Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Disciplina na sala de aula

  1. #1

    Disciplina na sala de aula

    A paz do Senhor jesus!

    Faz pouco tempo que trabalho com Pré-adolescentes (apenas 4 meses), tenho pouca experiência e algumas dúvidas.
    Este site é uma benção na minha vida, ainda não sei bem navegar, mas irei aprender.Por favor, preciso de orientação!
    Quando não conseguir conter o meu aluno, durante a aula; é certo pedir que o mesmo se retire da sala?


    › Veja Mais: Disciplina na sala de aula

  2. #2

    Re: Disciplina na sala de aula

    A Paz,Josilene!

    Eu ambém, como você faz um pouco de tempo que comecei a dar aulas a classe de Pré-Adolescentes. Mesmo com pouco tempo tento as vezes perceber as reações dos alunos em relação a certas atitudes que eu faço oua outre professora que auxilia na classe.
    Em relação a disciplina em sala, particularmente acho que não se deve chegar ao ponto de tirar o aluno da sala, porque pode se criar no aluno uma revolta e ao ponto de ele não querer frequentar mais a EBD ou a própria classe, e esse não objetivo da mesma.
    Por isso, acho que primeiro se deve sempre estar orando por aquele aluno para que ele perceba o compromisso de estar na EBD e o quanto aqueles ensinamentos bíblicos serão importante para a sua vida. E também, muitas vezes uma boa conversar em particular com aquele aluno no término da aula, é uma boa idéia. Pois muitas vezes aquele adolescentes reagede tal maneira por causa de algum problema de ordem:familiar, pessoal(Conflitos,principalmen te nesta fase), por isso é bom conversar bem sincero com o aluno cara na cara, mas com jeito. Deus com certeza a de orientar vc irmã.

    Fazer atividade que possam vale pontos no comportamento. A atividade de dracmas é muito bom, tem o plano de premios no tópico plano de frequência. t~em dado muito resultado na minha sala, até aqueles alunos que as vezes passa dos limites, em relação ao comportamento!

    Espero que ajude a irmã! :D
    Deus continue te abençoando e orientando!

  3. #3

    Wink Re: Disciplina na sala de aula

    O Senhor é a força da nossa vida.

    Querida irmã Eleidiane, sou grata a Deus por seus conselhos, tenho certeza de que Deus falou comigo atravéz de você. Outros professores da minha igreja me aconselharam a retirar o aluno da sala de aula, quando eu não tivesse controle quanto ao seu comportamento; porém até ler a sua mensagem, não tinha certeza se esta era a coisa certa a fazer.
    Hoje lamento muito por ter feito uso desse método 1 vez, e ter visto outros professores fazerem o mesmo. Irei colocar em prática seus conselhos e orientar outras pessoas que se utilizam desse método. Sei que Deus continuará nos orientando a contribuir para o crescimento espiritual dos nossos alunos.
    Muuuuuuuuuuuuuuuito obrg. QUE DEUS TE ABENÇOE!

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Disciplina na sala de aula

    Pesquisem mais materiais aqui:
    http://www.escoladominical.net/forum...php?f=4&t=3976


    Disciplina durante a aula
    Causas básicas do mau comportamento

    fonte: http://www.umadu.com.br/ebd.php?c=144

    A – Problemas:

    1- Desatenção.
    2- Atraso.
    3- Falta de respeito aos mais velhos.
    4- Mau comportamento.

    B – Causas básicas do mau comportamento:


    1- Físicas:

    a- Arrumação inadequada da sala de aula. Os músculos estarão doloridos por estar sentado numa cadeira ou banco desconfortável? Há luz direta nos olhos? A sala é muito quente ou abafada? Todos podem ver da posição em que se encontram? Será que os alunos estão colocados de frente um para o outro e, por tanto, se destraem?
    b- Fase de crescimento. Haverá atividades adequadas ao dispêndio de energia? O período de atenção a que se está submetendo o aluno não será muito longo?

    2- Sociais


    a- Desejo de brincar.
    b- Desejo de conversar.
    c- Desejo de se expandir depois do período de disciplina.
    d- Desejo de atrair a atenção sobre si.

    3- Influencia do lar:

    a- Falta de respeito pelos mais velhos.
    b- Falta de disciplina no lar.
    c- Ausência de influencia religiosa.

    4- Ensino inadequado:

    a- Trabalho mal organizado e mal preparado.
    b- Dependência do material a ser ensinado, sem torna-lo vivo e interessante para os alunos.
    c- Compreensão inadequada dos métodos de ensino.
    d- Falta de amor e compreensão para com o aluno.
    e- Atitude negativa: pouca esperança de que os alunos se comportem bem. Eles notam e agem de acordo.

    5- Problemas psicológicos:

    a- Complexo de rejeição.
    b- Complexo de inferioridade.

    6- Influencia satânica:

    a- Ignorância (da parte do professor) de seus métodos.
    b- Falta de oração suficiente (da parte do professor e da igreja).


    C- A responsabilidade do professor:

    1- Ore pela disciplina da classe e pela sua própria preparação. Lembre-se de que a oração resolve os seus problemas.
    2- Ame os alunos. Eles sentirão e corresponderão a esse amor.
    3- Aprenda os nomes de seus alunos e chame-os pelo nome.
    4- Procure estar totalmente preparado quanto à lição e outras partes da aula. O professor preparado sente-se seguro. Os alunos percebem a falta de segurança da parte do professor mal preparado e tirarão vantagens disso.
    5- Seja positivo. Espere que os alunos se comportem bem. Mostre apreciação pelo bom comportamento.
    6- Mantenha atividades variadas. Os alunos se cansam facilmente de uma única atividade. Faça com que seu programa de ensino tenha andamento rápido.
    7- Procure vigiar os alunos, mas sem chamar atenção às coisinhas sem importância. Se algum aluno estiver se comportando mal, mas não perturbando os demais, ignore-o.
    8- Visite os lares dos alunos; ou telefone. Procure saber quais os seus problemas individuais.
    9- Apresente o material de ensino de uma forma tao interessante que os alunos não tenham tempo para distrações.
    10- Seja justo e compreensivo, porem firme.
    11- Cumpra tudo o que prometer – Quer disciplina, quer prêmios.
    12- Examine-se após cada aula. Tire o Maximo proveito de suas experiências.


    D – Medidas preventivas:

    1- Mantenha os alunos ocupados.
    2- De oportunidade para o dispêndio de energias.
    3- Procure evitar más condições atmosféricas na classe.
    4- Procure proporcionar lugares confortáveis para todos, com assentos próprios para o tamanho do aluno. Faça os alunos ficarem de frente para o professor. Separe os mais desatentos. Deixe lugares vagos próximo à porta para os atrasados.
    5- Evite ruídos desnecessários. Especialmente cântico muito estridente.
    6- Estabeleça um método de o aluno pedir a palavra.
    7- Inicie a aula na hora marcada, e mantenha os alunos ocupados desde a hora de entrar na sala de aula. Comece a aula com entusiasmo.


    E – medidas corretivas:

    1- Recolha o objeto que esteja causando desordem (se for preciso tirar do aluno algum objeto seu, coloque-o sobre sua mesa, ou num lugar visível, para que lê saiba que vai recebe-lo no final da aula. Peça para que ele não volte a trazê-lo à classe)
    2- Coloque o dedo sobre o lábio pedindo atenção.
    3- Pare de falar durante um minuto.
    4- Olhe firmemente para o aluno desatento. Faça-lhe uma pergunta, chamando-o pelo nome.
    5- Detenha temporariamente um premio para o desobediente.
    6- Dê oportunidade para o aluno desatento ajudar em alguma coisa, mas cuidado para não dar a impressão de premiar a desatenção.
    7- Converse com o aluno fora da classe sempre que for possível e trate-o com amor.
    8- Expulse o aluno da classe quando necessário, mas nunca sem aconselha-lo. Seja justo e mantenha a simpatia da classe.
    9- Não ameace desnecessária e injustamente. Porem, se ameaçar algum castigo, execute-o.

    F – Devemos evitar:

    1- Não castigue fisicamente.
    2- Não ralhe com o aluno por desatenção, antes se examinar se seus métodos estão interessantes.
    3- Não envergonhe um aluno diante da classe, a não ser que seja inevitável. Fale com ele depois da aula.
    4- Não corrija os alunos se estiver zangado. Espere até poder falar-lhes com amor.
    5- Não premie o aluno que apenas deseja chamar atenção sobre si. Dê responsabilidades àqueles que realmente merecem e que podem corresponder.

    G – Crianças em idade pré-escolar:


    Numa classe onde é necessário ensinar crianças pré-escolares junto com as mais velhas, esclareça à classe que há um grupo de crianças menores na sala, as quais ainda não escrevem e lêem com rapidez, é preciso ter paciência e ajuda-las, o mais importante é que os mais velhos possam dar exemplo.

    Publicado por Kellen Ribeiro
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    NMiranda está desconectado Avatar de NMiranda
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Posts
    1

    Re: Disciplina na sala de aula

    Olá pessoal.. paz do senhor !!!!! sou profs de Ensino Religioso na Escola Publica e estou trabalhando com eles regras . eles mesmo dizem o que não pode dentro da sala se aula , ai cada encontro que temos semanais eu cobro uma regra , na proxima semana relembro a regra da semana passada e acrescento mais uma , e assim progressivamente ,tem sido uma benção.
    Em Cristo , Naara

  6. #6
    Hcb está desconectado Avatar de Hcb
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Ribeirão Pires
    Posts
    27

    Re: Disciplina na sala de aula

    A Paz do Senhor.

    Comecei dar aula no começo deste ano aos adolecentes.
    No começo, devido ao comportamento e falta de respeito de alguns deles, eu já estava quase a desistir de dar aulas à eles, mas comecei orar pedindo que Deus me desse graça, e orar por eles também.
    Não só isso, comecei a dar mais atenção fora da sala de aula conversando mais com cada um individualmente, então passei a conhecer meus alunos e eles me conhecerem, saber da necessidade de cada um.
    Vi também que precisava mudar o meu metodo de aula, pois eu dava aula para os adultos, tive então que me adaptar a liguagem dos adolecentes, passei a trazer dinâmicas para as aulas não ficarem cansativas.

    Hoje, meus alunos me respeitam, as aulas estão sendo uma benção onde todos prestam atenção e participam ativamente.
    Os alunos que não traziam as revistas da lição para a aula passaram a trazer e eu vejo que as revistas estão cheias de anotações deles, o interesse de saber sobre assuntos bíblicos aumentou!
    Enfim, sou muito grato a Deus pela vida deles.

    A Paz.

  7. #7

    Re: Disciplina na sala de aula

    A Paz a todos!

    Irmão(a) Hcb, muito bonito a sua atitude em conhecer os alunos que tem. Isto é muito importante para um bom rendimento na sala de aula e fora dela, pois os alunos vêem que o professor é interessado não só em ensinar a Palavra de Deus, mas tem interesse em ser amigo deles, e isso é maravilhoso.
    Eu, particularmente estou adorando dar aula aos Pré-Adolescentes. Quando a gente volta no tempo e lembra que passamos por esta fase , nós sentimos na pele as situações que nossos alunos estam a passar.

    Que Deus continue, nos orientando e nos dando sabedoria para fazer a sua vontade, ensinando a sua Palavra a Eles!

    Deus vos Abençõe grandemente!

  8. #8
    Silvia Alegria está desconectado Avatar de Silvia Alegria
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Posts
    3

    Re: Disciplina na sala de aula

    Sou professora da EBD e tenho alunos não crentes, pois na minha igreja não temos essa faixa etária exceto meu filho de treze anos. Saímos no próprio bairro para convidar e eles veêm todos os domingos. Como são alunos carentes financeiramente e emocionalmente, começamos pelo amor e respeito ao tratá-los.
    Eles eram hiper indisciplinados, falavam palavões e até se agrediam fisicamente.
    Eu ministrava minhas aulas em constante oração. Depois de um mês comecei a ensaiar com eles corinhos e fizemos apresentação no culto da noite. Convidamos as mães pois nenhum deles moram com o pai., foi uma benção.

    As irmãs fazem visitam às familias e nós da Ebd trabalhamos com eles, servimos lanche antes da aula, oramos, cantamos, etc. Eles ainda não conseguem fazer a oração audível mas estão se habituando a falar com Deus.
    No inicio trabalhei temas biblícos aleatórios de acordo com a necessidade do momento, sempre ilustrado. Agora já sigo o programa da Igreja com as revistas da JUERP para a faixa etária.
    O trabalho ainda é árduo mas sinto o agir de Deus na vida deles a cada encontro.
    Esse site tem me ajudado muito.
    Quanto a indisciplina só mesmo uma aula motivadora para fazê-los prestar atenção!
    Silvia

  9. #9
    Hcb está desconectado Avatar de Hcb
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Ribeirão Pires
    Posts
    27

    Re: Disciplina na sala de aula

    A Paz do Senhor irmã Silvia, que Deus continue lhe dando graça neste trabalho que é um exemplo a ser seguido por muitas de nossas igrejas, pois é um trabalho evangelistico e social que pode ser implantado nas igrejas que ainda não tem este tipo de trabalho ou parecido.

    Que o nosso Deus abençoe a todos os professores das EBD's e todos os irmãos que utilizam este forum seja para aprender, para buscar subsídeos ou seja para ajudar aos outros postando artigos, comentários ou experiências em salas de aula.

    A Paz a todos!

  10. #10

    Re: Disciplina na sala de aula

    Josilene,

    Trabalho com adolescentes já a algum tempo e aprendi que eles gostam muito de nos testar.
    Como faz pouco tempo que você esta com eles, tenha um pouco de paciência pois este período passa. :D

    Tente trazer em todas as aulas coisas novas.
    Um dia uma dinâmica, no outro uma discussão ou um debate, no outro dia faça um café.
    Também mude a disposição da sala constantemente.
    Isto dá a sensação de estar em lugares novos.
    Use a criatividade, pois o fruto vem!!

  11. #11
    Elialise está desconectado Avatar de Elialise
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    1

    Re: Disciplina na sala de aula

    Uma dúvida bem frequente a sua...
    Uma vez aprendi que quando um aluno tiver lhe dando trabalho, faça o mesmo... dê a ele(a) ocupação em sala de aula.
    Peça a ajuda desse aluno nas atividades da classe, assim ele ficará bem ocupado e se sentirá bem útil e prestativo!
    Sou Ana Patricia, Professora da EBD, em Mutirão 4, Paulista- PE.

  12. #12
    Nice Lucas está desconectado Avatar de Nice Lucas
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Posts
    1

    Re: Disciplina na sala de aula

    Obrigado Senhor por usar os vasos pra nos direcionar, estou encantada, maravilhada, com tudo o que li, e aprendi, que benção!

  13. #13
    Mírian Reis está desconectado Avatar de Mírian Reis
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Posts
    3
    A paz ...
    Tambem amo ebd.
    Estou à frente de classes tanto infantis quanto adulto, e adolescentes, pois estamos começando agora.
    Breve estarei postando os resultados destas sementes que estamos plantando, com a ajuda de todos vocês..
    Que benção.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •