Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 2 - Um vento do barulho - Pentecostes

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 2 - Um vento do barulho - Pentecostes

    Objetivo: Provar que Jesus enviou o Espírito Santo para nos ajudar na divulgação do evangelho
    Leitura Bíblica: Atos 2: 1 - 42
    ------------------------------------------------------------------------------------
    2 - Um vento do barulho.jpg
    A Paz Tias e Tios de Juniores!
    Esse tema é muito importante, pois o Espírito Santo é fundamental na nossa vida diária.
    Sempre enriqueça seu conhecimento pesquisando além da revista do Professor.

    Veja na BÍBLIA DE RECURSOS PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS - as páginas 1291e 1292, um bom esboço desta lição.

    Pesquisem bons subsídios aqui mesmo no Portal. Graças a Deus estamos construindo, com a colaboração de todos, um bom acervo. Nos Tópicos abaixo temos bons materiais sobre o tema estudado:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...p%EDrito-Santo
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...ht=Pentecostes

    A Prof. Cátia de Goiania postou uma excelente dinâmica com uma CAIXA CENÁRIO, onde as crianças poderão VER a cena do Pentecostes, está show!! Vc TEM QUE FAZER!!
    Mantenha a caixa escondidinha com uma toalha por cima e deixe a turma no MAIOR mistério.
    Conte a história e NO MOMENTO DE CONTAR SOBRE A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO, então vc pode apresentar essa CAIXA MISTERIOSA e deixar que todos vejam a cena que tem lá dentro.

    Olá!
    Minha aula de domingo foi sobre o Batismo com o Espírito Santo.

    Peguei numa caixa de chamex, fiz um buraco no canto e coloquei uma lâmpada vermelha (de abajour) e no fundo da caixa uma imagem (em anexo) colorida (desenho para vc pintar e colar)
    Pintei o desenho e nas "línguas de fogo" passei tinta vermelha e joguei purpurina prata.

    Cobri a caixa com TNT preto (ficou igual as máquinas fotográfica antigas - lambe-lambe).
    Quando o aluno olhava no buraco da caixa estava tudo escuro - de repente eu acendia a luz.
    Como a lâmpada era vermelha dava o maior realce nas línguas de fogo com purpurina fazendo-as brilhar.
    Foi uma festa. Todos quiseram entrar duas vezes na fila para olhar novamente.

    Ouvimos também a música chamada "Tempos e Ventos" de Guilherme Kerr que fala sobre o Pentecoste.
    A aula foi uma maravilha...olhinhos brilhantes.
    No final oramos pelo batismo com o Espírito Santo.
    Depois do alvorço e da movimentação para ver a sua linda caixa, coloque este louvor para tocar e assim vamos todos nos acalmar para o fechamento da lição, momento de oração pelo Batisto com o Espírito Santo e muita reverência.
    O louvor é lindo!



    Depois dessa idéia genial, nem precisava de kit, né gente? Fala sério!! A Profa. Cátia é bênção pura!!
    Mas... tem o kit sim!

    MEMORIZAÇÃO VERSÍCULO
    Como o versículo é beeeeem grande criei 14 tirinhas com pedacinhos do versículo.
    Imprimir em papel duro - 180 de gramatura
    Pintar as labaredas de fogo.
    Recortar. Colar pedacinho de lixa atrás.
    Fazer a memorização no flanelógrafo e depois retirar as tirinhas, misturar, sortear crianças para irem a frente e organizar as tiras na ordem certa. Use um cronômetro e marque o tempo de cada aluno.

    No Kit também tem um cartaz lindinho com o versículo, caso vc queira deixar no mural.

    ATIVIDADE
    Os alunos vão confeccionar este chapéu de fogo. Faça um pra vc e na hora da atividade USE!!
    Pode ser de EVA ou papel cartão.
    chapeu de fogo.jpg
    Também no Kit tem a revista do aluno com perguntinhas ótimas sobre a lição, muito trabalho com a Bíblia em mãos, é excelente isso!!

    FOLHA DE CARTÕES
    Imprimir em papel duro.
    Recortar e furar no lugar certo. Passar bartante ou fita.

    Vc pode levar pra sala de aula um VENTILADOR bem velho e BARULHENTO, ligar na velocidade MÁXIMA no momento certo da lição, para simular o barulho do vento do Espírito Santo. Que tal?

    Mãos à obra e prepare sua aula com muita oração e dedicação. O Senhor recompensa.
    Bjs, Sandra


    › Veja Mais: Lição 2 - Um vento do barulho - Pentecostes
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 31-08-11 às 11:29 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2

    Re: Lição 2 - Um vento do barulho

    Olá....conheci este site faz pouco tempo, estou adorando!!! Tudo muito interessante!!!! Parabéns!!!


    Abraço!
    Sandra

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - Um vento do barulho

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 02 - Um Vento do barulho

    Texto Bíblico: Atos 2.1-42


    Professor explique aos alunos que nos tempos do Antigo Testamento, o Espírito de Deus vinha sobre indivíduos isolados, ou pequenos grupos, somente em ocasiões especiais e somente de uma maneira temporária, para ajudá-los a cumprir os objetivos de Deus (Êx 31.3; Jz 14.6; 1 Sm 16.13).

    Como os apóstolos estavam reunidos em Jerusalém para a festa de Pentecostes, era chegada a hora do cumprimento da promessa de Cristo de enviar o seu Espírito de forma completa e permanente sobre todos os crentes (Lc 24.49; Jo 14.16,17, 26; 16.5-15).

    Este maravilhoso derramamento de Deus forneceu aos crentes o poder sobrenatural para levarem a mensagem transformadora de vidas do Evangelho até os confins da terra (At 1.8).
    Este foi o dia em que Cristo cumpriu a sua promessa de enviar o Ajudador, o Consolador, o Espírito Santo que iria residir permanentemente naqueles que depositassem a sua fé em Cristo.
    E que dia foi esse! O derramamento individualizado que Deus fez do seu Espírito na vida de 120 crentes resultou num derramamento efetivo da sua história, transformando a vida de três mil pessoas em um único dia.

    O Dia de Pentecostes era uma festa anual celebrada no dia seguinte ao sétimo sábado depois da páscoa (Lv 23.15,16). Como a data era determinada pela passagem de uma “semana” dentre algumas semanas (sete semanas), era frequentemente chamada de Festa das Semanas.

    A palavra “Pentecostes” significa “cinquenta”, e a festa tinha este nome porque era comemorada cinquenta dias depois da Páscoa.
    Pentecostes era uma das três maiores festas anuais celebradas pelos judeus (juntamente com a Páscoa, cinquenta dias antes, e a Festa dos Tabernáculos, aproximadamente quatro meses depois). Jesus foi crucificado na época da Páscoa e subiu aos céus quarenta dias depois da sua ressurreição.
    O Espírito Santo veio cinquenta dias depois da ressurreição, dez dias depois da ascensão

    Texto extraído do: Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, vl , CPAD
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    Gislaine Moraes está desconectado Avatar de Gislaine Moraes
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Posts
    12

    Re: Lição 2 - Um vento do barulho

    foto lição2.jpg
    Olá fiz esta aula e estou postando a imagem pra vocês verem como ficou legal o chapéu com o fogo.
    Obrigada Sandr@, pois com sua ajuda nossa EBD tem crescido muito.
    E eu como professora também tenho crescido.
    Deus continue te abençoando.

  5. #5

    Re: Lição 2 - Um vento do barulho

    Gosto muito deste site, está me ajudando bastante.
    Eu não tenho experiência alguma como pró da EBD e fico meio perdida.
    A aula n° 2 foi boa , mas as crianças ficaram desatentas.
    Eu quero saber como dar uma aula mais dinâmica que prenda a atenção das crianças e que brincadeiras fazer, e como deixar a aula mais divertida, para que tb elas aprendam os assuntos!
    há ainda mais .Como posso dar uma aula melhor para uma turma misturada(crianças, adolescentes) Uma faixa de 4 anos a 14 anos? Como conciliar com os assuntos?
    Já agradeço esse espaço e as dicas, tb tenho aprendido muito!


  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - Um vento do barulho

    Acho que já respondi essa sua perguntinha via MP ou em outro Tópico que não me recordo no momento.
    Inicialmente é super complicado manter o interesse em uma turma tão misturada assim, esse provavelmente é o motivo de não ficarem atentos. É necessário desmembrar urgentemente essa turma para que a sua aula da EBD seja produtiva...
    No MINIMO criar 2 classes: alfabetizados e não alfabetizados, ok?
    E adotar uma revista compatível com a média de idade da turma. Sem isso, é muito difícil trabalhar, irmã...

    Citação Postado originalmente por Janaina Andrade

    Gosto muito deste site, está me ajudando bastante.
    Eu não tenho experiência alguma como pró da EBD e fico meio perdida.
    A aula n° 2 foi boa , mas as crianças ficaram desatentas.
    Eu quero saber como dar uma aula mais dinâmica que prenda a atenção das crianças e que brincadeiras fazer, e como deixar a aula mais divertida, para que tb elas aprendam os assuntos!
    há ainda mais .Como posso dar uma aula melhor para uma turma misturada(crianças, adolescentes) Uma faixa de 4 anos a 14 anos? Como conciliar com os assuntos?
    Já agradeço esse espaço e as dicas, tb tenho aprendido muito!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7

    Re: Lição 2 - Um vento do barulho

    Bom, irmã Sandra. O plano de frequencia estou fazendo , das drakmas, da malinha com os passaporte, nem para todos.
    è uma media de 15 crianças , aparecem 2 de 4 nos a faixa é mais de 8 a 14 anos, sem falar dos visitantes;Irmã é muito complicado pois fico na sala sozinha as veses com 20 crianças e ñ sei como manter o controle. ñ existe grupo de adolescentes, eles acabam vindo para as crianças. se ñ deixo ficam vagando pela igreja...
    há estou sim trabalhando com a revista do mestre dos juniores!
    Irmã ñ vou desistir a peleja é dura peço que me dê um concelho e ore por mim!
    Agradeço a atenção!

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - Um vento do barulho

    Querida irmã,
    Como já escrevi antes, é muitíssimo complicado conseguir uma aula produtiva quando se tem tantas idades misturadas assim. Minha sugestão é vc pegar essa adolescente de 14 anos que frequenta suas aulas e dar um treinamento intensivo para ela. Coloque-a como sua auxiliar. Tire cópia da revista do Professor e dê para ela estudar em casa.
    Incetive-a a estudar na Bíblia, a pesquisar, pois quando a gente estuda para dar aula a gente aprende.
    NÃO coloque ela para dar aula, mas para te auxiliar nas tarefas, na organização da turma, no cuidado com os aluninhos.
    Mas, aos poucos vá dando mais espaço e responsabilidades... deixe que ela faça a oração inicial, que conduza os corinhos, que faça a oração final, coisas assim....
    E, se vc sentir que ela está ficando firme e tem o dom, vc então vai combinar, com antecedência sobre qual lição ela irá dar pra turma. Isso tudo faz parte de um treinamento.
    Se a jovem tiver vocação, então no futuro próximo vc poderia separar a turma dos menores para ela cuidar.
    Mas... ore bastante sobre isso, para que seja tudo na direção do Senhor.
    Abraços!


    Citação Postado originalmente por Janaina Andrade
    Bom, irmã Sandra. O plano de frequencia estou fazendo , das drakmas, da malinha com os passaporte, nem para todos.
    è uma media de 15 crianças , aparecem 2 de 4 nos a faixa é mais de 8 a 14 anos, sem falar dos visitantes;Irmã é muito complicado pois fico na sala sozinha as veses com 20 crianças e ñ sei como manter o controle. ñ existe grupo de adolescentes, eles acabam vindo para as crianças. se ñ deixo ficam vagando pela igreja...
    há estou sim trabalhando com a revista do mestre dos juniores!
    Irmã ñ vou desistir a peleja é dura peço que me dê um concelho e ore por mim!
    Agradeço a atenção!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9

    Re: Lição 2 - Um vento do barulho

    1288229745053 (2).jpg1288229756711.jpg1288229818658.jpg
    Oi Sandra, fiz esses trabalhinhos juntamente com as crianças a um tempo atrás, talvez possa ajudar!

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - Um vento do barulho - Pentecostes

    Obrigada por suas lindas contribuições no Portal, Bel Amaral!
    Seu trabalho sempre enriquece muito as aulas das nossas EBDs.
    Deus te abençoe, querida!!
    Bjs**
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •