Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Cultinho Infantil Cheio x EBD vazia

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Cultinho Infantil Cheio x EBD vazia

    Queridas Tias e Tios,
    Gostaria de trazer um tema pra gente trocar ideias e queria ver seus comentários, por favor.
    É sobre o chamado Cultinho Infantil, aquele que acontece todas às noites de domingo, uma espécie de 'Creche Gospel' - não o CULTO INFANTIL mensal, dentro da igreja, tá?
    ==> Este tema se aplica APENAS para o caso de igrejas onde a ebd-infantil tenha uma frequência muito pequena, enquanto o cultinho infantil noturno acontece sempre cheio de crianças. Visa refletir sobre essa disparidade.

    1. Organização de Escalas
    Quem é responsável por essa parte sabe que é um pesadelo montar e fazer funcionar uma ESCALA DE VOLUNTÁRIOS para esse trabalho de domingo à noite. Via de regra são 'pessoas de boa vontade', porém sem muita experiência ou preparo.
    E... muitas vezes se esquecem do compromisso, surge um imprevisto, enfim, a escala não é cumprida.
    E em situações de emergência, lá vai a Líder preencher esse espaço.

    2. Improviso
    Como se trabalha com voluntários um pouco inesperientes e com 'emergências', acaba acontecendo muito improviso.
    Sabemos que tem igrejas com uma certa estrutura e um material é montado e distribuído com antecedência para quem irá trabalhar no cultinho. Porém, acontece muito de não usarem/faltarem, e lá vem o improviso.

    3. Número de crianças
    Incrivelmente a quantidade de crianças que frequentam regularmente os cultinhos é muito maior do que as matriculadas na ebd-infantil.
    Como elas estão sendo alimentadas com a Palavra?
    De uma forma programada, com um Currículo de aprendizado consistente?
    Ou a ênfase é mais nos corinhos sem um contexto, em brincadeiras, em joguinhos, em filminho de DVD, em desenho para pintar, em lanchinho?

    4. Disciplina das Crianças
    Notamos que a criança comportada, gentil, participativa da classe da EBD matinal se TRANSFORMA em uma criança mal-criada nos encontros do cultinho. Verificamos uma mudança de comportamento, com mais agito, mais indisciplina, mais baguncinha mesmo.
    Por que será isso, tias e tios?
    Na minha opinião é porque a criança VÊ, SENTE, PERCEBE que a estrutura é desorganizada.
    Tem domingo que aparece aquela 'tia' que tem disciplina, tem preparo, sabe trabalhar organizadamente e com concistência.
    Tem domingo que aparece aquela outra 'tia' que não tem autoridade, que estimula só as brincadeiras, não tem preparo.
    Tem domingo que não aparece ninguem e a desesperada da Líder tem que cobrir um furo na escala.
    E assim a progração corre meio solta e os alunos sentem isso e não respeitam MESMO.

    5. Como resolver?
    Tenho pensado muito nisso, pois o TEMPO passado com as crianças na igreja é super importante.
    Elas são bombardeadas pelo mundão a semana toda, chega o domingo e a MAIORIA das crianças recebe muito pouco, pouca Palavra, poucas aulas bem montadas, pouco alimento. Com isso vão crescendo com deficiência de 'vitaminas espirituais' e poderão se tornar adultos espiritualmente anêmicos.

    Quero agora trazer uma ideia pra nossa discussão e queria ler a opinião de vcs pensando nessa HIPÓSTESE:
    E.... e.... SE a gente transformasse o tempo do culto noturno em uma EBD INFANTIL?
    Sim... a EBD infantil seria à noite, não mais de manhã.
    Com todo o aparato: ficha de matrícula - revista do aluno, classes por faixa etária, etc, etc.

    Professoras FIXAS, sim.. nada mais de Escalas, nem de voluntárias.
    Aí a pergunta: QUE ISSO! QUE ABSURDO... mas e o culto? A profa ficaria privada da comunhão no culto noturno, BLASFÊMIA, HERESIA!!
    Calma... calma... *rs

    Trabalharíamos com 2 profas (ou mais) fixas por classe, estando SEMPRE as duas presentes. Sendo que uma vez por mês uma delas assistiria ao culto (se quisesse).
    E como fica o 'alimento espiritual' das professoras?
    Elas passariam a frequentar os cultos de Terças - Quintas, ou o culto de Ensino que aconteça durante a semana, assim, ela não seria tão afetada, espiritualmente.
    Culto da semana é 'menos abençoador' do que o culto de Domingo à noite? Acho que não.

    É... é super estranho, DIFERENTE do que se faz há séculos, é complicado.
    MAS.... vejam só.... quantas crianças estariam sendo alimentadas com um currículo consistente durante a infância?
    E as tias que abraçassem esse compromisso, ah!! teriam que ser mesmo o CHAMADO... nada de tia 'normal'... teria que encarar como um MINISTÉRIO DE EVANGELIZAÇÃO INFANTIL mesmo, não se trata de ser tia ou tio da escolinha.
    É missão de vida, caros professores.
    É doação pessoal, é sacrificial.

    EBD DE MANHÃ, COMO FICARIA?
    Confesso que não sei! *rs
    Talvez então pela manhã seria o CULTINHO das crianças, das poucas crianças que vão...comparado com à noite é pouco, ou não é????
    Ou seria um momento para enfatizar atividades DENTRO DO TEMA estudado à noite... e iria trabalhar COM VOLUNTARIAS, com Escalas sim... mas seria algo mais light e, claro NÃO ENVOLVERIA A TIA FIXA DA EBD.

    O que acham dessa hipótese?
    Leiam com calma, pensem com calma.... enfocando exatamente aquilo do NUMERO de crianças que só aparecem à noite.
    Coloquem suas ideias, sugestões, opiniões de como alcançar essas crianças que só vem à noite dentro de um trabalho FORTE, CONSISTENTE, ORGANIZADO, COM PROFESSORAS FIXAS, COMPROMETIDAS.

    Se na sua igreja o número de crianças que frequentam o Culto Infantil é relativamente o mesmo da EBD-infantil, e se tudo funciona super bem, não precisa fazer esse exercício hipotético, pois não se aplica à sua realidade, graças a Deus!

    Por favor, analisem um pouco esse quadro e enviem sua opinião.
    Obrigada.
    Sandra


    › Veja Mais: Cultinho Infantil Cheio x EBD vazia
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Lessadelg16 está desconectado Avatar de Lessadelg16
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Posts
    1

    Re: Cultinho Infantil Cheio x EBD vazia

    Sabe de uma coisa, lendo a sua descrição do Dept. Infantil, tive a impressão de que vc esteve em minha igreja e observou tudo para colocar aqui, em nosso departamento o que acontece é exatamente igual, EBD vazia, e Culto Infantil cheio, tias mais compromissadas pela manha, e tias de improviso à noite, disciplina pela manha, e crianças extremamente indisciplinadas a noite, tudo igualzinho o que acontece aki, a ideia não é ruim, porém acho que adotando esta estrategia estariamos concordando com a indisciplina dos pais, digo dos pais porque acho que são eles os maiores culpados pela ausencia de crianças nas EBD, quem é que deve dar exemplo e levar as crianças as escola biblica? Quem é que deve (no começo, até se tornar um habito) forçar os filhos e frequentarem a EBD, se vc perceber geralmente as crianças que frequentam a EBD sao os filhos dos frequentadores da mesma, então creio q a maior parte da culpa está nos pais, deveriamos em conjunto com a Coordenaçao da EBD e o pastor da igreja, fazer uma forte campanha de conscientizaçao dos pais da importancia em fequentar a Escola biblica, assim estariam não só se fortalecendo espiritualmente, mas tambem dando um bom exemplo a seus filhos, sei tambem q não é facil essa estrategia porem devemos tentar de tudo para o crescimento de nossas crianças. Amo o meu ministerio e confesso q fico mto triste e as vezes desanimada com a situaçao das crianças em nossas igrejas de hoje, porém Deus nos dara sempre sabedoria. Q Deus abençoe a todos.

  3. #3
    Kaulzinha está desconectado Avatar de Kaulzinha
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    1

    Re: Cultinho Infantil Cheio x EBD vazia

    :D Olá, sou professora de EBD e Ministra de Culto Infantil há 7 anos e desde o início sempre adotamos o Culto Infantil com professores fixos e temas trimestrais, o que dá excelentes resultados. A EBD realmente tem frequencia menor que o Culto Infantil mas que pode ser trabalhada com a conscientização de sua importância e diferenciação do Culto Infantil.

    No inicio realmente é um imenso desafio, fiquei quase 3 anos cuidando do departamento infantil apenas com 2 voluntárias que também perseveraram em oração e atitudes. Hoje, temos uma equipe de EBD com diretoria, secretaria, professores e aprendizes e uma equipe de Culto Infantil com 4 professoras e 15 auxiliares, mais a equipe do berçário (que também ensinam a palavra de Deus aos bebês através de canções, histórias, atividades e brincadeiras)

    Enfim, acredito plenamente que tanto o Culto Infantil como a EBD devem ser planejados sem perderem a sua essencia: Culto= formação de adoradores em espírito e em verdade; EBD=base para uma vida cristã plena.

    Abraço

  4. #4

    Re: Cultinho Infantil Cheio x EBD vazia

    Querida Sandra,você têm razão em tudo o que disse,realmente aqui em nossa congregação temos 3 ou 4 crianças no máximo pela manhã e à noite temos mais de 20,temos tentado compensar este problema dando um material rico a noite também,lição com historia bíblica,perguntas , dinâmicas da lição e etc...Mas o que a amiga que respondeu acima disse também é uma verdade,a culpa disto é dos pais que ficam dormindo até mais tarde no domingo e não trazem seus filhos pra EBD,precisamos conscientizar os adultos e assim trabalhar com as crianças,já tivemos EBD aqui em minha congregação a noite,no domingo antes do culto,pra tentar compensar estas deficiências,não só das crianças ,mas também dos adultos que não freqüentam a EBD,vamos continuar orando pra mudar esta realidade.

  5. #5
    IaneCarneiro está desconectado Avatar de IaneCarneiro
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    3

    Re: Cultinho Infantil Cheio x EBD vazia

    Citação Postado originalmente por Lessadelg16
    Sabe de uma coisa, lendo a sua descrição do Dept. Infantil, tive a impressão de que vc esteve em minha igreja e observou tudo para colocar aqui, em nosso departamento o que acontece é exatamente igual, EBD vazia, e Culto Infantil cheio, tias mais compromissadas pela manha, e tias de improviso à noite, disciplina pela manha, e crianças extremamente indisciplinadas a noite, tudo igualzinho o que acontece aki, a ideia não é ruim, porém acho que adotando esta estrategia estariamos concordando com a indisciplina dos pais, digo dos pais porque acho que são eles os maiores culpados pela ausencia de crianças nas EBD, quem é que deve dar exemplo e levar as crianças as escola biblica? Quem é que deve (no começo, até se tornar um habito) forçar os filhos e frequentarem a EBD, se vc perceber geralmente as crianças que frequentam a EBD sao os filhos dos frequentadores da mesma, então creio q a maior parte da culpa está nos pais, deveriamos em conjunto com a Coordenaçao da EBD e o pastor da igreja, fazer uma forte campanha de conscientizaçao dos pais da importancia em fequentar a Escola biblica, assim estariam não só se fortalecendo espiritualmente, mas tambem dando um bom exemplo a seus filhos, sei tambem q não é facil essa estrategia porem devemos tentar de tudo para o crescimento de nossas crianças. Amo o meu ministerio e confesso q fico mto triste e as vezes desanimada com a situaçao das crianças em nossas igrejas de hoje, porém Deus nos dara sempre sabedoria. Q Deus abençoe a todos.
    Concordo amada irmã, em nossa Igreja paramos de realizar o culto infantil por conta da tremenda bagunça que se formava nas salas, trabalhavamos com voluntárias que não conseguiam motivar nem "controlar" as crianças. No entanto, o quadro da nossa igreja é latimável... as nossas crianças se foram e agora temos tentado trazê-las de volta... ainda não voltamos com o culto infantil, mas temos realizado outras programações em outros dias da semana... Maso que percebo é que o povo de Deus tem se esquecido de ensinar à criança o caminho em que ela deve andar... os pais estão esquecendo que os filhos são primícias de Deus e que irão prestar conta deles a Deus... é triste ver que essa situação se repete em outras Igrejas de Cristo... Lutemos por professoras e voluntárias capacitadas e com um chamado para este trabalho, e lutremos principlamente contra o inimigo que tenta enganar os filhos da luz... um abraço e que Deus abençoe cada voluntário que ame o trabalho com as crianças... seja na EBD, no culto infantil ou no culto dos adultos...
    Iane

  6. #6

    Re: Cultinho Infantil Cheio x EBD vazia

    É, uma triste realidade que se repete em nosso meio. Adorei a ideia da Sandra, inclusive vou levar a proposta hoje ao pastor.
    Abraços a todas!!!

  7. #7
    BrunaGoncalves está desconectado Avatar de BrunaGoncalves
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Canoas-RS
    Posts
    10

    Re: Cultinho Infantil Cheio x EBD vazia

    É... a culpa pode ser um pouco dos pais das crianças não irem na EBD de manhã.
    Optamos por fazer a nossa à noite, pois na minha igreja a grande maioria das crianças é de filhos de pais não convertidos, então realmente enche mais de noite.
    Elas vão com os vizinhos, amigos etc...
    Em cada turma tem 2 profs fixos e fazemos uma escala, também tem os ajudantes que auxiliam o prof, e é uma aula mesmo não o cultinho.
    Mas tem que ser algo bem preparado senão vira bagunça mesmo, pois sem preparação, sem lição, sem um cronograma, não dá, eles ficam muito agitados e perdemos toda a atenção deles (já passamos por isso, hoje Graças a Deus está tudo organizado) .

    Temos também outras programações durante a semana como a célula onde eles aprendem mais uma pouco da Palavra e também são incentivados e ganharem seus amigos para Jesus. Mas também em breve queremos abrir a Escola de Ministérios no domingo de manhã onde as crianças aprenderão a participar mais da igreja; ministerio de dança, de louvor, intercessão, entre outros, tudo voltado para as crianças.
    Queremos por em prática isso o mais breve possível, quem está vendo isso é a nossa Líder que já tem todos os planos. E que seja feita a vontade de Deus!


    Deus Abençõe!!!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •