Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 10 - Como relacionar-me com os outros

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 10 - Como relacionar-me com os outros

    fonte: http://www.cpad.com.br
    Lição 10 - Como relacionar-me com os outros

    Texto Bíblico: Provérbios 11.12; 18.24

    DOAÇÃO DE SANGUE E ORGÃOS, UM ATO DE AMOR!

    Prezado professor, na presente lição, você tem a oportunidade de abordar com os seus alunos um tema muito importante: a doação de sangue e órgãos.

    Qual o parâmetro bíblico acerca de doação de sangue e órgãos? Você já discutiu sobre o assunto em sua classe? O que os alunos pensam acerca do tema?

    Ao analisá-lo, tome por base os seguintes textos: Mt 22.39; Lc 6.35-36. Professor, o assunto de doação de sangue e órgão encontra-se na categoria da Ética Cristã. No mundo contemporâneo é importante ter em mente princípios cristãos norteadores para as tomadas de decisões. Tais decisões majoritariamente precisam ser tomadas em momentos de dor, sofrimento e luto. Entretanto, a Palavra de Deus tem conselhos norteadores em todos os momentos, levando tranquilidade e refrigério nos momentos mais delicados.


    Doação de Sangue

    A transfusão de sangue tem o objetivo de salvar vidas. Ela pode ser realizada por autotransfusão (quando o sangue do próprio é colhido e retorna ao seu organismo) ou por terceiros (neste caso envolve riscos de contaminação).

    Há alguns movimentos religiosos que impedem a transfusão de sangue, entendendo que a Bíblia é contra comer sangue (Dt 12.23; cf. At 15. 29), porém, é evidente que a absorção do sangue doado por meio das veias do receptor e jamais pelo aparelho digestivo.

    A doação de sangue tem salvado muitas vidas, é um ato simples, mas fundamental para dar sobrevida a pessoa.


    Doação de Órgãos

    A doação de órgão é a concordância expressa por parte do doador ou da família para que os órgãos dele sejam retirados após a morte, sendo aproveitados por pessoas portadoras de doenças crônicas.

    Há pessoas que são contrárias à retirada de órgãos, argumentando que Deus pode realizar um milagre ou que terão problemas com a ressurreição. Acerca da esperança do milagre, mediante a fé, há base bíblica para esperá-lo, porém prezado professor, essa preocupação situa-se exclusivamente no âmbito sublime da fé. Neste caso não depende da pessoa, mas única e exclusivamente da soberana vontade de Deus, isso não significa que a pessoa deixe de buscar auxílio da medicina, já que esta foi dada por Deus para o bem da humanidade.

    Em relação à preocupação com o corpo na ressurreição (Como ressuscitarão os mortos? Com que corpos virão?), leia atentamente 1 Co 15.36,37,43,44,53,54. O prezado professor compreenderá que o nosso corpo é semeado em corrupção, em ignomínia, mas ressuscitará em incorrupção e em glória. Portanto, o que é mortal se reveste de imortalidade e o que é corrupto da incorruptibilidade, ou seja, a falta de órgão não implicará em nada a ressurreição, o nosso corpo mortal se desintegra normalmente, mas aguardamos a promessa da glorificação do corpo em Cristo.

    Prezado professor, doar é um ato de amor e solidariedade. As pessoas necessitadas esperam pela benção, de terem suas vidas de volta. O Pastor, Claudionor Correa de Andrade, comentarista de Lições Bíblicas, Gerente de Publicações da CPAD e piedoso servo de Deus, é um sublime exemplo disso, pois foi agraciado pelo Eterno por um transplante de fígado, trazendo normalidade a sua vida. Deus seja louvado!


    BIBLIOGRAFIA
    Ética Cristã: confrontando as questões morais do nosso tempo. Rio de Janeiro, CPAD.



    › Veja Mais: Lição 10 - Como relacionar-me com os outros
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 10 -

    Tema: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Duração: 20 a 30 minutos
    Público: adolescentes; mínimo 6 participantes.
    Material: lápis e papel

    Divida a turma em grupos ou times opostos.
    Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.
    Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.
    Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
    Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:
    Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
    E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
    Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", MT 23.39
    Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
    Encerre com uma oração.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    JaquelinePicui está desconectado Avatar de JaquelinePicui
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Picuí
    Posts
    31

    Re: Lição 10 - Como relacionar-me com os outros

    A paz do Senhor meus mados irmãos,
    É o seguinte, tava querendo muuuito trabalhar missões na minha sala, dai esse tema veio mesmo acalhar.
    Eu dei a lição, e se vocês notarem na revista de mestre, tem a historia de Priscila e Áquila que foram dois missionarios, ou seja, dei uma rapida explanação da lição e depois entrei falando sobre esse casal missionario.

    Fiz um cartaz com o nome MISSÕES e em volta coloquei a bandeira de várias nações.
    Pesquisei alguns versiculos relacionados, tias como: Lucas 4.18- 19; Marcos 16.15-18; João 14.12; Mateus 4.23.
    Coloquei grande e alguns espaços pra eles completarem os versiculos, falei que cada domingo íamos memorizar um deles.
    O 1º a ser escolhido, foi o mais conhecido: Marcos 16.

    A cada domingo até o final do semestre vou introduzindo algumas informções, como por exemplo, já falei de Priscila e Áquila e explanarei com mais ênfase sobre Paulo e suas cartas.
    Pesquisei também informativos sobre as missões no Brasil e no mundo.
    Quando for no ultimo domingo do trimestre nós vamos apresentar na igreja o que aprendemos sobre missões, os versiculos memorizados e os dados que aprendemos.
    Tem um site muito bom que chama-se Portas Abertas lá tem muitas informções:
    :arrow: http://www.portasabertas.org.br/

    Espero que eu tenha ajudado, fiquem com Deus!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •