim sua aula sempre terá um elemento novo e interessante.


    Dinâmica
    Como vamos ensinar sobre a OBEDIÊNCIA, vc pode fazer uma 'trilha' pela sala com cadeira tombada no chão, almofada pequena que a criança deverá pular, balde cheio de água que deverá ser contornado ou pode-se pedir que a criança 'molhe a mão na água' , caixote de papelão para a criança entrar dentro, etc.
    Todos os objetos devem ser colocado com um bom espaço entre si.
    Abra espaço na sala e faça a sua trilha.

    O aluno deverá ficar com os olhos VENDADOS
    Explique que agora o aluno irá fazer uma viagem por um caminho cheio de obstáculos, cheio de dificuldades.
    Para que a viagem ocorra sem problemas, o viajante deverá OBEDECER com muita atenção todas as ordens que a Professora der.
    As coordenadas sobre como fazer o CAMINHO DOS OBSTÁCULOS podem ser assim:
    - "Aninha, agora vire para a direita e dê 5 passos curtos.
    Pare. Levante o pé e entre dentro da caixa e abaixe-se.
    Agora levante-se, com cuidado, vire para a sua esquerda e saia da caixa.
    Dê mais 5 passos. PULE! (no caso de pular a almofadinha).
    PARE... abaixe-se um pouquinho... o que vc acha que tem na sua frente? (balde de água).
    Cuidado.... toque apenas com a mão DIREITA"... e por aí vai....

    (se tiver MUITOS alunos na sala, melhor sortear uns 3 ou 4 nomes - cuidado para não gastar tempo demais nessa dinâmica - DE OLHO NO RELÓGIO, tia)

    As crianças já podem chegar e encontrar a sala desse jeito... - assim vc já faz a brincadeira como um início MISTERIOSO sobre o tema da lição.
    Ao final da brincadeira pergunte: ESTA FOI UMA PISTA SOBRE O TEMA DE HOJE. ALGUEM SABERIA ME DIZER SOBRE O QUE É?
    Muito bem crianças, OBEDECER! Para fazer essa trilha até o final e acertar o caminho foi preciso obedecer às ordens da Professora.
    Hoje vamos aprender sobre alguem que também recebeu ordens e orientações sobre um caminho a seguir.... e essa pessoa obedeceu direitinho!


    Coloque um CD de corinhos alegres, as crianças ajudarão a colocar as cadeiras de volta no lugar. Recolha todo o material da 'trilha'.
    Passar então para a marcação da CHAMADINHA, PLANO DE FREQUÊNCIA, ofertas... oração.... hora calma....

    FRASE DO DIA
    Vc irá imprimir o rostinho do menino - que é um molde e poderá confeccionar em EVA. Fica muito lindo.
    A FRASE DO DIA é uma tira comprida. Imprimir em papel duro, recortar e colar lado a lado, conforme aparece na imagem do kit acima.
    Vc pode colocar bem acima do Mural principal do Trimestre, pois serve como FRASE TEMA para o trimestre inteiro.

    VERSÍCULO CHAVE
    Conforme consta da revista da Professora, vc deverá fazer uma dinâmica de esconder os pedacinhos do versículo embaixo da cadeira dos alunos.
    (cuide para que ao movimentar as cadeiras na arrumação da sala os meninos não reparem nas pistas escondidas - ou, esconda em outros lugares pela sala e não debaixo das cadeiras)...
    Fazer a brincadeira e pedir para eles procurarem pela sala... cada peça encontrada deverá ser montada na mesa da Professora.
    Imprimir em papel duro, plastificar com contact transparente e recortar.
    Informe que algumas palavras estão juntas e outras estão separadas por sílabas!

    ATIVIDADES FIXAÇÃO
    No kit tem 3 folhas com atividades legais para fazer, as crianças vão amar!

    LEMBRANCINHA
    Vc deverá levar pronto um bonequinho tipo fantoche, de EVA ou cartolina, com olhos animados, colado em palito de picolé.
    Poderá colar num saquinho com balas, guloseimas, etc. - uma forma de dar as BOAS VINDAS à EBD do NOVO ANO!
    O cartãozinho do versículo vem colado ao palitinho.
    No kit tem as explicações de como confeccionar e tem o molde também.
    Guarde para fazer outros personagens no futuro!

    Deus abençoe seu início de ano na EBD, renovando suas forças, criando ânimo novo para fazer mais e melhor para o Senhor!
    Grande abraço,
    Sandra



    › Veja Mais: Lição 1 - Para onde eu vou? (Abraão)
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 31-08-11 às 04:09 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - Para onde eu vou? (Abraão)

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 01 - Para onde eu vou?

    Texto Bíblico: Gênesis 12.1-4

    Os planos de viagens hoje são cercados de apólices de seguro. Tudo que tenha algum valor possui papéis legais para assegurar a passagem de título aos herdeiros apropriados. Erguemos muros de segurança em torno de cada movimento importante que fazemos.

    No mundo antigo, Abraão se movia por sua perspicácia, sua força e – incomum para sua época – sua fé radical no único Deus.

    A fé deu-lhe segurança. Deus seria o seu protetor; Deus prosperaria sua vida, tiraria o medo do coração dele e lhe daria coragem. Deus, que enviou esse homem a um território estrangeiro, mostraria a ele a verdade que ninguém jamais descobriu. Tudo isso para Abraão e pela fé.

    Ele poderia ter dito: ”De jeito nenhum! Sem segurança suficiente; risco demais”. Abraão, porém, ouviu o Senhor falar – sozinho, em visões, com clareza sem precedentes – e creu.

    A vida hoje ganha riqueza e significado à medida que andamos com Deus em fé, esticando as fontes, exaurindo energias, firmando-nos em promessas generosamente dadas a nós por toda a surpreendente história bíblica. Precisamos experimentar a liberdade de Abraão, a liberdade e a alegria de confiar em Deus. Precisamos crer em Deus.

    O Deus vivo é nossa segurança (Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia).
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    Tia Jú está desconectado Avatar de Tia Jú
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    45
    personagens.jpg
    Vou trabalhar este Trimestre com bonecos revestidos de eva.

    Frase do dia:
    Quem obedece ao chamado de Deus é abençoado!

    Dentro de um saco de papel, ou caixinha colocar as letras “O” de obediência e “D” de desobediência.
    O aluno vai tirar dessa caixinha uma das letras e conforme ser vai narrar um fato referente à obediência ou desobediência dentro da igreja ou fora, mas relacionado ao tema com Deus.

    OBS: Após a brincadeira, pode afirmar para os que estiverem presentes, sobre eles terem vindo aprender a Palavra, estarem sendo obedientes a Deus. Pois na época de férias, muito se esquecem de Deus.
    ----------------------

    Introdução a história:

    Faça um envelope de carta com seu nome endereçado e peça para algum obreiro lhe entregar na hora do ensino. Faça cara de curioso na hora, estranhando aquela carta.

    Mostra o seu nome escrito na frente. E remetente Deus. Com a seguinte mensagem dentro:

    “ Quero que você deixe os seus pais e parentes e vá morar em um lugar bem longe de todos. Só no caminho lhe será falado qual será o lugar.”

    Agora professor, te imagina recebendo realmente este chamado, o que farás? Pensa nas possibilidades, nos parentes e amigos. Pergunta para as crianças, o que fazer? Deixa elas responderem e o Espírito Santo te guiar na continuação desse tema.

    Pois é... Por mais difícil que seja, teve um homem que recebeu este chamado de Deus e obedeceu.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •