ATITUDES

(Por Rick Boxx)

Explicações às vezes nos surgem em momentos improváveis. Foi justamente o que se deu enquanto eu comprava meu almoço numa conhecida rede de lanches rápidos. Ela estava extremamente suja, a equipe que ali trabalhava era indiferente e ambivalente, apresentando uma atitude pouco amistosa.
Enquanto eu observava este flagrante contraste com as outras franquias da rede que eu conhecia, passei a me perguntar: Por que este lugar é diferente? Eu sabia que esta loja pagava a mesma taxa de franquia, recebia o mesmo treinamento, tinha os mesmos produtos e também possuía os mesmos manuais que detalhavam os procedimentos.
Eu estava perplexo. O que poderia ter dado errado neste local? Certamente gerenciamento era uma das respostas, mas eu não acreditava que esta era a resposta. Então me ocorreu: atitudes!
Cada um daqueles empregados estava certamente capacitado a desempenhar os procedimentos requeridos, uma vez que os manuais haviam sido produzidos de forma a permitir que jovens de 16 anos realizassem as tarefas com sucesso. Portanto, a questão não era habilidade, mas vontade.
Imagine ter sido criado num ambiente onde jamais pudesse vencer. Toda vez que tentasse realizar alguma coisa, lhe dissessem que era burro ou, "você nunca será coisa alguma". Quando atingisse a idade de trabalhar, já teria desistido de buscar a excelência em suas realizações. Ao invés disso, sua única vontade seria sobreviver. Aquele restaurante parecia estar cheio de sobreviventes, não de pessoas realizadoras.
Quantos negócios não têm sido administrados por sobreviventes? O apóstolo Paulo ensinou em Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."
Todos temos gravações rodando em nossas mentes mensagens de quando éramos jovens: "Eu não sou bom o suficiente..."; "Eu sou burro..."; "Eu nunca vou conseguir; para quê tentar?"
Talvez você seja um sobrevivente tentando se tornar um empreendedor. Faça um esforço, com o auxílio de Deus, para transformar sua mente. Concentre-se na verdade, não nas mentiras que lhe disseram na sua juventude. Atitude faz toda a diferença.

- - - - - -

Rick Boxx - "Momentos de Integridade com Rick Boxx" é um comentário semanal sobre questões acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir de uma perspectiva cristã. Traduzido por Mércia Padovani.

* * * * *

Não vos conformeis com a vossa vida, mas transformai-a pela renovação da vossa mente. (Romanos 12:2)


› Veja Mais: Atitudes