Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 5 - O Espírito Santo é o Consolador

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Red face Lição 5 - O Espírito Santo é o Consolador

    Objetivo: Explicar quem é o Espírito Santo e quais são as suas funções
    Leitura Bíblica: João 14. 15-26; 16.5-15
    .............................. .............................. ..............
    Anexo 11430
    Queridas tias dos Juniores,
    Preparem-se ao longo da semana com muita oração, intercedendo ao Senhor pela aula e por cada aluno da sua classe.

    Estou trazendo pra vcs um material para trabalharem esse tema tão importante, tão fundamental para a vida do crente, e tão pouco estudado. Nesta lição, muita consulta à Bíblia, então todos os seus Juniores DEVEM estar com a Bíblia em mãos, ok?

    Para estar melhor preparada para o tema, pesquise no Portal o Tópico "Batismo nas águas e Batismo com o Espírito Santo":
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...p%EDrito-Santo

    Leia sua Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - artigo A OBRA DO ESPÍRITO SANTO:
    pag. 1349

    1. Versículo Chave
    São 5 cartazes de nuvem. Eu coloquei exatamente como está na revista do aluno, diferentemente da revista do Prof., pois lá o texto está enorme, muito mais difícil das crianças memorizarem.
    Vc deve imprimir em cartolina azul claro (recorte a cartolina no tamanho de uma folha A4 e coloque na impressora).
    A folha de pombinhas está à parte para imprimir em cartolina rosa ou papel bege.
    Recortar a pombinha e colar no cartaz, fazendo a montagem. Pode colar algodão no corpinho da pombinha para deixar ainda mais bonito.
    Colar velcro ou pedacinho de lixa atrás e fazer a memorização no flanelógrafo.

    2. Atividades de fixação
    A- No kit tem a revista do aluno digitalizada, com um bom conteúdo de perguntinhas, trabalhando com a Bíblia.

    B- Tem também um disco giratório com as características do Espírito Santo.
    Imprimir em papel 180 de gramatura branco.
    Os alunos deverão recortar, pintar, prender os 2 círculos com colchete tipo bailarina, e conferir os textos em suas Bíblias.

    3. Folha de Cartões
    Desta vez fiz cartãozinho especial só para os meninos e outro só para as meninas...
    Espero que seus alunos gostem!

    Bem, tias, espero ter contribuído para esta sua aula.
    Deus abençoe ricamente! Bjs**
    Sandra


    › Veja Mais: Lição 5 - O Espírito Santo é o Consolador
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 26-07-12 às 02:44 PM. Razão: O arquivo está OK!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 5 - O Espírito Santo é o Consolador

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 05 - O Espírito Santo é o Consolador

    Texto Bíblico: João 14.15-26; 16.5-15


    “Há a controvérsia a respeito da palavra Consolador, que também é traduzida por Advogado, quando se aplica a Cristo glorificado (1 João 2.1).

    A palavra grega em epígrafe, parakletos, é derivada de para, “para o lado de”, e Kaleio, “chamar ou convocar”. É passiva na sua forma e seu antigo significado (antes do Novo Testamento) era “alguém chamado para ajudar, socorrer, ou aconselhar alguém”.

    No passado, a maioria dos teólogos católicos entendia que esta palavra significava um advogado ou consultor jurídico da defesa (que oferece mais aconselhamento do que defesa no fórum). Alguns ainda hoje insistem que o sentido de advogado de defesa é o único apropriado, especialmente em João 15.26 e 1 João 2.1.

    Na realidade, um paracleto no seu significado original não era um advogado, nem qualquer outro tipo de profissional, mas, sim, um amigo que comparecia em favor de alguém ou que agia como mediador, intercessor, conselheiro ou ajudador. Esse fato foi reconhecido pelos pais da Igreja Primitiva, os quais perceberam que o uso dessa palavra requeria um significado ativo como Ajudador ou Consolador.

    Uma ilustração bíblica acha-se em Atos 9.31, onde lemos que “as igrejas... era edificadas, e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo”. O contexto demonstra que o Espírito Santo realizou essa multiplicação mediante a unção da Palavra e do ato de vivificar, fortalecer, santificar, encorajar e dar ousadia aos crentes. No Consolador vemos, portanto, a combinação das idéias de um Ensinador e Ajudador que transmite a verdade de Cristo e que outorga poder para a disseminação do Evangelho e o crescimento da Igreja.” (O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo. CPAD. p.134).

    SAIBA MAIS...

    “A criança chamada ‘difícil’, voluntariosa, hiperativa, problemática

    Algumas das causas desses problemas alistamos a seguir. Omissão dos pais ou responsáveis pela criança, na sua idade de formação básica da personalidade (4/5 anos de idade). Também, omissão pelos pais, da disciplina preventiva e cristã, bíblica e amorosa no lar. Fatores hereditários, congênitos; herança genética da criança, não identificados e não tratados. Instintivismo e energia naturais da criança, não trabalhado mediante educação, terapia, amor e disciplina. Ausência constante dos pais; principalmente da mãe. O pai e a mãe estão presentes com a criança, mas sem qualquer autoridade sobre a mesma. Criança que viveu em creches na primeira e na segunda infâncias (havendo exceções aqui, é evidente).

    Outras causas são, criança que desde o seu nascimento desconhece limites de tudo, por omissão dos pais. Ler aqui: Provérbios 29.15; 1 Samuel 3.13; 1 Reis 1.6. Estamos falando aqui de limites justos, apropriados, com objetivos definifos e monitorados.

    A causa também pode ser o cumprimento de leis bíblicas da “semeadura e colheita” sobre os pais (Gálatas 6.7; Êxodo 34.7; Salmo 99.8; Números 14.20-34). Isto é, quebra das leis bíblicas pelos pais, na sua vida pregressa.” (Ensinador Cristão. CPAD. nº 7.p.20).

    Boa ideia!

    Aproveitando o tema de hoje, faça uma ampla pesquisa a respeito da História do Movimento Pentecostal Brasileiro. Leve para a sala de aula informações e figuras, a fim de que junto com as crianças você possa confeccionar um mural temático.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3

    Re: Lição 5 - O Espírito Santo é o Consolador

    Oi Sandra tudo bem ? Espero que sim. Fiquei feliz ao entrar aqui e perceber que minha atividade sobre o espirito santo foi util a este site, com os dons que Deus nos da podemos ajudar uns aos outros. Falo da atividade com os simbolos do espirito santo publicada no meu blog dia 29 de setembro de 2008. Estava desanimada e há tempos não publico, mas ganhei novo animo e vou voltar a postar

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 5 - O Espírito Santo é o Consolador

    Que bênção, Juliana!
    Coloque aqui pra gente o endereço completo do seu Blog, sim?
    Com certeza é uma satisfação podermos unir talentos para ajudar muitas EBDs pelo mundo afora.
    Que o Senhor renove seu ânimo e que vc venha nos abençoar ainda mais com novos trabalhinhos, estamos sempre precisando de novidades.
    Bjs**

    Citação Postado originalmente por Cristina Juliana
    Oi Sandra tudo bem ? Espero que sim. Fiquei feliz ao entrar aqui e perceber que minha atividade sobre o espirito santo foi util a este site, com os dons que Deus nos da podemos ajudar uns aos outros. Falo da atividade com os simbolos do espirito santo publicada no meu blog dia 29 de setembro de 2008. Estava desanimada e há tempos não publico, mas ganhei novo animo e vou voltar a postar
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •