Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 2 12 Último

Tópico: Revista e Plano de Frequência

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Red face Revista e Plano de Frequência

    1.jpg
    Queridas Tias e Tios de Juniores,

    As lições deste Trimestre são super interessantes e cheias de atividades, sinceramente, vc vai precisar de mais tempo em sala de aula com seus Juniores, seria excelente, hein!

    Serão abordados dois temas:
    - A Igreja Primitiva
    - As Viagens de Paulo


    Eu escrevi para a CPAD comentando que o conteúdo é excelente, porém as lições tem informações demais para serem passadas domingo a domingo para aulas de 55 minutos (que é o tempo médio das EBDs pelo país afora).
    Esse material é muito rico e deveria ser desmembrado em 2 trimestres.
    Antigamente a CPAD tinha 13 lições só sobre as viagens de Paulo e eram ótimas.
    Bem, logo em seguida vamos postar o tão esperado PLANO DE FREQUENCIA!!


    Conteúdo:
    (1) Missão Impossível?
    (2) Um vento do barulho
    (3) Uma dupla dinâmica
    (4) Um por todos e todos por um!
    (5) Setes homens e um trabalho
    (6) Perseguidos, mas não vencidos
    (7) Surge um novo herói
    (8) Diga não ao preconceito!
    (9) Arrumando as malas
    (10) Pé na estrada
    (11) Missão Cumprida!
    (12) Na reta final
    (13) A saga continua



    › Veja Mais: Revista e Plano de Frequência
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Plano de Frequência

    O enfoque do nosso Plano de Frequência serão AS VIAGENS DE PAULO!
    Para isso, prepare-se! Cada aluno terá sua malinha de viagem!
    Obaaaaaaaaaa!!*rs

    Anexo 11851

    Calma, para vcs não entrarem em pânico acabei de criar um Tópico na Sala de Trabalhos Manuais chamado "Maletas de Caixa de Sapato", vamos lá conferir o passo a passo para vcs criarem suas maletinhas com tecidos até mais interessantes.
    http://www.escoladominical.net/forum...nato-B%EDblico

    A CAIXA DE SAPATO
    Vc pode telefonar para seus alunos e pedir que cada criança leve no próximo domingo uma caixa de sapatos.
    Ou... vc pode visitar lojas de sapatos e se apresentar como Profa. Bíblica de Crianças, contar sobre a ideia maluca de uma tal SandraMac e pedir a doação de X caixas! - pode por a culpa em mim.... *rs
    Se eles acharem que é caixa demais, não tem problema... peça um pouco aqui, outro ali.
    É gente, Tia tem que ser criativa e enfrentar tudo para ter aulas maravilhosas! *rs

    Se puder ser caixa de sapato com a tampa junto, grudada, MARAVILHA.
    Se for caixa do tipo tampa separada, também serve, vai te dar um pouco mais de trabalho, mas... serve.
    Nesse caso vc terá que colar com cola quente 2 pedaços de EVA atrás para unir as tampas e assim virar uma maletinha.

    A alça eu já acho uma coisa mais sofisticada. Hoje eu fui ver preço dessas 'alças' que são puxadores de madeira que custam em torno de R$ 2,00 - vc encontra em lojas de material de construção/reforma, etc.
    Se seu orçamento permitir, faça mesmo.
    Se não der, não tem problema, teremos que improvisar... pensei em alças de EVA... acho que fica bom, hein!!

    TECIDO
    A ideia é forrar as caixas com tecidos florais para as meninas e tecidos listrados, xadrez ou liso para os meninos.
    Ao telefonar para os alunos pedindo a caixa de sapato, vc pode também pedir para levarem um retalho de tecido - acho que 1 metro dá e sobra (meça uma caixa pra ver exatamente antes de pedir, por favor).

    Outra opção, que eu acho até melhor, seria vc comprar panos de 'fim de peça' em lojas de tecidos, pois eles vendem baratinho. São o finalzinho da peça, geralmente são meio tortos, tem buraquinho, enfim... eles nunca vendem ao consumidor normal.

    Outra ideia, é apelar para aquela sua grande amiga costureira que guarda um enorme saco de retalhos. Daí vc vai lá garimpar o que puder, que tal?
    Ficaria bacana e não custaria nada...

    E..... se for impossível fazer de tecido, aiinnn... que peninha, vai de papel mesmo, papel de presente, papel pardo, etc. Oh, tias... fica meio pobrinho, meio feio, né? E pode rasgar, sujar, muito mais rapidamente - afinal eles irão manusear as lindas maletrinhas por 3 meses...
    Usar EVA não acho que compensa, pode sair até mais caro que tecido... deixo isso para vcs resolverem, conforme o orçamento disponível de cada um, ok?

    COMO FECHAR A MALETINHA
    Vc viu ali na foto que tem um elástico e uns 'negocinhos' por onde ele passa. Confesso que não sei direito como é isso.
    Se vc souber, escreve pra gente!!
    O que eu usaria é um pedaço de 10 cm de velcro adesivo entre a tampa e a caixa.
    Acho que dá pra fechar legalzinho....

    A seguir... o que vai dentro dessa maletinha??
    *rs
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Revista e Plano de Frequência

    Passaporte

    Anexo 11852

    Para fazer uma longa viagem por terras distantes precisamos de um PASSAPORTE.
    Nossos alunos tem suas maletas e a 1ª coisa que precisam ganhar é um passaporte, claro!!
    Criei pra vcs a capinha, uma folha inicial com os dados do Viajante e páginas para cada lição.
    Tem um lugar para colar a foto ou... vc pode deixar como está lá, tem uma folha com desenho de menino e outra folha com desenho de menina. Fica a seu critério, tá?

    Imprimir a capinha em papel duro com 180 de gramatura.
    Colar num papel cartão verde 1 cm maior que a folha da capinha impressa.
    Se puder cobrir com contact transparente, que capricho!!!

    A cada domingo a criança irá receber 2 folhas, por exe, com a lição 1 e 2... e assim por diante, a cada domingo 'par'.
    Tem que ser duas lições juntas por causa do formato do 'passaporte'.
    Vc vai dobrar na linha pontilhada para dentro. As partes brancas serão coladas na folha anterior, assim:
    - capinha dobrada
    - o verso da folha 1 com os dados do aluno vc vai colar na parte interna da capinha (não irá colar nada na outra parte da capinha por agora, só na lição 13)
    - o verso da folha onde tem a lição 1 e 2 vc irá colar na parte branca da página da foto da criança.
    ... e assim, de duas em duas folhas vc irá colando... até que na lição 13, o passaporte estará montado... e vc irá colar o verso daquele folha na parte final da capa do passaporte.

    Pode imprimir tudo, recorte UM para teste e vá montando que vc consegue....
    Ao escrever pode parecer complicado, mas não é de jeito nenhum!!
    Aprenda como fazer para poder ensinar seus alunos, afinal, são eles que irão confeccionar seus Passaportes - LEVE O SEU PRONTO!! (faça um pra vc, com seus dados)
    Leve apenas a capinha já recortada e com contact... as páginas serão preenchidas e coladas ao longo das lições.

    Em cada página a Profa. será a AUTORIDADA ALFANDEGÁRIA que irá dar o VISTO DAQUELA AULA.
    Vc irá assinar pequenino no cantinho (rubricar)... e escrever os pontos que o aluno tem direito.
    Providencie um CARIMBO redondo, se possível, bem legal para dar a sua carimbada no passaporte dos alunos todos os domingos, tá?
    O passaporte não será levado pra casa, fica na maletinha!

    Anexo 11853

    PONTUAÇÃO
    Tias, vcs devem criar o seu quadro de pontuação, pois em cada EBD varia o que as tias querem pontuar.
    Eu geralmente gosto de conceder pontos para:
    - Bíblia
    - Revista com a lição feita/ ou tarefinha
    - Oferta
    - Visitante
    - Versículo Memorizado
    - PREMIAÇÃO ESPECIAL

    Então, como eu não sei que itens vc quer pontuar, deixarei isso em aberto para cada tia montar seu cartaz informando ao aluno o que vale pontos, ok? Não esqueça de fazer, porque é importante ter as regrinhas bem claras fixadas no mural.

    Mais coisinhas...
    Para essa viagem, nossos queridos viajantes irão levar mais coisas.
    Eles vão ganhar:
    - Cheque de viagem - envelopinho de carta - cartão Postal do 'Paulo' - selos - pequenos mapas - devocionais radicais, etc... tudo valendo pontos, claro.
    E isso será dado a cada aula, antecipando várias surpresas para seus alunos.

    Assim, ao final dessa 'viagem' de 13 lições o aluno terá umas coisinhas bem legais na sua maletinha!
    E... ele só vai levar pra casa no final do trimestre, tia. Senão, já viu... será um tal de esquecer, perder, estragar, etc.
    Dê um jeito de guardar isso na sala mesmo.... ai,ai,ai... o armário TEM QUE TER CADEADO!!

    No arquivo zipado abaixo tem tudo para confeccionar o passaporte.
    Mãos à obra!
    Bjs, Sandra
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Mapas

    Anexo 11855

    Neste trimestre iremos usar muitos mapas em nossas aulas.
    No arquivo abaixo vcs encontrarão 7 mapas:
    - Brasil
    - Brasil Região Norte (2 mapas)
    - Israel hoje
    - Mapa de Jerusalem
    - Mapa da Palestinha nos tempos de Jesus
    - Mapa das 2 viagens de Paulo

    Utilize este recurso para ampliar os mapas e fazer um belo mural:
    http://www.escoladominical.net/showt...ull=1#post5939

    Ou... vc pode pedir na igreja doações de 1 mapa Mundi e 1 mapa do Brasil (nas papelarias custa em torno de R$ 10,00 cada um).
    Se alguem tiver um GLOBO TERRESTRE para doar também seria muito legal ter na sala de aula.

    Pesquise mais materiais no Tópico: Mapas Bíblicos e Geografia Bíblica
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...afia-B%EDblica
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Revista e Plano de Frequência

    Este é o Plano de Frequencia que vem na revista do aluno.
    Vc pode reproduzir, recortar o mapa e colar palitinho de churrasco nas bordas superior e inferior, fazendo um rolo de pergaminho.
    A cada domingo as crianças irão colar a figurinha no lugar correspondente do mapa.
    Esse mapa ficará guardadinho na maleta, junto com os outros pertences da nossa VIAGEM DO TRIMESTRE!
    Se der tempo já na 1ª aula, as crianças poderiam recortar todas as figurinhas e guardar num envelopinho.
    Assim, a cada domingo teriam apenas que fazer a colagem.
    Providencie um envelopinho para cada aluno - com o nome deles.

    Para salvar, clique na imagem!!
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Cool Devocionais Radicais - Juniores - CPAD

    Devocionais Radicais.jpg
    DEVOCIONAIS RADICAIS - CPAD, para Juniores.
    Comprei o livro e estou postando aqui uma amostrinha, que vc pode imprimir e dar para os alunos levarem pra casa - peça para cuidarem bem, pois no final do Trimestre vai pra maletinha de viagem deles.

    Uma ideia de premio especial para o 1º aluno da Turma de Juniores, por exemplo, é este DEVOCIONAL.
    Tudo a ver com o tema estudado neste Trimestre, que é uma viagem pelos Atos dos Apóstolos.
    É mesmo interessante pra turminha começar a cultivar o hábito de leituras diárias.


    Devocionais Radicais - livro de Atos.jpg Devocionais Radicais.jpg
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    Deyseleide está desconectado Avatar de Deyseleide
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    1

    Re: Revista e Plano de Frequência

    Gente a Sandra é usada!!!
    Usada por Deus!!
    Vc é uma benção nas nossas vidas, menina de ouro!!

  8. #8
    DeuseLindo está desconectado Avatar de DeuseLindo
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Posts
    3

    Re: Revista e Plano de Frequência

    AMO VOCÊS!!!!
    vOCÊS SÃO DEMAIS NÃO SEI O QUE SERIA DAS MINHAS AULINHAS SEM ESSE SITE.

  9. #9
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Talking Chaveiro para a maletinha

    _1.jpg

    Tias e Tios de Juniores,
    A ideia é que os alunos confeccionem um chaveiro para ser guardado na maletinha.
    Serão 13 tags com uma frase relacionada com cada lição estudada.
    Estou postando hoje aqui dois arquivos com as 13 tags, que ao longo das aulas os alunos deverão recortar e colocar no seu chaveiro.
    Se puder, ajude-os a cobrir com contact transparente para dar maior durabilidade para os cartões do chaveiro.

    Vc vai precisar comprar aquela argolinha de chaveiro, que é vendida em lojas de artesanato ou de confecção de bijuteiras.

    Vc pode pensar em prender algum enfeite de EVA nesse chaveirinho, deixarei essa parte aberta para a criatividade de vcs!
    Mas deixe que os próprios alunos confeccionem com a direção de vcs, não é pra levar nada pronto, ok?
    Na Sala de Trabalhos Manuais e Artesanato tem muitas ideias, pesquisem lá:
    http://www.escoladominical.net/forum/viewforum.php?f=58

    Os cartões são bem coloridos e alegres, então é fundamental que sejam impressos em papel branco com 180 de gramatura.
    Não imprimir em papel molinho CHAMEX, senão fica muito feio!
    Espero que gostem da ideia!
    Bjs** Sandra
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 18-09-12 às 02:04 PM. Razão: O arquivo está OK!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  10. #10
    Leleikah está desconectado Avatar de Leleikah
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2010
    Posts
    3

    Maletinhas

    1.jpg
    Olá querida Sandra e irmãs,
    A Paz...
    Deus continue lhes abençoando por este site faz pouco tempo que conheci mas ja estou apaixonada por ele.
    Estou enviando conforme o pedido de Sandra minhas maletinhas prontas e em breve irei enviar outras maletas feitas de madeira que eu ja possuia
    e sempre que possível estarei cooperando também.
    Sou profª e coord. do dept° infantil de minha igreja
    Assembléia de Deus Jardim Santo André-SP
    Deus abençõe

    PS: Sandra que Deus continue abençoando sua vida tudo que voce faz é muito util e lindo também

  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Maletinhas

    Querida Leleikah,
    Aaaaaaaaaaamei as fotinhas!!
    Que material lindinho vc criou, menina!! As suas maletinhas ficaram uma fofura. Quer dizer que até a filhota de 15 anos quis uma também, né?
    Que gostoso ver o conteúdo dos kits impressos e postados no mural da sua sala, o passaporte na maletinha... que bacana.
    Fotos assim são muito gratificantes e animam meu coração a continuar servindo ao Senhor neste lindo trabalho.
    Ah!! tomei a liberdade de juntar todas as fotos numa única imagem e colocar seu nome também, pois infelizmente muita gente pega fotos do trabalho de outras pessoas e postam em seus Blogs sem citar a fonte.
    E aí essas fotos vão ficar viajando pela internet sem os devidos créditos, que são todos seus!
    Beijinho para sua turma!!!
    Sandra


    Citação Postado originalmente por Leleikah
    Olá querida Sandra e irmãs,
    A Paz...
    PS: Sandra que Deus continue abençoando sua vida tudo que voce faz é muito util e lindo também
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  12. #12
    Prof Jaque está desconectado Avatar de Prof Jaque
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Posts
    3

    Re: Revista e Plano de Frequência

    Oiiii Profa. Sandra!
    Eu estava pensando nos mapinhas das viagens de Paulo que vc tem trabalhado e gostei da idéia de deixa-los na maletinha.
    Tive uma ideia, não seise vcs vão gostar mas vou tentar fazer pra incentivar as crianças a fazer missões!
    Cada professora podia fazer um mapinha do seu bairro ou de algumas ruas próximas às suas casas.
    Ao longo do trimestre seriam realizadas missões de evangelismo com a orientação da Profa. e de outros adultos, onde as crianças sairiam distribuindo folhetos para outras crianças, convidando para a EBD e para o culto.
    Depois os alunos marcariam em seus mapas todos os lugares onde foram e guardariam nas suas maletinhas como seu mapa de evangelização!
    Bem ai fica a minha sugestão de atividade prática.

    A paz a todos!!

  13. #13
    JoBorges está desconectado Avatar de JoBorges
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Posts
    1

    Re: Chaveiro para a maletinha

    Sandra, você é um vaso usado pelo Senhor para ajudar dezenas de tias da EBD.
    Continue nesta sua força que a recompensa virá do Senhor. A idéia do chaverinho é ótima, na nossa classe em Montes Claros estamos confeccionando. Tudo que você fizer na obra do Senhor não será em vão.
    Beijos,
    Joelma.

  14. #14

    Re: Revista e Plano de Frequência

    ProfaLiziane - passaporte EBD.jpg
    este é modelo de malinha e passaporte baseado na sugestão que vcs nos deram, obrigado

    material para a malinha:
    uma caixa de sapato;
    papel de presente;
    cordão;
    mangueira transparente;
    tesoura e cola.

    material para o passaporte:
    cópia do modelo do passaporte;
    cartolina preta;
    tesoura e cola.

  15. #15
    A paz Sandra!!

    Essa idéia do chaveirinho é excelente!!!!!!!!!!!!!! Já baixei todos e vou começar nesse domingo mesmo.

    Obrigada!!
    Andreza

  16. #16
    Sandra Adorei! Amei a idéia do chaveiro. Muito obrigada que Deus continue te abençoando. Bjs

  17. #17
    VeraNeves está desconectado Avatar de VeraNeves
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Posts
    2
    Sandrinha, esse devocional é pentecostal? Somos batistas e meu Pastor fica preocupado com isto. Por favor, me dá uma ajuda?
    SANDRA, COMO VOCÊ TEM ME AJUDADO! QUE BENÇÃO VOCÊ É!!!!!!!!!!
    Grande abraço
    Vera Vilaça - Igreja Batista Paulistana

  18. #18
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Querida Vera,
    Fico imensamente feliz por estar te ajudando!
    O livro é uma publicação da editora CPAD, que pertence às Assembléias de Deus.
    Estou recomendando para trabalhar com as revistas que são da mesma CPAD.
    O conteúdo do livro é baseado nos 4 Evangelhos e no livro de Atos.
    Não traz nenhuma orientação denominacional, somente a Palavra mesmo.
    Sugiro vc comprar o devocional e ler cuidadosamente para conferir se está de acordo com o que vcs creem sendo da Palavra de Deus, ok querida?
    Aliás, isso deve ser feito com toda publilcação que iremos passar para nossos alunos.
    Bjs**
    Sandra


    Citação Postado originalmente por VeraNeves Ver Post
    Sandrinha, esse devocional é pentecostal? Somos batistas e meu Pastor fica preocupado com isto. Por favor, me dá uma ajuda?
    SANDRA, COMO VOCÊ TEM ME AJUDADO! QUE BENÇÃO VOCÊ É!!!!!!!!!!
    Grande abraço
    Vera Vilaça - Igreja Batista Paulistana
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  19. #19
    VeraNeves está desconectado Avatar de VeraNeves
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Posts
    2
    You are the best!!!!!Kisses

  20. #20

    Imprimindo CARTAZ com recursos da impressora

    Anexo 23877 Anexo 23878
    Usando os recursos de sua impressora você imprime em quatro folhas e pode colocar na parede de sua sala de aula.
    Vamos aos passos:
    1.Utilizando recursos de atalho no teclado clique em Ctrl+P (os dois juntos) e então se abre a tela de impressão:
    Anexo 23879

    2.Clique em propriedades conforme mostra abaixo:
    Anexo 23880

    3.Agora clique em avançado:
    Anexo 23881

    4.Veja a opção impressão em cartazes. Está desativada.
    Anexo 23882

    5.É exatamente ela que você vai mudar antes de fazer a impressão do cartaz:
    Anexo 23883

    6.Clique em cima da palavra desativada para abrir a caixa de comando e então selecione o tamanho que quer imprimir. No meu caso agora vou imprimir em quatro folhas, ou opção 2 x 2 que será aproximadamente o tamanho de uma cartolina. Em seguida dou ok e ok novamente e a impressora vai imprimir.
    Se ela disser que as margens estão fora do tamanho da impressão e se deseja continuar diga que SIM.

    Então você agora vai unir as folhas como num quebra-cabeça.

    Depois você pode colorir com lápis de cor ou tinta, e colocar uma borda. Eu normalmente corto papel dobradura, ou camurça ou outro colorido em tiras de um centimetro e colo na borda para dar acabamento.

    Simples não é?
    Se sua impressora for mais antiga e não tiver as telas assim, como as imagens que coloquei na postagem para exemplificar, mesmo assim você entra em propriedades, e andando pelos menus que aparecem em cima (como na tela que tem que clicar em avançado), você vai descobrir uma opção de impressão de poster ou cartaz, que é a mesma coisa.

    Quantos minutos para imprimir e deixar pronto o calendário para trabalhar o mês com seus alunos? Bem menos do que você levaria para fazer a ampliação do desenho à mão ou com técnicas de quadriculado por exemplo.

    Fonte: http://bancodeatividades.blogspot.co...artaz-com.html
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 1 de 2 12 Último

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •