Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 1 - A igreja é a Casa de Deus

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - A igreja é a Casa de Deus

    Objetivo: Explicar que a igreja é o local onde Deus se faz presente
    Texto Bíblico: Êxodo 40.17; 1 Reis 8.1-24
    ---------------------------------------------------------------------------------
    Lição 1 - A igreja é a Casa de Deus.jpg

    Queridas Tias,
    Me perdoem por atrasar um bocadinho a postagem do Kit esta semana, mas graças a Deus consegui!
    A CASA DE DEUS será o tema estudado ao longo de todo o trimestre e é uma oportunidade de ouro para se trabalhar também as Boas Maneiras na Casa de Deus - tema que pode ser abordado nos Cultinhos à noite e demais encontros com as crianças.
    Temos no Portal um Tópico que trata exclusivamente sobre isso, então pesquise e faça um planejamento de como incluir essas atividades no seu cronograma:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...a-Casa-de-Deus

    IGREJA DE PAPELÃO
    Que tal confeccionar uma IGREJA utilizando aquelas caixas de papelão de geladeira ou fogão?
    Isso mesmo, algo que a criança possa entrar dentro, já pensou que legal ter uma igreja de papelão na sala de aula para enfeitar ou mesmo para a criança entrar dentro, chegar na janelinha e dizer o versículo do dia?
    Seria show, hein!!
    Calma se não der para confeccionar já para o próximo domingo, mas esforce-se para providenciar a sua igreja para o outro domingo. A caixa vc pode pedir em lojas de eletrodomésticos, eles doam sim.
    Suas habilidades para trabalhos manuais não são tão boas?
    Peça ajuda à alguma Professora de artes na escoala do bairro, ou a profa. do seu filho, mexa-se, tia!! O que não se sabe, aprende-se, não é mesmo?
    O seu esforço será super recompensado, tenho absoluta certeza!

    No Portal não temos como mostrar um exemplo prontinho de uma igreja dessas, mas temos um Tópico que ensina montar casinha de papelão, então vc pode adaptar a orientação lá e criar sua igreja.
    Confira o tópico:
    http://www.escoladominical.net/showt...4-Caixa-Igreja

    COFRINHO
    Confeccione um cofrinho novo para sua turma com uma figura de igreja colada à latinha.
    Faça em EVA ou papel cartão. Pesquise no Portal desenhos de igrejas para vc usar como molde, aqui tem:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...agogas-Igrejas
    Também naquele Tópico de casinhas tem modelos de casinhas que vc pode adapatar para fazer de ofertório.
    Tias, criatividade é coisa de Deus, é que nem Sabedoria, se te falta, peça, que o Senhor te dará com abundância!! :D

    Sempre acesse a Sala de Trabalhos Manuais e Artesanato, pois com certeza alguma coisa Deus irá te inspirar para fazer para sua EBD!

    Conteúdo do Kit:
    1- Arquivo com as figuras desta lição - considerando que algumas tias possam estar ainda aguardando o material chegar na igreja, etc, então é uma ajudinha em caráter extraordinário.
    Não iremos postar todo o material das demais lições, pois ele deve ser comprado pela igreja ou por vc mesma, na livraria evangélica mais próxima, ou pelo site da editora http://www.cpad.com.br

    2- Revista do aluno e tarefinhas
    Coloquei uma igreja muito bonita pra vc fazer com as crianças.
    Vai precisar de papel cartão e papel de seda colorido.

    3- Cartaz Frase do Dia - para vc pintar e deixar o cartaz colorido e cheio de vida, tá?
    Ou.... vc pode fazer a igreja de papel cartão - que será a atividade do dia - em tamanho MUITO MAIOR que servirá como amostra - maquete e cartaz, olha que bacana!!! Acho que fica legal, viu?

    4- Cartaz Versículo Chave

    5 - Folha de cartões

    Se for possível pra vc, tente fazer um pequeno Tabernáculo para mostrar na hora da aula.
    Talvez já tenha um pronto na sua igreja, informe-se com as demais professoras e pegue emprestado.
    No Portal tem um para imprimir e montar, veja aqui:
    => http://www.escoladominical.net/forum...igo-Testamento

    Bem, tias, essas são as minhas sugestões para a 1ª lição do novo Trimestre.
    O espaço é aberto para vc postar suas ideias e mostrar as fotos do que vc confeccionar, ok?
    Utilize o site http://www.montafoto.com para montar mosaicos das suas fotos e postar aqui.
    Se não sabe como postar, veja na Sala de Anúncios e Informações as instruções de como enviar mensagens no site.
    Compartilhar uma boa ideia é dever de toda boa professora!
    Que o Senhor nos abençoe!
    Beijinhos,
    Sandra


    › Veja Mais: Lição 1 - A igreja é a Casa de Deus
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 20-09-11 às 09:54 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2

    Lição 1 - A igreja é a Casa de Deus

    fonte: http://www.cpad.com.br
    Lição 01 - A igreja é a Casa de Deus

    Leitura Bíblica - Êxodo 40.17-35; 1 Reis 8.1-14

    Neste trimestre, dividiremos o subsídio em três partes: conhecimento doutrinário sobre o tema; conhecimentos pedagógicos e sugestão de atividade.

    CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

    I. A IGREJA TEM ORIGEM EM DEUS DESDE A ETERNIDADE

    1. A Igreja no coração de Deus

    Quando Deus, na sua presciência, previu a queda do homem que haveria de criar, por seu grande amor concebeu um plano de salvação para esse homem, e isso através do sacrifício do seu Filho amado (cf. Ef 1.4,5; 1 Pe 1.19,20). O Filho aceitou o plano divino. É por isso que a Bíblia diz do “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13.8).

    No seu eterno plano, Deus também determinou as bases e a forma da comunhão que deveria haver entre os que aceitassem a salvação por Jesus Cristo. Foi então que a Igreja surgiu como um plano embrionário no coração de Deus. Esse embrião se manteve “oculto em mistério” (cf. 1 Co 2.7) desde os séculos dos séculos, até que o Pai, na plenitude dos tempos, o quis revelar pelo Espírito Santo (cf. Ef 3.2-6; 1 Co 2.10).

    1.2 A Igreja na plenitude dos tempos

    Quando Jesus, na plenitude dos tempos (cf. Gl 4.4), veio e iniciou a sua missão, começou a ser revelado aquele mistério de Deus. Os homens que se convertiam pela pregação de Cristo começaram a segui-lo e a “se congregar em Cristo” (Ef 1.10). De modo natural, formou-se em torno de Jesus um agrupamento que foi o início da Igreja. Jesus falou sobre a sua Igreja, dizendo: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16.18), referindo-se à confissão de Pedro que havia declarado na sua fé: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16). O início da igreja foi simples: Jesus era o centro em tudo e só havia uma caixa para atender aos pobres. Judas era o tesoureiro dessa caixa (cf. Jo 13.29).

    1.3 A Igreja estabelecida

    Somente quando o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos e eles foram batizados com poder (cf. At 1.5), é que a Igreja foi estabelecida em autoridade e na forma como Deus havia determinado. O mistério de Deus, guardado desde o princípio dos séculos, estava revelado: a Igreja, órgão de Deus na dispensação do Novo Testamento, havia aparecido em cena.

    (Teologia Sistemática, Eurico Bergstén, CPAD, p.210-211)
    http://www.cpad.com.br/?acao=LI&dep=291&secao=2286

    SAIBA MAIS...

    A relevância da educação cristã infantil para a sociedade e para a igreja - Miriam Reiche

    Com o intuito de corroborar o tema proposto, tomo emprestado a paráfrase de 1 Coríntios 13.11 feita por Walter Wangerin Jr, escritor de obras infantis: “Quando eu era menino, falava como menino, entendia como menino. Quando me tornei um homem, desisti dessas coisas infantis, mas o homem em que me transformei foi formado na meninice, e essa formação permanece para sempre.” Nesse texto, o autor destaca a relevância do período infantil para a constituição do indivíduo. Isto é, o quanto os conceitos, os princípios, as regras e os comportamentos aprendidos na infância influenciam na formação do adulto. Por isso, ao longo deste artigo, apresentarei algumas razões pelas quais esse assunto é essencial.

    Antes, porém, de expor o assunto em si, faz-se necessário explicar que esta fase da vida abrange as crianças de zero a seis anos e é fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança (e, conseqüentemente, para a vida do ser humano de uma forma geral). É a fase do crescimento sensório-motor, da aquisição da linguagem, da crise de personalidade etc. Por conseguinte, uma educação voltada para esta faixa etária deve estar adequada às necessidades e possibilidades de cada etapa do desenvolvimento infantil e promover não apenas o crescimento cognitivo, mas também o afetivo e o motor. Por fim, consoante a teologia bíblica, sendo o homem corpo, alma e espírito, a educação cristã infantil deve buscar a plenitude do mesmo, a fim de que este cresça de maneira equilibrada na presença de Deus.

    Atividades

    Aproveite o tema do trimestre para realizar uma exposição a respeito da história de sua igreja. Pesquise na secretaria da igreja fotos e informações sobre a fundação, os primeiros membros, templos antigos etc. Depois, reúna os alunos e monte um grande painel. Veja se há a possibilidade de utilizar algum espaço da igreja para montar o painel.

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - A igreja é a Casa de Deus

    Tias,
    Estou postando a lição 1 da revista do Professor, pois muita gente tem dificuldade em ter a revista em mãos logo no início do Trimestre. Fiquei sabendo que a CPAD atrasou um pouco a entrega das revistas para as livrarias pelo país, mas já estão à caminho. Procure na sua livraria local, ou diretamente pelo site www.cpad.com.br (clique em Lições Bíblicas).
    Vc também pode comprar pelo telefone informado lá no site da CPAD.

    Ter a revista do Professor é FUNDAMENTAL, pois ela traz lições para 6 meses de aulas, e são super explicativas.
    Não tem desculpa, hein tias!!
    Comprem 1 exemplar da revista do aluno e copiem para seus alunos. Mas, o ideal, seria cada criança ter sua revistinha.
    Com o Plano de Frequência, ninguem mais esquece revistinha em casa.

    Abaixo, então, o arquivo da Lição 1 - revista do Professor.
    Coloquei também o plano de frequência que vem na revista do aluno, mas ele é super fraquinho... mesmo assim, coloquei para vcs verem.
    O Plano de Frequência criado por mim se encontra em outro Tópico neste mesmo Forum


    ATENÇÃO: as demais lições dos professores NÃO serão postadas neste Portal.

    Bjs, Sandra
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 1 - A igreja é a Casa de Deus

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 01 - A igreja é a Casa de Deus

    Texto Bíblico: Êxodo 40.17-35; 1 Reis 8.1-14

    “Rich Mullins era um querido artista e compositor no mundo da música evangélica. Antes de morrer tragicamente em um acidente de jeep no dia 19 de setembro de 1997, ele havia escrito muitas lindas canções de louvor que tocaram os corações de inúmeras pessoas. Eric Hauck, um amigo íntimo de Rich, recorda-se de estar com ele em um culto de louvor apenas alguns dias antes da sua morte. A música soava desagradável – até mesmo os instrumentos estavam desafinados. Rich, porém, foi até o microfone e disse: ‘Amo estar na igreja. Amo ouvir as pessoas cantarem e tocarem de coração’.

    Hoje, Rich está adorando a Deus no céu, mas enquanto esteve na terra, amou estar na igreja e adorar com seus irmãos em Cristo. Um dos componentes de sua banda disse uma vez: ‘para Rich até mesmo uma hora aparentemente ruim na igreja é melhor do que não ir a igreja’.

    Deus deseja que os seus filhos estejam em comunhão uns com os outros. Precisamos de outros crentes a nossa volta para estimular a nossa fé e ajudar-nos a adorar a Deus de todo o nosso coração. Não desista de se reunir com os outros crentes – isto irá abençoá-lo mais do que você possa imaginar” (Graça Diária, p113. CPAD).

    Boa ideia!

    Professor prepare previamente um painel com gravuras de diversas fachadas de igrejas (grandes, pequenas, simples, luxuosas,etc.). No alto do cartaz escreva:”Alegrei-me quando me disseram: Vamos a Casa do Senhor” (Salmos 122.1).

    Explique aos alunos que não importa a arquitetura, a igreja é a Casa de Deus. E por isso devemos ter alegria de estarmos na Casa do Pai.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5

    Re: Lição 1 - A igreja é a Casa de Deus

    SANDRA, GRAÇAS A DEUS QUE VOCÊ POSTOU A LIÇÃO, PORQUE AS NOSSAS REVISTAS ATÉ HOJE NÃO CHEGARAM... JÁ ESTAVA PREPARANDO UMA OUTRA AULA PARA DOMINGO. MAS VC SEMPRE NOS ABENÇOA... OBRIGADA!

  6. #6
    DeniseMoreira está desconectado Avatar de DeniseMoreira
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Suzano
    Posts
    9

    Re: Lição 1 - A igreja é a Casa de Deus

    Sempre dei aula para Juniores mais esse trimestre recebi de Deus essa surpresa...
    Agora estou com o primários, e estou amando!
    Na primeira lição fiz a maquete e eles amaram, foi gratificante!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •