Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Dança na igreja, há base biblica para isso?

  1. #1
    Hcb está desconectado Avatar de Hcb
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Ribeirão Pires
    Posts
    27

    Dança na igreja, há base biblica para isso?

    A Paz Do Senhor.

    Tenho visto que em muitas igrejas há até mesmo ministério de dança, lendo a Biblia não encontrei base para este tipo de coisa.
    Tem até alguns textos que homens e mulheres de Deus dançaram, mas não dentro do templo.
    Gostaria de saber a opinião dos irmãos quanto a dançar dentro da Igreja, se é certo ou errado, isto é, glorifica a Deus ou só satisfaz algum prazer humano?
    E se há base biblica por favor me mostrem onde é ensinado.


    › Veja Mais: Dança na igreja, há base biblica para isso?

  2. #2
    jcdizero está desconectado Avatar de jcdizero
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    67

    Re: Dança na igreja, há base biblica para isso?

    Ministério de dança certamente é invencionice humana.

    Mas, também, não podemos engessar totalmente a liturgia. Também, devemos levar em consideração, a cultura local de cada igreja.

    Na igrejas e comunidades africanas por exemplo, a dança já está tão arraigada em algumas culturas, que acabam fazendo parte natural da celebração que envolve o culto.


    Paz!

  3. #3
    Decio Simioni está desconectado Avatar de Decio Simioni
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    4

    Re: Dança na igreja, há base biblica para isso?

    A paz do Senhor Jesus, acredito que a dança pode ser usada, desde que seja um ato de temor a Deus, pois a Biblia diz que somos templo de Deus, e portanto, não podemos esquecer que todo aquele que aceitou a Jesus verdadeiramente é um adorador, e entendo que toda expressão que venha para glorificaro Senhor, Deus aceita, pois Ele nos conhece e sabe a intanção do nosso coração. 2º Co 3:17, diz: "Ora, o Senhor é o Espírito, e, onde está o Espírito do Senhor, ai há Liberdade".

    Deus abençoe
    Décio Simioni

  4. #4
    juninho11fev está desconectado Avatar de juninho11fev
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    4

    Re: Dança na igreja, há base biblica para isso?

    Não saberia dizer se há base bíblica, mas eu particularmente, não me sinto a vontade. Não vejo necessidade nos grupos de coreografia que as igrejas estão implantando.
    É mais um recurso visual que atraem os mais jovens, porém pra mim não acrescenta muito. Minha opinião! :mrgreen:

  5. #5
    RaquelPMarques está desconectado Avatar de RaquelPMarques
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Aveiro - Portugal
    Posts
    16

    Re: Dança na igreja, há base biblica para isso?

    Embora ache que em momentos especiais, se possam fazer dentro da igreja, visto que na bíblia também em momentos muito especais e mesmo pessoais pessoas louvaram a Deus pela dança e com alegria. Contudo em nenhum caso bíblico se fala que alguém dançou em templo ou igreja. Depende muito do estado da pessoa e da unção do espírito santo. Não existe fundamento bíblico e não se deve fazer da dança ou coreografia que seja para cada culto ou exista um grupo especializado nisso. Na bíblia fala sim em música, cantos, louvor e adoração, assim como o uso da palavra e dons do espirito.

    Certas formas de louvor, devem ser usadas com certa medida e controle, dependendo sobretudo o porquê do seu uso, para quê e com que objectivo, se vem de Deus, podemos usar, mas muitas vezes não vem de Deus, em tudo devemos não só ter o dom, mas saber usar e darmos um bom exemplo e testemunho de Deus em TUDO! Isto é para todas as áreas de serviço a Deus.

    A dança pode ser uma boa forma de louvor, desde que estejam todos entregues nas mãos de Deus e usar esses serviço em momentos especiais, assencialmente em momentos de evangelização para o exterior da igreja. Usar a dança e coreagrafia como uma área da igreja, não vejo justificação, nada se faz por força ou de forma rotineira porque tem que ser. Deus dirige a Igreja e um dia poderá ser usada a dança, ou outras formas mais surprendentes das quais não estariamos habituados. Deus sempre faz o melhor para a Sua Igreja e nos surpreende, mesmo quando nunca imaginamos .

    Vejam como fala no Novo Testamento acerca do crescimento da igreja primitiva, como eram todos os dias acrescido milhares de pessoas! Mas que "instrumentos" os irmãos usaram? Os mesmos de hoje, o grande AMOR, UNIÃO e o ESPÍRITO SANTO em acção, em todos e cada dia e momento!
    A vida cristã é contínua e não é só ao fim semana, um domingo ou 1 hora de cada domingo. Assim também é o uso do serviço e trabalho que damos a Deus! Pensem nisto!

  6. #6
    Fabricio0103 está desconectado Avatar de Fabricio0103
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Posts
    2

    Re: Dança na igreja, há base biblica para isso?

    Particulamente, não creio que o dançar seja algum problema, para mim o problema passa a existir quando disputa por beleza e glamour entre os dançarinos nasce. Não chamo de ministério, por que a Bíblia não dá base para tal. As pessoas que dançaram, descritos na Palavra, não eram integrantes de um grupo de coreografia, mas simplesmente expressaram o que sentiram quando Deus proveu o milagre ou realizou uma de Suas maravilhosas obras.

  7. #7
    Silkz está desconectado Avatar de Silkz
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Posts
    1

    Re: Dança na igreja, há base biblica para isso?

    Não aprovo porque sempre que se deseja "DANÇAR" vamos precisar de ritmos que cada vez mais imitam os ritmos do mundo. O gesto de se movimentar talvez não tenha tanto problema, o grande insulto à santidade de Deus, acho eu, que são os exageros nos instrumentos metalizados, sons impróprios para um ambiente de oração.

  8. #8
    romano está desconectado Avatar de romano
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Posts
    3

    Re: Dança na igreja, há base biblica para isso?

    A paz de cristo,



    A DANÇA É UM RECURSO DE COMUNICAÇÃO(O CORPO FALA) É ARTE. E NADA MELHOR DO QUE FAZER ARTE COM O OBJETIVO DE EDIFICAR, A MUITA HIPOCRISIA, FALSO MORALISMO NA QUESTÃO DA ARTE NAS IGREJAS.AFINAL CRISTÃO NÃO PODE SER CANTOR,ATOR,BAILARINO E ETC...

  9. #9

    Re: Dança na igreja, há base biblica para isso?

    Vamos ver na bíblia o que acontece quando a igreja reúne num lugar, e vamos ver se o apóstolo Paulo citou as danças como algo edificante na reunião da igreja? Lemos então 1 Corintios 14:26 ( embora o texto fala sobre o falar em outras línguas ), mas expõe o que cada irmão tem para a realização da reunião da igreja, vejam:

    "Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja. 1Cor 14:26

    Não encontrei a tal "coreografia" que é uma invenção humana e recente, divulgada pela Batista da Lagoinha, e alastrada no Brasil, e partes do mundo.

    Tem irmãs que dizem que "dança" é ministério... ( sem comentários )

  10. #10
    Denise22 está desconectado Avatar de Denise22
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Posts
    3
    Somos livres para louvar e adorar ao Senhor com santidade.
    a dança e uma forma de adoração sim! principalmente pra jovens
    sou MINISTRA de dança lider do MINISTERIO de dança na minha igreja
    e pra Gloria de Deus tenho tido muintas experiencias com Jesus atraves da dança
    dança é arte e toda arte pertence a Deus, eu acho que Deus deu a cada um o seu dom
    e nós somos livres para adorar cada um com o dom que Deus lhe deu, uns pregam, outros profetizam, outros tocam estrumentos, outros cantam, fazem teatro
    etc... quando fazem para o Senhor não olhamos pra criticas a não ser que seja construtiva pq certas criticas pode destruir com o ministerio
    de uma pessoa, se a Gisela não tivesse olhado somente para Deus hoje ela não teria o ministerio abençoado como ela tem
    Olhar somente para Deus e ouvir somente aquilo que pode edificar o meu MINISTERIO.
    Sou MINISTRA de dança e louvo ao senhor por isso.

  11. #11
    eu faço parte de um grupo de senhora de coreografia da minha igreja eo nosso objetivo é glórificar o nome do Senhor e para que aqueles(as) que ainda não o conhece a Jesus conheça e veja que nós adoramos louvamos e dançamos na presença do Senhor que servir ao Senhor é gratificante e somos gratos a Ele por tudo em nossas vidas, lembre de Mirian.....
    irmã Meire da assembléia de Deus- de uruguai -1 em salvador ba

  12. #12
    Elaine Berbel está desconectado Avatar de Elaine Berbel
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Posts
    1
    Enganoso é o coração do homem, não podemos nos esquecer disto, enquanto as igrejas não se concientizarem que devemos nos afastar e sermos diferentes do mundo, não iremos caminhar para o Céu. Ritmos,danças, e outras coisas que entraram infelizmente nas igrejas não agradam a Deus nem aos Verdadeiros Adoradores do Senhor. Igreja do Senhor,Desperta!

  13. #13
    Marco Silva
    Avatar de Marco Silva

    Re: Dança na igreja, há base biblica para isso?

    Uma das questões que eu vejo sobre a dança na igreja é que a dança geralmente exprime sensualidade mas nos cultos judaicos havia manifestações de dança e a Bíblia diz que Miriam dançou Então essa base para a igreja pode não ser tão levada a sério assim por isso não vejo problema se não houver sensualidade


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •