Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 7, o cuidado com as ovelhas

  1. #1

    Lição 7, o cuidado com as ovelhas


  2. #2

    Re: LIÇÃO 7, O CUIDADO COM AS OVELHAS

    O CUIDADO COM AS OVELHAS




    Leitura Jr 23. 1-4
    Jo 10. 1-5
    1 Sm 17.40
    Sl 23




    "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." (João 10 : 11)

    Esta é uma passagem muito conhecida do Evangelista João e muito pregada nos púlpitos.Mas hoje vemos muitos que se dizem pastores fazerem o inverso disso, ou seja, ele dão dá mais a vida pelas ovelhas,mas à mata e vende sua lã.
    Encontramos muitos pastores hoje em dia que não se diferem muito dos antigos pastores do tempo do profeta Jeremias e do profeta Ezequiel
    “ Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; (Ez 34.8) , ou seja, não zelam por seus membros nem os orienta nas santas Escrituras.

    Reis ,profetas e sacerdotes eram os pastores no Antigo Testamento.No Novo Testamento os novos pastores se tornaram as apóstolos e aqueles que são escolhidos para liderar uma igreja (pastor,bispo,diácono ou dirigente de obra).

    Vamos observar algumas coisa sobre o pastor

    I. As armas (1 Sm 17.40)

    O Cajado - serve para consolar e corrigir a ovelha para que não saia do caminho (Salmos 23 : 4)
    A pedra ,alforje, funda – Este tríplice conjunto serve para a defesa e ataque do pastor contra aquele que quer atacar suas ovelhas. Assim funciona a Palavra de Deus. Jesus foi a pedra de tropeço (Verbo, Jo 1.14), que lançada derrubou o Golias (Ap 1 . 18). O pastor deve usar a Palavra de Deus para corrigir seus membros, ensinando o caminho correto a seguir e esta mesma Palavra vai servir de arma contra os ataque satânicos sobre a vida dos membros Ler Mt 4.3-11

    II. Os suprimentos (Sl 23.1)

    O bom pastor sempre vai depender do Senhor Jesus para conduzir os crentes

    III. As palavras (Ec 12. 11)

    O pastor que cuida bem de suas ovelhas,sabe sabe tratá-las bem ,e cuida de cada com sabedoria. Não a corrige com arrogância ou prepotência ,mas age com sabedoria e prudência e guiado pelo Espírito de Deus

    IV. A Compaixão do Pastor ( Mt 9.36)

    O pastor tem amor pelas suas ovelhas, se coloca no lugar dela, sente seu sofrimento ,sua angustia e sua alegria.Ele pega a ovelha coloca em seu colo e cuida dela (Is 40.11). Ou seja, o bom pastor sofre com seu membro, alegra-se com ele.Se compadece dele e o aconselha ,ora com ele, leva uma palavra de Deus em seu coração.

    Fiquemos atentos irmãos aos falsos pastores que se disfarçam de bons e que na verdade não passa de mercenários do Evangelho

    Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. (Jo 10.12,13)

    Devemos orar e jejuar por nosso pastores para que sejam homens cheios do Espírito Santo,integro em sua vida espiritual e material , para que sejam exemplos para nós e para outras pessoas,mas principalmente para que Cristo Jesus seja glorificado


    Bibliografia
    Bíblia de Estudo Pentecostal
    Dicionário da Bíblia de Almeida
    Bíblia King James


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •