lição 12 Fuja da contenda
Cuidado: explosivos!!!!

Vc pode levar para um espaço fora da igreja ou na sala mesmo os seus alunos. Formar um circulo. Jogue uma lata de refrigerante para cima e pegue-a vc mesmo. Enquanto pega a lata, termine a sentença: "Realmente fico zangado quando....."Então jogue a lata para um aluno no circulo.
Faça o aluno jogar a lata, completar a mesma sentença e então jogar a lata para a outra pessoa.
Continue até que todos tenham pegado a lata e dito o que os deixa zangados.
Se a lata cair ou for sacudida demais durante o jogo, tanto melhor. Se cair no chão e estourar antes que todos tenham participado, esqueça a primeira pergunta. Vá direito para a segunda.
Faça com que a última pessoa jogue a lata de volta para vc.

Sacuda um pouco a lata e pergunte:
=> O que acontecerá quando eu abrir esta lata? ( Ela explodirá; ela pode fazer uma grande sujeira.)
Continue e abra a lata, tomando cuidado para apontá-la em direção ao centro vazio do circulo. Os adolescentes gritarão de alegria ao ver o refrigerante espirrar da lata.

=> Pergunte:
Por que a lata explodiu desa forma? ( Pq ela foi jogada para cima e para baixo.)

Compare isso ao que acontece quando as pessoas ficam iradas.
( Elas ficam tão nervosas que explodem e atingem todos os que estão perto.)
Você já ficou com muita raiva e explodiu como esta lata?
Permita que vários alunos respondam.
Explodir torna as coisas melhores?
Por que? ( Geralmente não, somente faz com que os outros fiquem bravos comigo; sim, eu me sinto melhor.)
Diga: Nunca vale a pena explodir. ´E muito mais inteligente aprender a lidar com os conflitos e discussões para que as coisas fiquem melhores - e não piores.