Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 2 de 2 Primeiro 12

Tópico: Apresentações - Jograis - Poesias

  1. #21
    Melissa Braga está desconectado Avatar de Melissa Braga
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Posts
    9

    Re: Dia dos Pais

    Uma peça muuuito legal!!
    Crie uma trilha sonora para cadapai entrar, fica 10!!!!

    Narrador: Atenção, Senhoras e Senhores. O que vocês vão assistir agora é uma ficção. Qualquer semelhança terá sido mera coincidência!
    Entram as crianças, conversando preocupadamente.
    Criança 01: Calma! Nós vamos encontrar. Vamos ver... Onde a gente pode começar a procurar? Ah! Tive um a idéia. Vamos até o shopping.
    Criança 02: É mesmo dizem que lá vendem de tudo. Pode ser que venda pai também!
    As crianças saem de cena. Quando o narrador começar a falar elas entram novamente em cena.
    Narrador: As crianças correm para o shopping. Andam de um lado para o outro, olhando em todas as lojas, mas não encontram nada. Quando estão quase desistindo, uma das crianças vê uma placa grande e bonita. Que surpresa para eles! A placa dizia... "Temos todos os tipos de pais".
    As duas crianças se aproximam para ler a placa, quando chega o vendedor.
    Vendedor Pois não? Posso ajudar vocês?
    Criança 01: Acho que sim.
    Vendedor: O que vocês estão procurando?
    Criança 02: Nós estamos querendo um pai.
    Criança 01: E o cartaz diz que aqui tem todo tipo de pai.
    Criança 02: É isso mesmo, "a gente" quer um pai para cuidar de nós! Você tem algum aí?
    Vendedor: Um, não.Vários. Vocês vieram ao lugar certo. Aqui nós temos todos tipos de pais. Eu vou chamar um por um, aí vocês escolhem!
    Entra o Pai Esportista - vestido com roupa de ginástica, saltitando e fazendo polichinelos.
    Vendedor: Fiquem a vontade.....
    As crianças espantadas se aproximam para conversar
    Criança 01: O senhor quer ser o nosso pai?
    Pai esportista (Toma as mãos das crianças e move para cima e para baixo com ritmo e começa a fazer ginástica).: Venham pra cá e façam como eu. Vocês estão fora de forma.
    Criança 01: O senhor ainda não respondeu quer ser o nosso pai?
    Pai esportista: Claro! Vocês estão mesmo precisando de ginástica. Vocês treinarão duro para ter um corpo de atleta como o meu e comerão somente o necessário. Nada de comer doces, salgadinhos, refrigerantes...
    Criança 02: Mas fora tudo isso aí que o senhor falou, o que mais o senhor pode nos dar?
    Pai esportista: Bem deixe-me pensar... Mais nada! Vocês serão atletas... querem mais?
    Pai sai saltitando
    Criança 01: Ih, esse pai esportista não daria certo nunca! Imagina só até sermos atletas estaríamos um palito!
    Criança 02O jeito é continuar procurando... Não podemos desanimar!

    Entra o pai desleixado, mal vestido, barba por fazer, andar desligado, olhando pros lados.
    Criança 02: O senhor quer ser nosso pai?
    Pai desleixado: Vou pensar... Pode ser! Vai ser manero; mais já vou falar logo vocês podem comer besteiras, não precisam escovar os dentes, não precisam ir pra escola e muito menos para a igreja.
    Criança 01: Esse aí tem um parafuso a menos.
    Criança 02: É... Está realmente difícil!
    O pai desleixado fica num canto.
    Entra Papai Noel, carregando uma sacola pesada, rindo "ho,ho,ho" e badalando um sino.
    Criança 01: Este aqui parece ser legal!
    Criança 02: E o senhor quer ser o nosso pai?
    Pai Noel: Quero sim, nós vamos nos divertir muito. Tenho sempre muitos presentes para vocês, mas eu só apareço no fim do ano e vocês terão que ficar sozinhos.
    As crianças balançam a cabeça e fazem cara de desânimo. Papai Noel pega o pai desleixado pelo braço e os dois saem de cena.
    Entra o Pai espião, roupa preta, olhando por cima do ombro para ver se não está sendo seguido
    Criança 01: Você quer ser o nosso pai?
    Criança 02: Só se o senhor quiser! (olhando em volta para ver o que o pai está procurando).
    Pai espião: Vocês que sabem... Minha vida é uma grande aventura, vocês não terão um dia como o outro, terão que estar sempre fugindo sem descanso. Vocês escolhem.
    Criança 01: Acho melhor não... Mas muito obrigado!
    Sai o pai espião, e entra o pai desconfiado - braços cruzados e não olha ninguém no olho.
    Criança 02: E o senhor quer ser o nosso pai?
    Pai desconfiado: Sei não, vocês estão me parecendo encrenca! Acho melhor vocês procurarem outro pai. (e sai de cena)
    As crianças sentam no chão de cabeça baixa, desanimadas
    Criança 01: Nós não vamos encontrar...
    Entra o vendedor
    Vendedor: O que foi com vocês? Estão tristes?
    Criança 02: É, você acha que está fácil? Mas, não está não!
    Vendedor: Ainda não acabou; só tenho mais um. Quem sabe?
    O vendedor vai chamar o último pai e as crianças olham ficam olhando.
    Entra o pai cristão, roupas normais, com sorriso franco, se abaixa para falar com as crianças e as olha no olho.
    Criança 01 Será? E o senhor, quer ser o nosso pai?
    Pai Cristão: Claro que sim! Sempre cabe mais um no coração de um pai cristão. O que eu aprendi de Deus, ensinarei a vocês: que a salvação está em Cristo Jesus e a comunhão com os irmãos! Teremos momentos difíceis e também momentos bons; mas, seremos felizes.
    O pai dá as mãos às crianças e se coloca em postura de oração:
    Direi como o rei Salomão:"Dize à sabedoria: tu és a minha irmã e à prudência chama tua parenta". Rogo a Deus que me faça sábio e prudente para poder dar sólida educação cristã a meus filhos. Amém.
    De mãos dadas saem as crianças - sorrindo satisfeitas - com o pai


    › Veja Mais: Apresentações - Jograis - Poesias

  2. #22

    Dia dos Pais - Historia Ilustrada: MEU PAI ROBÔ

    Mais uma emocionante história ilustrada.
    Dedicada a todos os pais do nosso amado Brasil, homens de oração e de fé.
    É só clicar no link abaixo. (no meu blog)
    Deus abençõe!
    Pra. Gabriela Pache de Fiúza

    http://sementinhakids.wordpress.com/dat ... -pai-robo/

  3. #23

    Re: Apresentações - Jograis - Poesias

    A paz do Senhor irmãos,
    Esse é um monólogo bem interessante a minha ideia é que uma moça leia e enquanto ela lê entra cada uma criança caracterizada de acordo com o tipo de pai.

    PAI IDOSO
    E o senhor idoso caminha lentamente, apoiado em sua bengala. Ele já lutou. É o herói de cabeça grisalha e braços cansados. Viveu bastante, vai ao encontro de sua coroa. Para você, papai bondoso e grisalho envio esta mensagem: DESCANSE!

    PAI DE MEIA IDADE
    É um lutador incansável. Levanta cedo e chega à noite. Senta-se na poltrona e cochila em frente ao jornal. Mal tem tempo para os filhos que crescem. Mas eles precisam aprender a Palavra de Deus, precisam de estudo, roupa, comida e por que não brinquedos? Sua mensagem é: LUTE!

    PAI JOVEM
    É o papai “marinheiro de primeira viagem” como dizem os mais experientes. Vê pela primeira vez o filhinho no berço, não teme, porém sorri. E naquele primeiro encontro mil promessas são feitas e uma grande esperança enche o seu coração. Sua mensagem é: CONFIE!
    Papai seja qual for a sua idade, receba o nosso carinhoso afeto, votos de muitas felicidades e ricas bênçãos sem fim. Que Deus o ABENÇOE.

  4. #24

    Re: Apresentações - Jograis - Poesias

    Como surgiu o Dia dos Pais

    Foi o emotivo gesto filial que deu origem à data dedicada ao papai. Assim como a dedicada à rainha do lar, nos veio à ideia tão justa e afetiva.
    Foi da América do Norte que a importamos. Partiu do coração de uma mulher simples, em 1901, na cidade de Washington.
    Uma fazendeira, Srª Drooce, pretendeu render publicamente uma homenagem ao seu pai. Por que? Para lhe retribuir a esmerada educação, sadia e vigorosa, que lhe soubera imprimir na alma belos ensinamentos e no caráter princípios que a norteariam para a prática d o bem e da lealdade.
    Srª Drooce organizou uma pequena comissão. Preparou a surpresa, convocou a banda da cidade. E chegando o dia da homenagem, o pai de Srª Drooce foi causa de regozijo popular. O sucesso animou a idealizadora e assim a fazendeira achou que o seu pai poderia receber uma homenagem especial. De uma forma singular, senhora Drooce conseguiu que o pai modelo fosse homenageado por seus concidadãos na própria capital dos Estados Unidos. Foi uma homenagem bem sucedida e daí partiu a ideia de generalizar-se uma homenagem a todos os pais, surgindo o Dia dos Pais. Caminhou, transpôs fronteiras e se fez adotar em diversos países do mundo.
    No Brasil começou a comemorar-se em seguida e há anos vem festejando-se o Dia dos Pais no segundo domingo do mês de agosto.

  5. #25
    Di1194 está desconectado Avatar de Di1194
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Posts
    1

    Re: Apresentações - Jograis - Poesias

    Antes da reunião
    Montar três quadros de flanelógrafo. Cortar em cartolina três faixas maiores e bem coloridas, em cada uma escrever: COMO HOMEM; COMO CRISTÃO; COMO PAI – são os três lances da escadaria. Em faixas menores escrever cada tópico a ser abordado – são os degraus de cada lance da grande escada. Atrás de cada faixa colar um pedaço de lixa (para aderir à flanela).


    Introdução
    Dramatizar uma cena de programa da TV com dois personagens: a apresentadora e uma adolescente.
    Apresentadora - Vamos sortear o próximo contemplado a participar do programa “Realize todos os seus sonhos”. Aqui está! - (retira um cartão de uma sacola) - O nome da grande contemplada é MARIA DA SILVA!
    Adolescente (saindo dentre os assistentes e apresentando-se à frente) – Sou eu!
    Apresentadora – Maria da Silva, hoje vamos realizar o seu grande sonho. O que você quer? Uma belíssima casa? Ou prefere três carros importados? Ou um helicóptero? Ou 500 mil Reais em dinheiro? Qual a sua resposta?
    Adolescente (pensa um pouco e responde) – Tudo isto é muito bom, mas... o meu sonho, o que eu mais quero é UM PAI!


    Dirigente da Reunião (que pode ser a própria apresentadora)
    Para os filhos o maior tesouro são os seus pais: o papai e a mamãe. Se uma dessas pessoas não está presente em sua vida, ou falha em seu relacionamento, certamente uma lacuna se formará e muitos problemas acontecerão como conseqüência desta falta. Certamente, é o que está acontecendo com a adolescente que acabaram de ouvir. Mas não basta ter o nome de PAI, é preciso saber SER PAI. E, assim como os pais querem ver seus filhos crescerem, os filhos também desejam que seus pais cresçam. Cresçam como? Cresçam assimilando e incorporando em sua vida os valores morais e espirituais que foram ensinados por Jesus em sua caminhada pela terra. Esta aprendizagem é um processo que se chama santificação, e que se inicia no momento em que entregamos nossa vida a Jesus. Podemos representar este processo por uma grande escada, com três lances. Enquanto vai subido a escada, cada qual aprende a perseverar, e a perseverança produz esperança, e na jornada da vida, cada degrau representa, cada dia de um viver mais santo.

    Desenvolvimento
    Enquanto a mensagem vai sendo transmitida, a dirigente irá formando no flanelógrafo a escada que cada pai deve subir - o 1º lance (como homem), degrau por degrau – depois o 2º lance (como cristão), degrau por degrau – e por fim, o 3º lance (como pai).

    Dirigente - Analisemos como o pai deve crescer:

    1. COMO HOMEM
    O pai é cidadão de seu país, presente na sociedade, e por isso deve ser:

    ESPERANÇOSO – 1Co 15.19 – É um pai que se preocupa com o bem estar da esposa e dos filhos. Providencia o sustento de sua casa, preocupa-se com a educação dos filhos e com a saúde de todos, para que os seus sejam cidadãos dignos e úteis à nação. Mas o pai não está preso somente a esta vida, a esta pátria terrena. No versículo citado, vemos que nossa esperança deve estar além desta vida. Quantas vezes, você papai, disse ao seu filho, esta semana, que Jesus vai voltar? Que temos um lar no porvir?

    HONESTO – Rm 13.8 – A ninguém devemos ficar devendo nada. O homem honesto paga suas contas, não engana a ninguém, e sua honestidade tem início em sua fidelidade a Deus. Ele é fiel em obedecer à Palavra, é fiel nos dízimos e ofertas.

    TEMPERADO – Pv 15.1– O pai tem que ter domínio próprio. Não pode ser briguento, nem responder com ira e aos berros. Sua palavra com os filhos e com os demais deve ser agradável e temperada.

    ORDEIRO – 1Co 14.40 – Como cidadão responsável, o pai deve acatar as ordens do governo de seu país, obedecer às leis civis, ser promotor da paz e da justiça, reconhecer e respeitar os direitos do próximo.

    SINCERO – Sl 101.2b – Um homem que fala a verdade, que tem prazer na verdade. Que não inventa mentirinha, porém o que sai de sua boca condiz com os seus atos.

    2. COMO CRISTÃO
    É um homem que faz parte de uma Igreja e diante do mundo não se envergonha do evangelho, porque sabe que é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê. Esse pai é:

    MISSIONÁRIO – Pratica e ensina a seus filhos o “ide” de Jesus. É um homem que prega as boas novas. Prega com sua vida, com seus atos. Você, pai cristão, tem falado a seus filhos sobre a salvação que Jesus dá? O exercício do pai missionário começa em casa.

    MODIFICADO - 2Co 5.17 – Um homem novo, modificado pelo Espírito Santo de Deus, que anda em novidade de vida, cujas ações são santas, diferentes das ações do homem do mundo. Para que seus filhos também se tornem “Novas Criaturas”, o pai tem que testemunhar que Jesus Cristo mudou o seu viver.

    OBEDIENTE – Hb 5.8 - O pai, como bom cristão, obedece à lei de Deus. Permanece firme diante das tribulações e tentações deste mundo, seguindo o exemplo de Jesus, que foi obediente até a morte e morte de cruz. E ensina a seus filhos que a verdadeira felicidade está em obedecemos aos preceitos encontrados na Bíblia.

    IMACULADO – Mt 5.8 / Lc 6.45– O pai precisa demonstrar que tem um coração limpo. Nunca se envolver em sujeiras e escândalos. Suas palavras devem revelar sabedoria e santidade. Nunca usar termos vãos, que não edificam.

    3. COMO PAI
    Como age o pai cristão? Como ele deve proceder?

    ÍNTIMO – Jo 15.5 – Mostrar ao filho que, mesmo sendo uma pessoa madura, como pai ele depende de Deus, que sem Deus nada faz. Fazer o seu culto doméstico, mostrando sua intimidade com Deus. E também se tornar íntimo do seu filho, a fim de que, nos momentos difíceis, ele não procure soluções fora, mas busque o conselho de seu pai.

    AMIGO - 1Pe 3.8 – Em todo tempo o pai deve se mostrar amigo de seu filho.
    Procurar compreendê-lo e ser seu companheiro. Juntos devem fazer as lições da escola, passear, jogar futebol, andar de bicicleta, nadar, ir ao cinema... Não é só pai, é mais que isto: é um grande amigo! Mas para ser amigo, é preciso estar presente.

    DISCIPLINADOR – Ef 6.4 – Como um pai pode criar um filho na disciplina e na admoestação do Senhor? Primeiramente, estando presente. Há muitos que acham que esta tarefa é “coisa da esposa”. Há pais que nunca perguntaram: “Filho, como foi o seu dia, hoje?” No entanto, ambos, mãe e pai são responsáveis, diante de Deus, pela criação dos filhos. Em segundo lugar, há os que acham que não devem disciplinar, pois isto vai tornar os filhos adultos tímidos e medrosos. Não é o que diz a Bíblia. Basta conferir no livro de Provérbios: 13.24; 22.6; 23.13-14; 29.15.

    AMOROSO – 1Jo 4.7 – Nas ações de um pai deve sempre existir amor. No olhar do pai, em sua amizade, até mesmo quando repreende, em tudo o filho deve sentir que seu pai faz por amor. A criança precisa saber que o amor é algo muito bom, pois assim, quando o pai lhe falar de Jesus, que é todo amor, ela entenderá e entregará a Jesus o seu coraçãozinho.

    PACIENTE – 1 Ts 5.14 – Nas adversidades, diante dos problemas, pai, seja paciente. Seja paciente para entender seu filho e para ensiná-lo na Palavra de Deus. Se a recomendação bíblica é que sejamos longânimos com todos, tudo deve começar no lar. Quantos pais há que estão sempre em ponto de bala, sempre prontos a explodir? Seja um pai paciente.

    CONCLUSÃO
    Queridos pais, estes três lances da grande escada da vida que têm de subir, não são vividos separadamente, mas têm que estar entrelaçados em cada dia de seu viver. Que em cada dia de suas vidas vocês possam ser exemplo como homens, como cristãos e como pais.

    Que Deus os abençoe dando sabedoria, força e muitas alegrias. Que vocês possam ouvir de seus filhos: “Esse é o melhor pai do mundo, O MEU PAI!”

    2ª Parte
    (Sugestão enviada pela SAF de Lagamar, MG)

    Providencie caixas de vários tamanhos, uma deve caber dentro da outra, de forma que a maior contenha todas as outras. Dentro de cada caixa coloque um cartão contendo uma ordem e embrulhe cada uma como para presente.

    Dirigente – Vamos convidar, neste momento, alguns pais para estarem aqui à frente e serem homenageados, homenageando assim todos os pais presentes.

    Dirigente - Convidamos o pai mais idoso
    (Quando este vier à frente, entregue-lhe a caixa maior que contém as outras caixas e peça-lhe que abra o presente)

    Ao abrir, encontrará um cartão e a segunda caixa. No cartão, que deve ser lido em voz alta, estará escrito:

    “Queira nos desculpar, mas este presente é para o pai mais jovem.”

    Dirigente - Convidamos o pai mais jovem
    (A dirigente abraça o pai mais jovem, entrega-lhe a segunda caixa e pede que abra)

    Ao abrir, o pai encontrará outra caixa e o segundo cartão, onde lerá:

    “Queira nos desculpar, mas este presente é para o pai que mais vezes leu a Bíblia.”

    Dirigente - Dos pais aqui presentes, qual leu a Bíblia mais vezes? Venha aqui à frente.
    (A dirigente parabeniza este pai, entrega-lhe a 3ª caixa e solicita que abra)

    Ao abrir, encontra outra caixa e um cartão, onde lerá:

    “Desculpe-nos, mas este presente é para o pai que tem mais filhos.”

    E, assim por diante, crie outros motivos para homenagear os pais, como por exemplo, “o pai que mais cedo se levantou hoje”, etc. Cada pai participante da homenagem deve receber um presente simples (uma caneta, ou uma meia) e a última caixa deve conter as lembranças especialmente preparadas para aquele dia e o cartão: “Distribua estes presentes entre todos os pais”

  6. #26
    JulianePinto está desconectado Avatar de JulianePinto
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2008
    Posts
    4

    Re: Apresentações - Jograis - Poesias

    No dia dos pais, fiz várias atividades deste site e foi o máximo, emcomenda de abraços, caixa para diversos tipos de pais, foi muito legal, combinei com o pastor e a igreja pagou (mas se não puderem arrecadem 4 reais de cada filho) combinei com o rapaz que tinha uma combi de caldo de cana e no final do culto todos receberam um ticket dando direito a 1 caldo e 1 pastel, eles amaram. a combi ficou parada em frente o portão da igreja e foi uma festa!

  7. #27

    Re: Apresentações - Jograis - Poesias

    Olá tias e tios,

    Gostaria de deixar minha contribuição nesse tópico tão procurado quando chegamos perto do dia dos pais.
    Na minha igreja todos os anos, cada sala da EBD - infantil apresenta uma peça, ou jogral, hino para os pais. Os pais amam ver seus eternos bebês falando versinhos decorados!
    Mas esse ano, faremos algo diferente o qual quero muito compartilhar com vocês.
    Faremos o SPA do PAPAI que será assim:

    Cada pai foi convidado antecipadamente, com um bilhetinho, para domingo estarem com seus filhos.
    Num espaço da igreja, todas as salas farão um ambiente agradável para receber os pais dos seus alunos. Nossa coordenadora comprou algodão, um tônico facial, hidratante, gel e pentes. Com esse material, as crianças poderão fazer uma limpeza facial, arrumar o cabelo do papai da maneira deles, fazer massagem e o mais importante, terão um período de proximidade, carinho e atenção com os pais.
    Teremos também um cafezinho para agradar por completo nossos convidados.

    Terei grande prazer em tirar algumas fotos e mostrar à vocês como ficou nossa comemoração.
    Espero que tenham gostado da idéia. Sei que está em cima da hora para idéias, mas quem sabe ano que vem dá certo!!?
    Que o Senhor continue abençoando nosso ministério e que possamos nos lembrar sempre que o nosso trabalho não é vão no Senhor

    Abraços,
    Samelita

  8. #28
    Josemeire está desconectado Avatar de Josemeire
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Natal RN
    Posts
    15
    DIA DOS PAIS
    Hoje e o dia dos pais, nós que fazemos a classe de Davi (primários) juntamente com todos que fazem a EBD gostaríamos de homenagear a todos os pais aqui presentes com uma mensagem de carinho e de agradecimento. Titulo da mensagem:
    Obrigado Pai
    (Sara)_Obrigado pela vida, pela coberta que me aquece, pelo teto que me abriga por tua presença amiga.
    (Lívia)_Obrigado Pai pelos doces, pelos presentes, por estar sempre contente.
    (Raisa)_Obrigado Pai pelo suor derramado e pelos braços cansados, no final da jornada para que nada me faltasse.
    (Twanny) _Obrigado Pai pelas noites em claros, quando o dinheiro não deu e mesmo assim não nos abandonaste.
    (Ramon)_Obrigado Pai porque me castigasse quando eu estava errado, e por tentar me mostrar o caminho da verdade.
    (Estefany)_Obrigado Pai por tantas vezes que deixastes os teus sonhos de lado para realizar os meus, abrindo mão de tuas vontades para realizar meus caprichos.
    (Alana)_Obrigado Pai porque tu existe porque eis meu pai e porque toda tarde volta pra casa depois de um dia de trabalho.
    (Edna)_Obrigado Pai por ser criança, por ser filho, por ser irmão, por ser amigo, por ser mestre, por ser conselheiro, por ser pai ...... o meu Pai.
    (Nathália)_E neste dia não podíamos deixar de agradecer a um pai especial que Deus colocou na sua igreja, ministro de Deus, homem de amor, eis grande pai, eis grande pastor.
    (Todas as crianças) Ser pai é mais que missão é um exercício pleno de amor. Obrigado pai, obrigado pastor.

    Obs: cada criança ai citada falou um verso, e no fim todas juntas, a apresentação ficou muito linda!!!
    Última edição por Josemeire; 22-08-11 às 08:47 PM.

  9. #29
    Josemeire está desconectado Avatar de Josemeire
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Natal RN
    Posts
    15
    Domingo foi dia dos país, comemoramos em nossa igreja com café da manhã, antes da escola dominical e tbm apresentação mais ainda vamos apresentar um dialogo com dois fantoche, uma se chama Ester e a outra Milca, vou postar as falas e assim que poder coloco as fotos. fiquem com Deus...


    Pai

    Milca – Olá Ester, a paz do senhor.
    Ester – A paz do senhor Milca!
    Milca – Ô Ester você sabe me dizer que dia é hoje?
    Ester – Que dia é hoje? Hoje é... é... é domingo!
    Milca – Não Ester...
    Ester – Hoje não é domingo?! Então que dia é hoje? Não me diga que hoje é sábado, ai meu Deus, eu perdir o circulo de oração...
    Milca – Não Ester! Hoje é o dia dos pais, não lembra? Acho que você não lembra nem qual é a cor da sua escova de dente.
    Ester – É lógico que eu lembro qual a cor da minha escova dente, ela é rosa. Ou é lilás?
    Milca – Você não tem jeito! Sabe Ester eu estava lendo uma revista e descobri algo interessante.
    Ester – O que você descobriu?
    Milca – Descobri que tem pai de todo o jeito.
    Ester – Ah Milca, disso eu já sabia, tem pai rechonchudo, tem pai magricelo, tem pai que calça 40, tem pai que calça 42, tem pai pequeno, tem pai alto. O meu, por exemplo, é tão alto, mais tão alto que nem precisa usar perna de pau.
    Milca – Ai Ester não é desse jeito que eu estou falando. O que eu quero dizer é que existem pais de todos os jeitos, no sentido de que tem pai que ama, mas tem pais que se esquece do amor. Tem pai que adota, porém, existe aquele pai que abandona, tem pai que não sabe que é pai, tem filho que não sabe do pai.
    Ester – É mesmo, enquanto você me falava coloquei minha cachola para funcionar e lembrei que lá na minha cidade (que não sei onde fica), existe pai que dá amor, mas há aquele pai que ao invés de amor só da presente e nada de carinho. Tem pai por amor, no entanto, há pai por acaso, tem pai que se preocupa com os problemas do filho, tem pai que nem sabe dos problemas que o filho tem.
    Milca – É tem pai...
    Tem pai que ensina, tem pai que não tem tempo, tem pai que sofre o sofrimento do filho, tem pai que se esquece do filho.
    Ester – Tem pai de tudo quanto é jeito. Tem pai que encaminha o filho.
    Milca – Tem pai que o deixa no caminho.
    Ester – Tem pai que assume.
    Milca – Tem pai que rejeita.
    Ester – Tem pai que acaricia.
    Milca – Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.
    Ester – Tem pai que afaga.
    Milca – Tem pai que só pensa em trabalho.
    Ester – Puxa, foram tantos tipos de pais que perdi até as contas! É... Pai, um santo remédio.
    Milca – Santo remédio? Como assim?
    Ester – Ora, pai vem em embalagem de diversos tamanhos e pesos. É de uso adulto e pediátrico...
    Milca – Você tá querendo dizer que meu pai veio dentro de uma caixa de remédio?!
    Ester – Não menina... Deixa eu continuar que você vai entender. Sua composição é a cada 100gr de PAI possui em média: 10g de carinho; 10g de compreensão; 10g de sinceridade; 10g de paciência; 10g de mesada; 0,03g de broncas e 50g de muito amor com firmeza. PAI tem prazo de validade indeterminado. Recomenda-se o uso de PAI caso sejam verificados sintomas como: mau humor; brigas com o(a) namorado(a); decisões importantes; dúvidas cruéis; falta de grana; carência afetiva; necessidade de conselho; baixo astral. Contra indicações: PAI não deve ser administrado em caso de notas baixas. PRECAUÇÕES: Este produto pode causar dependência. Cuidados na interrupção do tratamento (principalmente nas férias).O uso prolongado de PAI, às vezes parece prejudicial, pode interromper bruscamente o tratamento, inclusive por motivos de viagens.

    Os primeiros dias de ausência do PAI parecem maravilhosos, mais crises agudas são freqüentemente detectadas. Nesse caso volte logo ao uso.
    POSOLOGIA:
    Crianças e Adolescentes:
    Use e abuse do PAI. Quanto mais usar, melhor.
    E para Adultos:
    Não devem ficar acanhados, não é vergonha nenhuma usar o PAI depois de crescido.
    E LEMBRE-SE:
    "PAl é como pijama. Quanto mais velhinho, mais macio fica".
    ESTE MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO BEM AO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
    Você deve seguir o corretamente o modo de uso, caso não desapareça os sintomas, procure a orientação do Papai do Céu.
    Milca – Nossa Ester eu não sabia disso, vou usar e abusar do meu painho agora. É Ester o pai é importante na nossa vida né?
    Ester – É sim.
    Milca – Por isso devemos agradecê-lo por está presente em nossas vidas.
    Ester – Vamos agradecer então?
    Milca – Vamos lá criançada, você nos ajuda a agradecer? Então vamos começar as crianças ficando de pé...
    Ester – E a igreja também...
    Milca – Todos prontos? Então quando eu terminar de falar uma frase você vão dizer: Eu te agradeço pai, tá bom? Todo mundo entendeu? Vamos começar...
    Milca e Ester – Por todas as vezes que me deixaste na escola e me ajudaste a fazer o dever de casa.
    Crianças e igreja– Eu te agradeço pai.
    Milca e Ester – Pelas broncas que me deste e me dás de vez em quando ou de vez em sempre.
    Crianças e igreja– Eu te agradeço pai.
    Milca e Ester – Por seres exemplo e por teres me ensinado o caminho do amor e da justiça.
    Crianças e igreja– Eu te agradeço pai.
    Milca e Ester – Pelas poucas palmadas dadas no lugar preciso e na hora certa.
    Crianças e igreja– Eu te agradeço pai.
    Milca e Ester – Nós te agradecemos papai do céu e te pedimos que abençoe ricamente nossos pais, hoje e sempre. Agora todos os filhos em que seu pai está presente, vá até ele dá um forte abraço e desejá-lo um Feliz dia dos pais abençoado.
    Última edição por Josemeire; 22-08-11 às 08:40 PM.

  10. #30

    Sacerdote do Lar

    SACERDOTE DO LAR
    IZIDORA B. DE OLIVEIRA

    NARRADOR: Nesta noite vamos homenagear uma pessoa muito especial, o Sacerdote do Lar!!! Você Papai!!
    Mas primeiro vamos aprender o que é ser um sacerdote. Em Êxodo, os capítulos 28 a 31 nos falam que o SACERDOTE era um homem especialmente escolhido por Deus. Ele devia seguir um ritual de purificação para que pudesse representar Deus diante dos Homens. O Sacerdote devia apresentar algumas qualidades para ser aceito diante de Deus e assim suas orações serem ouvidas. Vamos ver quais são essas qualidades?!!

    OBREIRO
    P1 Queila- Para ser um sacerdote do lar, você precisa ser; OBREIRO
    P2 Isabele - Obreiro?
    P1 Queila - Isso, o sacerdote precisava ser aprovado diante de Deus. (2º Timóteo 2.15) "Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho". (abraça a criança) – Pai, precisamos sentir orgulho de vocês, de suas atitudes e de seu caráter.
    CONSAGRADO
    P3 Caio- além disso, o sacerdote para entrar no Santo dos santos devia se CONSAGRAR, se lavar e se purificar e também a seus filhos para que não morressem (1ª João 3.2,3) “Amados agora somos filhos de Deus... e qualquer que nele tenha esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”
    OBEDIENTE
    P1 Queila - E ser obediente! Afinal o sacerdote precisava OBEDECER às instruções para entrar na presença de Deus. (1º Samuel 15.22) “é melhor obedecer a Deus do que lhe oferecer em sacrifício as melhores ovelhas.” - os filhos precisam saber que seu pai, obedece à palavra de Deus.
    RESGATADOR
    P3 Caio - Isso mesmo! Porque, através de seus pais, eles irão conhecer a Jesus. Vocês sabiam que o sacerdote também apresentava a Deus oferta de sacrifício que servia como resgate pelo pecado do povo? (Isaías 43.3) “Pois eu sou o Senhor, seu Deus, o santo Deus de Israel, o seu salvador. Afim de que você fosse meu, dei como pagamento o Egito...”
    P2 Isabele - mais como ele ficava sabendo que Deus havia recebido o sacrifício?
    ESPERANÇOSO
    P1 Queila - O sacerdote do lar devia ser ESPERANÇOSO. Ele devia esperar que Deus o ouvisse. (Salmo 62.5) “somente em Deus encontro paz e nele ponho a minha esperança.”
    AMOROSO
    P3 Caio - e o mais importante de tudo, ser AMOROSO. O sacerdote devia demonstrar o seu amor por Deus (1º João 4.11) “amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros.” Pai, precisamos muito reconhecer seu amor por nós em qualquer situação, pois em seu amor encontramos segurança.
    TODOS- PAPAI, VOCÊ É O REPRESENTANTE DE JESUS NA NOSSA CASA!!


    Tua vida me ensina
    Turma do Printy - Datas Com. 2
    Eu louvo a Deus por tua vida meu pai
    Teu testemunho me encoraja
    És uma bênção do Senhor para nós
    Temos paz em nossa casa

    Cada dia tua vida me ensina
    Um caminho de esperança e amor
    E assim meu coração iluminas
    Com as bênçãos eternas
    Do grande e bondoso Senhor

    Aleluia, és uma bênção
    Aleluia, és um exemplo

    Nossa casa firmada sobre a rocha está
    Tempestades jamais a poderão abalar

    Cristo é a rocha aprendemos contigo
    Perfeito alicerce, refúgio e abrigo
    Ele é o pastor de quem ouvimos a voz
    Herança perfeita de amor
    Que deixastes pra nós.
    SANTO
    P4 Karen - É gente, mas o sacerdote também precisava ser SANTO! Vocês sabiam que na testa do sacerdote havia uma lâmina onde estava escrito SANTIDADE AO SENHOR (Levíticos 11: 45) “Sejam santos, pois EU SOU SANTO.”
    P2 Isabele - É verdade, os filhos precisam perceber que os pais procuram ser corretos em suas decisões ...
    ADORADOR
    P1 Queila - Sim, e além disso o sacerdote precisava levar o povo à adoração a Deus. (João 4: 24) “Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adora-lo em espírito e em verdade.” Para ser um sacerdote do lar o pai precisa ensinar os filhos a adorar ao Senhor de verdade e seguir corretamente as suas leis!!
    ENSINADOR
    P3 Caio - Bem lembrado! O SACERDOTE DO LAR precisa ser ENSINADOR.
    P4 Karen - O sacerdote era incumbido, ou seja, o responsável de ensinar aos filhos de Israel, os estatutos e as leis de Deus. (Deuteronômio 6:6,7) “Guardem sempre no coração as leis que eu estou dando hoje a vocês e não deixem de ensina-las a seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem.”
    LONGÂNIMO
    P1 Queila - E não é fácil ensinar os filhos a seguir as leis de Deus corretamente, um pai, para ser sacerdote do lar precisa ser LONGÂNIMO.
    P2 Isabele - Longânimo???? Que palavra mais esquisita!!!!!
    P4 Karen -É, um pouco, quer dizer que tem muuuiiiitttaaa paaaciiiêêênciiiaaa. O sacerdote em todos os momentos anunciava a Palavra de Deus através dos rituais e de sua paciência para com o povo. (2 Timóteo 4: 2) “Prega a palavra, Insista a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta em toda longanimidade e ensino.”
    (Gálatas 5: 22) “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
    P2 Isabele - Ah, sim!!! Com certeza!! Precisamos ver que os pais tem paciência com nossos erros, e além disso, que nos dedique tempo e muito amor!!!
    P4 Karen - Seja o SACERDOTE DO SEU LAR para que seus filhos sejam uma geração abençoada e bendita diante do Senhor!!!!
    CAIO: Nossos pais nos ensinaram, desde cedo nos contaram: que és o único Deus ao qual devemos servir!
    _____________: Viemos aqui para cantar o que temos aprendido com os nossos pais e com os nossos pastores: Jesus Cristo é o único Deus a qual serviremos a vida inteira!


    Nosso melhor para Ti
    Turma do Printy – Com. da Graça Kids
    Somos crianças do Teu reino, Senhor Jesus
    Viemos aqui, mais uma vez, confirmar a nossa fé
    Nossos pais nos ensinaram, desde cedo nos contaram
    Que és o único Deus
    Ao qual iremos servir, a vida inteira.

    Por isso, viemos consagrar
    Dons e talentos diante do altar

    Nosso melhor será pra Ti
    Nosso vigor pra Te servir
    E os melhores dias da nossa vida
    Te ofertamos, ó Senhor
    Num compromisso de amor
    Somos teus servos, Tu és o nosso Senhor

    RESPEITOSO
    P5 Carol - Além de nosso pai sendo O SACERDOTE DO LAR, também queremos homenagear nesta noite aos que trouxeram Jesus Cristo para nossa geração: Os nossos avós; com todo o devido respeito, aos nossos queridos “velhinhos”. Estes, que sempre procuraram e procuram ser: SACERDOTE DO LAR, tendo uma vida: RESPEITOSA, pois suas atitudes e caráter foram e são respeitados pelas pessoas e, que acima de todas as coisas confiam em Deus e respeitam Sua lei; assim como O Sacerdote também respeitava as leis de Deus. (Salmos 119.117.) “Dá- me apoio, e estarei em segurança, e sempre darei atenção às tuas ordens.”
    TRABALHADOR
    P6 Joyce - O Sacerdote tinha muito trabalho a fazer para que pudesse apresentar uma oferta sem mácula ou defeito ao Senhor. Assim também são nossos avós que foram e ainda são SACERDOTE do LAR, e que para o sustento de suas famílias, foram honestos e dedicados trabalhadores (Lucas 10.7) “... o trabalhador merece seu salário...”
    DEDICADO
    P5 Carol - O Sacerdote se apresentava dia a dia para exercer o serviço sagrado e oferecer sacrifícios pelos pecados do povo. Como Sacerdote do Lar, nossos queridos velhinhos, não só foram dedicados trabalhadores, como também foram e são DEDICADOS em casa, dando atenção aos seus filhos... (I Timóteo 3.4,5) “Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito. Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?”
    DIGNO
    P6 Joyce - O Sacerdote precisava ser digno para entrar na presença de Deus, por isso tinha que se purificar e se vestir adequadamente. Nossos avós também procuraram e ainda procuram ser DIGNOS. Uma vida digna e um bom caráter fala muito sobre a vida de um homem. Que possamos seguir os seus passos e nos espelhar em suas atitudes e seu caráter. (Provérbios 22.1) “O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado é melhor do que ter prata e ouro.”

    NARRADOR: Fica aqui a nossa homenagem a esses homens que com o passar dos anos a força e vitalidade aos poucos os deixam. Que nos ensinaram que o Sacerdote se apresentava diariamente para exercer o serviço sagrado e oferecer sacrifícios que não eram suficientes para perdão dos pecados. Que levaram não só a seus filhos, mas também a muitos outros a conhecerem a Jesus Cristo, o SUMO SACERDOTE, que através de um ÚNICO sacrifício removeu para SEMPRE o nosso pecado; e esse mesmo Jesus voltará para levar a todos os que NELE acredita. Somos gratos a todos esses RESGATADORES, a todos esses “velhinhos” que continuam sendo Sacerdote do Lar.


    Gratidão Aos Velhinhos
    Turma do Printy – Louv. Da Garotada V

    Os teus olhos não enxergam bem
    Lentos e suaves são teus passos
    As rugas já frisaram teu sorriso e teu olhar
    É reduzida a força dos teus braços.

    Nos teus ossos há cansaço
    Pois o tempo desgastou
    Teus cabelos brancos como a lã

    Servem pra lembrar que Jesus Cristo veio a nós
    Por teu testemunho, tua garra, tua voz,
    Iremos proclamar que o teu trabalho não foi vão
    Trouxeste Jesus Cristo para nossa geração.


    Por isso a ti, velhinho, o carinho e admiração
    Por isso a ti, velhinho, o respeito e consideração
    O testemunho do Senhor
    Tem sido firme em teu viver
    Expressamos toda nossa gratidão.

    Mas se Jesus Cristo se demora ainda pra voltar
    Certamente rugas frisarão também o nosso olhar
    Ocuparemos teu lugar e este mundo há de ver
    Seremos os velhinhos de amanhã
    A anunciar Jesus
    Pra geração que vai chegar
    A anunciar Jesus
    Pra geração que vai entrar.


    (O Pastor encerra a reunião com uma oração pela família, pelos homens (pais e futuros pais) da Igreja, de nosso país, pedindo ao Senhor que os liberte do pecado, do homossexualismo, das drogas, do abandono nas ruas, das prisões, das bebidas.) (Faça dessa oração uma bandeira em sua comunidade para que Deus tenha misericórdia das famílias brasileiras! Ore pelo menos uma vez por mês).

    O Evangelista de Crianças / Julho a Setembro-2007

    Adaptado
    Comemoração Dia dos Pais - 12.08.2012
    Depto Infantil
    I.E.A.D. Min. Juruaia/MG

  11. #31
    GUACIRA FREIRE DA HORA está desconectado Avatar de GUACIRA FREIRE DA HORA
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SÃO vICENTE
    Posts
    6

    dia dos pais

    No dia dos pais adaptamos varias ideias postada aqui
    tivemos o concurso da gravata mais feia
    fizemos uma gravata em cartolina entregamos as crianaças na escola dominical cada uma decorou a do seu pai a noite entregamos agravata e igreja votou na mais feia ao final o pai ganhou uma bela gravata
    Pedimos as mães que nos conta-se algo diferente sobre avida do papai e caracteristica de sua personaldade e vivencia no seu lar algumas deram e com esses dados fizemos uma brincadeira entrega de abraço: tipo esse pai tem tres filhas mulheres e corujão ,ou esse pai é calvo e assim por diante ai eu pedia para que o pai vieese pegar o seu abraço também fizemos bigodes e vestimos com a roupa preferida do papai

    Programação abaixo.

    1000232_498261803591239_674680441_n.jpg
    --------------------------------------------------------
    PROGRAMAÇÃO DIA DOS PAIS DIA 11/08/2013
    Dias dos pais café da manhã NA ESCOLA DOMINICAL NA SALINHA
    piquinique cada família trás alguma coisa
    CONCURSO DA GRAVATA MAIS FEIA *

    No Dia dos Pais,concurso da gravata mais feia.
    Os juízes escolherão a gravata mais feia, e A IGREJA dará para aquele papai um prêmio relativo a esse concurso.


    Então as crianças decorarão as gravatas com pinturas berrantes, com botões, jóias, e qualquer coisa que torne as gravatas o mais ridículas possíveis. *

    Lembrancinhas canecas ou caneta de sopa
    A NOITE CADA PAI SERÁ IDENTIFICADO COM UMA MINI GRAVATINHA
    TODAS AS CRIANÇAS IMITARAM SEUS PAIS VESTIDOS COM A ROUPA PREFERIDA DO PAPAI
    DRAMATIZAÇÃO:
    Três crianças: uma com um paletó , outra com um cinto e outra calçando sapatos de homem:

    1ª Criança - O paletó do papai é grande!
    O amor do papai por mim,
    Também é grande assim.

    2ª Criança - O cinto do papai dá duas voltas em mim.
    Comprida desse jeito,
    É a paciência do papai comigo.

    3ª Criança - Os sapatos do papai são largos e fortes.
    Forte assim, é o apoio que o papai me dá
    E larga a sua proteção
    "ENCOMENDA DE ABRAÇOS”

    *PERSONAGENS: CARTEIRO (PROFESSOR) E OS ABRAÇOS (CRIANÇAS).

    *PREPARAÇÃO DA “ENCOMENDA DE ABRAÇOS”

    *Descubra algo, ou um fato, um livramento, uma benção, etc. que tenha marcado de forma especial a vida de cada pai. Para isso converse em particular com cada mamãe!!!

    *Atenção: é importante que seja algo que realmente o papai jamais esqueceu!!!!

    *Escreva em papéis separados as informações obtidas das mamães sobre cada papai!!!

    *Cada criança representará um Abraço a ser entregue.

    *Cada criança ficará com um papelzinho com a infomação (pista) de um dos pais.

    *Para evitar problemas com pais ausentes no dia, coloque os Abraços sortidos: coloque cada criança para entregar o Abraço a um pai que não seja o seu.

    *Antes de ler a informação (pista) que está em cada Abraço....pode-se brincar um pouco sobre o destinatário daquele Abraço, exemplo:
    - Este abraço pertence à uma pessoa que tem um olho direito!!!.... Pertence à uma pessoa que está de camisa cor ........ (falar a cor da camisa) !!!!..... etc.... use a imaginação e brinque!!!!

    *Pode-se também usar a imaginação e enfeitar as crianças com papéis coloridos ou fazer mãos bem grandes de papelão ou cartolina e fixá-las nas mãos das crianças.

    *PROCEDIMENTO:

    *O carteiro entra e vai à frente da igreja com os seus ABRAÇOS para serem entregues.

    *Então ele explica que está ali para entregar as encomendas de Abraços....mas que não veio os nomes das pessoas que receberão esses Abraços, veio somente algumas pistas de quem possa ser o dono de cada Abraço!!!

    *O carteiro escolhe um Abraço e pega o papelzinho que está nele com a pista que indica à quem pertence aquele Abraço.

    *Quando determinado Abraço é escolhido pelo carteiro para ser entregue, ele deve permanecer com os braços abertos pronto para dar o gostoso Abraço em seu respectivo dono.

    *O carteiro lê a pista e pergunta ao público de quem é aquele Abraço.... o pai que se identificar com aquela pista deverá se levantar e ir à frente receber o seu Abraço!!!! Pode também entregar alguma lembrancinha junto com cada Abraço!!!

    *O carteiro escolhe mais um Abraço e faz o mesmo procedimento....e assim se fará até acabarem todos os Abraços!!!!
    FINALIZANDO HINO
    ENTREGA DE PRESENTES

  12. #32
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Apresentações - Jograis - Poesias

    Aproveitando um jogral postado na página anterior, eu criei esta folha com uma palavra de reflexão para os pais.
    A folha vai dentro de uma sacolinha com brownies.
    As crianças também vão ofertar um cartão-gravata que tem aqui no Portal.
    Imprimi em papel CHAMEX verde água - que é o que tinha em casa.
    Mas fica bom em papel azul ou amarelo também.
    Vc pode acrescentar embaixo, à direita, o carimbo da sua igreja, ou o nome da criança.

    clique duas vezes pra salvar e imprimir.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  13. #33
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Apresentações - Jograis - Poesias

    O que personagens da Bíblia ensinam sobre pais

    ... o texto deve ser lido direcionado aos pais, olhando para os pais ...

    1.) Em Gênesis 12 Abraão ensina pais, sobre a dor de ficar sem filhos.

    2.) Em Gênesis 37, 48 e 49 Jacó ensina pais, o que acontece quando tomamos favoritos entre nossos filhos.

    3.) Em 1 Samuel 1-4 Eli ensina pais, sobre o que acontece quando estamos ausentes na criação dos nossos filhos, mas, como podemos fazer uma diferença criando filhos adotivos.

    4.) Em 2 Samuel 11-18 Davi ensina pais, que colhemos o que plantamos na criação dos nossos filhos.

    5.) Em 1 Reis 17-19 e 2 Reis 2-8 Elias ensina pais, a arte de mentorear e criar um líder.

    6.) No livro de Ester, Mordecai ensina como ser um bom padrasto.

    7.) Em Mateus 1-2 e Lucas 1-3 José (pai de Jesus) ensina pais, humildade ao tomar o último lugar na história.

    8.) Em João 8:12-59 Jesus coloca diante de nós a escolha de qual pai iremos seguir Abraão, o Diabo, ou Deus.

    - autor desconhecido
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico
Página 2 de 2 Primeiro 12

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •