Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 10 - Eu e minha casa

  1. #1
    Cibele dos Santos está desconectado Avatar de Cibele dos Santos
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Salvador
    Posts
    82

    Lição 10 - Eu e minha casa

    Dinâmicassss...

    EU E MINHA CASA

    OBJETIVOS: Conscientizar os jovens que eles são uma peça fundamental para a harmonia da família

    MATERIAL NECESSÁRIO: Cartolina, frases recortadas (abaixo) e cola.

    DESENVOLVIMENTO: Os jovens deverão correlação às doze frases ao comportamento invisível (parece que não está lá), participativo (participa ativamente de tudo) ou visitante (é indiferente a tudo o que acontece em casa). O educador deverá colar na cartolina uma frase de cada vez, em seguida os jovens irão dizer o tipo de comportamento contido na frase. É claro que as compreensões colocadas aqui podem não ser as mesmas que a dos jovens, sendo uma excelente oportunidade para o debate (ex.: o educador coloca que a frase 1 é do comportamento invisível, mas o jovem acha que é visitante. Então, é uma ótima oportunidade de se falar sobre isso).

    FRASES:

    1. Normalmente, eu chego em casa passo direto pro meu quarto e só saio dele se for para comer ou para sair de novo!

    2. Faço questão de saber como andam as coisas lá em casa!

    3. Participo de tantas atividades, que saio de casa ás 6:30h e só volto ás 22:00h. Aí, já é hora de dormir! E no outro dia, começar tudo de novo!

    4. Gosto de sentar com minha mãe e conversar sobre tudo. Até besteiras!!!

    5. Se eu pudesse... Eu sumia para ninguém me ver!!! Que saco essa vida!!!

    6. Muitas vezes, acho que meus pais não me conhecem!!! Tratam-me de forma estranha!

    7. Ajudo nas tarefas de casa!!! Adoro consertar algo quebrado!!!

    8. Sou meio chato, ás vezes, cobro se meus irmãos estão estudando mesmo!!! Afinal, quero que eles se dêem bem na vida!

    9. Minha irmã engravidou do namorado. Eu não quero nem estar perto na hora da confusão!!!

    10. Esse negócio de família é complicado. É melhor não ter, ou será o contrário?! Estou confuso!

    11. Nossas virtudes são diferentes... Nossos defeitos também... Isso não me importa!!! Quero é viver a minha vida e cada um que viva a sua!!!

    12. Faço parte de uma família de 08 pessoas. Sinto-me um ET... São tão diferentes!!!

    RESPOSTAS:

    1. Comportamento invisível

    2. Comportamento participativo

    3. Comportamento invisível

    4. Comportamento participativo

    5. Comportamento invisível

    6. Comportamento visitante

    7. Comportamento participativo

    8. Comportamento participativo

    9. Comportamento visitante

    10. Comportamento invisível

    11. Comportamento visitante

    12. Comportamento visitante


    › Veja Mais: Lição 10 - Eu e minha casa

  2. #2
    Cibele dos Santos está desconectado Avatar de Cibele dos Santos
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Salvador
    Posts
    82

    Re: Lição 10 - Eu e minha casa

    Tirado do site: http://www.cpad.com.br
    Lição 10 - Eu e minha casa
    Texto Bíblico: Ef 6.1-13; Pv 1.8,9

    Professor, as características do aluno na faixa-etária de 11 a 12 anos, no que tange ao relacionamento social, são: rejeição à autoridade sobre elas e um forte sentimento de “turma”, ou seja, só andam em grupos,levando o relacionamento entre ele e a família a sofrer grande influência dos que estão fora.

    Procure ser um orientador, dando oportunidades aos alunos para discutirem a relevância do respeito pelos pais, irmãos (biológicos e em Cristo), idosos e consequentemente o próximo que ele encontrar. Mostre, conforme Efésios 6.1-3, a promessa que Deus tem para os filhos que honram seus pais, levando-os a refletirem. Procure demonstrar que a família é a instituição mais relevante na sociedade, a fim de que os pequeninos formem uma mentalidade positiva a respeito da família.

    Boa ideia!

    Dê um tempo para que os alunos falem um pouco sobre suas famílias, ao final, faça uma oração apresentando a Deus a família de seus alunos.

    Bibliografia
    Texto Adaptado da obra Manual de Ensino para o Educador Cristão. Rio de Janeiro, CPAD.

  3. #3
    Cibele dos Santos está desconectado Avatar de Cibele dos Santos
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Salvador
    Posts
    82

    Re: Lição 10 - Eu e minha casa

    Texto Bíblico: Efesios 6:1-3 / Provérbios 1:8,9

    OBJETIVO: O meu aluno deverá definir o conceito de família.
    Conscientizar-se da importância da família para a sociedade e para a igreja.

    ENFOQUE BÍBLICO:
    Material necesário: Cartolina vermelha, tesoura e fita dupla-face.

    "Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe..." )Colossenses 3. 20a *modificado)

    Em cartolina vermelha, recorte 15 tiras. Distribua nelas as palavras e a referência do versículo. Cole atrás de cada tira um pedaço de fita dupla-face, e à medida que ler cada uma fixe-as no quadro-de-giz. Depois, vá retirando as tiras uma a uma, à medida que os alunos repetem o versículo. Ao terminar, deixe que alguns voluntarios coloquem novamente o versículo na ordem certa.
    Professor, explique aos seus alunos que a palavra de Deus ensina que os filhos defvem permanecer obedientes aos pais até constituirem suas proprias familias, através do casamento.

    Tirado da lição bíblica Pré-adolescentes da CPAD.

  4. #4
    Cibele dos Santos está desconectado Avatar de Cibele dos Santos
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Salvador
    Posts
    82

    Re: Lição 10 - Eu e minha casa

    DINÂMICAS...

    Distribua figuras de facas e borrachas e peça-os que escrevam na figura da faca, certos gestos e atitudes que precisam ser cortados de suas vidas para que não ofendam as pessoas que amam. Atrás da figura da borracha eles escreverão as palavras que precisam ser apagadas para que sejam mais felizes em família.

    Que tal você visitar um orfanato?
    Leve a classe para visitar um orfanato ou asilo (evangelico ou não). Mostre-lhe a importância de se ter uma família, incentive para que anotem os nomes dos idosos e das crianças (que tiverem a mesma idade deles). Organize com eles uma agência de oração onde estarão pedindo a Deus um lar para cada crinaça, adolescente do orfanato e para que cada idoso tenha sempre alguém para visitá-lo.

    Tirado da lição biblica Pré-adolescente da CPAD.

  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 10 - Eu e minha casa

    Para essa dinâmica do que precisa ser CORTADO e do que precisa ser APAGADO da vida dos alunos, sugiro a Profa. comprar faquinhas de festa de aniversário e colar nelas um quadrado de papel-cartão, onde o aluno irá escrever conforme a dinâmica. Preparar um para cada aluno.
    Igualmente, compre uma caixinha de borrachinhas - vendem em papelaria - e cole a borracha com uma gotinha de cola num quadrado de papel cartão onde irão escrever, conforme a dinâmica sugere. Preparar um para cada aluno.
    Bjs** Sandra

    Citação Postado originalmente por Cibele dos Santos
    DINÂMICAS...

    Distribua figuras de facas e borrachas e peça-os que escrevam na figura da faca, certos gestos e atitudes que precisam ser cortados de suas vidas para que não ofendam as pessoas que amam. Atrás da figura da borracha eles escreverão as palavras que precisam ser apagadas para que sejam mais felizes em família.......
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •