Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Quebra-gelo

  1. #1
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Quebra-gelo

    Quebra-gelo: conhecer o nome das pessoas
    Identificar cada pessoa do grupo pelo nome, aprender o nome de cada um e promover a integração do grupo:

    DESENVOLVIMENTO I:
    1. Grupo em círculo, sentado.
    2. Cada participante fala o seu nome alto, de olhos fechados.
    3. Todo o grupo repete o nome que foi falado, várias vezes, de forma cantada. Todos ao mesmo tempo, cada um a seu modo, até sentirem-se satisfeitos, passando, então, para outro participante, repetindo o mesmo procedimento.
    4. Quando o grupo inteiro tiver realizado o exercício, pedir às pessoas que falem dos sentimentos surgidos durante a atividade.

    DESENVOLVIMENTO II:
    1. Grupo em círculo, de pé. Cada participante diz seu nome em voz alta, cantando-o explicar que esse "cantar" é um novo ritmo, uma nova entonação que se dá ao nome próprio.
    2. Após o "canto" de cada nome, o grupo repete, na mesma entonação e ritmo, o cantar do companheiro.

    COMENTÁRIOS: Apesar de ser um trabalho leve e fácil de se realizar, muitas vezes o grupo se depara com sua timidez, crítica e censura. O facilitador deve estar atento às dificuldades surgidas para que, junto com uma discussão com o grupo, possa superá-las. É um trabalho a ser realizado nas fases iniciais do processo grupal, como uma atividade de apresentação, facilitando o conhecimento e a memorização dos nomes de cada participante e servindo como dinâmica de aquecimento. Outra ocasião em que pode ser aplicada é quando o grupo está envolvido em questões tensas e o facilitador sente a necessidade de modificar o clima.


    › Veja Mais: Quebra-gelo

  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Descobrindo os nomes

    Identificar cada participante pelo nome.
    MATERIAL: caixa com papéis, contendo o nome de cada participante do grupo.

    DESENVOLVIMENTO:
    1. Grupo em círculo, sentado.
    2. Cada participante sorteia um nome de dentro da caixa que o facilitador faz passar pelo círculo.
    3. De posse do nome sorteado, não revelá-lo a ninguém.
    4. Quando todos já estiverem com o nome de alguém, o facilitador escolhe um participante para que inicie a leitura e a identificação.
    5. Cada participante deve dizer alto o nome sorteado e identificar o dono do nome, apresentando-o ao grupo. Por exemplo: "Este é João, que é uma pessoa..........". e assim, sucessivamente, até todos terem sido apresentados.
    6. Ao final, o facilitador pergunta se há alguém cujo nome não foi aprendido por algum participante. Se houver, o participante em questão deve perguntar ao companheiro, olhando-o nos olhos, qual é o seu nome, ouvindo atentamente sua resposta.
    COMENTÁRIO: Permite aprender o nome de todos os participantes para que o processo grupal possa ser iniciado. Este exercício deve ser usado nos primeiros encontros e pode ser repetido caso entre uma pessoa nova no grupo.

  3. #3
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Meu crachá

    Facilitar o auto-conhecimento e promover a integração grupal.

    Material: Crachás, canetas e hidrocor.
    Desenvolvimento:
    1. Distribuir os crachás e pedir que cada participante escreva o seu nome e crie um símbolo que o represente.
    2. Quando estiver pronto, cada um deve dizer seu nome alto e explicar o motivo do símbolo.
    Comentários: É indicado para grupos em formação. O crachá pode ser usado depois nos encontros do grupo. Discutir: "O que mais lhe chamou a atenção?".

  4. #4
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Nome e qualidade

    Aprender os nomes dos participantes do grupo de forma lúdica.

    Desenvolvimento:
    1. Com o grupo sentado, o facilitador inicia dizendo alto seu nome, seguido de uma qualidade que julga possuir.
    2. Os participantes sucessivos repetem os nomes e as qualidades ditos anteriormente, na ordem, acrescentando ao final seu próprio nome e qualidade.

  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Percebendo o grupo

    Promover a comunicação entre todos os participantes do grupo.

    Desenvolvimento:
    1. Cada participante recebe uma folha de ofício em branco, escrevendo o seu nome no alto dela.
    2. A um sinal do facilitador, todos passam a folha para o vizinho da direita, para que este possa escrever uma mensagem para todos até que a folha retorne ao ponto de origem.
    3. Ler com os olhos.
    4. Plenário: O que foi surpresa pra você? O que já esperava? O que mais o (a) tocou?

  6. #6
    Raquel_Pereira está desconectado Avatar de Raquel_Pereira
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Localização
    Salvador
    Posts
    289

    Crachá criativo

    CRACHÁ CRIATIVO

    Objetivos
    Apresentação, integração, criatividade, expectativas, descontração, aquecimento, percepção de si/do outro, identificação, sensibilização, vitalizador, relacionamento interpessoal

    Participantes
    Até 15

    Recursos
    Cartolina, canetas coloridas, lápis, cola, tesoura, revistas, jornais, sulfite, fita adesiva.

    Tempo
    40 min

    Instruções

    • Utilizando diversos materiais cada participante constrói o crachá mais bonito que puder fazer, naquele momento.
    • Deixar espaço em branco para colocação do nome porém não escrevê-lo.
    • Após o término, o Facilitador recolhe os crachás e os distribui aleatoriamente. Neste momento os participantes escrevem os nomes nos crachás que receberam.
    • Cada participante tenta descobrir quem fez o crachá e o porque acredita ser aquela pessoa.
    • Quem executou se apresenta e tenta, então, descobrir quem fez o seu crachá. Assim sucessivamente até o término.

    VARIAÇÃO: o Facilitador pode incluir o levantamento das expectativas do grupo (o tempo de duração do exercício aumentará).

  7. #7
    Raquel_Pereira está desconectado Avatar de Raquel_Pereira
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Localização
    Salvador
    Posts
    289

    Jogo da bola

    JOGO DA BOLA

    Objetivos
    Apresentação, descontração, integração, aquecimento, levantamento de expectativas, vitalizador.

    Participantes
    Até 15

    Recursos
    Bola

    Tempo
    20 min

    Instruções
    • Todos os participantes ficam em pé, inclusive o Facilitador, formando um círculo.
    • Em posse da bola, cada participante deve dizer: NOME, APELIDO e um "HOBBY".
    • Iniciando pelo Facilitador, todos se apresentam.
    • Aquele que deixar cair a bola, passar para um participante que já se apresentou ou esquecer algum item da apresentação, recebe um "castigo" imposto pelo grupo (imitar, cantar, declamar, etc.).
    VARIAÇÃO: ao invés do apelido ou "hobby", pode-se questionar: estado civil, número de filhos, expectativa diante do trabalho (com uma palavra), o que tem de melhor de si para dar ao grupo (em uma palavra). É importante haver, no mínimo, três questões.

  8. #8
    Raquel_Pereira está desconectado Avatar de Raquel_Pereira
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Localização
    Salvador
    Posts
    289

    Pendurando no varal

    PENDURANDO NO VARAL

    Objetivos
    Integração, descontração, apresentação, percepção de si e do outro, reflexão, auto-avaliação, conhecimento de si

    Participantes
    10

    Recursos
    Sulfite, caneta, barbante para o "varal", clipes para papel

    Tempo
    40 min

    Instruções
    • Individualmente solicitar que cada participante escreva de 6 a 8 características próprias. Não deve haver identificação.
    • "Pendurar" cada sulfite num "varal" previamente colocado na parede ou entre paredes.
    • Os participantes observam cada sulfite, procurando verificar com qual se identifica mais.
    • Após escolha dos papéis, solicitar que sentem segundo a escolha de uma pessoa da dupla. Neste momento ocorre a apresentação.
    • Posteriormente solicitar que sentem segundo a escolha do outro parceiro da dupla, também para apresentação.
    Ao final, apresentar seus pares em grupo aberto, salientando o porquê da escolha / identificação com aquelas características.

  9. #9
    Raquel_Pereira está desconectado Avatar de Raquel_Pereira
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Localização
    Salvador
    Posts
    289

    Minha vida pelas figuras

    MINHA VIDA PELAS FIGURAS

    Objetivos
    Integração, apresentação, aquecimento, sensibilização, percepção de si, reflexão, comunicação, conhecimento de si.

    Participantes
    10

    Recursos
    Figuras diversas (pessoas, formas, animais) de jornais, revistas, em branco e preto ou colorido.

    Tempo
    50 min

    Instruções
    • Individualmente, solicitar que os participantes pensem (ou escrevam) a estória da sua vida (familiar, afetiva, profissional), por aproximadamente 10 minutos.
    • Espalhar figuras pelo chão (ou mesa grande) para que cada um procure aquela que mais se identifica.
    • Importante, nesta técnica, ter disponível muito maior número de figuras do que de participantes, para que fiquem à vontade na escolha.
    • Sucintamente, solicitar que cada participante conte a estória de sua vida através da figura, onde dirá o que chamou sua atenção sobre ela.

    VARIAÇÃO: pode-se eliminar a fase de reflexão individual.

  10. #10
    Raquel_Pereira está desconectado Avatar de Raquel_Pereira
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Localização
    Salvador
    Posts
    289

    Olá, como vai?

    Dinâmica: Olá, como vai?

    Público e Contexto: Grupos em nucleação, encontros, retiros, com pessoas que não se conhecem.
    Objetivo: "quebrar o gelo"
    Material: nenhum
    Tempo: 1 hora (dependendo do número de pessoas é possível dividir em grupos e cada grupo realizar a sua dinâmica)
    Procedimento: Formar um círculo, com todos os participantes, pedir que cada um e apresente e procure conversar alguns minutos com a pessoa a sua esquerda e a sua direita. Pedir que todos mudem de posição aleatóriamente e pedir que após a mudança novamente se apresentem e converesem um pouco e
    falem sobre as duas pessoas com quem falaram antes. Depois cada membro fala em plenário, em no máximo 3 minutos, se apresenta e fala sobre as 4 pessoas às quais se apresentou

  11. #11
    EsterMn está desconectado Avatar de EsterMn
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Posts
    3

    Quebra-gelo

    9. Dinâmica do Nome
    Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
    Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

    Variação: Essa dinãmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pesso, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

  12. #12

    Relâmpago => quebra-gelo

    Tempo previsto para a dinâmica: 5 minutos.

    Procedimentos:
    :arrow: O facilitador solicita que todos peguem seus pertences que estão no seu assento(bolsa, pasta,Bíblia, revista.....) " Observe e grave quem é a pessoa que está à sua direita e à sua esquerda.Vou contar, de uma três e todos deverão trocar de lugar, de modo que ninguém fique perto de quem estava antes. Quem se sentar por último paga uma prenda."
    Quando todos estiverem, novamente, acomodados: "Cumprimente e dê boas-vindas ao seu novo vizinho!"

  13. #13

    Quebra-Gelo

    no site: http://www.formador.com.br/
    tem um acervo muito bom com várias dinamicas.

  14. #14
    BrunaGoncalves está desconectado Avatar de BrunaGoncalves
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Canoas-RS
    Posts
    10

    Re: Quebra-gelo

    Aqui vai um quebra-gelo que achei hoje neste site : http://www.idagospel.com
    É a primeira vez que coloboro com o portal :roll: que tem sido uma benção! Espero que gostem... :oops:

    Jogos de bilhetes

    Participantes: 7 a 20 pessoas
    Tempo Estimado: 20 minutos
    Modalidade:Comunicação.
    Objetivo: Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar seus fatores.
    Material: Pedaços de papel com mensagens e fita adesiva.
    Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano? Sugestões de bilhetes:

    - Em quem voto para presidente?
    - Como se faz arroz?
    - Sugira um nome para meu bebê?
    - Sugira um filme para eu ver?
    - Briguei com a sogra, o que fazer?
    - Cante uma música para mim?
    - Gosto quando me aplaudem.
    - Sou muito carente. Me dê um apoio.
    - Tenho piolhos. Me ajude!
    - Estou com fome. Me console!
    - Dance comigo.
    - Estou com falta de ar. Me leve à janela.
    - Me descreva um jacaré.
    - Me ensine a pular.
    - Tem uma barata em minhas costas!
    - Dobre a minha manga.
    - Quanto eu peso?
    - Estou dormindo, me acorde!
    - Me cumprimente.
    - Meu sapato está apertado. Me ajude.
    - Quantos anos você me dá?
    - Quero um telefone. Que faço?
    - Me elogie.
    - O que faz o síndico de um prédio?
    - Sou sósia de quem?
    - Veja se estou com febre.
    - Chore no meu ombro.
    - Estou de aniversário, quero meu presente.
    - Sorria para mim.
    - Me faça uma careta?

    Os bilhetes podem ser adaptados conforme sua aula.... acho q o resultado será bem engraçado :mrgreen:

    Beijos Fiquem com Deus :D

  15. #15
    BrunaGoncalves está desconectado Avatar de BrunaGoncalves
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Canoas-RS
    Posts
    10

    Re: Quebra-gelo

    Fiz esse quebra-gelo na célula ontem. :D ..mudei os bilhetes, como a lição era sobre o semeador coloquei coisas relacionadas e tbm com a igreja...

    *me convide para ir na igreja
    *não conheço Jesus pode me ajudar?
    *me diga um versículo da bíblia.
    *cante um louvor para mim. etc.... foi bem legal, bem engraçado as crianças gostaram muito e no final queriam brincar de novo mas não deu tempo :cry:

    Deus abençõe!!!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •