Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 6 - Gratidão na Casa de Deus - Ana e Samuel

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 6 - Gratidão na Casa de Deus - Ana e Samuel

    Objetivo: Assegurar aos alunos que a igreja é também um lugar de agradecermos a Deus pelas inúmeras bênçãos que Ele tem nos concedido.
    Texto Bíblico: 1 Samuel 1.1-28 ; 2.1,2,11
    Lição 6 - Gratidão na Casa de Deus.jpg
    A Paz, queridas tias!

    Vamos estudar a linda história de vida da Ana, que orou com tanta fé ao Senhor pedindo um filhinho.
    Ana deu à criança o nome de Samuel, que significa "Do Senhor o pedi."
    Leia o eboço desta lição na sua Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - pág 321 e 322

    1- Conforme sugere na revista do Prof. vamos fazer um VARAL com partes do versículo chave para trabalharmos a memorização.
    Cole as folhas que estão no kit em papel cartão colorido, dando assim mais vida aos cartazes. Conforme vão memorizando vc pode virar o cartaz, ou seja, prender no varal com o verso do cartaz aparecendo.
    As crianças podem também retirar a parte do versículo do varal, vcs podem fazer competições para ver quem consegue pendurar os cartazes na ordem certinha, etc. Faça as dinâmicas conforme o tempo disponível em sala de aula.

    2- No kit vc irá encontrar 2 tipos de atividades para a fixação da lição de hoje:
    - folha da revista do aluno para responderem as perguntinhas
    - cartão para ser dobrado com as 6 lições dadas até agora. As crianças deverão escrever de forma bem resumida o que tem aprendido em casa lição a respeito da Casa de Deus.
    Veja que eu coloquei a figurinha de cada lição.
    Imprimir em papel 180 de gramatura, recortar nas linhas externas.
    Dobrar a folha ao meio, unindo a página branca - as figuras aparecem. E então dobrar novamente em forma de livrinho, sendo que a capa é aquela parte onde a criança irá escrever seu nome. Eu fiz no mesmo molde de um antigo livrinho de oração (que está disponível aqui no portal). Deve ficar assim:
    livrinho de oração - amostra.jpg
    Se desejar ainda fazer a atividade do coração, sugerida na revista do Prof. pegue no Forum Cliparts modelos muito lindinhos.

    3- Cartaz FRASE DO DIA

    4- Folha de cartões para distribuir para os alunos

    5- As figuras desta lição estão postadas no forum de Desenhos - Figuras - Atividades:
    http://www.escoladominical.net/showt...ll=1#post12557

    Que sejamos sempre gratos ao Senhor pelas muitoas bênçãos que Ele nos tem dado.
    Grande abraço a todas as tias!
    Sandra


    › Veja Mais: Lição 6 - Gratidão na Casa de Deus - Ana e Samuel
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 20-09-11 às 10:38 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 6 - Gratidão na Casa de Deus

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 06 - Gratidão na Casa de Deus

    Texto Bíblico: 1 Samuel 1.1-28; 2.1,2,11

    “Ana lamentava muito o fato de não poder ter filhos, pois isto era motivo de vergonha para as mulheres hebréias. Seu marido tentava consolá-la. Uma parte excelente (5) seria uma ‘porção dobrada’ (ou ’porção dupla’ na ARA). [...] Em sua aflição, Ana orou na porta do Tabernáculo. Templo (9) – hebraico hekal, também pode significar ‘palácio’ ou ‘majestosa construção’. O templo ainda não fora construído àquela época.

    [...] Ana continuou a orar (12), não satisfeita com apenas um pedido – a importância da persistência foi claramente ensinada por Jesus (Lc 18.1-8).[...]

    A oração é notavelmente definida como o derramar da minha alma perante o Senhor (15). Ana não era filha de Belial (16), mas sim uma mulher em profundo sofrimento e que carregava um grande fardo, pelo que pediu a ajuda de Deus. [...]

    Eli rapidamente corrigiu seu erro e uniu-se a Ana em seu pedido para que Deus atendesse seu desejo. Ana ilustra a natureza da fé conforme ensinada no Novo Testamento. Convencida de que o Senhor ouvira sua oração, ela não estava mais triste, muito embora não houvesse um sinal verdadeiro de que seu pedido fora atendido. [...]

    Os versículos 1-18 ilustram “Os ingredientes para uma vida maravilhosa.” Eles devem ser dados em números de três: (1) Um lar piedoso (vv. 1-8); (2) Uma mãe que ora (vv.9-11) e (3) um pastor fiel (vv.12-18).

    [...] d. O cântico de louvor de Ana (2.1-10). Então, orou Ana (1) na forma de um salmo de ação de graças. Esta é uma poesia de grande beleza e profundidade, e é o modelo do “Magnificat” de Maria no Novo Testamento (Lc 1.46-55). O meu poder (1) – melhor na ARA, ‘minha força’. A minha boca se dilatou – anteriormente sem palavras por causa das provocações de sua rival, a boca de Ana agora se abre em louvor a Deus. na tua salvação – do hebraico yeshuah, ‘segurança, bem-estar, salvação’ – é usada de muitas maneiras por toda a Bíblia: em vitória política ou militar, alívio do sofrimento ou enfermidade, mas principalmente na libertação do pecado.

    Rocha nenhuma há como o nosso Deus (2) – Deus é freqüentemente descrito como uma rocha (e.g., 2 Sm 22.2,3; Sl 18.2; 28.1; 62.2,6; etc.), tanto no sentido de refúgio como de alicerce. Não multipliqueis palavras (3) – “não fale mais”, dirigido à adversária de Ana. Até a estéril teve sete filhos (5) – pode ser a profecia da família subseqüente de Ana, apesar de a quantidade de seus filhos parecer ser seis (21). O número poderia ser usado em seu significado secundário ou relacionado à perfeição ou inteireza.

    E dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido (10). Apesar de Israel não ter tido um rei durante muitos anos após estas palavras terem sido ditas, a idéia era familiar, pois as pessoas quiseram que Gideão se tornasse um monarca (Jz 8.22). Sem dúvida, mesmo naquela época, a nação sentia que precisava de um governo forte e centralizado, o que raramente foi alcançado com os juízes. Seu ungido (mashiac, de onde vem a palavra ‘Messias’) é usado pela primeira vez aqui. Isto se tornou tanto um título como um nome para Jesus (‘Cristo’ é o termo grego para o hebraico mashiach). A expectativa da vinda do Messias cresceu muito durante a era profética posterior em Israel e é a base do cumprimento neotestamentário em Cristo, tanto em sua primeira vinda como em seu retorno.”

    Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.181-182


    ATIVIDADES

    Convide as crianças a se tornarem repórteres por um dia. O tema da reportagem será “Agradeço a Deus por...”. Aproveitando a temática, as crianças escolherão alguns irmãos da igreja para dizerem um motivo de gratidão a Deus. De acordo com o perfil de sua classe, veja a melhor maneira de realizar a atividade (individual, duplas, etc.). Não esqueça de reservar um período para que cada um conte como foi essa experiência.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Caixa Obrigado JESUS.jpg
    Providenciar uma caixa para cada aluno.
    Encapar e escrever na tampa OBRIGADO JESUS (use letrinhas em EVA).
    As crianças deverão recortar de revistas, ou desenhar, figuras de coisas pelas quais elas devem ser gratas ao Senhor Jesus.
    Recortar em cartolina (ou papel duro 180 de gramatura ou mais) quantos cartões desejar, e reservar um espaço para a colagem das imagens.
    Escrever embaixo... "Obrigado por.... " e escrever pelo que se está agradecendo.
    Os alunos podem colar fotos deles mesmos, dos familiares, de amigos, e podem desenhar e colorir situações do seu cotidiano, etc.
    A atividade pode durar semanas na medida em que se acrescente à caixa mais e mais motivos de agradecimento.
    De tempos em tempos, pode-se abrir as caixas em sala de aula e cada aluno pode pegar um ou mais cartões para que se façam orações de agradecimento em conjunto. Pode-se trocar as caixas entre as crianças e umas oram pelas outras em agradecimento, conforme os cartões.
    Uma linda atividade para estimular os pequeninos a serem gratos pelo MUITO que o Senhor nos tem dado!

    fonte: http://choisislavie.over-blog.fr/art...-43293867.html
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •