Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Jefté sacrificou ou não sua filha?

  1. #1
    Hcb está desconectado Avatar de Hcb
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Ribeirão Pires
    Posts
    27

    Jefté sacrificou ou não sua filha?

    A paz do senhor.
    meus amados neste texto que se encontra em Juízes 11:30,40, fiquei com muita dúvida se Jefté sacrificou ou não sacrificou sua filha em holocausto.


    › Veja Mais: Jefté sacrificou ou não sua filha?

  2. #2
    jcdizero está desconectado Avatar de jcdizero
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    67

    Re: Jefté sacrificou ou não sua filha?

    Claro que sacrificou.

    Paz!

  3. #3
    Hcb está desconectado Avatar de Hcb
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Ribeirão Pires
    Posts
    27

    Re: Jefté sacrificou ou não sua filha?

    Citação Postado originalmente por jcdizero
    Claro que sacrificou.

    Paz!
    O sacrificio humano não era proíbido por Deus?

    "Assim não farás ao Senhor, teu Deus, porque tudo que é abominável ao Senhore que Ele aborrece fizeram eles aos seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram com fogo aos seus deuses." (Dt. 12 .31)

    E não estava também na lei mosaica?

    "Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha,nem adivinhador e nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro." (Dt. 18.10).

  4. #4
    jcdizero está desconectado Avatar de jcdizero
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    67

    Re: Jefté sacrificou ou não sua filha?

    "Assim não farás ao Senhor, teu Deus, porque tudo que é abominável ao Senhore que Ele aborrece fizeram eles aos seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram com fogo aos seus deuses." (Dt. 12 .31)

    E não estava também na lei mosaica?
    Sim meu caro,

    O sacrifício humano é abominação terrível para Deus.

    Mas ter pergunto: o que Deus teve a ver com isso?

    Jefté fez seu voto por conta e risco, em nenhum momento está relatado que Deus aceitou tal voto, muito menos tal sacrifício.

    Isso é apenas um relato histórico de um combate e, seus detalhes que aconteceu na época. A primeira leitura que devemos fazer desse texto, é como relato.

    Para concluir, acho até mesmo que Deus, ao permitir ser sua filha a primeira a sair de sua casa, foi para conscientizar Jefté de seu voto absurdo. Mesmo assim, Jefté movido pela cegueira espiritual, acabou sacrificando sua filha. Mas, acredito piamente, que o desejo de Deus, era que Jefté, voltasse atrás de seu voto e, pedisse perdão a Deus.

    Nesses casos, a lei maior é o amor e, talvez sempre seja o amor. A prova disso, é que Deus não permitiu que Abraão sacrificasse se filho.

    Paz!

  5. #5
    Hcb está desconectado Avatar de Hcb
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Ribeirão Pires
    Posts
    27

    Re: Jefté sacrificou ou não sua filha?

    Juízes 11. 37.39
    "37Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras" .
    38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
    39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel, "


    Eu entendo aqui ("E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem;") que a filha de Jefté permaneceu vigem

    O voto de Jefté era de natureza irremissível e além disso seria difícil provar que Jefté fosse ignorante em relação às leis de Deus em relação aos sacrifícios humanos, expostas em Levítico 18:21; 20: 2-5; Deuteronômio 12:31; 18:10, etc. Por isso (por ter tido fé em Deus e não por ter sacrificado cruelmente a filha), Jefté pôde ser mencionado na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11 (verso 32).

  6. #6
    jcdizero está desconectado Avatar de jcdizero
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    67

    Re: Jefté sacrificou ou não sua filha?

    Eu entendo aqui ("E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem;") que a filha de Jefté permaneceu vigem

    O voto de Jefté era de natureza irremissível e além disso seria difícil provar que Jefté fosse ignorante em relação às leis de Deus em relação aos sacrifícios humanos, expostas em Levítico 18:21; 20: 2-5; Deuteronômio 12:31; 18:10, etc. Por isso (por ter tido fé em Deus e não por ter sacrificado cruelmente a filha), Jefté pôde ser mencionado na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11 (verso 32).
    Veja o que diz o verso 31: qualquer que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, quando eu, vitorioso, voltar dos amonitas, esse será do Senhor; eu o oferecerei em holocausto.

    Portanto, essa teoria, não tem sustentação bíblica, porém, vejamos:


    Deus não designou nenhum voto a Jefté, nem tão pouco solicitou sua filha em sacrifício. Em nenhum momento o Senhor condicionou a vitória a isso. Podemos observar que no capítulo 11 verso 29 que, Deus já havia determinado sua vitória, pois seu espírito já estava sobre ele. Resumindo, sua palavra é condicionada apenas à sua própria palavra.



    Com relação à galeria da fé, tomemos como exemplo o rei Davi.

    Está escrito que Davi foi um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22), entretanto, cometeu duas atrocidades, crimes da pior espécie.

    Um deles, também foi homicídio e, com todas as qualificações. Foi um crime premeditado, engendrado e, movido por outro pecado também gravíssimo. Mesmo diante de tal fato, foi perdoado e, figura entre os grandes homens de Deus.

    Fé, nem sempre significa conhecer a vontade de Deus!

    Paz!

  7. #7
    KellySisuê está desconectado Avatar de KellySisuê
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2008
    Posts
    3

    Re: Jefté sacrificou ou não sua filha?

    A Paz amados!

    Nos versículos seguintes de Juízes 11:

    37 Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.

    38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.

    39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito;e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,

    40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.

    Esse voto impensado e precipitado de Jefté nos faz pensar em nossas próprias vidas. Quantos de nós já vimos ou até já fizemos votos que chegam a ser absurdos, impossíveis de serem cumpridos, sem que o Senhor tenha nada a ver com isso.

    Assim foi com Jefté, ele votou, sem o Senhor pedir, mas só porque ele cumpriu seu voto, não significa que Deus aceitou, pois o Senhor não se agrada de sacrifício humano.

    Portanto, vamos pensar antes de fazer um voto a Deus!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •